O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Eu acho que o 1600 aguenta um tanto mais que o 3300, mas isso obviamente não deixa de ser um chute. Especialmente porque a gente sabe menos como as coisas vão ficar do da última vez quando chegaram os novos consoles.

Agora sobre 4/8 x 6/12, já existe caso onde o 1600 leva alguma pequena vantagem. Estamos falando de processadores cuja performance é bem similar, não é uma grande diferença entre eles. Fosse, não haveria razão para discutir nada disso.

Não é milagre, trata-se de uma diferença de performance quase marginal, de 10% mais ou menos. Então se a tarefa exige mais núcleos, tendo em vista essa diferença marginal, o processador de mais núcleos terá alguma vantagem. Também nunca será nada bizarro mesmo. Mas alguma vantagem a mais. Menos engasgos, melhor distribuição de frames, etc.

E tipo, isso tudo é olhando os últimos anos e criando um modelo a partir daí. Uma tendência que vem se desenvolvendo. Nada proíbe isso não se concretizar e partir para um rumo totalmente diferente com 4k chegando, SSD, sei lá. Pode haver uma guinada. Nada impede.

E tomara que mude mesmo!
Como aguenta? Poderia falar assim: então em jogos CPU bound o 1600 tem que ir melhor porque se tem mais cores e threads será esse o destino. Logo, no futuro com exigência ainda maior o 1600 irá melhor em tudo.

Jogos CPU bound
civilization-vi-1920-1080.png

MptJ8pTrDp2BtELtCvvmeP-650-80.png

far-cry-5-1920-1080.png

3CjGR7t6zG2nMYwTxRQwhP-650-80.png

115765.png

metro-exodus-1920-1080.png


Nem nos jogos CPU bound e nem nos outros o 1600 se sai melhor. Se nem com jogos que demandam mais da CPU o 1600 faz prevalecer mais núcleos e threads, por que razão no futuro simplesmente se sairia melhor?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Como aguenta? Poderia falar assim: então em jogos CPU bound o 1600 tem que ir melhor porque se tem mais cores e threads será esse o destino. Logo, no futuro com exigência ainda maior o 1600 irá melhor em tudo.

Jogos CPU bound
civilization-vi-1920-1080.png

MptJ8pTrDp2BtELtCvvmeP-650-80.png

far-cry-5-1920-1080.png

3CjGR7t6zG2nMYwTxRQwhP-650-80.png

115765.png

metro-exodus-1920-1080.png


Nem nos jogos CPU bound e nem nos outros o 1600 se sai melhor. Se nem com jogos que demandam mais da CPU o 1600 faz prevalecer mais núcleos e threads, por que razão no futuro simplesmente se sairia melhor?
Mas isso já foi explicado. Se o 3300X bater o seu limite, ele não vai conseguir render mais, saca? Num jogo cuja demanda exija dele mais do que 100% dos 8 núcleos disponíveis, ele começará a apresentar limitação. Enquanto isso, um CPU 10% a 15% inferior, porém com 2 núcleos e 4 threads a mais disponíveis, certamente será mais rápido. Mas isso depende do jogo tirar proveito de toda capacidade computacional disponível. A verdade é que hoje são pouquíssimos jogos que fazem isso, mas é claramente uma tendência que vem se desenvolvendo.

Veja um i5 de 4/4 contra i7 de 4/8 da geração imediata anterior. Eles são ali coisa de 10% mais rápidos em single thread, no entanto hoje praticamente qualquer jogo exige mais do que 4 núcleos. Então esses 10% são engolidos pelo limite de núcleos. Mas se tu pega um jogo onde 4 núcleos são mais que suficientes, eles tem performance mais estável e até um pouco superior. Agora nos jogos onde mais núcleos são necessários, otimizados para tal, os i5 apresentam engasgos e drops constantes, enquanto i7 de geração anterior continua deitando e rolando. Isso porque tem a mesma quantidade de núcleos físicos. Só muda a disponibilidade de núcleos lógicos.

