O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Delfim Neto: "O Fernando Henrique entregou o Brasil falido"

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Conhecido pela condução da economia brasileira no período do chamado "Milagre Econômico", durante os governos militares de Costa e Silva e Médici, o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto falou a Terra Magazine sobre o crescimento de 5,4% do PIB em 2007, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE. E comparou os índices nos governos Lula e FHC.
- O Fernando Henrique entregou o Brasil falido. Todo mundo se recusa a entender esse fato - critica.
Professor emérito da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), Delfim crê que o crescimento do País terá menos entraves daqui em diante.
- O Brasil, na minha opinião, se libertou das duas coisas que poderiam abortar o crescimento: a oferta de energia e o déficit em contas corrente não financiável - avalia.
No ano passado, o País também registrou um crescimento de 4% do PIB per capita (a soma do PIB dividida pela população brasileira), totalizando R$ 13.515,00 anuais. Além disso, o setor que teve a maior alta foi a agropecuária, com 5,3%, seguido por indústria (4,9%) e serviços (4,7%).
- A agricultura está bombando. O pessoal que fica falando, que fica criticando o governo, devia fazer uma viagenzinha para o interior para ver que o Brasil está crescendo lá, que é o que eles tentam esconder aqui - critica o ex-ministro.
Ele também faz um alerta para os riscos de se manter a atual política cambial do país, aludindo a frase proferida pelo presidente Lula - quando o Brasil se tornou credor externo - em referência a Deus.
- Esse câmbio é tão mais pernicioso quanto mais tempo ele continuar - afirma. - É por isso que o governo precisa fazer uma política industrial exportadora, para substituir a mãozinha de Deus quando ela decidir ir embora.
Procurada pela reportagem, a assessoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que ele não se manifestaria sobre as declarações de Delfim Netto. Fernando Henrique se recupera de uma cirurgia e, segundo a assessoria, passa bem.
Leia a seguir a íntegra da entrevista com o ex-ministro da Fazenda.


Terra Magazine - Qual sua avaliação do resultado dilvugado hoje?
Delfim Netto - Era o esperado. Nenhuma surpresa, e vou dizer mais: suspeito que quando vier a primeira revisão (do PIB), (o resultado) vai ser um pouquinho maior.

O senhor acha que esse crescimento se manterá em 2008?
Para 2008, na minha opinião, tá praticamente contratado.

O que sustentou esse resultado, professor?
Na verdade são as forças do mercado interno e a idéia que foi colocada através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de que o Brasil podia crescer. Então, você tem investimentos em infra-estrutura começando a dar sinais que estão melhorando, você tem mercado interno e salário real crescendo, emprego crescendo, importações e exportações crescendo...Não existe nenhuma limitação que possa abortar esse processo de crescimento, mesmo com grandes dificuldades no mundo, talvez você tenha alguma redução...

Como é o caso da crise nos Estados Unidos...
É, mas não creio que isso tenha uma influência maior. Acho que o crescimento vai persistir no nível que está hoje.

O setor que registrou a maior alta foi o da agropecuária. O que isso significa?
A agricultura está bombando. Ontem eu fui a Rondonópolis (MT). O pessoal que fica falando, que fica criticando o governo, devia fazer uma viagenzinha para o interior para ver que o Brasil está crescendo lá, que é o que eles tentam esconder aqui. Fui para Rondonópolis e pude observar coisas que ninguém vê.

Como por exemplo?
Como por exemplo o Brasil crescendo robustamente.

Qual a diferença entre o crescimento dos governos Lula e FHC?
A diferença é completa. O Fernando Henrique entregou o Brasil falido. Todo mundo se recusa a entender esse fato; em 2002, o Brasil estava (em tom enfático) fa-li-do. Estava com déficit, a exportação crescia 4% enquanto a divida crescia 6,5%. Tinha US$ 17 bilhões de reservas e tinha feito uma bela duma....dum apagão em 2001. E não satisfeito, fez a crise externa em 2002, o que aconteceu foi isto. Houve uma mudança, o mundo também mudou...o Lula tem sido humilde, agora diz "eu, mais uma mãozinha de Deus, conseguimos fazer a coisa rodar". Então a gente tem que reconhecer isso, que é o que está acontecendo.

