O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Diretor do estúdio de Baldur’s Gate 3: “O marketing de games está morto”

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.236
Reações
27.369
Pontos
1.053
“O marketing está morto”. A frase parece de efeito, mas é realmente no que acredita o diretor de publishing da Larian Studios, empresa responsável pelo Jogo do Ano de 2023, Baldur’s Gate 3.

Em resenha com o PC Gamer sobre o atual estado da indústria, ao lado de outros executivos e desenvolvedores, Michael Douse foi na teoria levantada por Rebecca Ford, diretora criativa de Warframe, de que “jogadores não querem ser impactados por marketing” e fez um discurso intenso. Segundo ele, a diminuição do consumo de mídias físicas é um passo importante para entender tudo isso.

baldurs-gate-3-1-1-900x503.jpg

“O marketing está morto”, disse ele. “O marketing está morto. É verdade — posso comprovar isso, cara. Não há mais canais — não funciona. Costumávamos ter marketing, comunicação e assessoria de imprensa. O marketing era essencialmente uma teoria de varejo — você estava tentando colocar sua caixa no ponto certo da prateleira da loja, e você tinha parcerias com lojas de varejo. Esses canais se foram. Agora você tem a internet. Ninguém está mais olhando para anúncios… Todos os canais pelos quais costumávamos fazer marketing não são mais realmente viáveis. Então sua função também é reduzida pelo fato de que os jogadores só querem ser ouvidos. Eles não querem ser enganados — eles só querem saber o que você está fazendo, por que está fazendo e para quem é”, destacou.

------------

Opinião pessoal:
Se por um lado, eu tendo a concordar com ele (por exemplo, não teve marketing que salvasse Esquadrão Suicida) Por outro lado, a existência de jogos classificados como "pérolas perdidas", na minha opinião, evidencia um marketing mal feito.

Por fim, de fato, não há marketing que salve um produto ruim. E isso é uma regra de ouro.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.350
Reações
42.585
Pontos
1.003
Noob

Ele não tem uma franquia grande em mãos, isso mesmo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.617
Reações
104.665
Pontos
2.419
Claro que o marketing não está morto, mas como sempre o marketing não é absoluta garantia de sucesso e a internet e a distribuição digital abriram as portas para chegar a este sucesso sem se valer das formas tradicionais de marketing.

Mas o modelo de produzir um game e gastar milhões na divulgação ainda continua.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.499
Reações
6.958
Pontos
303
Discordo muito. Vou usar de exemplo Miasma Chnonicles, jogo de rpg tático lançado ano passado e eu nunca tinha ouvido falar dele. Zerei ele esse mês pela Plus Extra e achei um jogo muito bom, que sem marketing algum passou despercebido no lançamento.

Se pra jogos AAA já é muito importante ter marketing imagine pra jogos AA e indies no grande mar de lançamentos mensais...
 


Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.284
Reações
5.449
Pontos
453
Concordo com ele. Creio que o marketing só faz sentido se for pra atrair um publico novo, como na época do Wii, em que a Nintendo fazia campanhas de marketing pra atrair o publico não gamer.

Um jogo como Baldurs Gate, acabará chegando a seu publico de qualquer forma.

E esse negócio de "pérolas perdidas" existe mesmo ou são apenas jogos que agradaram um publico nicho? Eu duvido que exista uma "pérola perdida" que realmente atenda as massas.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.988
Reações
41.683
Pontos
1.689
Não digo que o marketing está morto, mas as velhas fórmulas não funcionam mais.

Antigamente anunciar algo na Globo era um bom investimento e certeza que seu produto iria atingir uma grande quantidade de público, inclusive seu público alvo.
Hoje não, tanto que a Globo ta sofrendo a perda de anunciantes devido a competição com a Internet.
Então o marketing tem q repensar a forma de como dialogar com seu público alvo.
 

linhares

Mil pontos, LOL!
Mensagens
369
Reações
107
Pontos
1.004
Quem é o doido de fazer marketing hj em dia? Nem as agencias nem seus criadores tem mais liberdade pra exercer suas criatividades. Hj qualquer peça publicitária é regada a lacração e "inclusão dos menos favorecidos". E quem não segue as regras é sumariamente execrado.
O resultado tai. Basta sair nas ruas e olhar os outdoors. Cada coisa medonha. Feia.
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.933
Reações
14.857
Pontos
403
É exatamente isso, as pessoas querem saber do desenvolvimento, o que está sendo feito e verdade, como realmente o jogo vai ser, o que tem nele etc.....

