O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Deixe a religiosidade na entrada] Bora teorizar sobre a vida?

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.564
Reações
21.796
Pontos
1.484
Estava eu divagando, outro dia, e, ao ver um tópico na pasta Política e Religião, recordei das minhas reflexões e resolvi compartilhar aqui.

O pré-requisito básico é: "desarme-se de suas crenças e religiosidades" momentaneamente.

Estar vivo, hoje, é um fenômeno, estatisticamente falando, incrível, não?

Os que estiveram vivos 200 anos atrás também foram. Os que estarão em 200 anos também. Agora vem a pergunta. Dada a premissa do tópico. Viver seria isso? Uma quase impossibilidade estatística, limitada a um punhado de décadas, e nada mais?

O que eu refletia, outro dia, é o seguinte:

Seres humanos, animais, plantas, até pedras... tudo neste planeta compartilha de elementos comuns entre si. Como se todos, de uma maneira não figurativa, fossem, realmente, partes de uma mesma origem. Assumindo esse fato, química e biologicamente comprovado, uma vida que se esvai hoje, em termos orgânicos, pode se misturar a todo o resto novamente. Voltar para a massa. Com o passar do tempo, esses vestígios orgânicos não poderiam se misturar e reunir em uma nova existência novamente?

O grande 'x' para, a partir desta linha de raciocínio, crer em uma ressurreição, seria a 'consciência'. O "eu". Porque esse não parece, a priori, ser orgânico. Ou talvez seja?
Será que o que eu 'sinto' hoje, eu já senti séculos atrás? Sentirei novamente séculos à frente?

Despidos do que lhes diz sua fé, quais seriam suas teorias sobre a existência?
Bom feriado a todos!
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.435
Reações
8.797
Pontos
353
Reflexão interessante. Eu sempre que penso sobre esse tipo de coisa, chego em uma mesma conclusão: independentemente de existir ou não um Deus, de alguma religião estar certa ou não, nada disso aqui faz sentido. E admito que isso me aflige um pouco. Pensar sobre a finitude da vida, sobre a limitação dessa nossa existência terrena, sobre a fragilidade desta mesma vida... tudo isso me apavora um pouco. O negócio é aproveitar o tempo que temos aqui da melhor forma possível, porque depois não temos garantia de nada.

De todo modo, eu não sei se tenho minha própria "teoria para a existência". No fim, como bom agnóstico que sou, tendo a pensar que tudo isso aqui é fruto do acaso, e nossa existência se limita a esses poucos anos que temos sobre a terra. Mas sou humilde quanto a isso, não afirmo nada, e torço muito para estar errado.

Anyway, creio que este tópico estaria melhor alocado na página Política e Religião, pois falar de religião aqui é quase inevitável.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
436
Reações
1.363
Pontos
148
Oxi, precisava mesmo fazer outro? Achei até melhor fazer lá, aqui você não pode falar certas coisas...

 


soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.238
Reações
28.386
Pontos
1.044
Oxi, precisava mesmo fazer outro? Achei até melhor fazer lá, aqui você não pode falar certas coisas...

Então nem vou postar nada pq o moderador já vai fechar mermo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.198
Reações
58.356
Pontos
2.009
O pré-requisito básico é: "desarme-se de suas crenças e religiosidades"

Não precisa nem pedir duas vezes.

Minha visão sobre o que chamam de "vida" é bem pragmática, pra não dizer niilista: não somos nada além de um amontoado de oxigênio, carbono, hidrogênio, cálcio, fósforo e mais algumas coisas que por circunstâncias evolutivas nos fizeram ser como somos.

Me desculpem - ou não, tanto faz - quem pensa o contrário, mas todo o resto, no meu humilde entender, é bullshit.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.308
Reações
35.643
Pontos
1.053
tudo que fazemos,. fazemos para aceitação ou em função dos outros.
até o egoísta precisa dos outros para ser como é.

vivemos, lutamos, conquistamos, perdemos e no fim nada terá sentido ou valerá a pena, porque tudo será esquecido "como lágrimas na chuva".
claro, podemos construir um legado, mas o legado não é a pessoa, então pouco importa também.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.564
Reações
21.796
Pontos
1.484
Oxi, precisava mesmo fazer outro? Achei até melhor fazer lá, aqui você não pode falar certas coisas...

São dois temas bem distintos, e nem é preciso se esforçar muito pra isso.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.564
Reações
21.796
Pontos
1.484
Reflexão interessante. Eu sempre que penso sobre esse tipo de coisa, chego em uma mesma conclusão: independentemente de existir ou não um Deus, de alguma religião estar certa ou não, nada disso aqui faz sentido. E admito que isso me aflige um pouco. Pensar sobre a finitude da vida, sobre a limitação dessa nossa existência terrena, sobre a fragilidade desta mesma vida... tudo isso me apavora um pouco. O negócio é aproveitar o tempo que temos aqui da melhor forma possível, porque depois não temos garantia de nada.

