O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Crise na Naught Dog | Demissões em massa e multiplayer colocado no gelo segundo KotaKu + Estúdios desconfortáveis com GaaS + Legado Jin Ryan PAG3

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.791
Reações
4.354
Pontos
453
Normal que a galera fique incomodada. Trabalham tem tempo na mesma pegada e com foco em um estilo de jogo, ainda vão ter que aguentar a bungie, que chegou agora, botando dedo na cara.
Pro dev, provavelmente deve ser mais interessante o singleplayer, pra Sony é diferente.

Custo cada vez mais alto e sempre um risco de flopar e não ter como recuperar valor. Sem contar que single é aquilo, vende bem ali no lançamento e depois já era.

Gaas tem muita chance de flop mesmo, porém é possível acertar um que vai render grana por muito tempo. Tem chance de recuperar se não lançar bem, tipo SOT, tem chance de deixar f2p. São várias possibilidades que o SP não tem.

Próximo passo da Sony deve ser focar mais no PC day one e mobile. Console vende bem, mas é um mercado estagnado.

A Sony observa os jogos mais jogados e vê multiplayer em destaque, sendo duas franquias da sua principal concorrente, mesma concorrente que tá tendo maior sucesso no PC e vai entrar como uma das mais fortes no mobile. Natural que a Sony busque um caminho diferente.
 

Waters_PF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.896
Reações
6.672
Pontos
1.054
Sony precisava de uma saída para o cada vez mais apertado custo/retorno dos seus jogos. Faturamentos recorde mas os lucros não crescendo na mesma proporção.

Reduzir orçamento dos seus blockbusters não era uma opção pois são jogos que precisam muito de alto valor de produção pra se vender. Então, restou arrumar outra fonte de lucro, os GaaS no caso.

No fim, é aquilo: É uma empresa e quem não quiser seguir as diretrizes, peça o boné e siga o seu rumo.

E o que tiver que ser, será.

Nos últimos tempos teve p&D de psvr2 além das aquisições que foram lançadas em balanço... se ainda assim aumentasse lucro seria um fenômeno
 


João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.323
Reações
14.398
Pontos
1.053
Sou da opinião de quem meche em time que está ganhando tem que se fud****

Colocar a Bungie e um outro time pequeno para fazer GaaS beleza mas começar a forçar os principais estúdios single player como Naughty Dog,Santa Mônica a fazer GaaS aí é demais...tem que se ferrar ..

Jim Ryan pode ter agradado muito acionista dentro da Sony mas para os jogadores Playstation foi o pior Presidente que já passou pela empresa . Incrível que muita coisa que deu errado na MS esse cara copiou....
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.325
Pontos
1.704
Tá maluco cara , o God Of War Ragnarok vendeu 11M em 3 meses , Horizon 2 vendeu 9M em 1 ano , Spider Man venceu quase 30M , Ghost Of Tsushima 10M de cópias em dois anos , sendo uma IP nova.

Não fala m**** não .
Sim, tirando last 2, todos os first da sony tiveram resultados bons alinhados a expectativa

Mas mesmo vendendo tanto assim os custos sao enormes, a sony nao deve estar satisfeita com o lucro
 

Mister Chocobo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.853
Reações
8.325
Pontos
714
.


“ Mas nos últimos dois anos, Ryan supervisionou uma mudança do PlayStation em direção a “jogos como serviço”, uma palavra popular da indústria que se refere a videogames, geralmente multijogador, que podem ser monetizados por longos períodos de tempo. Tem sido um pivô desconfortável para alguns estúdios da Sony, que passaram a última década formando equipes de desenvolvedores experientes para criar grandes jogos de aventura cinematográfica que podem ser jogados sozinhos.”

Crise dentro da Sony PlayStation.

Será que esse é o motivo da falta de novidades de jogos first partys da Sony , os estúdios estão relutantes em mudar forçadamente para produção de jogos on-line GaaS?