Os defensores da gestão econômica do governo FHC dizem que a admnistração do PSDB enfrentou várias crises.
Olha, eu não acredito nisso. Esse negócio de que a administração do Fernando Henrique foi perseguida por Deus...Ninguém nem acreditava no bicho.

E agora estamos às portas de uma nova crise, nos EUA, não?
Na verdade nós cometemos erros graves na política cambial. Lamentavelmente a política cambial do Lula não é muito melhor do que foi no passado. A diferença é que realmente o Lula entendeu que a salvação do capitalismo está em melhorar a igualdade de oportunidades. É essa a diferença. O Brasil está vendo com um pouco mais de tranquilidade esse crescimento.

O câmbio, com o dólar se desvalorizando cada dia mais, pode complicar o crescimento?
Esse câmbio vai ter conseqüências no longo prazo. Esse câmbio é tão mais pernicioso quanto mais tempo ele continuar, porque ele vai ser combinado com um crescimento robusto, e é por isso que o governo precisa realmente fazer uma política industrial exportadora, para substituir a mãozinha de Deus quando ela decidir ir embora.

Pode ser que o superávit na balança comercial se reverta?
Isso não tem muita importância hoje. Na semana passada nós estávamos com US$ 196 bilhões de reservas, então nós temos tempo para corrigir qualquer coisa. O Brasil, na minha opinião, se libertou das duas coisas que poderiam abortar o crescimento: a oferta de energia e o déficit em contas corrente não financiável. Isso faz parte do passado.

E agora é bola pra frente?
Agora é bola pra frente.


Ora, ora.. vejam só...

Nada mal para um "nordestino analfabeto" ;D
 

Caminhoneiro Sedutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.077
Reações
10.382
Pontos
774
Delfim Neto é uma das pessoas que eu mais respeito no meio econômico. As opiniões dele são muito, mas muito sensatas.

Fica aí pro pessoal que só sabe dizer que o nosso atual presidente só faz cagada (que ele faz, faz. Mas tá acertando bastante).
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Delfim neto é aquele gordinho que contraiu dividas bilionárias na ditadura e o Brasil teve que pagar nas décadas de 80 e 90?
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.700
Pontos
1.449
MetalMaxxx;2858064 disse:
E o Lula vai entregar o brasil fodido.

Acho que não. Veja o Gráfico do Ibovespa, a partir do momento que o Lula assumiu.

IbovespaGRAFICO_MENSAL.gif


E ainda tem a noticia do Mantega sobre o crescimento de 5%. O ruim mesmo tá sendo esse problema nos bancos americanos, além da grande qtd de roubo de dinheiro público que tem nesse país. Mas a gente aprende.
 


Strikerzin

Bam-bam-bam
Mensagens
8.260
Reações
20
Pontos
262
Pozza007;2858067 disse:
Delfim Neto é uma das pessoas que eu mais respeito no meio econômico. As opiniões dele são muito, mas muito sensatas.

Fica aí pro pessoal que só sabe dizer que o nosso atual presidente só faz cagada (que ele faz, faz. Mas tá acertando bastante).
[COLOR="DarkRed"]
Concordo com vc. Ele era quase que analfabeto qdo decidiu se candidatar pela 1º vez.

Lógico que tinha boa causas pelos trabalhadores e tal, mas isso não é suficiente para se colocar um país pra frente.

A sorte é que tem algumas pessoa a sua volta que são boas, lutam pelo país e fazem esforços para ver ele crescer.

Agora o resto é só m****... E eu era bem mais o Lula falando errado do que aquele FDP do Geraldo Alckmin falando m**** do lula e querendo vender as estatais.

