carloshfc
Mil pontos, LOL!
- Mensagens
- 18.236
- Reações
- 27.369
- Pontos
- 1.053
“O marketing está morto”. A frase parece de efeito, mas é realmente no que acredita o diretor de publishing da Larian Studios, empresa responsável pelo Jogo do Ano de 2023, Baldur’s Gate 3.
Em resenha com o PC Gamer sobre o atual estado da indústria, ao lado de outros executivos e desenvolvedores, Michael Douse foi na teoria levantada por Rebecca Ford, diretora criativa de Warframe, de que “jogadores não querem ser impactados por marketing” e fez um discurso intenso. Segundo ele, a diminuição do consumo de mídias físicas é um passo importante para entender tudo isso.
“O marketing está morto”, disse ele. “O marketing está morto. É verdade — posso comprovar isso, cara. Não há mais canais — não funciona. Costumávamos ter marketing, comunicação e assessoria de imprensa. O marketing era essencialmente uma teoria de varejo — você estava tentando colocar sua caixa no ponto certo da prateleira da loja, e você tinha parcerias com lojas de varejo. Esses canais se foram. Agora você tem a internet. Ninguém está mais olhando para anúncios… Todos os canais pelos quais costumávamos fazer marketing não são mais realmente viáveis. Então sua função também é reduzida pelo fato de que os jogadores só querem ser ouvidos. Eles não querem ser enganados — eles só querem saber o que você está fazendo, por que está fazendo e para quem é”, destacou.
------------
Opinião pessoal:
Se por um lado, eu tendo a concordar com ele (por exemplo, não teve marketing que salvasse Esquadrão Suicida) Por outro lado, a existência de jogos classificados como "pérolas perdidas", na minha opinião, evidencia um marketing mal feito.
Por fim, de fato, não há marketing que salve um produto ruim. E isso é uma regra de ouro.
Em resenha com o PC Gamer sobre o atual estado da indústria, ao lado de outros executivos e desenvolvedores, Michael Douse foi na teoria levantada por Rebecca Ford, diretora criativa de Warframe, de que “jogadores não querem ser impactados por marketing” e fez um discurso intenso. Segundo ele, a diminuição do consumo de mídias físicas é um passo importante para entender tudo isso.
“O marketing está morto”, disse ele. “O marketing está morto. É verdade — posso comprovar isso, cara. Não há mais canais — não funciona. Costumávamos ter marketing, comunicação e assessoria de imprensa. O marketing era essencialmente uma teoria de varejo — você estava tentando colocar sua caixa no ponto certo da prateleira da loja, e você tinha parcerias com lojas de varejo. Esses canais se foram. Agora você tem a internet. Ninguém está mais olhando para anúncios… Todos os canais pelos quais costumávamos fazer marketing não são mais realmente viáveis. Então sua função também é reduzida pelo fato de que os jogadores só querem ser ouvidos. Eles não querem ser enganados — eles só querem saber o que você está fazendo, por que está fazendo e para quem é”, destacou.
------------
Opinião pessoal:
Se por um lado, eu tendo a concordar com ele (por exemplo, não teve marketing que salvasse Esquadrão Suicida) Por outro lado, a existência de jogos classificados como "pérolas perdidas", na minha opinião, evidencia um marketing mal feito.
Por fim, de fato, não há marketing que salve um produto ruim. E isso é uma regra de ouro.