 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Mas isso já foi explicado. Se o 3300X bater o seu limite, ele não vai conseguir render mais, saca? Num jogo cuja demanda exija dele mais do que 100% dos 8 núcleos disponíveis, ele começará a apresentar limitação. Enquanto isso, um CPU 10% a 15% inferior, porém com 2 núcleos e 4 threads a mais disponíveis, certamente será mais rápido. Mas isso depende do jogo tirar proveito de toda capacidade computacional disponível. A verdade é que hoje são pouquíssimos jogos que fazem isso, mas é claramente uma tendência que vem se desenvolvendo.

Veja um i5 de 4/4 contra i7 de 4/8 da geração imediata anterior. Eles são ali coisa de 10% mais rápidos em single thread, no entanto hoje praticamente qualquer jogo exige mais do que 4 núcleos. Então esses 10% são engolidos pelo limite de núcleos. Mas se tu pega um jogo onde 4 núcleos são mais que suficientes, eles tem performance mais estável e até um pouco superior.


Cara, em uma placa de vídeo que tem uma demanda o 1600 já fica para trás. Quando se aumenta a demanda com uma placa de vídeo mais potente o 1600 continua para trás. Como falei, nem em jogos GPU bond ele traz uma vantagem prática. No máximo em alguns casos se aproxima um pouco mais. Já falei anteriormente, o momento em que o processador peidar, seja 3300X ou 1600 AF, você terá que trocar não importa qual tenha. Se precisar fazer um upgrade na GPU dependendo do que for pegar também.

No próprio vídeo que você colocou o Steve diz que prefere o 3300X ao 1600 AF se a diferença de preço for pequena porque é um processador mais rápido para jogos e com suporte melhor para memórias. Também prefere o 3500X mesmo tendo menos threads mas acha o preço um pouco elevado e como fica parecido com o 3300X em termos de desempenho não compensa pagar mais.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
cs precisam sair dessa bolha. De achar que galera compra hardware pra vender em 6 meses e comprar outro. Tem gente que compra hardware pra morrer com ele, sem qualquer previsão de upgrade. Pra ficar 4, 5 ou 6 anos. As vezes, pra esse cara, sabendo que não vai ter nada melhor, é mais jogo pegar um usado mais robusto, já que a placa de vídeo vai ser uma 960 da vida e vai ficar com ela por anos e anos.

Acordem! Nem todo mundo vive o mundo que vocês pintam não.

Sinceramente, não leva mal a zoeira, mas tô achando que vc tá teclando no alto de uma montanha com um cajado, barba por fazer, visionário pacas , rsrsrs.
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Chega um ponto que cores lentos são limitantes de performance.
Então nem tudo é núcleo.

1600/1700 x 3300x já mostram isso.
 


[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Como aguenta? Poderia falar assim: então em jogos CPU bound o 1600 tem que ir melhor porque se tem mais cores e threads será esse o destino. Logo, no futuro com exigência ainda maior o 1600 irá melhor em tudo.

Jogos CPU bound
civilization-vi-1920-1080.png

MptJ8pTrDp2BtELtCvvmeP-650-80.png

far-cry-5-1920-1080.png

3CjGR7t6zG2nMYwTxRQwhP-650-80.png

115765.png

metro-exodus-1920-1080.png


Nem nos jogos CPU bound e nem nos outros o 1600 se sai melhor. Se nem com jogos que demandam mais da CPU o 1600 faz prevalecer mais núcleos e threads, por que razão no futuro simplesmente se sairia melhor?

Cara, posso estar falando bobagem mas pelo que eu vi aqui o i5 9400F ainda é o rei no CxB?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Cara, posso estar falando bobagem mas pelo que eu vi aqui o i5 9400F ainda é o rei no CxB?
Pelo que vejo custa em torno de mil. 6 cores e 6 threads. Intel já mudou de placa mãe de novo para série 10. Não é um bom custo-beneficio não.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Chega um ponto que cores lentos são limitantes de performance.
Então nem tudo é núcleo.

