O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como falar com alguém no momento de luto

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Nem sempre é fácil saber como agir ou não agir nesse momento de perda. Por isso, separamos outras dicas importantes. Confira.
O que fazer?
  1. Se estiver ao vivo, não se preocupe tanto com a mensagem. Um abraço apertado e a sua presença são suficientes para reconfortar os que ficam.
  2. No caso de não poder comparecer ao velório ou missa de sétimo dia, envie um cartão de condolências, que é mais educado e empático do que mensagens via Whatsapp, Facebook ou e-mail.
  3. Seja sincero. Sempre fale as palavras que tocam o seu coração e que demonstrem a sua dor pela perda e a sua vontade em ajudar.
  4. Saiba a hora certa de se aproximar e dê tempo para que a pessoa vivencie o luto. Mas isso não significa deixar de dar apoio ou ignorar, apenas não pressionar o enlutado.
  5. Ofereça para ajudar no que for preciso e realmente demonstre essa vontade.
  6. Respeite as crenças e a religião dos familiares. E se eles quiserem falar sobre isso, ainda que você não tenha a mesma fé, ouça com respeito e ternura.
O que não fazer?
  1. Evite comparar. Não é porque você também já passou pelo processo de luto que pode dizer a outra pessoa como se comportar ou diminuir o sofrimento dela. Não há comparativo para as dores.
  2. Não peça para a pessoa ser forte, parar de chorar ou superar logo a situação. Cada um tem o seu tempo para vivenciar o luto.
  3. Evite frases como “pelo menos ele esteve em suas vidas” ou “logo você encontrará outra pessoa”. Isso diminui o sentimento do outro e menospreza a sua dor.
  4. Tente não perguntar a um enlutado como ele está. Pois certamente não está se sentindo bem e a situação poderá ser embaraçosa.
  5. Não seja uma pessoa curiosa e evite querer saber como a pessoa morreu.
  6. Não imponha sua religião sobre os outros. Caso não saiba se o enlutado crê em algo, evite as mensagens de pêsames com teor religioso.

===
Você já passou por um momento assim?
É muito peculiar como as pessoas agem
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Acho que se for pra falar algo, só se for presencialmente. E também evitar de falar do passado do falecido(a) na frente do enlutado.
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Boas dicas.
Se for uma pessoa com a qual eu tenho intimidade, eu abraço a pessoa e demonstro que ela não está sozinha. Infelizmente é uma dor pra qual não tem anestésico. Não tem muito o que falar, acho que o melhor é respeitar o luto, e se colocar a disposição para conversar com a pessoa quando ela tiver condições para isso.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
Quando meu pai faleceu e depois, a minha mãe, eu só consigo me lembrar dos meus amigos e meu irmão, estando sempre do meu lado me 'sustentando' e 'nutrindo' uma resistência pra aguentar o tão forte que foi o baque. Nas duas ocasiões, nem minha namorada ou a própria família de meus pais adotivos, chegaram a falar "meus pêsames" pra mim e considero isso como uma grande mágoa que me marca até hoje.

Acho que, isso foi um dos motivos de hoje em dia, nem chegar perto deles, mesmo que eu os ache na rua (se eles não falarem nada, eu simplesmente passo e vou embora)

