Sokomo Kudemasho
Bam-bam-bam
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Cara, tu trabalha profissionalmente com animação? Sempre vemos tuas paradas dos Thundercats aqui, mas não sei se alguém já perguntou.
Profissionalmente nem sonhando molhado.
Assim como o @Raposaroxa menciona que lida nos trabalhos dele como aprendizado, estou nessa pelo mesmo motivo.
Mas é bastante areia pra o caminhãozinho aqui.
Meu PC despirocou de vez e tive de migrar pra um notebook emprestado pois não estava mais dando conta desses arquivos.
Ms sendo mais direto, intenção é ter armas pra gamedev sim.
Massa. Compreendo o que vc diz. Deve, de forma amadora, criar essas animações bem devagarinho, e talvez sem as melhores técnicas/maquinário, mas vc tem um talento absurdo, bicho. De verdade mesmo. Continua aprofundando teu estudo mesmo que no amadorismo, lá pra frente quando dominar mais, certeza que vc pode encarar uns freelas, e aos poucos trabalhar nessa área, que anda tão globalizada. Vejo vários brasileiros no twitter já ganhando o mundo com indies.
Nem te conheco, mas torço muito por ti!
Desenhei os best ouriços com jaquetas dos best consoles.
Um Sprite que estou fazendo no Aseprite para treinar e me acostumar com o programa:
Comprei ele na Steam ontem e estou gostando bastante dele. Estava procurando uma alternativa para o Photoshop há muito tempo e agora vou terminar o resto dos meus trabalhos incompletos nele.
Cê tá fazendo parte do grupo de Discord ou, como a maioria, abandonou a coisa?
Não sou super conhecedor de apps pra pixelart, mas há bastante opções por aí.
Do pouco que testei dois deles (recomendação direta e indireta de quem tá no meio indie lá fora) recomenda que busque o que achar mais confortável, mas softwares focados apenas na lógica por trás do pixelart ainda são os mais recomendados.
O responsável por esse indie game (não que tenha bela arte ou seja referência pra nada, mas foi indicação dele) mostra duas técnicas, que envolve tanto o pixelart como a rotoscopia para chegar no resultado desejado por ele nesse vídeo:
Ele indicou o Paint of Persia, mas o Asesprite, o Piskelo Pixlr, o GraphicsGale e até mesmo o Gimp são ótimas opções pra se iniciar algo.
(Entra lá no grupo. Não reconheço a maioria, pois os nicknames são diferentes, mas tá valendo).
Eu fazia parte do grupo do Discord, mas dei uma pausa há 1 ano, quando meu filho nasceu. Fiquei sem tempo pra nada, e agora tou retornando às atividades de lazer.
Quando vc falou em rotoscopia, fiquei sem compreender,pois não sei o que é, lol. Agora sim vou captar, com esse vídeo.
Acabei não esperando a resposta da Asha (sou ansioso, lol), e comprei o Asesprite e, como é melhor de desenhar do que no Photoshop. Bem melhor, e ainda tem suporte a camadas. Achei daora.
À noite darei um pulo no Discord, com esse mesmo nick!
Não sei se já deu um pesquisada no YT a respeito de pixel art.
Provavelmente sim, pois já iniciou algo.
Tem bastante material, embora sempre seja importante ir além de vídeos.
Sigo no lineart, embora volta e meia seja entediante seguir no mesmo take diariamente.
O campo com mais material sobre pixelart que eu encontrei até agora foi o twitter. E olha que eu nem sou de ficar postando, mas vi que tem uma comunidade que posta muito seus trabalhos, e passa diversos links pra outros sites. Pra falar a verdade, nunca pensei no youtube como fonte de aprendizado pra essa arte. Tudo o que eu "sei" (praticamente nada), foi adquirido na raça, lol.
O complicado desse campo é que, pra adentrar nele, é preciso fuçar muito, até chegar nos tutoriais e referências certas. Creio que não exista uma divulgação sólida sobre o tema no Brasil, o que obriga a gente a procurar material fora, e isso é chato, pois fica difícil saber por onde começar. Isso, me referindo a animações em pixel art, lógico. Pra fazer uma imagem estática, dá trabalho, mas nada que um esforço solo não dê conta.
Como todo gamer que sempre sonhou em trabalhar com jogos e nunca teve oportunidade, trabalho em outra área, e almejo no futuro, dar um pulo na área de criação. Por enquanto gostaria de aprender a criar imagem estáticas, e depois, animações mais refinadas em pixel art, a exemplo do gif da Blaze e do Shiva.
Interessante que teu lineart e animações são mais decentes do que boa parte das animações ocidentais e orientais que vemos por aí,e que por motivos de custo/benefício, saem essas tosqueiras que conhecemos. Fico imaginando um Castlevania fan-made com essa tua arte aí,a exemplo do Rondo of Blood.
A idéia foi essa! Dei uma olhada nos estilos do Naoto Ohshima e Yuji Uekawa (os principais artistas da franquia) e tentei replicá-los nessa imagem.Ficou muito foda, parece um arte da Sega mesmo para alguma revista.
Resumidamente, enquanto o Photoshop possibilita a criação de Pixel Art, a sua interface é totalmente virada para Ilustrações e edição de imagem. A função do Aseprite, no entanto, é exatamente Pixel Art, e ele contém algumas ferramentas especificas e modificadas que facilitam muito mais o processo de criação de sprites e animação.Pode me dar uma dica? Tempos atrás andei brincando de pixel art também, mas no Photoshop. Esse programa q vc comprou é melhor? Por que? Qual a diferença para o PS?
Quero fazer alguma arte esse final de semana! Acho que vou começar com objetos inanimados, móveis de casa mesmo.
Não sei se devia, mas preciso de feedback.
Dessas duas paletas de cores, qual vocês preferem e qual o motivo de sua escolha?
O desenho e algumas ilustrações oficiais utilizavam ambas as palhetas, correto? Por muito tempo, pensava que a da esquerda era a única usada, mas recentemente vi alguns materiais licenciados e episódios com a da direita.Não sei se devia, mas preciso de feedback.
Dessas duas paletas de cores, qual vocês preferem e qual o motivo de sua escolha?
Fato, vou dar um tapa no rosto dela ainda, nesse estagio ainda é facil de arrumar.
Eu daria a seguinte dica: tenta diminuir os olhos e a boca da menina, ela tá parecendo adulta!
Fato, vou dar um tapa no rosto dela ainda, nesse estagio ainda é facil de arrumar.
Edit:
Adicionando elementos:
Diminuir ou aumentar? Olhos grandes e cabeça "pequena" não "simula" uma aparência mais jovem?
Deveria ter sido o Goku.
Tomara que meu Raspberry aguente, não dá para desenhar com uma resolução mais alta por que trava.
750x1000 e ja ta peidando?!
Que pc é esse?!
Exatamente 750 x 1000 8bit e 300 dpi (não abro mão dos 300).
Rapaz, muda pra 72dpi.
Era o maior motivo do meu PC peidar com a animação de TC.
Muda pra 72dpi, mas mantenha a quantidade de pixels que a qualidade é idêntica,
mas o peso pra máquina será menor. O arquivo em si tende a ficar menor também.
300dpi se justifica apenas para saída exclusiva para impressão.
Diminuir ou aumentar? Olhos grandes e cabeça "pequena" não "simula" uma aparência mais jovem?
Aí só se for mangá! No caso do manolo aí, é desenho realista...os olhos e boca tem que ter proporções reais!