1600/1700 x 3300x já mostram isso.
@Falkner, eu não sou analista e volto a re-interar tenho pensamento auto-crítico sim, não é porque eu fiz aquele determinado fato que vou defender com unhas e dentes aquilo que eu fiz achando que aquilo que é o bom. Como eu disse antes eu não tenho capacidade de avaliar se núcleos fazem diferença, quanto mais especular se vão fazer no futuro. O cara rico compra um 3800x bota 64gb de ram uma 2080ti e vai comprar todo mês o lançamento de 200 conto na steam e com certeza vai ficar sossegado. Poucos aqui fazem idéia do que eu jogo. Meu 1600 tem 8-16 a 3,4ghz e meu 3300x tem 4-8 a 4,35ghz, tudo isso pra mim é luxo, e quer saber tô cagando pra núcleos.
 

Samjokgo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
797
Reações
658
Pontos
544
Po, beleza ter mais core "é melhor", mas na prática atual isso não está tendo uma diferença significativa. E é como o @antonioli disse, quando um começar a peidar para rodar jogos o outro também estará nessa situação.

Bagulho mesmo é pegar o que estiver com o melhor preço/ promoção quando se tem um orçamento bem curto. E se o lance for 1080p 60 fps os dois fornecerão muito bem isso.
Importante é ter o pc pra jogar
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Po, beleza ter mais core "é melhor", mas na prática atual isso não está tendo uma diferença significativa. E é como o @antonioli disse, quando um começar a peidar para rodar jogos o outro também estará nessa situação.

Bagulho mesmo é pegar o que estiver com o melhor preço/ promoção quando se tem um orçamento bem curto. E se o lance for 1080p 60 fps os dois fornecerão muito bem isso.
Importante é ter o pc pra jogar

Concordo. Mas a idéia do colega @rodrigoxm49, ou até fixação é que o que importa é o que virá no futuro.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
@Falkner, eu não sou analista e volto a re-interar tenho pensamento auto-crítico sim, não é porque eu fiz aquele determinado fato que vou defender com unhas e dentes aquilo que eu fiz achando que aquilo que é o bom. Como eu disse antes eu não tenho capacidade de avaliar se núcleos fazem diferença, quanto mais especular se vão fazer no futuro. O cara rico compra um 3800x bota 64gb de ram uma 2080ti e vai comprar todo mês o lançamento de 200 conto na steam e com certeza vai ficar sossegado. Poucos aqui fazem idéia do que eu jogo. Meu 1600 tem 8-16 a 3,4ghz e meu 3300x tem 4-8 a 4,35ghz, tudo isso pra mim é luxo, e quer saber tô cagando pra núcleos.

relaxa mano :kawaii.
vc ta com os 2 processadores aí?
ta muito bem servido de qualquer forma
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Tá aí uma coisa interessante, o amigo tá afirmando que o 1600 vai futuramente ganhar a briga do 3300x, o que eu duvido mas mesmo assim o que o meu 3300x peidar, o meu 1600 com 8-16 vai ter que rodar então, topo ver pra crer então. As peças tão aqui a minha disposição, porra Street fighter VI vai peidar com 4-8 , hummm duvido.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Tá aí uma coisa interessante, o amigo tá afirmando que o 1600 vai futuramente ganhar a briga do 3300x, o que eu duvido mas mesmo assim o que o meu 3300x peidar, o meu 1600 com 8-16 vai ter que rodar então, topo ver pra crer então. As peças tão aqui a minha disposição, porra Street fighter VI vai peidar com 4-8 , hummm duvido.
O ipc do 1600 é inferior, o cara pode espernear o quanto quiser, o 3300x será superior hoje e sempre.
Eu mesmo só peguei ryzen 3000, por que achei bem fraco a serie 1000 e 2000(sai de um 6700k, precisava de mais cores para encode e outra coisa, mas jogos o 3600 leva uma pequena vantagem). A serie 3000 é muito melhor, não tem nem comparação.
 
Ultima Edição:

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
O ipc do 1600 é inferior, o cara pode espernear o quanto quiser, o 3300x será superior hoje e sempre.
Eu mesmo só peguei ryzen 3000, por que achei bem fraco a serie 1000 e 2000(sai de um 6700k, precisava de mais cores para encode e outra coisa, mas jogos o 3600 leva uma pequena vantagem). A serie 3000 é muito melhor, não tem nem comparação.
 
