O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como vcs reagem ao serem humilhados ou tratados com desrespeito

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.187
Reações
16.653
Pontos
1.379
Não é de hoje que eu noto preciso evoluir minhas social skills. Mas se tem uma coisa que é bem notória é a minha incapacidade de reagir à insultos/humilhações passivo-agressivas.

Vou exemplificar. Recentemente teve uma parada da turma e pedi pra uma mina tirar uma foto pra mim, ela foi grossa e falou pra arrumar outro pra isso (ela tinha tirado pra 2 antes) e eu nem falei nada.

Outra fez falei um negócio meio baixo e um colega falou, fala pra fora porra e eu fiquei tela azul...

Como tem hierarquia no hospital onde faço estágio eu sou subordinado à algumas pessoas e muitas vezes elas pedem as coisas mandando, sem dizer pfvr ou obg. Isso me irrita um pouco, mas não é nada absurdo e é só as vezes.

Tem outra mina tri feia e escrota, que me olha com soberba e tenta me diminuir sempre que pode, falou mal da minha cidade, tinha perguntado um negócio ela respondeu com ironia, entre outras coisas.

Outras vez perguntei um negócio no grupo do whats e uma mina disse que era só eu procurar, daí eu dei uma cortada de leve nela e ela nem falou nada... Falei que o grupo tinha trocentas mensagens e não dava pra achar porcaria nenhuma, algo assim. Daí até outro cara concordou cmg.

Houve outras situações em que me zoaram, alguns de brincadeiras, outros mais pra maldade e desprezo sei lá e eu não sei muito bem oq fazer...

Digamos que um cara chega e fala pra ti "Como vai, v***ã0", eu não vou responder : "Estou comendo a put* da tua mãe" e dar um murro no cara... Essa mina que foi grossa cmg, não ia falar pra ela "vtnc então, qual tua serventia" e cuspir na cara... E esse é o meu problema, eu não sei calibrar bem essas reações... Não quero aceitar passivamente essas situações mas tbm não quero agir como um animal primitivo ou com instabilidade emocional kkk.

Vejo pessoas, que tem sempre uma resposta pra tudo na ponta da língua, que tem essa malandragem ou desenvoltura, que reage exatamente no frame certo e faz aquele "tramontina, corte rápido". Quero muito ser assim mas não sei muito como chegar nesse nível.

Outra coisa que notei que muitas vezes ajo com uma humildade doentia e peço de maneira pedante às coisa aos outros... Depois que noto minha atitude sinto raiva de mim mesmo e penso que na próxima vez vou mudar e logo mais entro nesse ciclo vicioso de m****. Hj, por exemplo, em vez de pedir pfvr pra um pessoal do hospital, cheguei e falei, preciso que vcs façam isso e tal coisa, de maneira mais imperativa e seca e a galera pareceu respeitar bem mais. Noto, que eu me acovardo ao usar da imperatividade, da voz de comando, da altivez, digamos assim, por achar que isso vai me fazer ser um escroto. No entanto, muitas vezes, na maioria das vezes eu diria, temos que agir quase sempre assim para termos o respeito dos outros e isso me intriga um pouco, sei lá... Não sei pq eu tenho esse comportamento excessivamente cordial e servil, que só me prejudica nas maioria das vezes, não sei as raízes disso, só sei que quero mudar.

Teve outras várias situações na minha vida em que passei por isso, que não lembrei agora, mas fica essa minha dúvida e reflexão. Sintam-se convidados a me ajudar com dicas ou contribuir com relatos. Abraço!

Cara....eu mando tomar no cu rasgado!
f**a-se as pessoas.

Abraço a todos
 


Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Fiz uma leitura dinâmica em seu post e no tópico então posso estar falando algo que já te disseram ou que nem tenha muito a ver..

Mas pelo que pude perceber o problema não está nem na sua reação quando acontecem esses destratos, mas sim sua postura como um todo.