Será esse o motivo da demissão , ops , aposentadoria do Jin Ryan , forte pressão nos bastidores dos estúdios mais antigos da Sony descontente com o rumo que a Sony está indo?

GaaS o meu PIRU
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.020
Reações
23.091
Pontos
1.364
Mas aí vai na análise do resultado, são mais de 40 milhões de usuários, neste último mês foram contabilizadas 15 milhões de pessoas jogando e o pico histórico de jogadores simultâneos foi esse ano.

Isso de um jogo de 2017. É um exemplo claro de um jogo vivo, de uma empresa que meio que deu o start a essa corrida maluca. Se eles floparem, meio que a galera pode desistir deste sistema.
O Destiny sempre foi um ame ou odeie de fato, principalmente pelo hype que teve pré lançamento do 1 por ser Bungie, ai o jogo base levou um 7.5 e ai sim com a expansão virou o jogo que todo mundo gosta, depois veio o 2 que começou repetindo os mesmos erros e depois melhoraram, mas agora pós Activision a coisa é bem mista mesmo, há quem diga que a franquia só era boa pela ajuda que os estudios da Activision davam.

Mas é um jogo único no mercado, então por isso fica no topo, sem contar que é F2P, mas a Bungie precisa ver seu controle de qualidade antes que a m**** bata no ventilador como foi com Call of Duty Ghosts que foi a gota d'água pra uma insatisfação que se alimentava desde o MW3 original de 2011.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.241
Reações
32.659
Pontos
1.629
Evidente né, os caras foram do estado da arte pra essa situação deplorável, acho até que caracteriza algum crime trabalhista.

Agora que aposentaram o sabotador tenho fé que voltaremos aos tempos gloriosos.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.295
Pontos
903
Triste do ponto de vista do que o PSX já foi nos tempos áureos de PS1 e PS2… Era tanto jogo no camelô que ficava até difícil sabe o que jogar..

O divertido eh ver os apaixonados, mais perdidos que daltônico montando cubo mágico.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
671
Reações
1.196
Pontos
333
Aí que está o problema, achar que é possível se adaptar. A taxa de falhas desta estratégia foi estrondosa, basicamente todo estúdio de assinatura que tentou falhou, não por falta de competência, mas porque é algo que demanda um conjunto de habilidades específico.

Por isso que não dá para definir que será de todo uma falha, porque a Sony não está mostrando a ideia de pegar estúdio pronto e passar a fazer GaaS com eles (próximo game da Insomniac é Wolverine e não um GaaS do aranha como foi o do Batman, Esquadrão e Vingadores). Só que só os rumores forem verdade, muito disso tem dedo da Bungie e, se ela realmente passou o facão no game multiplayer da ND, é natural que a galera fique put*, afinal não deixa de ser um atestado de falta de competência, por mais justificado que isso seja.

Claro que pode ser tudo rumor furado, a Arkane estava torcendo para a M$ puxar o plugue do Redfall, por exemplo. Os caras sabem quando vão mandar uma bomba para as prateleiras.
Pois é, também não sou nem um pouco fã dessa investida GAAS do Playstation, mas pelo menos estão fazendo isso da forma mais razoável possível: adquirindo estúdios próprios para isso e usando o know-how da Bungie para polir os jogos e evitar os já conhecidos desastres da área.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
671
Reações
1.196
Pontos
333
Entendo que há um potencial financeiro muito bom por trás dos GaaS, mas não precisa abrir mão da própria identidade pra isso.

Dá pra conciliar os 2. Ter a experiência tradicional e também o Gaas.