VAI TOMAR NO CUH
[/COLOR] [COLOR="Blue"]PSDB[/COLOR]
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Claro, o FHC tava pagando as dívidas que esse gordinho fdp adquiriu. Sem falar no momento externo, o FHC enfrentou duas crises internacionais pesadas, fora quando com a perspectiva que o Lula ia ganhar a bolsa não parava de cair e o dólar não parava de aumentar.
 

ain é o kresnik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.171
Reações
3.542
Pontos
1.289
Mr. Big;2858315 disse:
Claro, o FHC tava pagando as dívidas que esse gordinho fdp adquiriu. Sem falar no momento externo, o FHC enfrentou duas crises internacionais pesadas, fora quando com a perspectiva que o Lula ia ganhar a bolsa não parava de cair e o dólar não parava de aumentar.
Nossa, como se não esses momentos de alta do dolar nas transiçoes de governo não fossem super comuns...
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
A bolsa despencou antes do Mula assumir foi de medo das promessas dele de campanha. Mas depois que assumiu e fez exatamente o que o FHC fazia, ela disparou, fora que o mulinha pegou um dos períodos mais relax da historia da economia mundial
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.930
Reações
55.054
Pontos
1.839
Kresnik-02;2858326 disse:
Nossa, como se não esses momentos de alta do dolar nas transiçoes de governo não fossem super comuns...

Não são comuns não. O dolar não estourou entre figueredo > sarney > collor > itamar > FHC. Nem quando o collor foi impichado o dolar estourou. Não estou dizendo que ele era baixo não, estou dizendo que não estourou.

O dolar só estoura quando há crises externas. Algumas crises que o FHC enfrentou eram em paises emergentes, paises esses que não tinham condições de sair dessa sozinhos. Alem disso, foram 4 crises seguidas nos anos 90 e começo dos anos 2000 (méxico, russia, bolha de tecnologia e 11 de setembro). A crise hoje é nos EUA, e depois de 5 anos de crescimento mundial. Comparados com essas crises, a americana é um resfriado. E o caso atual é inédito no mundo. não é o Real que está forte, é o dolar que está fraco.

Finalizando, o mérito de Lula foi não mexer na economia.
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
O foda, a m**** total e esquisito é que têm gente que torce contra só pq é o Lula.
 

LedBoy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.389
Reações
11.219
Pontos
749
sinceramente?! Tirando os escândalos de roubo (que a atual oposição,DEM e outros partidos), não querem deixar ser investigado pq sabem que roubaram pra c***lho, mas fizeram na encolha...

Algém se lembra da pasta rosa? Pois é...


Eu to gostando do governo, pelo menos está bastante coerente nas promessas, um dia eu acredito q os ladrões serão banidos da política e aí sim o país crescerá como nunca.

O único porém são os ignorantes votando em quem dá uma promessa e esse pessoal que tá sendo contra o Lula, mesmo fazendo um bom serviço com todos os contras, na torcida e na esperança que o Brasil caia.
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Droga, esqueci que pensar diferente da maioria é uma qualidade horrível (a não ser quando esse pensar diferente da maioria é quando se defende ditadores assassinos e imundos)


Agora se o cara só quer comentários a favor, porque postou a porcaria do tópico? Postasse num fórum do PT oras
 

Juvenau

Ser evoluído
Mensagens
146
Reações
14
Pontos
44
Mr. Big;2858802 disse:
Droga, esqueci que pensar diferente da maioria é uma qualidade horrível (a não ser quando esse pensar diferente da maioria é quando se defende ditadores assassinos e imundos)


Agora se o cara só quer comentários a favor, porque postou a porcaria do tópico? Postasse num fórum do PT oras

Cara, concordo contigo. Voce tem sim o direito de dizer o que pensa. Mas isso não quer dizer que os outros não possam criticar sua opiniao, seja positiva ou negativamente. Toda vez que vc se propõe a expressar sua opinião esta "dando sua cara a tapa".