Ultima Edição:

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.784
Reações
14.091
Pontos
703
Bom, eu tomei no cu pois fui burro de montar minha máquina na série 7 da Intel. Agora vou morrer com essa porra, sem contar que a performance do I5-7400 já tá ficando bem ruinzinha nos dias de hoje, hu@

Compensa mais tacar essa m**** fora e comprar placa mãe + um ryzen da China que tentar upgrade pro I7-7700, já que o pessoal tá pedindo 2k nele :kkk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Desses ryzen abaixo de 1k
Qual seria mais future proof pros emuladores de switch?
3300x sem sombra de dúvida.
Emulo aqui o yuzu e é outra coisa esses ryzen 3k.Saí de um 2600 e tem diferença.
Mas o meu é um 3600.O 3300x é 4/8.Agora se ele vai ser suficiente pro emu só o futuro pra dizer.

Achei agora
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Tá aí uma coisa interessante, o amigo tá afirmando que o 1600 vai futuramente ganhar a briga do 3300x, o que eu duvido mas mesmo assim o que o meu 3300x peidar, o meu 1600 com 8-16 vai ter que rodar então, topo ver pra crer então. As peças tão aqui a minha disposição, porra Street fighter VI vai peidar com 4-8 , hummm duvido.
Acho que você quis dizer 1700, né?

Então, o 1700 já é um pouco diferente, pois o 1600 que estou mencionando é a versão atualizada dele, com refinamento em litografia e outros ajustes. Que é quase um 2600, na verdade.

A primeira série dos Ryzen só vão superar os Ryzen 3000 pela questão de núcleos a mais quando ambos não servirem pra nada. Pois no caso do 1700 contra o 3300X, estamos falando de uma diferença de 25% de performance bruta para mais. Então isso vai ocorrer sim, mas bem mais lá na frente e ambos não servirão para muita coisa mais. É só olhar pra trás e ver os FX8xxx ganhando dos primeiros três Core i5 nos jogos atuais. Ou seja, demorou tanto que não fez mais sentido. Pois há uma diferença de 30% de performance bruta entre eles, saca?

O meu ponto é que 1600AF é muito pertinho do 3300X em performance bruta. Coisa de 10%, no máximo 15%.

Mas vamos ver, bora deixar esse assunto morrer porque acho que todas as argumentações foram apresentadas.

Desses ryzen abaixo de 1k
Qual seria mais future proof pros emuladores de switch?
3300X, mas difícil achar ele por 1k. Então teria que ir atrás do 3100, muito provavelmente. Daí já vale mais a pena pensar no Core i3 10100. Acho mais jogo, mesmo a Intel zoando todo mundo com suas plataformas que morrem com 1 ano.
O ipc do 1600 é inferior, o cara pode espernear o quanto quiser, o 3300x será superior hoje e sempre.
Eu mesmo só peguei ryzen 3000, por que achei bem fraco a serie 1000 e 2000(sai de um 6700k, precisava de mais cores para encode e outra coisa, mas jogos o 3600 leva uma pequena vantagem). A serie 3000 é muito melhor, não tem nem comparação.
Eu escutei o mesmo em 2017 quando saiu o Ryzen 1600 apanhando feio - FEIO MESMO - para o Core i5 7600 em praticamente todos os jogos. Alguns a diferença chegava a coisa de 30%. Precisamos de 1 ano e meio pra tudo mudar. Vamos ver como vamos ficar rs.

Hoje você vai comparar um CS, o i5 7600 dá um banho no Ryzen 1600 (o primeiro especialmente). Mas mete qualquer jogo atual e a coisa se inverte. Não na mesma proporção, mas inverte.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Bom, eu tomei no cu pois fui burro de montar minha máquina na série 7 da Intel. Agora vou morrer com essa porra, sem contar que a performance do I5-7400 já tá ficando bem ruinzinha nos dias de hoje, hu@

Compensa mais tacar essa m**** fora e comprar placa mãe + um ryzen da China que tentar upgrade pro I7-7700, já que o pessoal tá pedindo 2k nele :kkk

Skylake e Kaby Lake são bons cores, na verdade. O que matou os x400 foi o clock base baixo demais. A gente já falava disso aqui, na época.

Desses ryzen abaixo de 1k
Qual seria mais future proof pros emuladores de switch?

