O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Crise na Naught Dog | Demissões em massa e multiplayer colocado no gelo segundo KotaKu + Estúdios desconfortáveis com GaaS + Legado Jin Ryan PAG3

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.271
Reações
36.146
Pontos
803
.


“ Mas nos últimos dois anos, Ryan supervisionou uma mudança do PlayStation em direção a “jogos como serviço”, uma palavra popular da indústria que se refere a videogames, geralmente multijogador, que podem ser monetizados por longos períodos de tempo. Tem sido um pivô desconfortável para alguns estúdios da Sony, que passaram a última década formando equipes de desenvolvedores experientes para criar grandes jogos de aventura cinematográfica que podem ser jogados sozinhos.”

Crise dentro da Sony PlayStation.

Será que esse é o motivo da falta de novidades de jogos first partys da Sony , os estúdios estão relutantes em mudar forçadamente para produção de jogos on-line GaaS?

Será esse o motivo da demissão , ops , aposentadoria do Jin Ryan , forte pressão nos bastidores dos estúdios mais antigos da Sony descontente com o rumo que a Sony está indo?
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.271
Reações
36.146
Pontos
803
É uma faca de dois gumes: se lança de qualquer jeito, flopa. Se faz do jeito que a Bungie recomenda demora muito mais pra finalizar o projeto.

Foram se meter nessa enrascada que não tinham a menor experiência, agora que aguentem.

Era tão simples , deixem os estúdios que sempre fizeram jogos single player continue fazendo o que sabem , quer fazer GaaS , pois bem , pega a bungie e os estúdios novos pra isso , ainda foram obrigar a naught dog a investir grana e tempo nesse GaaS on-line do The last of us que não sai nunca . Jin Ryan conseguiu zicar o melhor estúdio da Sony .
 


Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.559
Reações
7.141
Pontos
303
Era tão simples , deixem os estúdios que sempre fizeram jogos single player continue fazendo o que sabem , quer fazer GaaS , pois bem , pega a bungie e os estúdios novos pra isso , ainda foram obrigar a naught dog a investir grana e tempo nesse GaaS on-line do The last of us que não sai nunca . Jin Ryan conseguiu zicar o melhor estúdio da Sony .
Isso aí foi um passo tão em falso que vai matar metade da geração do PS5. Duvido muito que 2024 tenha first party AAA sendo lançado, e só não cravo 2025 porque a Insomniac Games trabalha pra caramba e devem entregar o Wolverine.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Foi o que falei de entrar atrasado, tirando a Bungie, os outros jogos vão flopar como tudo que foi feito por EA, Ubi, Warner, Square, Zenimax e outras.

Dito isso, os fatos que temos que são a quantidade de dinheiro investida em produção de jogos, mesmo considerando o investimento pesado em GaaS, é o quanto é maior nos últimos anos indica que não parece ser bem assim, mesmo porque a fonte não é lá muito confiável.

Mas uma coisa é certa, existe uma nova hierarquia dentro da Sony quando se fala de GaaS, a Bungie tem muito mais influência que os outros e isso vai causar atritos.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.467
Reações
28.753
Pontos
1.103
Foi o que falei de entrar atrasado, tirando a Bungie, os outros jogos vão flopar como tudo que foi feito por EA, Ubi, Warner, Square, Zenimax e outras.

Dito isso, os fatos que temos que são a quantidade de dinheiro investida em produção de jogos, mesmo considerando o investimento pesado em GaaS, é o quanto é maior nos últimos anos indica que não parece ser bem assim, mesmo porque a fonte não é lá muito confiável.

Mas uma coisa é certa, existe uma nova hierarquia dentro da Sony quando se fala de GaaS, a Bungie tem muito mais influência que os outros e isso vai causar atritos.

Se for pra Sony tentar e não for bem sucedida, até torço pra lançarem logo só pra vontade dela passar, o prognóstico é esse, a menos que acertem o jackpot em um puro golpe de sorte.

Tal qual aconteceu com MMO e MOBAS, o mercado já tem suas figurinhas queridas carimbadas para a base consumerista.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.220
Reações
172.771
Pontos
1.714
Sony precisava de uma saída para o cada vez mais apertado custo/retorno dos seus jogos. Faturamentos recorde mas os lucros não crescendo na mesma proporção.

Reduzir orçamento dos seus blockbusters não era uma opção pois são jogos que precisam muito de alto valor de produção pra se vender. Então, restou arrumar outra fonte de lucro, os GaaS no caso.

No fim, é aquilo: É uma empresa e quem não quiser seguir as diretrizes, peça o boné e siga o seu rumo.