Mas é exatamente isso que estão fazendo:

T8ttdxu.jpg



Quando os jogos single começarem a serem anunciados a galera logo vai se aquietar...
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Olha o que aconteceu com o Redfall:

O estúdio queria fazer um jogo totalmente single focado na história, mas a Bethesda insistiu para que eles dessem um jeito de tornar o jogo uma espécie de Live Service, então no primeiro ano de desenvolvimento cerca de 70% da equipe original que a maioria composta por veteranos abandona o barco, novos devs são contratados, mas muita gente com pouca experiência. Ao saberem da notícia que a empresa seria adquirida pela Microsoft, essa nova equipe tinha esperança que a M$ fosse reverter a decisão e dar um reboot no desenvolvimento ou até mesmo dissolver o jogo e foca a equipe em algum projeto single, mas a Microsoft insistiu no online e parece que manteve parte da decisão da Bethesda e, o resultado tá aí para provar.

E o CEO novo da Sony PlayStation tem tudo pra ser um Jim Ryan 2.0 com esteroides. Provavelmente, não só irá manter as políticas do seu antecessor como piorar ainda as práticas anti-consumidor. Não consigo vislumbrar um futuro do PlayStation aos moldes que os seus fãs mais hardcore desejam. A era PlayStation como conhecemos já morreu, o foco agora é Live Service, PC, e, claro, encher muito o bolso dos acionistas.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.077
Reações
16.299
Pontos
1.734
Meu sobrinho de 13 anos praticamente só joga online e GaaS. Fazer o quê, as coisas mudam, é o futuro.

Duvido que meu filho, que hoje tem quase 5 anos, vai ficar só jogando campanha offline. Vai ser inevitável ele não partir pro multi, mesmo contra minha vontade. lol

As vezes eu acho que o tipo de jogo single que a Sony criou na última geração acabou sendo um problema para ela, pois elevou muito os custos e seus fãs hoje exigem algo do mesmo nível ou superior.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.262
Reações
27.455
Pontos
1.053
Por enquanto resta aguardar e ver o que acontece.

Acredito que até fevereiro de 2024 alguma coisa a gente vai ter que ver.
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.307
Reações
31.934
Pontos
903
As vezes eu acho que o tipo de jogo single que a Sony criou na última geração acabou sendo um problema para ela, pois elevou muito os custos e seus fãs hoje exigem algo do mesmo nível ou superior.

Além de que uma superprodução single player pode custar muito mais do que um GaaS, e vender bem menos. Fora que não tem longevidade que traz grana, pessoal joga algumas vezes e já era.

Talvez as maiores empresas foquem no GaaS, e o bom e velho single que a gente curte fique nas mãos das devs. indies.

Vai ter game pra todo gosto.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.470
Reações
28.754
Pontos
1.103
Estou jogando Disney Speedstorm que é um jogo GaaS de corrida estilo mario kart, mas que dá para ver que não é bem gerido e que tem fortes chances de caminhar para um flop daqui a 6 meses ou 1 ano se continuarem com a política atual.

Baseado nisso eu acho que a Sony poderia tentar emplacar um GaaS mais ou menos por ai, seguindo essa linha party game, mas gerido da maneira adequada, assim como a Riot faz com League of Legends, que é outro Game as a Service que funciona muito bem e sem problemas de balanceamento relativos a whales dominando o jogo.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Estou jogando Disney Speedstorm que é um jogo GaaS de corrida estilo mario kart, mas que dá para ver que não é bem gerido e que tem fortes chances de caminhar para um flop daqui a 6 meses ou 1 ano se continuarem com a política atual.

Baseado nisso eu acho que a Sony poderia tentar emplacar um GaaS mais ou menos por ai, seguindo essa linha party game, mas gerido da maneira adequada, assim como a Riot faz com League of Legend, que é outro Game as a Service que funciona muito bem e sem problemas de balanceamento relativos a whales dominando o jogo.

GaaS por si só não é problema, é só ver GTA ou até mesmo Diablo que caminha neste sentido, até mesmo FF XIV por ser MMO tem está pegada.

O problema foi estúdio achando que GaaS é dinheiro fácil e que qualquer um pode fazer, isso gera games que não conversam com consumidores e acabam flopando.

