O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como é hoje a sua relação com a tecnologia? Pra vocês, atualmente seria possível viver sem internet ou redes sociais?

Mensagens
19
Reações
47
Pontos
13
Tive meu primeiro contato com a internet aos 10 anos de idade quando ganhei o meu primeiro computador. Era um mundo novo, perfeito para um garoto entediado que mal saía de casa explorar. Gastava cerca de oito horas quase todos os dias, do final da infância à adolescência, me divertindo em comunidades do Orkut, grupos do MSN, jogando RPGs simples como Naruto Game, Guerra Khan, The West e outros que já nem consigo me lembrar mais. Ganhei meu primeiro smartphone aos 14 anos. Era incrível poder passar todo o tempo que eu quisesse conectado, independente do lugar que estivesse. Com o tempo, minhas costas perderam a resistência que possuíam das horas sentado em frente ao computador, pois isso já não era mais necessário. Eu poderia me submeter a horas de conteúdo deitado no sofá de casa. Meu modus operandi era sempre o mesmo, eu usava redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, seguia canais e pessoas que falassem dos assuntos que eu mais gostava e aproveitava minhas horas vagas me entorpecendo com o consumo de toda aquela informação. Essa foi minha vida até que eu começasse efetivamente a trabalhar aos 22 anos.

Meu trabalho como professor exige muitas vezes que eu busque textos sobre temas diversos para uso durante a aula. Creio que foi nesse ponto que me deparei com a primeira matéria sobre o consumo desenfreado de internet, smartphones e redes sociais. Lia os relatos de pessoas que se descobriram viciadas e como uma ficha caindo, me identifiquei com boa parte de suas queixas. Eu mal conseguia dar atenção ao que era importante pra mim, meus estudos, minha família, minhas atividades físicas... não somente por não lhes dar a atenção merecida, mas muitas vezes por de fato me sentir incapaz de prestar atenção sem ser distraído por qualquer coisa. Eu vivia todos os dias um loop de consumir e acumular informações sobre tudo que me interessava, mas mal conseguia ter contato com aquilo fora do Instagram ou Youtube. Só para dar um exemplo, eu saberia descrever a história de um anime que amava cronologicamente, em detalhes, não por ter assistido mas sim por ter visto todos os spoilers e acompanhado discussões e comentários sobre o tema. O mesmo com qualquer outra coisa.

A partir daí, comecei a tentar reverter o estrago que os anos tinham feito ao meu cérebro, me desliguei da maioria das redes sociais, mantendo somente o Youtube (agora de maneira bem restrita) e o Whatsapp (por causa do meu trabalho). Estou usando um smartphone Multilaser Elite 2, sem navegador, sem Play Store, somente com Whatsapp, enquanto não encontro uma maneira de usar um dumbphone de novo. Hoje consigo passar tempo de qualidade com aqueles que são importantes pra mim e me dedicar ao que de fato é importante na minha vida. Ainda não estou como quero e ainda sinto falta das injeções de dopamina diárias que tinha, mas creio que estou no caminho certo. E para vocês? Como é hoje a sua relação com a tecnologia? Pra vocês, atualmente seria possível viver sem internet ou redes sociais?
 
Ultima Edição:


Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
460
Reações
1.446
Pontos
148
Se a internet parasse por algum motivo (corte dos cabos submarinos, colapso por tempestade solar, etc) eu viveria tranquilamente sem ela, pois foi assim que aprendi a viver bem antes dela chegar. Só ficaria um tempo longe da civilização surtada com mantimentos, uma espingarda e muita munição até o novo normal se instaurar, ou seja, voltarmos a viver como nos anos 80. O povo se acostuma de novo, acredite!
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.910
Reações
27.940
Pontos
1.444
Acho que faria falta ficar sem despejar umas groselhas aqui e jogar online, mas o resto não faz falta.
Ahh voltaria a ter umas revistinhas embaixo da cama né... kkk
 
Ultima Edição:

Mega Retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.593
Reações
2.285
Pontos
703
Possível, obviamente é. Centenas de milhares de anos da existência de seres humanos não deixam dúvidas.
Particularmente, não tenho redes sociais, mas o whatsapp faria uma tremenda de uma falta.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.911
Reações
80.753
Pontos
1.839
Não dá para viver sem internet hoje. Seria o colapso do sistema a nível de base. Tão drástico quanto ficar sem energia elétrica.

