Por sinal vídeo interessante.
Cara do video abaixo dirigiu 41.500km com um Tesla.
Gasto 570 dólares com um total de 6.000KWh de eletricidade.
+61 doláres em recargas fora de casa pra um total de
631 dólares.
Se ele mantivesse o carro antigo dele, um Toyota Célica, ele teria gasto 2231 dólares em gasolina.
Tb não está contando a troca de óleo que teria que ser feita a cada 5000km. +45 dólares por troca de óleo onde ele mora. Levando o
total a 2441 dólares.
Isso em
1 ano. Pra um cara como ele que roda constantemente ele vai poupar uma fortuna.
8 anos é uma média.
A verdade que a bateria vai manter 100% de capacidade por X recargas.
Após isso perderá 1% de sua capacidade máxima a cada X recargas.
è literalmente igual bateria de celular nesse quesito.
Logo se vc usa o carro pra cacete a bateria vai ceder mais cedo.
Se recarrega pouco a bateria vai durar bem mais que 8 anos.
E isso sem levar em conta que você não vai trocar o carro pq perdeu 100km de alcance máximo se você roda em média apenas 50-100km.
Os carros elétricos +modernos ainda não tem 8 anos de vida e os mais antigos possuem baterias piores.
Mas já é cogitado que muitos continuarão rodando por anos a fio devido ao uso moderado.
Os carros elétricos são diferentes dos carros convencionais em águas profundas?
Sabemos que os carros elétricos não têm motor, têm menos fluidos / óleos e não têm um
sistema de transmissão / engrenagem complexo . Portanto, imediatamente os principais riscos de um carro movido a combustível fóssil são mitigados. Mas e quanto à bateria, controlador e motor elétrico que
fazem um carro elétrico funcionar ?
Bem, em geral, os carros elétricos são bastante seguros quando passam por águas profundas. A bateria é selada, assim como o trem de força (por exemplo, o motor elétrico e o controlador). Portanto, a eletrocussão não é um risco diário ao tomar um EV em águas profundas. Na verdade, muitos carros elétricos foram conduzidos em águas razoavelmente profundas como parte de seus testes exaustivos. Esta água é mais profunda do que a maioria dos carros convencionais poderia atravessar, e os carros elétricos lidaram bem com isso. Mostraremos vídeos disso no capítulo seguinte, mas Elon Musk da Tesla diz o seguinte sobre a capacidade do carro da Tesla de lidar com águas profundas:
"We def don't recommended this, but Model S floats well enough to turn it into a boat for short periods of time. Thrust via wheel rotation. "
The BMW i3 manual says:
“Drive though calm water only and only if it is not deeper than 9.8 inches/25 cm and at this height, no faster than walking speed, up to 3 mph/5 km/h.”
Totalmente dependente do país e local. E tem que ser Carvão ou Petróleo pra ser +poluente que gasolina.
Gás polui bem menos. E o resto (Solar, eólica, hidro, biodiesel, nuclear, etc) nem chegam perto.
Nos EUA 50% da energia do país é de alguma fonte menos poluente ou renovável.
E a matriz tem mudado pra ficar +limpa ano a ano.
Tb ignora-se a extração de petróleo que é muito mais poluente e perigosa ambientalmente que a de lítio.
As baterias são uma das poucas coisas que existe que são 100% recicláveis.
Empresas pagam bem pelo retorno dessas baterias pq são valiosas. Cada bateria de carro já 100% usada ainda vale alguns milhares de dólares.
No preço atual verdade.
Mas o objetivo é baixar o preço dos carros elétricos pra 30mil dólares. O que os tornaria competitivos com carros +baratos.
Atualmente eles estão na faixa de 33-37mil doláres.
A tb uma questão de que carros recebem ajuda dos governos, seja pra manterem-se modernizados, seja para baratear pro consumidor, seja pra disseminar carros de maneira a manter o país produtivo, etc etc etc.
No Brasil por exemplo até uns anos atrás a carga tributaria era 35% pra importar carro elétrico. Hoje é 0 pra elétrico e 2% pra hibrido.
IPI era 25% e hoje é 9%.
Mas isso ainda faz o carro elétrico pagar +imposto que o carro a gasolina.
Um carro a gasolina paga 7% de IPI no Brasil e um hibrido até 15%
No Brasil em 2019 foram vendidas 12mil unidades.
2020 já pulo pra 19 mil mesmo com crise. (+66,5%).
Hoje são 1% da frota do país.
https://mobilidade.estadao.com.br/m...ue-carro-eletrificado-ainda-e-caro-no-brasil/
matéria de fevereiro desse ano.
A pressão das montadoras anda subindo no país pra ajeitar o mercado pra tornar o elétrico de fato competitivo com carros a gasolina que tenham a mesma faixa de preço.
Não vai brigar com o carro 1.0 hoje. Mas já daria pra brigar com os carros de 100mil pra cima não fossem a distorções. E é uma fatia significativa do mercado.
Com maior fatia do mercado o preço tenderia a baixar por questão de escala.
Atualmente o carro elétrico +barato do Brasil custa 160mil reais.
3x o preço de um carro 1.0.