A questão é saber qual o partido do Delfin Neto, e se a opinião dele tem cunho politico ou não. Outra coisa seria analisar a opinião de outros economistas serios e respeitados, e passa-la sobre o mesmo crivo que a do Delfim passou. Mas se vcs levarem em consideração que ultimamente a oposição critica tudo, até as coisas mais incoerentes, mas não diz um "A" sobre a economia, acredito q ele deva ter alguma razão. E o Brasil realmente melhorou!!!(minha opinião, podem bater agora) :D
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Juvenau;2858944 disse:
Cara, concordo contigo. Voce tem sim o direito de dizer o que pensa. Mas isso não quer dizer que os outros não possam criticar sua opiniao, seja positiva ou negativamente. Toda vez que vc se propõe a expressar sua opinião esta "dando sua cara a tapa".


A questão é saber qual o partido do Delfin Neto, e se a opinião dele tem cunho politico ou não. Outra coisa seria analisar a opinião de outros economistas serios e respeitados, e passa-la sobre o mesmo crivo que a do Delfim passou. Mas se vcs levarem em consideração que ultimamente a oposição critica tudo, até as coisas mais incoerentes, mas não diz um "A" sobre a economia, acredito q ele deva ter alguma razão. E o Brasil realmente melhorou!!!(minha opinião, podem bater agora) :D

sim, mas o negócio que o pessoal que vai contra só fala que é mimimi, ou que nunca na história desse Brasil o país teve tão bem, ou p*t1nha dos tucanos, sem dar nenhum outro argumento, como se fosse anormal ir contra o grande Lula.

E assim como as pessoas tem direito de ir contra a minha opinião, eu tenho o direito de ir contra quem vai contra a minha opinião oras, mas te respeito, que você tem o direito de ir contra quem vai contra as opiniões contrárias à pessoa [kcool]
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
Juvenau;2858944 disse:
[...].


A questão é saber qual o partido do Delfin Neto, e se a opinião dele tem cunho politico ou não.

ele é filiado ao PPB, o que na época militar era o ARENA


Juvenau;2858944 disse:
Outra coisa seria analisar a opinião de outros economistas serios e respeitados, e passa-la sobre o mesmo crivo que a do Delfim passou.

Bom, tendo em vista os relatórios do FMI em comparação as gestões do FHC e Lula, seriam de valia, já que eles não tem nenhum interesse em apoiar partidos ou inteiros

Juvenau;2858944 disse:
Mas se vcs levarem em consideração que ultimamente a oposição critica tudo, até as coisas mais incoerentes, mas não diz um "A" sobre a economia, acredito q ele deva ter alguma razão. E o Brasil realmente melhorou!!!(minha opinião, podem bater agora) :D

Os DEMônios criticam tudo, inclusive o fato que temos dinheiro em caixa para pagar a dívida externa e sermos credores ao invés de endividados. Mas fazer o quê, qualquer coisa que tem o tentáculo daquele velho asqueroso do ACM e do louco do Cesar Mala boa coisa não é.

Mas o lance é o Bahamas na presidência e a Marta Suplicy como vice, com o slogam : Brasil quer gozar.
 

Caminhoneiro Sedutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.077
Reações
10.382
Pontos
774
LedBoy;2858657 disse:
sinceramente?! Tirando os escândalos de roubo (que a atual oposição,DEM e outros partidos), não querem deixar ser investigado pq sabem que roubaram pra c***lho, mas fizeram na encolha...

Algém se lembra da pasta rosa? Pois é...


É o que eu tava conversando com o pessoal do trabalho hoje: o governo dele tá cheio de ladrão? Tá. Como qualquer outro sempre esteve. Mas uma coisa se tem agora: liberdade pra Polícia e Receita Federal de investigar, coisa que não acontecia nos governos anteriores.

Ainda tem o seguinte: muita gente que saiu do poder sabe os caminhos da corrupção. Agora que não estão mamando nas tetas do governo, é só ligar pra um jornal e dizer como eles faziam. Pronto: o governo do PT é corrupto. Bem, ele é sim corrupto, mas pra criticá-lo, o pessoal parece esquecer que os anteriores foram tão ou mais corruptos que o atual.