Diria para você rever a forma que "se apresenta" ao mundo. O que você é? É um cara coitado esperando ser passado pra trás ou alguém com confiança alta esperando a próxima oportunidade para crescer na vida?

Claro, estou sendo bem sucinto aqui mas acho que dá pra pescar a ideia. Sugiro que você tente se olhar de fora, como as pessoas te enxergam quando te conhecem?

Se pergunte isso. Tem algo que não te agrade em si mesmo? Trabalhe para mudar isso. E veja que isso vai desde as roupas que tu usa, tua postura, físico, e muito mais.

Sim, não é simples. Mas se fosse simples ninguém passaria por essas humilhações.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.105
Pontos
1.053
Não é de hoje que eu noto preciso evoluir minhas social skills. Mas se tem uma coisa que é bem notória é a minha incapacidade de reagir à insultos/humilhações passivo-agressivas.

Vou exemplificar. Recentemente teve uma parada da turma e pedi pra uma mina tirar uma foto pra mim, ela foi grossa e falou pra arrumar outro pra isso (ela tinha tirado pra 2 antes) e eu nem falei nada.

Outra fez falei um negócio meio baixo e um colega falou, fala pra fora porra e eu fiquei tela azul...

Como tem hierarquia no hospital onde faço estágio eu sou subordinado à algumas pessoas e muitas vezes elas pedem as coisas mandando, sem dizer pfvr ou obg. Isso me irrita um pouco, mas não é nada absurdo e é só as vezes.

Tem outra mina tri feia e escrota, que me olha com soberba e tenta me diminuir sempre que pode, falou mal da minha cidade, tinha perguntado um negócio ela respondeu com ironia, entre outras coisas.

Outras vez perguntei um negócio no grupo do whats e uma mina disse que era só eu procurar, daí eu dei uma cortada de leve nela e ela nem falou nada... Falei que o grupo tinha trocentas mensagens e não dava pra achar porcaria nenhuma, algo assim. Daí até outro cara concordou cmg.

Houve outras situações em que me zoaram, alguns de brincadeiras, outros mais pra maldade e desprezo sei lá e eu não sei muito bem oq fazer...

Digamos que um cara chega e fala pra ti "Como vai, v***ã0", eu não vou responder : "Estou comendo a put* da tua mãe" e dar um murro no cara... Essa mina que foi grossa cmg, não ia falar pra ela "vtnc então, qual tua serventia" e cuspir na cara... E esse é o meu problema, eu não sei calibrar bem essas reações... Não quero aceitar passivamente essas situações mas tbm não quero agir como um animal primitivo ou com instabilidade emocional kkk.

Vejo pessoas, que tem sempre uma resposta pra tudo na ponta da língua, que tem essa malandragem ou desenvoltura, que reage exatamente no frame certo e faz aquele "tramontina, corte rápido". Quero muito ser assim mas não sei muito como chegar nesse nível.

Outra coisa que notei que muitas vezes ajo com uma humildade doentia e peço de maneira pedante às coisa aos outros... Depois que noto minha atitude sinto raiva de mim mesmo e penso que na próxima vez vou mudar e logo mais entro nesse ciclo vicioso de m****. Hj, por exemplo, em vez de pedir pfvr pra um pessoal do hospital, cheguei e falei, preciso que vcs façam isso e tal coisa, de maneira mais imperativa e seca e a galera pareceu respeitar bem mais. Noto, que eu me acovardo ao usar da imperatividade, da voz de comando, da altivez, digamos assim, por achar que isso vai me fazer ser um escroto. No entanto, muitas vezes, na maioria das vezes eu diria, temos que agir quase sempre assim para termos o respeito dos outros e isso me intriga um pouco, sei lá... Não sei pq eu tenho esse comportamento excessivamente cordial e servil, que só me prejudica nas maioria das vezes, não sei as raízes disso, só sei que quero mudar.