Eu só tenho a agradecer toda a força e carinho que me deram em tais difíceis horas e, numa hora fatídica dessas, a gente não sabe nada do que fazer ou como fazer. Só o instinto de dar proteção a quem passa por isso é o que deve surgir.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.683
Reações
13.980
Pontos
754
Difícil saber oq falar nesse momento, palavras nunca serão o bastante. E as vezes as pessoas querem te confortar mas só falam merd*, teve um camarada que disse pra mim, quando minha mãe morreu, que eu fui um privilegiado...ele quis dizer, creio eu, q tive o privilégio de passar os últimos momentos com minha mãe. Mas achei muito desnecessário dizer isso, não vi privilégio nem um, eu queria minha mãe viva ver ela viva seria um privilégio não ver ela morrer. Por isso, eu acho q as vezes é melhor nem falar nada ou simplesmente, "sinto muito pela perda, se precisar de alguma coisa estou aqui" do que abrir a boca pra falar algo assim... desagradável.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.062
Reações
47.886
Pontos
803
Se a pessoa que morreu foi bonita preste as devidas homenagens.
Você vai liberar energias boas
:coolface
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
O bom é chegar dizendo que se ele morreu é pq estava devendo, pq Deus nunca leva inocentes. Também faça piadas que envolvam questionar a moral e a sexualidade do defunto... Teça comentários sobre o aspecto do cadáver, denotando muito nojo e incômodo de ver aquilo. Diga que ele já vai tarde, que incomodou muito, já deu de safadeza... Pergunte também aos que estão mais abalados se eles realmente conheciam o defunto em questão e se sabiam tudo que ele fazia, com um olhar irônico e misterioso (levando-os a indagar as possíveis transgressões que o ente querido poderia ter feito). Bom ressaltar que a morte vêm para todos (já que ngm sabe disso, sempre bom lembrar!). Muito interessante também fazer uma extenso debate sobre a futilidade da existência humana, que o universo tem 4.6 bilhões de anos e que essa pessoa viva ou morta não faz a mínima diferença... Um médium charlatão no enterro pode ser muito bom, principalmente se ele afirmar que o fantasma está ali observando a todos... Perguntar detalhes da morte e do sofrimento da vítima sempre ajuda muito a família e construir novas lembranças carinhosas daquele momento. Crianças são sempre bem vindas em um momento como esse, force os pais que tem seus filhos no enterro/velórios a trazê-los para contemplar o morto. Se houver muito choro xingue a pessoa de covarde e inútil, e diga que o defunto está muito decepcionado com a atitude vitimista dela.

Enfim, acredito que ninguém saber lidar bem com a morte, mas essas dicas são bem úteis e interessante (as do autor do tópico, claro).
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.062
Reações
47.886
Pontos
803
Chega no tradicional "e aí, tudo bem?"
images
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Difícil saber oq falar nesse momento, palavras nunca serão o bastante. E as vezes as pessoas querem te confortar mas só falam merd*, teve um camarada que disse pra mim, quando minha mãe morreu, que eu fui um privilegiado...ele quis dizer, creio eu, q tive o privilégio de passar os últimos momentos com minha mãe. Mas achei muito desnecessário dizer isso, não vi privilégio nem um, eu queria minha mãe viva ver ela viva seria um privilégio não ver ela morrer. Por isso, eu acho q as vezes é melhor nem falar nada ou simplesmente, "sinto muito pela perda, se precisar de alguma coisa estou aqui" do que abrir a boca pra falar algo assim... desagradável.
Perdoe-o mas de certa forma ele talvez tenha razão se fosse ao contrario você tivesse morrido e sua mãe viva, certamente ela teria sofrido muito mais que você. Conheço pessoas nessa situação e a dor da perda para os país parece ser infinitamente maior.
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Quando meu pai faleceu e depois, a minha mãe, eu só consigo me lembrar dos meus amigos e meu irmão, estando sempre do meu lado me 'sustentando' e 'nutrindo' uma resistência pra aguentar o tão forte que foi o baque. Nas duas ocasiões, nem minha namorada ou a própria família de meus pais adotivos, chegaram a falar "meus pêsames" pra mim e considero isso como uma grande mágoa que me marca até hoje.

Acho que, isso foi um dos motivos de hoje em dia, nem chegar perto deles, mesmo que eu os ache na rua (se eles não falarem nada, eu simplesmente passo e vou embora)