E o que tiver que ser, será.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.717
Reações
104.817
Pontos
2.419
Bom, após passar anos em um determinado perfil é natural que sintam dificuldades em trabalhar com algo diferente, mas é questão de se adaptar, eventualmente até fazer trocas na equipe. Mudanças fazem parte, nenhum desenvolvedor vai passar a vida fazendo o mesmo tipo de jogo.

Agora a Bungie dando pitaco nos projetos GaaS de todos os outros estúdios pode não ter caído bem, eu imagino a Bungie falando pra Naughty Dog que o Factions está uma b*sta...
 

novat

Bam-bam-bam
Mensagens
2.076
Reações
7.586
Pontos
453
e os executivos estão cansados de viajar

Imagem

Imagem
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.454
Reações
5.928
Pontos
453
No mercado de Gaas todo mes tem uns 20 novos, e desses 20, 1 ou 2 sobrevivem por um bom tempo.

Acho que o lance é que o mercado meio que sacou que não é plausivel fazer um GaaS que dure anos e renda muito dinheiro, sem investir uma grana fudida também, algo no nível Genshin Impact e Fortnite por exemplo, então muito GaaS começou a ser feito meio que já pensando em arrecadar o máximo de dinheiro possível em 1 ~ 2 anos e depois ir de retro.

Honestamente, eu até acho que a Sony talvez tenha bala na agulha pra meter um GaaS bem sucedido, mas acho que ela quer o seu próprio Genshin Impact e algo nesse nível eu não acho que ela consegue.

Se for pra inventar de investir em GaaS eu honestamente acharia melhor pra Sony investir no setor mobile.A Nintendo por exemplo ganha rios de dinheiro com Fire Emblem Heroes.

Mas bem, esperar pra ver né, quem sabe.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.717
Reações
104.817
Pontos
2.419
No mercado de Gaas todo mes tem uns 20 novos, e desses 20, 1 ou 2 sobrevivem por um bom tempo.

Acho que o lance é que o mercado meio que sacou que não é plausivel fazer um GaaS que dure anos e renda muito dinheiro, sem investir uma grana fudida também, algo no nível Genshin Impact e Fortnite por exemplo, então muito GaaS começou a ser feito meio que já pensando em arrecadar o máximo de dinheiro possível em 1 ~ 2 anos e depois ir de retro.

Honestamente, eu até acho que a Sony talvez tenha bala na agulha pra meter um GaaS bem sucedido, mas acho que ela quer o seu próprio Genshin Impact e algo nesse nível eu não acho que ela consegue.

Se for pra inventar de investir em GaaS eu honestamente acharia melhor pra Sony investir no setor mobile.A Nintendo por exemplo ganha rios de dinheiro com Fire Emblem Heroes.

Mas bem, esperar pra ver né, quem sabe.
A Sony deve lançar uns 10 GaaS. Pelo menos 1 dar certo não é tão dificil.
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
Mensagens
1.094
Reações
1.482
Pontos
193
Mais do que evidente que os estúdios estão concentrados nos gaas e o pessoal achando que tinham dezenas de single players não anunciados.

E não acho que a produção de single players voltará a ser como antes. Os jogos singles da Sony não dão o retorno esperado, exceto na bolha dos sonynhos.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.077
Reações
16.299
Pontos
1.734
Ultimamente tenho visto muitos associar a Sony ao Gass, mas são projetos futuros? Pq até hoje não vi nada deles relacionado ao Gass.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Bom, após passar anos em um determinado perfil é natural que sintam dificuldades em trabalhar com algo diferente, mas é questão de se adaptar, eventualmente até fazer trocas na equipe. Mudanças fazem parte, nenhum desenvolvedor vai passar a vida fazendo o mesmo tipo de jogo.

Agora a Bungie dando pitaco nos projetos GaaS de todos os outros estúdios pode não ter caído bem, eu imagino a Bungie falando pra Naughty Dog que o Factions está uma b*sta...

Aí que está o problema, achar que é possível se adaptar. A taxa de falhas desta estratégia foi estrondosa, basicamente todo estúdio de assinatura que tentou falhou, não por falta de competência, mas porque é algo que demanda um conjunto de habilidades específico.

Por isso que não dá para definir que será de todo uma falha, porque a Sony não está mostrando a ideia de pegar estúdio pronto e passar a fazer GaaS com eles (próximo game da Insomniac é Wolverine e não um GaaS do aranha como foi o do Batman, Esquadrão e Vingadores). Só que só os rumores forem verdade, muito disso tem dedo da Bungie e, se ela realmente passou o facão no game multiplayer da ND, é natural que a galera fique put*, afinal não deixa de ser um atestado de falta de competência, por mais justificado que isso seja.

Claro que pode ser tudo rumor furado, a Arkane estava torcendo para a M$ puxar o plugue do Redfall, por exemplo. Os caras sabem quando vão mandar uma bomba para as prateleiras.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Ultimamente tenho visto muitos associar a Sony ao Gass, mas são projetos futuros? Pq até hoje não vi nada deles relacionado ao Gass.

