Com esse hype do
Ps5 decidi fazer um compilado básico das Estratégias da Sony
de entrada no mercado, da permanência como líder e da recuperação do ps3, se outras empresas soubessem disso talvez o mercado ficasse mais quente !
entrada no Mercado
Como todos sabem o ps1 soprou o sega saturn para um longínquo terceiro lugar e deixou o nintendo 64 bem atrás também, há quem diga que nem houve guerra de consoles, pois um vendeu 100k o outro 32k, deveria ter ao menos um equilíbrio, mas enfim são conceitos, quse tudo que vemos hoje é pela perspectiva de quem ganhou, quando ouvimos falar que o cube era meio infantilizado, na verdade essa pecha fi posta nele, pelos seus rivais, assim como o saturno ''2d'' o ''cartucho limitado'' são reflexos do marketing de quem venceu.
PS1 vs Saturn: a sony fechou com a namco, namco era rival da sega no arcade inicialmente saturno e play tinham a mesma proposta levar o arcade para casa, só que a sony tinha um jogo o saturno ''killer'' que foi criado secretamente pela takara, a Sega querendo capitalizar com a novidade dos jogos poligonais em consoles, lança virtua fighter 1, a sony oportunista e estratégica dá o primeiro fatality, ''o saturno é mais fraco, ta aqui a prova'' e solta o Toshiden Battle arena, beleza quem poderia provar o contrário? o jogo tava lá para todos verem, o baque foi tão grande que a sega correu e fez Virtua fighter Remix e deu para quem comprou o VF1 no Japão...o segundo Gol veio com Ridge races (um bom jogo sem duvidas) e Daytona (prefiro daytona) o que aconteceu? simples, daytona veio da placa model 2, a placa mais forte da epoca e é claro que o saturno não conseguiria um arcade perfect, Rige races veio do Arcade da Namco que era também mais forte que o ps1 mas não tão mais forte, o que premitia um porte mais bem feito, logo a sony marketeou ''nosso jogo é arcade perfect e o deles não, ta vendo são mais fraco sim'' os dois jogos estavam lá...o daytona do arcade estava lá, o povo viu a diferença...então ficou na mente deles que o ps1 poderia lidar com Daytona tal como o arcade, só que não, mas o marketing pegou e por fim o Gol 3, o preço de 299 após a sega divulgar um lançamento surpresa de 399, o plano da sega foi todo revertido e o que era a chance de sair na frente virou o maior bullshit da industria.
Ps1 vs Nintendo 64 foi combativo no lançamento por 4 jogos Tomb raider, Crash bandicoot, tekken 2 e street fighter alpha 2, tom b raider competiu com mario no quesito 3d e foi um sucesso estrondoso, street fighter alfa 2 e tekken estavam em alta no arcade e o povo tava com sede, o crash foi estratégico para ter um apelo plataforma.
o segundo gol veio de Final fantasy 7 o jogo mais caro até então e que muitos pensaram que sairia no N64 foi anunciado (em pleno lançamento do N64 que seria exclusivo do Ps1 modo CD e quela história toda, isso reabriu o debate do cartucho e desviou a atenção de alguns jogos do N64)
Permanência
Sony vs Dreamcast; a sega fez a parte dela e correu atrás do prejuízo tentando sair na frente para um proxima geração, assim como mega drive fez, pc engine fez e xbox 360 com sucesso...porém com o dreamcast falhou
A sony em pleno lançamento japones do Dreamcast diz que no ano seguinte sairia o ps2 com DVD, japones na epoca era aficionado por tecnologia, e literalmente (guardem isso) pararam de comprar o dreamcast ou perderam interesse, há relatos de gente que pediu reembolso e pegou um play 1 (devido a retro que teria)
o segundo Gol veio na lançamento americano do dreamcast (insatisfeita de ''falar'' no japão, agora ela decide mostrar o ps2 e seus jogos no lançamento do dreamcast)
o golpe final veio com o anuncio do PSone (isso mesmo o console mais vendido do ano 2000, mas que ps2 e DC) e a leva final de jogos para ele como FF9, vagrant, chrono cross...
Ps2 vs Gamecube: game cube foi um console excelente, foi o console que todos queriam mas poucos tinha coragem de comprar de fato, a sony guardou para 2001,( nessa altura o DC tava fora ) Gran turismo 3, Final fantasy X, Metal gear solid 2, GTA 3, Ratchet and clank, soul reaver 2, Crash, Devil may cry...tipo só a continuação dos jogos de maior sucesso do Play 1 tudo num ano só, em revista na epoca era falado que FF10 foi segurado de proposito para combater o launch do Gamecube.... e deve ter dado certo pois todos esse jogos estão os mais vendidos do ps2, nessa mesma epoca começou a volta o debate se o game cube conseguiria rodar gta 3 (logico que sim, o jogo nem 1gb tem) se jogo violento estaria lá, que não era multimidia (na epoca tinha empresa lançando filmes para consoles) que tinha um apegada infantilizada devido a cor roxa... ou seja junto com cada jogo veio uma dessas pechas (não se sabe se direta ou indiretamente, mas que veio a calhar, para sony há isso veio) tudo muito coordenado, o que resultou num encalhamento de gamecubes nos anos posteriores
Ps2 vs Xbox: a Sony o combateu na base da exclusividade temporária e dos first party; tipo gta3 só saiu 1 ano depois, silent hill 2 enfim jogos, assim saia no xbox só depois, mas a microsoft (resolveu $$$) isso... mas o estrago já tava feito na percepção do publico o play 2 tinha muito jogo e novos estavam por vir como
RE4 e god of war
Quando olhamos cada movimento desse não vemos o poder do impacto, mas ele estava lá, a vitória veio pois ele teve estrategias bem sucedidas, o DC foi derrotado por expectativa e por um redesing no Play 1 seguida de corte de preço, o cube pelo debate do hardware, pela herança do N64.
O que será que o Play 5 nos aguarda em termos de marketing será que pode surpreender os concorrentes ?
brace yourselves