Esse post aqui vai ficar bem longo.
Eu estava fazendo faculdade de jogos na Unisinos, mas cancelei depois de algum tempo.
Me arrependo? Não. Nem um pouco. Alias, se voltasse no tempo nem sequer faria.
Até porque dá pra estudar tranquilamente pela internet. E mesmo que o cara compre um curso online, não chegará nem perto de gastar o mesmo valor que gastaria numa faculdade.
Não vale a pena gastar 1.500 reais por mês numa faculdade sendo que é uma area que quase nem tem vaga/mercado aqui no Brasil. O cara só acaba gastando um horror, pra depois correr um risco ENORME de ficar desempregado. Não dá.
Se a pessoa até for rica, com grana a dar com pau, aí talvez nem dá nada. Mas não é o meu caso, nem da grande maioria. Eu quando estava fazendo a faculdade ainda vi uns riquinhos fazendo ela e nem se importando com o valor que pagava. Tipo, como se 1500 reais fosse lixo. Pra mim era um rim por mês.
Outra coisa é o desvio do assunto principal (que é desenvolver jogos obviamente). Muita disciplina e trabalho sem pé nem cabeça. Falta objetividade. Falta foco. É muita encheção de linguiça. Muita teoria e pouca prática. Tanto que chega uma hora que enche o saco e você se sente lesado. Sente que aqueles 1500 reais por mês não estão sendo bem investidos. Já o estudo pela internet é bem mais objetivo. Você vai estudar aquilo que você vai usar e pronto. Se você vai fazer um jogo no estilo Beat 'em up, seu estudo será baseado em cima disso. O que você precisa pra fazer esse tipo de jogo? Basta ir estudando o necessário. Não adianta sair atirando pra todos os lados. Uma coisa é produzir um jogo de futebol. Outra coisa é produzir um jogo de luta.
E outra, existem muitos materiais bons na internet que vale a pena comprar. Digo, "materiais" (não cursos). Mil vezes gastar nesses materiais do que numa faculdade.
Por exemplo, tem um site muito fodão aí pela net (que não lembro agora qual era) que vários artistas postam vários pacotes de animações, tudo feito através da tecnologia Mocap! (captura de movimentos)
Essa tecnologia é excelente porque deixa a movimentação obviamente bem realista (bem diferente do que estar animando tudo a mão, hoje em dia nem fazem mais isso nos jogos)
Então por exemplo, eu achei um set no site de "animação feminina" no tal site. Animações de caminhar, andar, pular, dar soco, etc etc. Tudo com extrema qualidade. Ou seja, se o cara quer fazer um jogo onde tenha alguma personagem feminina, pronto, vai lá e compra o pacote. Você nem precisa se dar ao trabalho de fazer. Claro que se for usar as tais animações é bom dar os devidos créditos hehe.
Você deixa de gastar 1500 pau num mês pra ir na internet e comprar um material excelente por poucos dólares. Compensa bem mais.
Aí você pode até pensar: Putz, mas copiar trabalho dos outros não é errado?
Claro que não, pois você está comprando o material e além disso ainda dando os devidos créditos. E outra, não adianta nada você querer se meter a fazer tudo. É muito melhor você pegando materiais de especialistas, pessoas que realmente se dedicaram a produzir aquilo. O resultado é muito superior ao que você faria. É preciso lembrar que não existe esse negócio de "focar em tudo". Ou você é programador ou você é artista 3D. As duas areas são tão complexas que não tem como você ser bom nas duas. Ou você foca numa ou na outra.
Aí a pessoa ao não fazer nenhuma faculdade pode até pensar: Putz, quero produzir jogos, mas por onde eu começo????
Simples, baixa o Unity e comece a ir fuçando.
Na minha opinião não vale a pena perder tempo com gamemaker, nem qualquer outra engine. Unity 3D é disparado o melhor.
Único que bate de frente com ele é a Unreal Engine. Mas essa pelo que eu sei ainda continua paga. Unity 3D só vai pagar depois que você realmente lucrar com o negócio, ou seja.... tranquilo.
De momento acho que é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto depois.