De todo modo, eu não sei se tenho minha própria "teoria para a existência". No fim, como bom agnóstico que sou, tendo a pensar que tudo isso aqui é fruto do acaso, e nossa existência se limita a esses poucos anos que temos sobre a terra. Mas sou humilde quanto a isso, não afirmo nada, e torço muito para estar errado.

Anyway, creio que este tópico estaria melhor alocado na página Política e Religião, pois falar de religião aqui é quase inevitável.
Passo por esse tipo de 'bads' às vezes também. E é por isso que fico teorizando sobre "o que poderia ser" a vida, tentando usar apenas métodos ou informações racionais pra isso.

E se somos um número limitado de consciências que se formam a partir de uma reunião cíclica de determinados elementos físicos? Faria sentido não haver memória de vidas pretéritas, visto que, biologicamente, o cérebro é uma formação nova, limpa de registros.

Esse é o tipo de reflexão a que me refiro.
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
20.492
Pontos
753
É impossível a qualquer crente teorizar sobre o assunto "despido do que lhe diz sua fé".
Mas ok, realmente tudo é uma "coisa" só, e precisa ser bem cego para não enxergar que a matéria-prima de toda a existência composta é similar.
O problema é que, para fechar o raciocínio, é necessário acrescentar a palavra aqui proibida, já que, se aceitarmos o que está escrito no parágrafo acima, concluiremos sem demora que a fonte, a origem, o uno, está necessariamente no verso.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.035
Reações
41.659
Pontos
1.444
isso é uma simulação e 99% é npc. Sim, vc é um NPC que vai apagar quando morrer.
Os jogadores reais são os "donos do mundo", grandes atletas, políticos influientes, grandes artistas e gente do tipo.

Nós somos só massa pra essa galera jogar.
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
1.459
Pontos
233
Uma vez eu vi uma entrevista do Neil de Grasse em que ele falava exatamente isso, o quanto espetacular é a vida. Porque se você pegar todos os humanos que viveram, e todos os humanos que irão viver até a vida na terra ser impossível (certa de 2,6 milhões de anos) nós não chegaremos nem a 1% da quantidade de combinações que o genoma humano é capaz de criar. O impressionante não é as pessoas que viveram, mas a quantidade inimaginável de gente que não vai ter essa oportunidade.

Você é incrivelmente especial e único...
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
993
Reações
2.647
Pontos
273
Estava eu divagando, outro dia, e, ao ver um tópico na pasta Política e Religião, recordei das minhas reflexões e resolvi compartilhar aqui.

O pré-requisito básico é: "desarme-se de suas crenças e religiosidades" momentaneamente.

Estar vivo, hoje, é um fenômeno, estatisticamente falando, incrível, não?

Os que estiveram vivos 200 anos atrás também foram. Os que estarão em 200 anos também. Agora vem a pergunta. Dada a premissa do tópico. Viver seria isso? Uma quase impossibilidade estatística, limitada a um punhado de décadas, e nada mais?

O que eu refletia, outro dia, é o seguinte:

Seres humanos, animais, plantas, até pedras... tudo neste planeta compartilha de elementos comuns entre si. Como se todos, de uma maneira não figurativa, fossem, realmente, partes de uma mesma origem. Assumindo esse fato, química e biologicamente comprovado, uma vida que se esvai hoje, em termos orgânicos, pode se misturar a todo o resto novamente. Voltar para a massa. Com o passar do tempo, esses vestígios orgânicos não poderiam se misturar e reunir em uma nova existência novamente?

O grande 'x' para, a partir desta linha de raciocínio, crer em uma ressurreição, seria a 'consciência'. O "eu". Porque esse não parece, a priori, ser orgânico. Ou talvez seja?
Será que o que eu 'sinto' hoje, eu já senti séculos atrás? Sentirei novamente séculos à frente?

Despidos do que lhes diz sua fé, quais seriam suas teorias sobre a existência?
Bom feriado a todos!
Têm teorias que falam sobre sermos uma simulação computacional fodida, imagina?, o programador alienígena que fez esta m**** resolveu foder com a África e a América Latrina.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
436
Reações
1.363
Pontos
148
E se formos na verdade aquilo que o final de MIB mostra no fim do filme ?
Acho isso e que se fizermos o caminho contrário da visão nossas células são o universo dos átomo e cada um deles é um planeta girando num núcleo e alguns tem humanos compostos de células que são o universo dos átomos que são planetas... E assim por diante, infinitamente
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.654
Reações
22.198
Pontos
1.494
E se formos na verdade aquilo que o final de MIB mostra no fim do filme ?
AI_diQ.gif
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.288
Reações
9.584
Pontos
1.229
Nosso corpo vive o estrito presente, percebido pelos nossos sentimentos. Nossa mente ou está no passado ou no futuro.