Eu só tenho a agradecer toda a força e carinho que me deram em tais difíceis horas e, numa hora fatídica dessas, a gente não sabe nada do que fazer ou como fazer. Só o instinto de dar proteção a quem passa por isso é o que deve surgir.
Sua namorada não disse nada? Tipo no dia seguinte foi tudo normal? E seus pais adotivos você não os ama?
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.127
Reações
28.089
Pontos
1.044
Iria fazer o q todos os mortos gostariam, fazia uma festa com todo mundo alegre e cantando pro defunto. Só pensar q o morto partiu dessa pra melhor.
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Iria fazer o q todos os mortos gostariam, fazia uma festa com todo mundo alegre e cantando pro defunto. Só pensar q o morto partiu dessa pra melhor.
deve ser muito bom pois ninguem volta nem para avisar como é
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.683
Reações
13.980
Pontos
754
Perdoe-o mas de certa forma ele talvez tenha razão se fosse ao contrario você tivesse morrido e sua mãe viva, certamente ela teria sofrido muito mais que você. Conheço pessoas nessa situação e a dor da perda para os país parece ser infinitamente maior.
Perdoe-me, mas a dor nao se mede, tudo vai depender de o quanto a pessoa está ligada a quem faleceu. Claro que a "regra" é um filho enterrar um pai/mãe e não o contrário. Ninguém está preparado para a perda e sempre será muito doloroso e sofrido, alguns superam já outros não, independente de quem seja.
Eu o perdoei, mas penso q as pessoas deviam ter muito cuidado com oq dizem, ainda mais num momento desses...
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
Sua namorada não disse nada? Tipo no dia seguinte foi tudo normal? E seus pais adotivos você não os ama?
Não. Quando meus pais (adotivos. Desculpe porque eu não expliquei direito) morreram (meu pai foi em 94 e minha mãe em 97) minha namorada da época, nem foi no velório/enterro e nem falou nada (na época, foi no falecimento da minha mãe).

Meus pais adotivos? Tenho a felicidade de ter tido eles como minha primeira família. Sinto saudades demais deles (meu pai, José, minha mãe, Maria e minha avó, Milca) principalmente porque foram eles que me moldaram. Me botaram num caminho bom e, mesmo com as dificuldades crescentes, foram eles que me ensinaram sobre a fé e sobre o 'Papai do Céu' (não vou tocar em religião, mas tinha que mencionar que Deus foi muito bom pra mim, até hoje!!!)

Garanto que, se meus velhos estivessem aqui, estariam mimando o Yuri de tal forma que.... Não tenho nem palavras pra isso. Mas sei que estão felizes de ver seu neto (e bisneto) de lá do céu.

Quando minha avó faleceu, minha esposa, Eva (a leoa) estava do meu lado e me amparou em mais esse momento trágico, então ela sofreu (por causa da minha "máfia" adotiva, que considero ser racista) e esteve ao meu lado nas dificuldades enquanto passamos. E sempre está junto de mim! Mas, ela faz parte hoje de uma extensa família. Ela, meu filhote, meu sobrinho, a Chako e todos os meus amigos que conheço (de perto e online, porque estão longe)
 

D_de_vingança

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.908
Reações
3.357
Pontos
1.144
Um funcionário meu perdeu a mãe semana passada. Ela já era mais velha (ele tem 46 anos) e se foi de sopetão.
Lembrei de quando perdi meus avós paternos, pai, e minha avó materna com 6 meses de intervalo entre eles. Foram 2 anos e meio de luto quase ininterrupto, uma época terrível para mim.
E que o silêncio era melhor do que as condolências. Tudo que te ajude a vencer aquele momento e seguir em frente é benéfico.
Como cada pessoa lida com o luto de forma diferente, dizer aquelas frases:
Fulano está melhor agora, fulano estava sofrendo muito, fulano está melhor do que a gente...
É dar um tapa na cara do enlutado.
Voltando ao funcionário, minha mãe, com sua sensibilidade infinita foi dizer que a hora chegava para todos e que ela estava melhor assim. Pra que? Volta o homem a sofrer tudo de novo e ficar chorando na mesa dele. Cena triste.
Não sejam minha mãe.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.738
Reações
10.861
Pontos
453
Já vai tarde.

Agora os vivos vão se matar pela herança.

Este velório está meio vazio, aposto que não foi a COVID. Semana passada fui em outro e estava 5 vezes mais cheio.

Nem os filhos vieram.

Tá vendo aquela moça bonita com filhos que ninguém conhece, aposto que é a segunda família do falecido.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.124
Reações
14.794
Pontos
503
Ao meu ver o melhor a se fazer é falar o mínimo possível. Pessoalmente, um abraço e a presença já basta. Se for alguém próximo, eu digo que se a pessoa precisar de mim pra algo, pode contar comigo.

Acho que cada um lida com o luto de uma forma diferente. O dia que eu estiver muito mal pela perda dos meus pais ou de outra pessoa muito próxima, provavelmente vou querer ficar o mais quieto possível no meu canto, sem gente vindo me consolar.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
sexo é altamente recomendado e bem recebido em momentos de luto
 
Topo Fundo