E o papo de perola perdida é o mesmo papinho que devs estão usando hoje em dia de "sucessor espiritual" e essa coisa toda de nostalgia (principalmente jogos de (j)rpg pixelado old school)
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.933
Reações
14.857
Pontos
403
Discordo muito. Vou usar de exemplo Miasma Chnonicles, jogo de rpg tático lançado ano passado e eu nunca tinha ouvido falar dele. Zerei ele esse mês pela Plus Extra e achei um jogo muito bom, que sem marketing algum passou despercebido no lançamento.

Se pra jogos AAA já é muito importante ter marketing imagine pra jogos AA e indies no grande mar de lançamentos mensais...
Eu não sei onde tu acompanha etc mas no meio que eu me informo foi falado sobre, ate pq ele é da mesma DEV de Mutant Year Zero (jogo bem quisto pela galera que curte o gênero) inclusive pra quem acompanha lives etc teve vários streamers fazendo parte da campanha de lançamento e jogando ele.

O que está acontecendo hoje em dia é que se tu ficar centralizado em "grandes meios" de comunicação tu só fica sabendo de coisas das grandes devs ou estúdio indie que tem alguém grande por trás.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.499
Reações
6.958
Pontos
303
Eu não sei onde tu acompanha etc mas no meio que eu me informo foi falado sobre, ate pq ele é da mesma DEV de Mutant Year Zero (jogo bem quisto pela galera que curte o gênero) inclusive pra quem acompanha lives etc teve vários streamers fazendo parte da campanha de lançamento e jogando ele.

O que está acontecendo hoje em dia é que se tu ficar centralizado em "grandes meios" de comunicação tu só fica sabendo de coisas das grandes devs ou estúdio indie que tem alguém grande por trás.
Mas o marketing serve justamente pra furar a bolha. Um jogo pra se garantir no boca-a-boca precisa ser muito fora da curva como Elden Ring e o próprio BG3, fora isso tem muita concorrência onde um marketing faz diferença pra chamar atenção.
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.933
Reações
14.857
Pontos
403
Mas o marketing serve justamente pra furar a bolha. Um jogo pra se garantir no boca-a-boca precisa ser muito fora da curva como Elden Ring e o próprio BG3, fora isso tem muita concorrência onde um marketing faz diferença pra chamar atenção.
Eu nao vejo Elden Ring como uma furada de bolha, e sim pessoas que já conheciam souls da FS e ficaram sabendo que ER é mais acessível ai resolveram mergulhar, diferente de BG3 que esse sim furou a bolha do nicho dele.

O gasto com marketing é grande, me diz que diferença um marketing pra um jogo do nicho do Miasma faria de diferença?? será que a meia dúzia de pessoas que ele arrecadaria por ser rpg de turno tático pagaria o que um marketing demanda de grana? pq eu duvido muito que ele iria estourar a ponto de valer a pena o gasto, ainda mais pra uma dev nada grande.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.375
Reações
19.484
Pontos
1.469
Acho que o fato de que muitos jogos só possam ser obtidos diretamente em lojas digitais, meio que mata o Marketing pq ele fica basicamente atrelado à essas plataformas e quem as usa.

Mesmo não sendo muito fã de mídias digitais, acho que seria mais benéfico que eles disponibilizassem keys em varejistas(online e físicos).

Vc entrar em uma loja online pra comprar um ventilador e ver que foi lançado jogo X, Y ou Z que pode ser comprado em seu checkout já é um marketing.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.740
Reações
22.519
Pontos
1.129
E esse negócio de "pérolas perdidas" existe mesmo ou são apenas jogos que agradaram um publico nicho? Eu duvido que exista uma "pérola perdida" que realmente atenda as massas.

Certamente sim, muitos indies começam devagar (porque não tem marketing) e acabam viralizando se tornando maiores que blockbusters. Minecraft, Among Us, Roblox, Stardew Valley pra ficar nos maiores.