A Sony injetou uma quantidade enorme de dinheiro em P&D, aumentou a produção de games single, mas vai gastar ainda mais do que este novo valor em GaaS (mesmo porque tem que pagar a Bungie agora, só ela é do tamanho de três estúdios top da Sony).

Só que a tendência é que todos sejam jogos menores, como os dois que ela já anunciou. A Bungie sim deve mandar grandes produções multi, ela co certeza não vai mais produzir games de campanha single como Halo.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.271
Reações
36.146
Pontos
803
Mais do que evidente que os estúdios estão concentrados nos gaas e o pessoal achando que tinham dezenas de single players não anunciados.

E não acho que a produção de single players voltará a ser como antes. Os jogos singles da Sony não dão o retorno esperado, exceto na bolha dos sonynhos.

Tá maluco cara , o God Of War Ragnarok vendeu 11M em 3 meses , Horizon 2 vendeu 9M em 1 ano , Spider Man venceu quase 30M , Ghost Of Tsushima 10M de cópias em dois anos , sendo uma IP nova.

Não fala m**** não .
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Sony precisava de uma saída para o cada vez mais apertado custo/retorno dos seus jogos. Faturamentos recorde mas os lucros não crescendo na mesma proporção.

Reduzir orçamento dos seus blockbusters não era uma opção pois são jogos que precisam muito de alto valor de produção pra se vender. Então, restou arrumar outra fonte de lucro, os GaaS no caso.

No fim, é aquilo: É uma empresa e quem não quiser seguir as diretrizes, peça o boné e siga o seu rumo.

E o que tiver que ser, será.

Mas o movimento do mercado tem sido outro, de largar mão do sonho do GaaS a qualquer custo e voltar para grana produções que tem gerado rendas de centenas de milhões de forma consistente.

Foi nesta toada que você deixou de ver Battlefront, Anthem, Vingadores, Gothan Knights e visto trilogia Jedi, Dragon Age, Mass Effect, Harry Potter. O caso mais claro disso é a Ubi que cancelou uma montanha de GaaS para focar mais em franquias de peso como AC.

O que a Sony está fazendo é sonhar com Eldorado que todo mundo sonhou depois de Destiny, só que tudo virou Serra Pelada. A questão é que, pelo menos a Sony, tem a oportunidade de colocar uma Bungie na frente do processo, mesmo porque GaaS exclusivo é tiro no pé.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.220
Reações
172.771
Pontos
1.714
Tá maluco cara , o God Of War Ragnarok vendeu 11M em 3 meses , Horizon 2 vendeu 9M em 1 ano , Spider Man venceu quase 30M , Ghost Of Tsushima 10M de cópias em dois anos , sendo uma IP nova.

Não fala m**** não .

Problema é que no relatório aparece sim receita alta (e recorde, nos últimos tempos) mas o lucro não acompanha proporcionalmente.

Não é como se esses números de venda fossem todos a preço cheio. Claro, lucro óbvio que deu.

Contudo, com o absurdo crescimento dos custos, a Sony deve ter antevisto uma situação chegando

Mas o movimento do mercado tem sido outro, de largar mão do sonho do GaaS a qualquer custo e voltar para grana produções que tem gerado rendas de centenas de milhões de forma consistente.

Foi nesta toada que você deixou de ver Battlefront, Anthem, Vingadores, Gothan Knights e visto trilogia Jedi, Dragon Age, Mass Effect, Harry Potter. O caso mais claro disso é a Ubi que cancelou uma montanha de GaaS para focar mais em franquias de peso como AC.

O que a Sony está fazendo é sonhar com Eldorado que todo mundo sonhou depois de Destiny, só que tudo virou Serra Pelada. A questão é que, pelo menos a Sony, tem a oportunidade de colocar uma Bungie na frente do processo, mesmo porque GaaS exclusivo é tiro no pé.

Do ponto de vista da Sony, o talento da Bungie aliado com a estrutura da Sony a coloca acima das tentativas dessas que tu citou.

Se pegarmos pela notícia que a Bungie está "acima" das demais, o nível de confiança está alto.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.020
Reações
23.091
Pontos
1.364
Eu ainda sou meio pé atrás com essa da Bungie pra ser sincero, diante de tudo que rolou nos ulitmos 10 anos, nem a MS deveria ter pensado em comprar de volta, acho o modelo deles tão hiper predatório de sair cortando conteúdo que os jogadores pagam, que fazem até a Activision e EA parecerem boas nos MTX. E pra piorar eles não tem nenhuma consistência de qualidade pós fim de parceria com a Activision, estavam finalmente indo bem, lançaram depois a pior expansão do jogo e colhendo mil reclamações.
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
Mensagens
1.094
Reações
1.482
Pontos
193
Tá maluco cara , o God Of War Ragnarok vendeu 11M em 3 meses , Horizon 2 vendeu 9M em 1 ano , Spider Man venceu quase 30M , Ghost Of Tsushima 10M de cópias em dois anos , sendo uma IP nova.