Ou então o que dizer dos DEMOcratas, que no caso dos cartões corporativos queriam limitar as investigações apenas ao período do governo do Lula? Quiseram excluir os 2 últimos anos do governo FHC... me pergunto o motivo disso... [kviraolho]


E o pessoal que fala que o Brasil passa por um momento "favorável": tá, e daí? Alguém aqui acha que é fácil fazer a 10ª economia do mundo crescer mais de 5% ao ano? Sempre comparam com China e Índia... Mas não levam em conta a população IMENSA desses 2 países, e que é agora que eles passam por seus ciclos de industrialização. O Brasil tem uma população não tão grande assim, e o surto de industrialização já aconteceu! Fazer uma economia imensa e já plenamente industrializada crescer não é tarefa fácil.

"O Brasil só não cresceu mais que o Haiti na Améria Latina." Abra um açougue e a economia do Suriname cresce 10%. Inaugure 500 plantas industriais, milhares de empresas e crie milhões de emprego no Brasil, e a economia cresce 0,05%. Crescer 100% em 10.000 é comparável a crescer 1% em 1.000.000.000?
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Mr. Big;2858802 disse:
Agora se o cara só quer comentários a favor, porque postou a porcaria do tópico? Postasse num fórum do PT oras

Eu não quero só a favor, mas se criticar que pelo menos o faça embasado em algo, não só pq seus pais e amigos não gostam do Lula.

E se eu não me engano, vc nem trabalhava na época do FHC para saber o que era desemprego.

Pozza007;2859254 disse:
É o que eu tava conversando com o pessoal do trabalho hoje: o governo dele tá cheio de ladrão? Tá. Como qualquer outro sempre esteve. Mas uma coisa se tem agora: liberdade pra Polícia e Receita Federal de investigar, coisa que não acontecia nos governos anteriores.

Ainda tem o seguinte: muita gente que saiu do poder sabe os caminhos da corrupção. Agora que não estão mamando nas tetas do governo, é só ligar pra um jornal e dizer como eles faziam. Pronto: o governo do PT é corrupto. Bem, ele é sim corrupto, mas pra criticá-lo, o pessoal parece esquecer que os anteriores foram tão ou mais corruptos que o atual.

Ou então o que dizer dos DEMOcratas, que no caso dos cartões corporativos queriam limitar as investigações apenas ao período do governo do Lula? Quiseram excluir os 2 últimos anos do governo FHC... me pergunto o motivo disso... [kviraolho]


E o pessoal que fala que o Brasil passa por um momento "favorável": tá, e daí? Alguém aqui acha que é fácil fazer a 10ª economia do mundo crescer mais de 5% ao ano? Sempre comparam com China e Índia... Mas não levam em conta a população IMENSA desses 2 países, e que é agora que eles passam por seus ciclos de industrialização. O Brasil tem uma população não tão grande assim, e o surto de industrialização já aconteceu! Fazer uma economia imensa e já plenamente industrializada crescer não é tarefa fácil.

"O Brasil só não cresceu mais que o Haiti na Améria Latina." Abra um açougue e a economia do Suriname cresce 10%. Inaugure 500 plantas industriais, milhares de empresas e crie milhões de emprego no Brasil, e a economia cresce 0,05%. Crescer 100% em 10.000 é comparável a crescer 1% em 1.000.000.000?

Perfeito cara, o governo Lula está longe daquela utopia que todos sonhavam, mas ainda sim muito melhor que qualquer outro.

Engraçado como esse tipo de tópico não faz sucesso como os que ridicularizam o presidente.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.805
Reações
22.829
Pontos
1.464
Imparcialidade é tudo.

Eu não entendo muito de economia (aliás, eu não entendo nada) mas se a balança comercial continuar com superávit, então podermos trabalhar a economia com mais tranqüilidade. O ponto que o preocupa (eu acho) é a questão do dólar, que se baixar muito pode ser prejudicial para os exportadores, e a crise imobiliária norte-americana.