E olha que hidden gem e "atender as massas" são critérios muitas vezes excludentes. A questão não é transformar um jogo de nicho em blockbuster, mas sim o público certo saber do seu jogo. Divinity 2 não precisou furar a bolha pra ser considerado um sucesso massivo, permitindo orçamento AAA pro BG3.

Isso falando de indies e similares. Pras grandes empresas as vendas de lançamento são muito importantes pra ignorar o poder de sugestão de um marketing multimilionário.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.375
Reações
28.506
Pontos
1.103
Concordo com ele. Creio que o marketing só faz sentido se for pra atrair um publico novo, como na época do Wii, em que a Nintendo fazia campanhas de marketing pra atrair o publico não gamer.

Um jogo como Baldurs Gate, acabará chegando a seu publico de qualquer forma.

E esse negócio de "pérolas perdidas" existe mesmo ou são apenas jogos que agradaram um publico nicho? Eu duvido que exista uma "pérola perdida" que realmente atenda as massas.

Hidden Gems - Lost Gems existem msm, mas é o que vc falou... são jogos que atingem um nicho específico ou apenas o público hardcore daquele nicho específico. Um exemplo disso é o primeiro Nier lançado para PS3, que só quem deu chance (e ouviu falar a respeito) é o público que realmente acompanhava o gênero JRPG com afinco. Quando o Automata saiu e alcançou um público BEM maior, ai o Nier começou a ser visto como um hidden gem.

O alcance passa a ser maior, embora dificilmente fure a bolha dos amantes de gênero X.

E por mais que eu adore BG3 e tenha imenso respeito pelo pessoal da Larian, eu tenho que discordar desta afirmação, uma vez que um marketing bem feito pode sim fazer muito efeito, sendo que eu mesma fui atraída para o Cyberpunk 2077 estando completamente alheia e não fazendo questão do jogo, mas foi só a data do lançamento se aproximar que eu pulei no barco do hype.

Esse é o poder do marketing de midia e do boca a boca de jogadores.

O problema do marketing reside no fato do produto final não corresponder às expectativas criadas ou ser enganoso, e isso pode ser a ruína de um jogo, como foi a do Cyberbug até a CDPR arruma-lo aos poucos.

BG3 não precisou de um marketing tão massivo assim pq todo mundo que curte CRPG e D&D estava ciente da sua produção, porém as peças realizadas serviram para fisgar um público que não sabia da existência da série, como a maioria dos consolistas que ainda estão presos em RPGs simples.
 
Ultima Edição:

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.284
Reações
5.449
Pontos
453
Certamente sim, muitos indies começam devagar (porque não tem marketing) e acabam viralizando se tornando maiores que blockbusters. Minecraft, Among Us, Roblox, Stardew Valley pra ficar nos maiores.
Mas esse é meu ponto. Esses jogos podem ter sido hidden gems no início pois não tiveram campanha de marketing pra dar o boost inicial, mas eventualmente acabaram se popularizando, deixando de ser hidden gems.

Ou seja, se um jogo antigo é uma pérola, mas continua escondida até hoje, talvez não seja uma pérola de verdade. Um pequeno nicho de jogadores que curtiram o jogo podem chama-lo de hidden gem, mas a realidade é que o mercado o rejeitou, o jogo fracassou.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.431
Reações
20.018
Pontos
1.434
Opinião pessoal:
Se por um lado, eu tendo a concordar com ele (por exemplo, não teve marketing que salvasse Esquadrão Suicida) Por outro lado, a existência de jogos classificados como "pérolas perdidas", na minha opinião, evidencia um marketing mal feito.

Por fim, de fato, não há marketing que salve um produto ruim. E isso é uma regra de ouro.

No caso do Esquadrão nem tinha muito o que fazer, o marketing trabalhou apenas para abafar a enorme avalanche de opiniões negativas e nem isso conseguiu, todo mundo sabia da bomba antes do lançamento, mas você tem razão se pegarmos títulos como Dante's Inferno que era um bom game, teve um belo orçamento de marketing, mas que trabalhou mais em afastar que atrair.