Teve outras várias situações na minha vida em que passei por isso, que não lembrei agora, mas fica essa minha dúvida e reflexão. Sintam-se convidados a me ajudar com dicas ou contribuir com relatos. Abraço!
212510
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.864
Reações
18.325
Pontos
1.339
Geralmente eu fico surpreso e deixo a pessoa extravasar, se eu tiver no meio de muita gente ue esteja vendo, eu tento encerrar a interação o mais rápido possível chegando a literalmente dar um 180 e indo embora.
Se tá só eu e a pessoa, eu deixo a pessoa cansar de falar, enquanto acho uma coisa que vá doer no fundo da alma dela e deixo de interagir.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Vixi, eu geralmente não deixo barato não mas a resposta tem que ser na hora, pelo menos melhore a expressão do seu rosto já ajuda bastante porque se abaixou a cabeça ou os olhos já era.
Uma vez um carinha do trabalho falou para eu fazer o meu trabalho direito, falei para ele parar de vir trabalhar bêbado e chegar na hora, o cara só saiu resmungando e foi reclamar para os outros que no fim riram dele.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Embora eu seja bastante calmo, quando fico nervoso com alguma situação, tenho a tendência de xingar a pessoa e ter reações meio explosivas.

Esses dias mesmo eu estava andando de bicicleta bem de boa e meio que entrei na frente de um carro para atravessar para outro lado da rua, pois o trânsito estava muito lento e, aparentemente, não tinha risco. Eu sempre ando devagar, com muito cuidado, mas mesmo assim um maluco ficou buzinando porque entrei na frente dele. Não foi racional, mas eu falei: não está me vendo porra, FDP! Eu as vezes me espanto com minhas reações, pois não sou assim.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Mas já mandaram a real aqui no tópico. Talvez o problema seja a forma que você se coloca para o mundo. Se você passa uma imagem de fracassado, de inferior, a tendência é que as pessoas sejam grossas com você exatamente por acharem que você não vai reagir, que você está abaixo delas.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Para mim depende muito da situação, se estou lidando com pessoas desconhecidas ou conhecidas eu tenho o costume de tratar do jeito que sou tratado, se a pessoa me trata bem eu trato bem e se eu sou o primeiro a interagir eu também sou educado, agora se a pessoa é truculenta, folgada eu trato igual também... Tipo quando você acaba trombando no shopping, balada e etc. Se a pessoa já vira pra você e levanta a mão naquele sentido de "foi mal" eu já mando um "opa, foi mal aí", as vezes a pessoa nem olha, então eu já meio que ignoro também...

Agora no trabalho é diferente, meu chefe não precisa pedir por favor, até hoje nunca tive problema com isso pois sempre tive chefes tranquilos, porém se ele mandar um "faz isso aqui" não me incomoda, agora se é um colega de trabalho ou alguém de outra área e precisa de um favor ela precisa pedir sim, meu chefe paga meu salário e a não ser que seja um favor ele não precisa pedir mesmo.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.925
Reações
52.315
Pontos
1.564
Se tem uma coisa que eu aprendi é que, em muitos casos, se ofender é uma escolha sua. Claro, há situações acintosas e tal.

Eu ia postar algo nessa linha.

Independentemente de como alguém fale com vc, se sentir ofendido é mais coisa sua. Até mesmo em casos de ofensa clara, tipo alguém te chamar de FDP... o peso que vc dá para isso esta sob seu controle.

Dito isso, sobre esse seu comportamento, eu entendo seu questionamento e achei que expôs de uma forma muito clara e concisa. Vc SABE onde reside o problema, então fica mais fácil resolver. Engolir sapo de vez em quanto até vai, mas chegou a hora de começar a estabelecer limites.

Eu uso, as vezes, o seguinte método: "Vc falou comigo dessa forma querendo ser agressivo ou eu entendi errado? Gostaria de saber isso antes de responder" se a pessoa usar a tática do morde assopra passivo agressivo e responder "Não, vc me entendeu errado" , o que eu respondo é"Tranquilo, mas tal coisa que vc falou eu considero desrespeito, acho legal deixar claro assim vc já sabe" e sigo a conversa/vida, se ficar de cara feia é fome.