Economia estável, um problema a menos para o Brasil se preocupar.
 

joe perry.

Bam-bam-bam
Mensagens
7.854
Reações
491
Pontos
294
o fhc realmente foi bom presidente [kviraolho]
e divida externa nao parou de crescer no governo dele
privatizou ate o q dava lucro como a vale
pior cego e aqele q nao qer ver
nao escondo q fiquei extremamente desapontado com o lula
por tudo q ele ja passou era pra ter mudado muito
mas ele so foi o menos pior de todos
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Eu escrevi argumentos, se vc n leu, então é cego [kviraolho]


Não praticava bruxaria na idade média, então não posso fazer idéia do que era inquisição, né?[kviraolho]
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
Mr. Big;2858315 disse:
Claro, o FHC tava pagando as dívidas que esse gordinho fdp adquiriu. Sem falar no momento externo, o FHC enfrentou duas crises internacionais pesadas, fora quando com a perspectiva que o Lula ia ganhar a bolsa não parava de cair e o dólar não parava de aumentar.

lembrando que o pedro malan vivia toda hora no FMI com um pires na mão pedindo maiores empréstimos

mas de uma forma foi bom a privatização de determinados setores... permitiu aos mesmos crescerem, que bom né, mas o que ele fez com esse dinheiro todo? Reinvestiu em que setor do governo? Mas agora estamos usando internet banda larga graças a privatização de setores ligados a telecomunicações.

Ah vc se lembra quando o ministro Paulo Renato queria privatizar as universidades públicas, dizendo que elas poderiam crescer mais e mais... o gozado é que na gestão dele as bolsas de iniciação científica foram cortadas pela metade.

Vc se lembra de quanto era o risco brasil nos últimos meses do governo FHC... em um quadro comparativo era mais vantajoso investir no Afeganistão.

Existe crise na politica brasileira, sim existe e muita, os vacilos que o cefalópode está fazendo é de deixar qualquer um bolado. A cpmf foi substituída por um adicional no IOF (o que antes não comprava a prazo agora não compro mesmo). As cagadas do Palocci e dos que ocupam a mesa diretora do PT são foda. As sacanagens do Renan e a forma pelo qual o lula disse para não paralisar os trabalhos. Mensalão, mensalinho e mensaleiro... eu fiquei sem saber o que dizer depois de tanta coisa.

Mas venhamos e convenhamos, não estamos em uma situação, do ponto de vista econômico e pratico, mas muita gente saiu da linha de pobreza por causa desses bolsa-esmola. Ficar reclamando é fácil, dificil é agir.

Vejo alguns discursos de extrema esquerda... falam um bocado de m****, que vão fazer e acontecer, mas no final não fazem porra nenhuma e fica no me-disse-não-me-disse.

E qual a solução. Olha, em um tópico anterior sobre revolução e o c***lho a quatro, a solução é que cada um busque uma solução para sua vida, ignore o governo e tente fazer o seu melhor. Esforce e tente fazer de cada momento uma oportunidade. As empresas deverão buscar competitividade internacional, investindo em tecnologia de ponta nos processos de produção, as famílias deverão limitar-se a ter no máximo 2 filhos e as universidades deverão atuar em regime de parceria com as industrias e empresas, buscando soluções mutuamente. E o governo, aonde atua... dando condições para que tudo aconteça.

Porra, ser master of obvious é foda.
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[COLOR="Green"]O chato mesmo é que tem gente que reclama só pr ser o Lula.

Roubalheira sempre teve nesse país. Não só no governo, vocês conhecem o "jeitinho",[COLOR="Red"] em todo lugar tem roubo, até no trabalho e escola de vocês, se bobear até em casa.[/COLOR]

Mas governo o Brasil [COLOR="#ff0000"]SEMPRE[/COLOR] vai ter, pelo menos esse está investindo no desenvolvimento.
Se o país falido já tinha muito dinheiro pra rouba, [COLOR="#ff0000"]os filhos da put* DO POVO BRASILEIRO[/COLOR] , [COLOR="Blue"]salvo uns poucos[/COLOR], aproveitam para se fartar na roubalheira. [COLOR="Red"]FATO.[/COLOR]

No dia que esse povo todo [COLOR="#ff0000"]morrer[/COLOR] esse país vai pra fente.