Neste caso acho ironico a pessoa que fala é justamente de um estudio que precisou de uma IP largamente vendável e estabelecida para estourar, com esta vantagem fica fácil falar dos outros. Só que o que vemos é o contrário, principalmente para as produtras indies, afinal toda semana saem sei lá, dez jogos novos, o grande desafio é fazer seu game destacar no meio deste bolo, a maioria vai passar batido indepente de sua qualidade porque as pessoas não vão dar uma chance para o game brilhar.

O que acho que vai rolar é que o marketing hoje tem que ser mais inteligente. Na época do Mega, Kalinske conseguia vender reskin com propaganda na TV e funcionava, hoje uma estratégia como essa seria simplória e desastrosa. Hoje o marketing tem que ser mais pensando, direcionado e trabalhado no público-alvo (e talvez isso pode até significar um estúdio maluco pagar alguns milhões em comercial do Superbowl), diferente e bem menos localizado, mas não menos importante.
 

andre46

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.841
Reações
9.452
Pontos
1.039
Bicho, acho que "Marketing" de fato nunca funcionou pra mim. Talvez tenha funcionado até um pouco mais agora que estou começando a retornar ao mundo dos games mas a verdade é que eu acho que NUNCA consumi um game por conta de marketing. Eu sempre fui de perguntar a amigos e conhecidos sobre os jogos que me interessava e se a resposta da maioria fosse boa, eu comprava. Com a Internet eu meio que não preciso perguntar, meus amigos gamers falam automaticamente sobre games, então...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.929
Reações
230.316
Pontos
2.529
Achei uma nova fonte e acho que faz mais sentido nessa:


Criadora de Baldur’s Gate 3 critica táticas de marketing convencionais​

Segundo Michael Douse, Baldur’s Gate 3 se beneficiou ao procurar uma conexão mais próxima com sua comunidade

Bastante vocal nas redes sociais, o chefe de publicação da Larian Studios, Michael Douse, afirmou acreditar que táticas de marketing convencional não funcionam mais para muitos jogos. Segundo o profissional envolvido em Baldur’s Gate 3, muitas agências grandes não sabiam direito como promover o jogo de forma correta.

Para Douse, a lição mais importante que a empresa aprendeu ao divulgar o RPG foi encontrar meios de atingir uma “verdadeira ressonância social”. “O que isso significa é uma conexão autêntica pelo curto ou longo prazo com uma audiência que você sabe que vai ferrar com o que você está fazendo”, explicou.

Douse explica que, no caso de Baldur’s Gate 3, a Larian Studios usou plataformas digitais, incluindo o Discord, como uma forma de estar presente e próxima a seu público. Ele também aconselha a estúdios a direcionar bem seus gastos e a focarem em nichos que façam sentido para o que eles estão procurando.

Ele também lembrou que, embora Baldur’s Gate 3 tenha sido anunciado junto com o Stadia, somente um desses produtos foi bem-sucedido — e não foi aquele pertencente à companhia com uma imensa base de dados e um grande alcance. Rami Ismail, ex-Vlambeer, concordou com o chefe de publicação da Larian Studios em vários sentidos.

No entanto, usando sua conta do X/Twitter, ele deixou claro que cada empresa deve tratar as soluções propostas de forma diferentes. “O que ‘marketing’ é vai variar por game, estúdio, contexto, etc. Para Baldur’s Gate 3, vai ser bem diferente de um AA e isso é diferente do que seria para um time independente de 3 pessoas que tem um gerente de comunidade de meio período que também é o artista principal”.

Fonte: Michael Douse/Twitter


Aí eu já concordo totalmente
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.431
Reações
20.018
Pontos
1.434
Aí eu já concordo totalmente