Tudo que você come, produz, paga, recebe, trabalha (não trabalha) organiza, agência, investe, calcula…passa pela internet hoje em dia. O cidadão médio depende da internet para escovar os dentes e nem percebe.

Seria o verdadeiro chaos da supply chain e do sistema bancário mundial.

A parte positiva, é que iria ter uma corrida monstruosa por mão de obra para suprir o que hoje a internet faz de graça - ou quase de graça -.
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.873
Reações
18.346
Pontos
1.339
Acho que hj em dia num é possível viver bem sem internet, sem redes sociais eu num sei pq eu mal uso, na real eu uso pra ver o que os outros estão fazendo e muié semi pelada só.

Mas eu tenho um instinto desde sempre que é ter as coisas salvas, eu num gosto tipo de ver no Netflix, se eu gosto de alguma coisa eu preciso ter ela salva na HD, por exemplo, eu gosto muito do seriado The Office, e eu sinto a necessidade de ter ela salva pra assistir offline, e eu faço isso com diversos filmes e séries mesmo tendo elas nos streaming da vida. É uma coisa minha que nunca vai sair, eu faço coleção de filme e série baixado.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.597
Reações
21.263
Pontos
1.044
Eu não sei se eu conseguiria ser uma criança dos anos 20 sem ter o que fazer.

Brincar de peão, pular corda, correr e subir num pé de árvore.....que primitivo.
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.697
Reações
19.767
Pontos
1.094
Redes sociais achei muito legal na época do Orkut e início do Facebook. Era novidade e mostrava um futuro promissor.

Hj não sentiria falta alguma, os humanos não evoluíram de lá pra cá.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.265
Reações
23.398
Pontos
1.619
Acho que serei uma das pessoas que dirá o seguinte:

Dá pra VIVER sem redes sociais? Sim!
Dá pra VIVER sem internet? Sim também!

Mesmo vendo um possível retrocesso de MAIS DE 35/40 ANOS de empresas, transporte de dados e telecomunicações (no mínimo), isso pode ser possível. O caso, como citado pelo @O Rei Rubro, inúmeros estilos de empregos iriam retornar e certos avanços tecnológicos poderiam perder suas funções (as 'tvs espertas', 'espertológios', por exemplo...), além de (ao meu ver) poderia recriar alguns cenários da famigerada 'guerra fria' que deixou um mundo com medo nas décadas de 70 e 80 (alguma coisa bem parecida com as ameaças de guerra mundial que estamos passando).

Lembrem sempre que o ser humano é preparado pra ser adaptativo as dificuldades. Não é uma coisa dessas que vai detonar com tudo (quem vai detonar mesmo é o próprio ser humano em si)
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.045
Reações
12.484
Pontos
753
Daria tranquilamente.

Voltaríamos ao tempo das cartas, telegramas, office boy e etc.

As linhas de telefone celular seriam novamente para telefonia mesmo e SMS/Torpedo como era antigamente e vida que segue.

As contas chegariam novamente por correspondência....

Demoraria algum tempo pra reativar o sistema "antigo" de vida mas seria totalmente possível.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
460
Reações
1.446
Pontos
148
Acho que serei uma das pessoas que dirá o seguinte:

Dá pra VIVER sem redes sociais? Sim!
Dá pra VIVER sem internet? Sim também!

Mesmo vendo um possível retrocesso de MAIS DE 35/40 ANOS de empresas, transporte de dados e telecomunicações (no mínimo), isso pode ser possível. O caso, como citado pelo @O Rei Rubro, inúmeros estilos de empregos iriam retornar e certos avanços tecnológicos poderiam perder suas funções (as 'tvs espertas', 'espertológios', por exemplo...), além de (ao meu ver) poderia recriar alguns cenários da famigerada 'guerra fria' que deixou um mundo com medo nas décadas de 70 e 80 (alguma coisa bem parecida com as ameaças de guerra mundial que estamos passando).

Lembrem sempre que o ser humano é preparado pra ser adaptativo as dificuldades. Não é uma coisa dessas que vai detonar com tudo (quem vai detonar mesmo é o próprio ser humano em si)
Nem precisamos ficar offline, VAI acontecer:

 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.729
Reações
10.197
Pontos
503
Internet eu acho impossível.