Ciao [/COLOR]
 

WaRiO

Supra-sumo
Mensagens
3.754
Reações
7
Pontos
164
Gosto de discutir sobre o Brasil e não esses ladrões de hoje em dia (onde só muda o nome), mas recomendo a discussão: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=57316&tid=2577435367213129628

E o pessoal que fala que o Brasil passa por um momento "favorável": tá, e daí? Alguém aqui acha que é fácil fazer a 10ª economia do mundo crescer mais de 5% ao ano? Sempre comparam com China e Índia... Mas não levam em conta a população IMENSA desses 2 países, e que é agora que eles passam por seus ciclos de industrialização. O Brasil tem uma população não tão grande assim, e o surto de industrialização já aconteceu! Fazer uma economia imensa e já plenamente industrializada crescer não é tarefa fácil.
Não só de população torna o local atraente. A China está tendo boas lições a dar para o Brasil nesse quesito.

Para um bom artigo sobre o Brasil de hoje, clique aqui.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.998
Reações
12.126
Pontos
1.769
AtDeathDoor;2860151 disse:
O chato mesmo é que tem gente que reclama só pr ser o Lula.

Roubalheira sempre teve nesse país. Não só no governo, vocês conhecem o "jeitinho", em todo lugar tem roubo, até no trabalho e escola de vocês, se bobear até em casa.

Mas governo o Brasil SEMPRE vai ter, pelo menos esse está investindo no desenvolvimento.
Se o país falido já tinha muito dinheiro pra rouba, os filhos da put* DO POVO BRASILEIRO , salvo uns poucos, aproveitam para se fartar na roubalheira. FATO.

No dia que esse povo todo morrer esse país vai pra fente.

Ciao

Tem gente politiqueira que só reclama por reclamar sem nenhum argumento, e ainda chama os outros de burro. Pra finalizar acham que o PSDB são as Organizações Tabajara que vão transformar o Brasil em 1º mundo e acabar com a corrupção. Ah tá...
 

RandyRhoads

Ser evoluído
Mensagens
217
Reações
0
Pontos
21
Eu discordo do comentário do Delfim Neto. Realmente no governo FHC a dívida externa aumentou muito, o país ficou meio mal das pernas , mas por que?

Ná época do governo FHC ocorreram duas crises econômicas mundiais graves , da Ásia e América do Sul que quebrou a Argentina e outros países acho que o pessoal aqui lembra. O momento internacional não era propício , o governo FHC tem culpa , mas temos que analisar o contexto internacional , todo mundo tava se ferrando , o Japão quase entrou em recessão também.


O sucesso econômico do governo Lula é muito menos mérito do governo e mais devido a situação política e econômica mundial , depois de 2002-2003 a economia mundial voltou a crescer empurrada pelo crescimento da econômia asiática que conseguiu sair da recessão da crise anterior. Sinceramente o sucesso do governo tem pouco a ver com a política econômica do governo e mais com a situação política mundial.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.998
Reações
12.126
Pontos
1.769
RandyRhoads;2860284 disse:
Eu discordo do comentário do Delfim Neto. Realmente no governo FHC a dívida externa aumentou muito, o país ficou meio mal das pernas , mas por que?

Ná época do governo FHC ocorreram duas crises econômicas mundiais graves , da Ásia e América do Sul que quebrou a Argentina e outros países acho que o pessoal aqui lembra. O momento internacional não era propício , o governo FHC tem culpa , mas temos que analisar o contexto internacional , todo mundo tava se ferrando , o Japão quase entrou em recessão também.


O sucesso econômico do governo Lula é muito menos mérito do governo e mais devido a situação política e econômica mundial , depois de 2002-2003 a economia mundial voltou a crescer empurrada pelo crescimento da econômia asiática que conseguiu sair da recessão da crise anterior. Sinceramente o sucesso do governo tem pouco a ver com a política econômica do governo e mais com a situação política mundial.