Daí que o que nos diferencia dos outros animais é a percepção do tempo e o que a gente chama de consciência é a inserção de nossas escolhas no fluxo do tempo: a gente faz coisas baseados no que já aconteceu esperando o resultado acontecer.

Dito isso, e se na verdade o tempo fosse um ser vivo e a gente fosse somente lombrigas em suas entranhas, sendo corroídos pelo ácido de seu refluxo?
 

Spoler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.082
Reações
14.958
Pontos
703
Segundo tópico que confundem aspectos filosóficos com religiosos. Segundo tópico que ativamente ignoram os três maiores filósofos do ocidente. Isso só poderia ser num fórum bostileiro mesmo. Não faria critica nenhuma se estivessem buscando respostas independentemente de onde elas estivessem, mas não é o caso. Condiz com o sentimento e prática comum das ciências modernas. No entanto, o que mais me impressiona é a ousadia de discordar dos grandes cérebros que esse mundo já produziu na base da ignorância e bater o pé que tá certo.

A massa dos neoletrados, lisonjeada até às nuvens, corre às escolas, às livrarias, à mídia, aos teatro e aos cinemas para receber sua ração diária de lixo, que ela imagina superior à educação de um nobre do Renascimento ou de um clérigo do século XIII. Qualquer garoto de escola, incapaz de soletrar, se crê um portador das luzes, por haver nascido depois de Platão. Qualquer cronista de província fala com desprezo das “trevas do passado”.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.903
Reações
80.688
Pontos
1.839
Toda vez que alguém menciona nossa matéria voltando para a massa e fazendo parte de outros organismos, eu lembro dessa frase icônica: make us whole.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
436
Reações
1.363
Pontos
148
Na vibe de MIB e Dr. Who nessas paradas de vida, universos e existências tem a série O Guia do Mochileiro das Galáxias que lava a coisa toda de um lado pro outro com humor, genialidade e um pouco de esculacho, e sem religião. Na verdade até tira uma onda dela, mas com a sagacidade do velho e bom humor inglês pegada Monty Python
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.809
Reações
5.596
Pontos
1.219
Vai bugar legal então se pensar nessa frase:

"Do infinito macro ao micro universo"

ou aquela coisinha chamada visão....que nossos olhos só conseguem captar uma faixa minúscula de raios de luz (formando essa realidade toda já), imagina, só imagina o que existe e a gente não consegue ver kkkkkk

sorry.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
436
Reações
1.363
Pontos
148
Vai bugar legal então se pensar nessa frase:

"Do infinito macro ao micro universo"

ou aquela coisinha chamada visão....que nossos olhos só conseguem captar uma faixa minúscula de raios de luz (formando essa realidade toda já), imagina, só imagina o que existe e a gente não consegue ver kkkkkk

sorry.
Já postei ali em cima. Divirta-se:

 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.890
Reações
3.959
Pontos
1.544
Acredito que o primeiro ponto de onde a reflexão deveria partir é: Aquilo que eu percebo como realidade seria a realidade em si ?
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
4.671
Pontos
1.319
Sou agnóstico, mas as x oscilo mais pro ateísmo...dificilmente pro gnóstico . Pela minha observação de mundo , o Deus bíblico não tem o menor sentido.
E acho que a ciência praticada pela humanidade NUNCA vai conseguir provar se existe ou não um Deus bíblico ... A espécie será extinta antes e a pergunta ficara sem reposta pra todo sempre.
Pra mim o modo e a definição de Einstein e Spinoza fazem mais sentido do que as outras perspectivas...
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
436
Reações
1.363
Pontos
148
Sou agnóstico, mas as x oscilo mais pro ateísmo...dificilmente pro gnóstico . Pela minha observação de mundo , o Deus bíblico não tem o menor sentido.
E acho que a ciência praticada pela humanidade NUNCA vai conseguir provar se existe ou não um Deus bíblico ... A espécie será extinta antes e a pergunta ficara sem reposta pra todo sempre.
Pra mim o modo e a definição de Einstein e Spinoza fazem mais sentido do que as outras perspectivas...
Aliás, você sabia que se a raça humana for extinta e a Terra for engolida pelo Sol aínda assim sobrará uma coisa criada por nós?
As ondas de rádio que geramos
Elas se propagarão para todo o sempre em todos os sentidos e talvez serão captadas por alguma civilização com tecnologia compatível, ou não
E isso pode acontecer dezenas, centenas, milhares ou milhões de anos depois de nosso fim, assim como recebemos sinais e luz de estrelas que nem existem mais mas que por sua distância só chegam aqui agora e que detectamos com o que temos
E que pode ser muito inferior à tecnologia emissora, logo, não entendemos

Pesquisem pelo paradoxo de Fermi
É de fazer a tampa do cérebro voar
 
Topo Fundo