Não fala m**** não .

Eu disse retorno ESPERADO. Para o investidor não basta se pagar, tem que dar lucro de várias vezes o investimento. Os relatórios da Sony , bem como os movimentos nos últimos tempos, mostram claramente que ela está sofrendo pressão por maiores lucros, visto que é lanterna neste quesito.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.271
Reações
36.146
Pontos
803
Problema é que no relatório aparece sim receita alta (e recorde, nos últimos tempos) mas o lucro não acompanha proporcionalmente.

Não é como se esses números de venda fossem todos a preço cheio. Claro, lucro óbvio que deu.

Contudo, com o absurdo crescimento dos custos, a Sony deve ter antevisto uma situação chegando



Do ponto de vista da Sony, o talento da Bungie aliado com a estrutura da Sony a coloca acima das tentativas dessas que tu citou.

Se pegarmos pela notícia que a Bungie está "acima" das demais, o nível de confiança está alto.

Ela aumentou os preços pra $70 pra compensar esse aumento de custo de produção, ela poderia adotar mais estratégias pra arrecadar mais , como versão early acess paga , igual que a Microsoft fez com starfield , FH5 e o próximo forza , aposto que muitos pagariam uma versão mais cara pra jogar um Spider Man novo 5 dias antes . Lançar pra PC tbm ajuda bastante , uma coisa que deveriam fazer e lançar conteúdo adicionais pós lançamento, pra manter o jogo vivo por mais tempo , tipo expansões de história , algum modo multiplayer , similar que ela já fez com ghost Of Tsushima.

Uma coisa que a ubisoft faz bastante mesmo em jogo single player , o ac Vahalla recebeu conteúdo por anos , foram várias expansões , missões gratuitas novas , e etc . So não pode tbm exagerar igual ela e vender XP , roupinha e armas exclusiva de lojinha .

Acho que dá pra achar um ponto de equilíbrio, continuar fazendo jogos single player e incorporando multiplayer no próprio jogo pra dar uma vida mais longa , ela já fazia isso com Uncharted e The Last Of Us 1.

Apostar em GaaS on-line genéricos acho que não é uma boa escolha , a ubisoft se afundou com isso .
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.717
Reações
104.817
Pontos
2.419
Questão é que a base de consumidores nos consoles não vai crescer, deve é diminuir, então nesse modelo de vender jogo single a Sony no Playstation já chegou ao limite.

É preciso fazer essa base consumidora que não cresce render mais dinheiro, aí entram os GaaS.

Fora isso é expandir seus games tradicionais para o PC, o que já está fazendo e precisa acelerar, além de investir mais em mobile.

Nada que agrade aos fãs das antigas, mas é o único caminho pra seguir crescendo.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Do ponto de vista da Sony, o talento da Bungie aliado com a estrutura da Sony a coloca acima das tentativas dessas que tu citou.

Se pegarmos pela notícia que a Bungie está "acima" das demais, o nível de confiança está alto.

É por isso que não tenho confiança para bater o martelo. Não vejo games como Helldivers 2 e a tentativa da Haven como algo que vai fazer grande difeenca, mas Marathon da Bungie é outra história.

Aí resta saber de como está possível liderança da Bungie vai ser, afinal ela é enorme, mas ao mesmo tempo, mais independente. Se gerasse resultado, mas co efeitos colaterais, não seria surpresa.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Eu ainda sou meio pé atrás com essa da Bungie pra ser sincero, diante de tudo que rolou nos ulitmos 10 anos, nem a MS deveria ter pensado em comprar de volta, acho o modelo deles tão hiper predatório de sair cortando conteúdo que os jogadores pagam, que fazem até a Activision e EA parecerem boas nos MTX. E pra piorar eles não tem nenhuma consistência de qualidade pós fim de parceria com a Activision, estavam finalmente indo bem, lançaram depois a pior expansão do jogo e colhendo mil reclamações.

Mas aí vai na análise do resultado, são mais de 40 milhões de usuários, neste último mês foram contabilizadas 15 milhões de pessoas jogando e o pico histórico de jogadores simultâneos foi esse ano.

Isso de um jogo de 2017. É um exemplo claro de um jogo vivo, de uma empresa que meio que deu o start a essa corrida maluca. Se eles floparem, meio que a galera pode desistir deste sistema.
 
Topo Fundo