Outros pontos como fofoca eu indico simplesmente relevar, colocar sua paz nas mãos dos outros é escolher ser escravizado, como já diziam os estoicos há milhares de anos.

Recomendo tb, FORTEMENTE, o livro do Jordan Peterson: 12 regras para a vida.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.221
Pontos
1.003

Siga as dicas do Wikihow ou entre para o Cobra Kai.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Situações como a sua ainda dá pra resolver.

Agora no meu caso teve uma época que eu trabalhava em outra cidade, minha família mudou pra lá e eu precisava muito da grana e tinha toda uma rede de dependência desse meu trabalho. Porém o meu chefe, que ficava comigo na mesma sala, era diariamente me humilhando. Não era algo leve, o negócio era pesado. Depois eu soube que os funcionários estavam até fazendo vaquinha o quanto tempo eu ia durar, já que passaram vários no meu cargo e não duravam nada.
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
Eu entro no modo Dercy.:kkiss

d436258ce7c21c0a7ca82b1a296103c9.jpg
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.782
Reações
23.010
Pontos
1.053
Caro Thomas, isso tá meio q no sangue.
Não seja uma pessoa agressiva se vc não tem a selvageria em ti.
Fica quieto, ou no máximo pergunte se está tudo bem ou se ela está passando por algum problema.
Qualquer dúvida leia a arte da guerra.
Tá tudo lá.
O básico é se vc for pequeno " faça barulho , solte fogos" e discretamente se afaste.
Se tu for grande fique quieto e deixem que venham até vc.
 

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
Situações como a sua ainda dá pra resolver.

Agora no meu caso teve uma época que eu trabalhava em outra cidade, minha família mudou pra lá e eu precisava muito da grana e tinha toda uma rede de dependência desse meu trabalho. Porém o meu chefe, que ficava comigo na mesma sala, era diariamente me humilhando. Não era algo leve, o negócio era pesado. Depois eu soube que os funcionários estavam até fazendo vaquinha o quanto tempo eu ia durar, já que passaram vários no meu cargo e não duravam nada.

Quando o chefe descobre que a gente precisa do emprego, estamos ferrados mesmo. Quando era bancário, o meu gerente me "pediu na boa pra fazer um consórcio", 500 conto por mês, quando fosse ser promovido.
Uns dias depois de ser promovido, tô quase chegando em casa, o gerente jurídico me liga: Ow, vem aqui assinar o papel do consórcio...
É foda, o meu consolo é que eu tinha um amigo muito gente boa, minha família, e dava pra desabafar, tomar cerveja, xingar meu chefe... Dava pra estravasar.

No caso do OP, é mais fácil, ele aparentemente tá terminando medicina, um curso que, felizmente ou infelizmente, tem muitas oportunidades no mercado de trabalho, logo, tem chances de deixar tudo isso pra trás, logo, logo...
 

Galo Cego

Bam-bam-bam
Mensagens
748
Reações
789
Pontos
293
OP, não sei se você conhece, pesquise no YouTube pelo canal: Mundo Cultural, tem vários vídeos dele nesse sentido com boas dicas.

Não me lembro de ter sido humilhado, mas essas encheções de saco como tirar com a minha cara e me menosprezar, dependendo do caso respondo a altura, dou uma risada ironica ou olho sério para a pessoa.

Você aparenta ser uma pessoa boa, mesmo por vezes sendo difícil, não ligue para esta gentalha.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Se vc se sentir humilhado com algo que uma pessoa diz, a culpa é totalmente sua. Eu fico humilhado somente com algo que eu mesmo falo, e vejo que foi um uma imbecilidade depois.