Aí o tom já está bem diferente e parecido com o que penso. BG3 teve a enorme vantagem de continuar com uma franquia estabelecida e usando uma marca que está, talvez, em seu melhor momento comercial muito devido a doses cavalares de marketing, então não fazia sentido generalizar mesmo.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.759
Reações
8.982
Pontos
1.209
Seria otimo se o marketing acabasse. Mas a triste realidade e que nao sera assim. As divisoes de marketing dentro das empresas sao muito fortes (elas levam 70% do orcamento de um AAA) entao nao tem como as outras divisoes ganharem.
Eu ia adorar um mercado de games mais sinceros onde os games se vendam mais pela qualidade do que pelo hype.
Mas as notas compradas os YT e streamers vendidos ect nao vao acabar. Se vencermos a midia sumisa aos AAA eles nao vao querer perder a fatia do bolo e vao inventar onde gastar o dinheiro do marketing.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.236
Reações
27.369
Pontos
1.053
Bicho, acho que "Marketing" de fato nunca funcionou pra mim. Talvez tenha funcionado até um pouco mais agora que estou começando a retornar ao mundo dos games mas a verdade é que eu acho que NUNCA consumi um game por conta de marketing. Eu sempre fui de perguntar a amigos e conhecidos sobre os jogos que me interessava e se a resposta da maioria fosse boa, eu comprava. Com a Internet eu meio que não preciso perguntar, meus amigos gamers falam automaticamente sobre games, então...
Mas a questão é:
Esses amigos são impulsionados prlo marketing? Se sim, você pode estar srndo indiretamente.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.805
Reações
10.991
Pontos
453
Claro que não todo lugar que entrava tinha marketing do Final Fantasy 7 Rebirth, mesma coisa do Diabo 4, agora só notícia de Stelar Blade.
Vai ver porque tenho PS5 em casa.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.078
Reações
93.971
Pontos
1.353
Nintendo ainda investe em propaganda no Japão -> Nintendo domina o Japão
Sony quando fazia propaganda no Japão -> Plataforma tinha seu lugar ao Sol.
Sony para de fazer de propaganda no japão -> Começa a competir com o xbox em qual é mais irrelevante.


ta certo que não é só "motivos de propaganda",
mas creio eu que "há situações" e "situações". Jogo igual Baldur's Gate, que o estudio não tinha dinheiro pra "nada", o jeito é torcer pra viralizar, pois ai acaba tendo propaganda gratis dos youtubers massavéi.
 

KingMaster80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.140
Reações
2.340
Pontos
453
Pra mim hoje o marketing focado na internet é milhões de vezes mais efetivo do que os convencionais, cara, contratar centenas de youtubers e streamers pra falar do teu jogo é absurdo o efeito que isso tem, se teu jogo ocupa o top 10 da twitch então.
 

Ghost_Rider_

Supra-sumo
Mensagens
684
Reações
1.371
Pontos
183
Claro que o marketing existe, ele só mudou o formato

Hoje são os influenciadores e o twitch

A Internet mudou a forma tradicional de se vender produtos

E pra pessoinha que disse que elden ring não furou a bolha

Faça-me o favor

O que tem de gente que fala que er é seu primeiro souls e que agora quer conhecer o resto dos souslike
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.740
Reações
22.519
Pontos
1.129
Mas esse é meu ponto. Esses jogos podem ter sido hidden gems no início pois não tiveram campanha de marketing pra dar o boost inicial, mas eventualmente acabaram se popularizando, deixando de ser hidden gems.

Pois então, pode ter outros jogos na mesma situação hoje em dia. Considerados hidden gem e eventualmente se popularizarão, deixando de ser obscuros pras grandes massas. Mercado hoje em dia é muito mais imprevisível que o do passado, antes da distribuição digital, quando era dependente das prateleiras dos varejistas.

Ou seja, se um jogo antigo é uma pérola, mas continua escondida até hoje, talvez não seja uma pérola de verdade. Um pequeno nicho de jogadores que curtiram o jogo podem chama-lo de hidden gem, mas a realidade é que o mercado o rejeitou, o jogo fracassou.

Discordo de cada frase desse parágrafo. Um jogo não precisa ser popular para ser uma "pérola", e não precisa agradar mais que um nicho específico para ser bem sucedido. Um indie qualquer, feito por 1-2 pessoas num tempo razoável, não precisa vender mais que meio milhão de cópias pra tornar os criadores milionários.
 

DingDong

Bam-bam-bam
Mensagens
1.394
Reações
2.466
Pontos
303
Tem uma coisa que me chama muito atenção.

Sigo várias páginas de games nas redes sociais e quase nunca vejo o anúncio de um game de console, somente pra celulares mesmo.
 
Topo Fundo