Por isso depende da estratégia da Sony, se ela seguir o caminho de todas as outras, vai ter os mês os resultados e a Sony vai ser apenas a última a perceber isso. Se ela fizer um trabalho bom a partir da Bungie, pode se dar bem e diversificar portfólio. Por enquanto só rumores e algumas indicações (que, apesar de ter pé atrás, acho que tem razão quem pensa que pode ser a segunda opção), tem que esperar os jogos sairem para ver.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.476
Reações
4.806
Pontos
1.299
Eita.
Pra mim essa compra da Bungie seria pra poder ter outras fontes de incoming pra poder continuar a produção dos seus jogos firts de sempre, tal qual a ida dos jogos pro PC. Com o preço das produções aumentando era uma saída totalmente aceitável.

Agora se a intenção for transformar esses jogos, e os estudios começarem a sofrer influencias e direcionamentos vindos de cima, ou da Bungie, daí é pedir pra dar ruim mesmo.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.295
Pontos
903
As vezes eu acho que o tipo de jogo single que a Sony criou na última geração acabou sendo um problema para ela, pois elevou muito os custos e seus fãs hoje exigem algo do mesmo nível ou superior.

É o meu tipo preferido de game... Uncharted, TLOU1, GOW, Days Gone, Spiderman...

É chato pq a Sony pra mim é quem tem o know-how das paradas, mas tem muito game multi nesses estilos, que diverte bastante. Então pra mim não chega a ser um problema, claro, que quanto mais, melhor... Mas, fazer o que.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.845
Reações
39.446
Pontos
1.094
Se os outros estúdios estão desconfortáveis eu não sei, mas a Naughty Dog com certeza está.

Semana passada foi o aguardado "Outbreak day" ou "The Last of Us Day" (mudou depois da pandemia de Covid) que é uma data que todo ano tinha anúncios referentes à The Last of Us para os fãs, uma grande celebração e etc e esse ano a Naughty Dog simplesmente ignorou totalmente que está produzindo um jogo de The Last of Us multiplayer e não trouxe trailer, não trouxe nada sobre o jogo. Seria normal, se este ano não fosse o ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DE TLOU.

A coisa mais legal que eles mostraram foram esses dois quadros:

Go2gMYZ.jpg
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.454
Reações
5.928
Pontos
453
A Sony deve lançar uns 10 GaaS. Pelo menos 1 dar certo não é tão dificil.

Mas "dar certo" é relativo né, e é meio o que eu comentei.

Não acho que a Sony vai conseguir ter seu próprio Genshin Impact / Fortnite / GTA Online, mas se ela quiser ter um jogo de porte/sucesso mediano que vá trazer dinheiro frequentemente e sem grandes riscos, como os GaaS atuais da Mic/Bethesda (Fallout 76, Elder Scrolls Online, Sea of Thieves), isso daí eu acredito que ela consegue.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
669
Reações
968
Pontos
193
Sony está errando feio, primeiro é que estão ignorando que a minoria dos GaaS tem afundado, mesmo jogos promissores como Multiversus (um MP massivo de Smash Bros com personagens em geral da Warner). Sony tem que ter MUITA bala na agulha pra lançar um GaaS bom o suficiente para tirar jogadores de outros GaaS.

Outro erro: Foco em FPS GaaS, por mais que possam colocar ambientações que sejam únicas, a Sony não só estaria concorrendo com um monte de outros GaaS já estabelecidos e ela teria seus GaaS concorrendo um com o outro. Só ver que o GaaS mais bem sucedido da MS é Sea of Thieves, que vai numa direção totalmente difertente sendo praticamente a única do mercado.

Sony já teve até GaaS de MMORPG com personagens da DC Comics. Deu tão "certo" que os direitos de publicação foram pra Warner.

A Sony não só teria que investir em GaaS, mas variar MUITO os tipos de jogos. Até agora só vi potenciais FPS.
 
Topo Fundo