Quem se ofende por causa de terceiros, é um fraco mentalmente, está preso em um mundinho muito pequeno.
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
Aconteceram poucas vezes, na maioria eu respondia no mesmo tom e a brincadeira parava. Acho que só lembro de uma, lá por 2012, que fiquei sem resposta. Conhecia poucos da sala, o cara era maior que eu, sempre foi arrogante com todo mundo... Me deu uma patada que eu fiquei calado, hoje a gente se fala normalmente. Nao que eu queira ser amigo dele, mas desenvolver tanto o físico quanto o social ajudaram muito! Hoje o cara tem que me dar o minimo de respeito pq, ou eu vou cair na porrada com ele de igual pra igual, ou no minimo fica queimado na minha roda de amigos e amigas(creio que ele só se importe com a de amigas, mas isso ja mostra como meu social ajudou de alguma forma)

Agora que vou ler o teu relato, mas dependendo do contexto nao permita que ninguém pise em vc. Sei que tem momentos que precisamos aceitar por dinheiro ou algo do tipo, nessas situaçoes vc busca se aprimorar pra não ter que passar por humilhação de Chefe/Funcionário. Ainda mais se tiver condiçoes de sair do lugar e puder abrir mão da grana, abra mão sem pensar! Nao tem dinheiro que pague a tua paz
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.756
Reações
10.888
Pontos
453
Vou exemplificar. Recentemente teve uma parada da turma e pedi pra uma mina tirar uma foto pra mim, ela foi grossa e falou pra arrumar outro pra isso (ela tinha tirado pra 2 antes) e eu nem falei nada.
R: Provavelmente ela ficou com medo de ser zoada depois por ser vista com um cara estranho. Olha os dois estão tendo um caso.

Outra fez falei um negócio meio baixo e um colega falou, fala pra fora porra e eu fiquei tela azul...
R: Personalidade introvertida e tímido, seu amigo quis te ajudar. Falar como você fala é pedir para ser pisado pois é sinônimo de fraco que não irá revidar nunca.

Como tem hierarquia no hospital onde faço estágio eu sou subordinado à algumas pessoas e muitas vezes elas pedem as coisas mandando, sem dizer pfvr ou obg. Isso me irrita um pouco, mas não é nada absurdo e é só as vezes.
R: Fora da bolha poucas pessoas são educadas.

Tem outra mina tri feia e escrota, que me olha com soberba e tenta me diminuir sempre que pode, falou mal da minha cidade, tinha perguntado um negócio ela respondeu com ironia, entre outras coisas.
R: Fique longe de pessoas tóxicas como ela, se te incomoda procure a cidade dela na deciclopedia.

Outras vez perguntei um negócio no grupo do whats e uma mina disse que era só eu procurar, daí eu dei uma cortada de leve nela e ela nem falou nada... Falei que o grupo tinha trocentas mensagens e não dava pra achar porcaria nenhuma, algo assim. Daí até outro cara concordou cmg.
R: Ela não vai com sua cara e não quer fazer favor nenhum para você. Devia ter agradecido e deixado o assunto morrer. Seu amigo criticou ela na frente dos outros tenha certeza qu Perdeu uns pontos com ela e com as amigas já que irão fofocar.

Houve outras situações em que me zoaram, alguns de brincadeiras, outros mais pra maldade e desprezo sei lá e eu não sei muito bem oq fazer...
R: Ganhe músculos ou vire chefe (vários puxa sacos)

Digamos que um cara chega e fala pra ti "Como vai, v***ã0", eu não vou responder : "Estou comendo a put* da tua mãe" e dar um murro no cara... Essa mina que foi grossa cmg, não ia falar pra ela "vtnc então, qual tua serventia" e cuspir na cara... E esse é o meu problema, eu não sei calibrar bem essas reações... Não quero aceitar passivamente essas situações mas tbm não quero agir como um animal primitivo ou com instabilidade emocional kkk.
R: Leve na brincadeira. Te chamou de v***ã0 bate na bunda do cara e fale já parou de doer já consegue sentar. Vai deixar o cara sem graça e ela para de te zoar.
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
Não quero aceitar passivamente essas situações mas tbm não quero agir como um animal primitivo ou com instabilidade emocional kkk.