3300x, 3500x.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Saí de um 2600 e tem diferença.

Sim, eu experimentei alguma coisinha aqui também, mas o foda é o trabalho pra configurar tudo novamente, perdi um hdd de 2tb do nada esses dias, porra, imagina tinha um pack de mais de 500gb de redream, cemu e rpcs3, alguma coisinha testada aqui e a diferença do 1600 pro 3300x foi uma estabilidade boa.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
Confraria, vou usar SSD pela primeira vez na vida, existe alguma maneira prática de portar todo o sistema Windows 10 do meu antigo HD 1 Tb pro novo SSD 1 Tb? O HD depois eu vou formatar e deixar só pra arquivos.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Fala manos!

Não é pra agora, mas com uns 3k dá pra montar um PC pra jogar sem muita exigência em 1080 por uns anos? Sem monitor, mouse e teclado que já tenho.

Lembrando que tenho um i5 5200u Nvidia 9200m 8gb ram e jogo FIFA, Madden, ETS2, em geral no mínimo, só queria algo minimamente satisfatório.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Fala manos!

Não é pra agora, mas com uns 3k dá pra montar um PC pra jogar sem muita exigência em 1080 por uns anos? Sem monitor, mouse e teclado que já tenho.

Lembrando que tenho um i5 5200u Nvidia 9200m 8gb ram e jogo FIFA, Madden, ETS2, em geral no mínimo, só queria algo minimamente satisfatório.
Eu não consigo prever desempenho no futuro, pra fazer literalmente isso é necessário ter grana e investir alto mas tem processadores bem cxb possibilitando o upgrade no futuro como o 1600AF,3100, 3300x, alguma placa b450, um kit de memória importando sai em conta e aí só garimpar os demais periféricos.Como essas peças atuais irão se portar daqui em diante, não sei.

Ah! e esqueci, ainda tem a vga, é só espremer que sai um caldo bro!
 

Kanashī

Bam-bam-bam
Mensagens
67
Reações
87
Pontos
429
Pessoal, finalmente minha RX 570 que vcs me recomendaram chegou do EUA. O valor final ficou em R$800. Vim aqui para agradecer o pessoal desse tópico que sempre tira um pouco do tempo para ajudar os leigos como eu. Sério, vcs são demais :kluv
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Eu não consigo prever desempenho no futuro, pra fazer literalmente isso é necessário ter grana e investir alto mas tem processadores bem cxb possibilitando o upgrade no futuro como o 1600AF,3100, 3300x, alguma placa b450, um kit de memória importando sai em conta e aí só garimpar os demais periféricos.Como essas peças atuais irão se portar daqui em diante, não sei.

Ah! e esqueci, ainda tem a vga, é só espremer que sai um caldo bro!
E qual VGA devo mirar? Totalmente perdido nas nomenclaturas mais em conta haha
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
E qual VGA devo mirar? Totalmente perdido nas nomenclaturas mais em conta haha
Tem a RX570 que dá pra pegar importando que sai bem em conta. Eu fiz mais ou menos uns cálculos aqui de acordo com seu orçamento.

Memórias:

Placas mãe:



Processadores




Placa de vídeo. Obs: Memória é difícil taxar, placa a galera compra mas pode ser que corra um risco, eu nunca comprei mas nunca se sabe. Se quiser estender um pouco o orçamento pode procurar por aqui mesmo.


Gabinete:


Fonte, se tiver um pouco a mais no orçamento e quiser invertir mais na fonte é uma boa.


SSD em promoção:


Eu achei essa config legal, se vc tiver 3k certinho, pode adiar algumas peças e ir montando devagar porque passou um pouco.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Acho que minha 1060 finalmente morreu, a fan nem gira mais e n dá imagem. #rip

Vou esperar lançarem na próxima semana as 3000 e ver como ficam os preços das 1660. Como não jogo nada além de fullhd, acho que uma 1660 seguraria bem o tranco por mais uns 3 anos.

Edit: olhei agora e os preços das 2060 estão quase iguais aos das 1660 super/ti

Bom, vou esperar sairem as 3000 para ver oq fazer.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:
Topo Fundo