Quando citamos redes sociais todos pensam em facebook/twitter e atrelam ao uso de maneira negativa mas esquecem que aqui também é uma, pra uma pessoa largar por completo depende do quanto ela gosta de se enganar dizendo pra si mesma que parou de usar todas as redes possíveis, mas sempre tem algum porém. :kpensa
 

¬¬*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.674
Reações
26.728
Pontos
803
Antes da internet, eu era viciado em TV. Acontece que TV hoje em dia não é fodona como era era no meus tempos de moleque. Então, não! Não dá pra viver sem internet.
 
Mensagens
19
Reações
47
Pontos
13
Nem precisamos ficar offline, VAI acontecer:

Nunca pensei que bater uma laje fosse uma possibilidade de carreira.

Não consigo imaginar uma vida sem titktok na hora de cagar.
Se só sentar no vaso e olhar pra parede é capaz de ficar constipado.

E curioso demais esse pessoal que diz que se livrou das redes sociais, mas se coça todo se passar um dia sem acessar a OS.
Por hora eu tô experimentando, a chance de eu dar o fora caso tome muito do meu tempo é alta.

Internet eu acho impossível.

Quando citamos redes sociais todos pensam em facebook/twitter e atrelam ao uso de maneira negativa mas esquecem que aqui também é uma, pra uma pessoa largar por completo depende do quanto ela gosta de se enganar dizendo pra si mesma que parou de usar todas as redes possíveis, mas sempre tem algum porém. :kpensa
É como outro colega disse, não dá pra colocar no mesmo saco. O modelo de fórum me parece muito menos viciante que as redes convencionais.

Antes da internet, eu era viciado em TV. Acontece que TV hoje em dia não é fodona como era era no meus tempos de moleque. Então, não! Não dá pra viver sem internet.
A diferença está no fato de que a TV não nos possibilitava o mesmo imediatismo que a internet. Você se sentava em frente a TV, assistia o que te interessava e quando acabasse, ia caçar outra coisa pra fazer, pronto. Pra assistir de novo só no dia seguinte ou na semana que vem. A internet possibilita entretenimento sem fim, nós somos os responsáveis pelo que consumimos, bem diferente da programação de TV.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.270
Reações
17.193
Pontos
1.379
Cara...vivo de boa sem rede social (excetuando a Outer).

Sem internet é difícil por causa do meu trabalho.

Por mim...f**a-se, viveria sem tudo de boa.

Abraço a todos.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.612
Reações
6.301
Pontos
703
Fui muito dependente da internet na adolescência, ficava praticamente todas as horas vagas no computador jogando online. Além das redes sociais da época, orkut e msn.

Hoje minha única "rede social" é o whatsapp, além desse fórum que participo a uns 10 anos. Instagram talvez eu tenha interesse no futuro, facebook excluí em 2017.

Minha relação com a tecnologia está cada vez mais analógica e retro, meu último vídeo game foi um PS1, depois dele não tive interesse em novos consoles. Então só jogo coisa antiga, o famoso retrogamer.

Televisão praticamente não assisto a uns 10 anos, e quando assisto, são aqueles programinhas tipo Caçadores de Relíquias, Largados e Pelados, Restauradores de Relíquias, coisas assim...

Estou me voltando para outros hobbies mais analógicos, como discos de vinil, costumo comprar 2 ou 3 todos os domingos na feira, pago bem barato, coisa de 5 a 10 reais, mas claro, não são discos de rock, que são mais caros, geralmente eu compro samba, bolero. Domingo passado comprei Nana Caymmi - Pérola por 5 reais.

E por último, pretendo começar um novo hobbie, que é a confecção de facas artesanais, investimento baixo e da para vender.

Respondendo ao tópico, hoje eu já vivo sem rede social.
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.771
Reações
20.187
Pontos
1.279
Sem internet difícil, sem redes sociais daria pra viver facilmente, se pá seria até melhor.
Só de nos poupar de influencers digitais seria lindo.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.910
Reações
27.940
Pontos
1.444
Multiplayer de tela dividida ARG
Pelo menos a gente ia pras lanhouse no corujão, jogava CS, comprava breja no bar... até umas cocotas dava pra descolar kkk.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.729
Reações
10.197
Pontos
503
É como outro colega disse, não dá pra colocar no mesmo saco. O modelo de fórum me parece muito menos viciante que as redes convencionais.
Discordo porém não irei elaborar, esse papo vira e mexe surge por aqui igual o "videogames não são mais divertidos ou sou eu que estou ficando chato?" :klol
 
Topo Fundo