Nem tanto, acho que vc tá disconsiderando as recentes crises dos EUA da guerra do Iraque pra cá....
 

Valarauko

Bam-bam-bam
Mensagens
8.292
Reações
28
Pontos
249
RandyRhoads;2860284 disse:
Eu discordo do comentário do Delfim Neto. Realmente no governo FHC a dívida externa aumentou muito, o país ficou meio mal das pernas , mas por que?

Ná época do governo FHC ocorreram duas crises econômicas mundiais graves , da Ásia e América do Sul que quebrou a Argentina e outros países acho que o pessoal aqui lembra. O momento internacional não era propício , o governo FHC tem culpa , mas temos que analisar o contexto internacional , todo mundo tava se ferrando , o Japão quase entrou em recessão também.


O sucesso econômico do governo Lula é muito menos mérito do governo e mais devido a situação política e econômica mundial , depois de 2002-2003 a economia mundial voltou a crescer empurrada pelo crescimento da econômia asiática que conseguiu sair da recessão da crise anterior. Sinceramente o sucesso do governo tem pouco a ver com a política econômica do governo e mais com a situação política mundial.

Essa desculpa não cola.

Crises sempre existem. É a dinâmica do capitalismo. Cenário externo favorável? Olha a crise imobiliária dos Estados Unidos aí... fez algum estrago?

O Brasil não quebrou por causa das crises. Quebrou porque não tinha reserva externa. E não tinha reserva cambial porque o governo FHC tentou por muito tempo manter a paridade real-dólar.

Se tivesse tido uma política econômica melhor, teria saído das duas crises da década de 90 de uma forma diferente de como saiu.

Foi incompetência tucana. O papo de crise é só para atenuar, levar a culpa para outro lado.
 

RandyRhoads

Ser evoluído
Mensagens
217
Reações
0
Pontos
21
Maxtremus;2860298 disse:
Nem tanto, acho que vc tá disconsiderando as recentes crises dos EUA da guerra do Iraque pra cá....



A crise de agora do Eua não foi tão grave quanto a da Ásia , a crise asiática destruiu a economia dos países emergentes . A principal diferença é que hoje em dia os EUA dividem o papel de lider do mundo com a Ásia que atualmente é o segundo motor do mundo , a crise de agora só não foi pior graças a Ásia que está bem das pernas.

A guerra do iraque teve poucos impactos na êconomia mundial.
 

Id

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.520
Reações
626
Pontos
1.354
patolino;2858621 disse:
O foda, a m**** total e esquisito é que têm gente que torce contra só pq é o Lula.

Eu dizia isso desde antes da eleição acabar, boa parte dos que votam no psdb torcem contra agora.
 

RandyRhoads

Ser evoluído
Mensagens
217
Reações
0
Pontos
21
Valarauko;2860318 disse:
Essa desculpa não cola.

Crises sempre existem. É a dinâmica do capitalismo. Cenário externo favorável? Olha a crise imobiliária dos Estados Unidos aí... fez algum estrago?

O Brasil não quebrou por causa das crises. Quebrou porque não tinha reserva externa. E não tinha reserva cambial porque o governo FHC tentou por muito tempo manter a paridade real-dólar.

Se tivesse tido uma política econômica melhor, teria saído das duas crises da década de 90 de uma forma diferente de como saiu.

Foi incompetência tucana. O papo de crise é só para atenuar, levar a culpa para outro lado.

Qualquer economista sério que vc conversar ou mesmo livros de história vão falar da crise asiatica , não é balela foi uma das piores crises das últimas décadas.


A crise do EUA é grave mas não é comparável a crise da Ásia. Voltamos novamente ao contexto que é diferente. Não é balela , não sou tucano , e não simpatizo muito com FHC . Mas não da pra jogar tudo nas costas dele é so estudar história ta tudo lá.
 
Topo Fundo