Vejo pessoas, que tem sempre uma resposta pra tudo na ponta da língua, que tem essa malandragem ou desenvoltura, que reage exatamente no frame certo e faz aquele "tramontina, corte rápido". Quero muito ser assim mas não sei muito como chegar nesse nível.

Outra coisa que notei que muitas vezes ajo com uma humildade doentia e peço de maneira pedante às coisa aos outros... Depois que noto minha atitude sinto raiva de mim mesmo e penso que na próxima vez vou mudar e logo mais entro nesse ciclo vicioso de m****. Hj, por exemplo, em vez de pedir pfvr pra um pessoal do hospital, cheguei e falei, preciso que vcs façam isso e tal coisa, de maneira mais imperativa e seca e a galera pareceu respeitar bem mais. Noto, que eu me acovardo ao usar da imperatividade, da voz de comando, da altivez, digamos assim, por achar que isso vai me fazer ser um escroto. No entanto, muitas vezes, na maioria das vezes eu diria, temos que agir quase sempre assim para termos o respeito dos outros e isso me intriga um pouco, sei lá... Não sei pq eu tenho esse comportamento excessivamente cordial e servil, que só me prejudica nas maioria das vezes, não sei as raízes disso, só sei que quero mudar.

Teve outras várias situações na minha vida em que passei por isso, que não lembrei agora, mas fica essa minha dúvida e reflexão. Sintam-se convidados a me ajudar com dicas ou contribuir com relatos. Abraço!
Acho que aqui vc deu a solução para todos os teus problemas. Parece clichê mas o bonzinho sempre vai se fuder, a forma como vc se porta vai fazer os outros pisarem em vc ou não, isso pode ter certeza. Nao precisa ser um bruto com tudo e com todos, isso só vai te tornar um imbecil! Apenas respeite quem te da respeito, trate as pessoas da forma que elas te tratam, devolva sempre na mesma moeda

Se no hospital te cobram que o tratamento seja X, então trate como X mesmo que nao seja da tua personalidade fazer isso. Devolver na mesma altura vai fazer todo mundo perceber que tu nao é um bobão que todos podem pisar e fazer o que quiserem. Seja cordial, seja vc mas nao seja besta e nao seja ingênuo. Muitos vao te fuder, vao puxar teu tapete, te tratar mal e esteja preparado pra isso, nao ache que todos tem o mesmo coração que vc

Com o tempo vai pegar o macete de ter a Tramontina na língua, isso o tempo que vai te ensinar. Comece com ironia, seja sarcástico, pegue na ferida também... Nao estao pegando na sua? Mesmo que por brincadeira(bem imbecil por sinal) estão falando da tua cidade nao é? Fale da deles também, arrume algo pra rebater. Talvez vc faça mais inimizades na faculdade mas pelo menos nao vais mais ser capacho de ninguém


EDIT: Eu ia esquecendo de comentar, mas eu falo isso hoje! Anos atras eu acredito que estava na mesma situaçao que vc, ninguém tirava esse tipo de brincadeira comigo mas eu era o cara tímido, magro, sem assunto e feio da sala, me sentia rejeitado! Ainda me considero tímido mas hoje eu parei de me importar se eu tenho que manter contato ou nao, antigamente eu me sentia mal por nao conseguir interagir e hoje eu dou graças a deus de nao ficar mais nervoso conversando com gente nova ou fico feliz apenas de entrar e sair dos lugares sem falar nada... Quando eu era criança isso era um peso, eu me sentia estranho por nao conseguir interagir mas com o tempo as coisas vao mudando e vc vai aprendendo a agir e parar de ligar pra certas coisas
 
Ultima Edição:
Topo Fundo