O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E esses cursos de jogos digitais? Valem a pena?

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Só que a gente sabe que aqui no Brasil a galera quer atalho pra vida e quer tudo no estilo microondas.
Eu mesmo fiz um curso EaD com uma galerinha tonta e hoje tão tudo fudido, desempregado, um divorciado, o outro expulso da casa dos pais, porque??
Chegou a crise e acabou com a fantasia deles.

Enfim, 93% dos Game Dev BR, só merece, como diz o Nando Moura e o @forasteiro_carioca: "CHIBATA DE NEGO DO BOREL!"
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.937
Pontos
453
Só dá certo mesmo se o cara tiver a intenção e a certeza de sair do país e FAZER DE TUDO pra não voltar.
E ainda assim vai precisar pagar gente pra ajudar ele nos projetos.

Como ele mesmo falou, o melhor a se fazer é já ir estudar logo lá fora e ir atrás de estágio no inicio.
Claro que ele não fez isso, mas ele conhece gente do Terceiro e Quarto mundo que teve que ralar pra fazer isso.

Não ficou esperando a solução cair do ceu, estudar e achar que o país dele ia ter condições.
Acho que o único país de Terceiro Mundo que tem uma base pra essa área (e ainda assim pouco) é a Índia.

O certo é migrar pros EUA, Canadá, Japão e Austrália que é onde está o mercado/industria.
Qualquer outro lugar é loucura.

Sair do Brasil pra atuar nessa área profissionalmente é necessário.



Uma coisa que ouvi desse colega que a culpa disso é da Pirataria e do cara insistir em fazer as mesmas lasanhas (Unity+Mobile).
Acreditar na bolha que explodiu.
Ah sim, politização da área é outro fator pra área nunca dar certo no Brasil.



Hoje em dia nem assim. Ainda mais com os Golpistas que haviam na área vendendo promessas.
Porque cada vez mais tem gente desenvolvendo jogo por conta propria e largando pela metade.
Um porque o retorno financeiro é próximo de zero e outro porque é sustentado pelos pais, aí já viu né?

Viver de jogos no Brasil na verdade praticamente impossivel.
Se tu não entrou na área ainda em 2015 quando a área chegou a ter mercado, não entra nunca mais.
Flopou grandão.

Pra mim e pra qualquer pessoa com muito bom senso tem que ser pelo metodo ortodoxo e ético.
Que no caso é trabalhando com equipe (e nem precisa ser equipe de 10, uns 4-5 já basta), pagando eles devidamente (afinal de contas, eles precisam botar comida no prato, não podem achar que pai e mãe é para sempre e principalmente, precisam se valorizar), empresa formal, com escritório, hardware e software pagos devidamente, etc...
Qualquer coisa dessa esfera é gerar dor de cabeça.
Entendo sua opinião, e não esta errada. Mas entenda que tem pessoas com espirito empreendedor, que sempre vão tentar e continuar, mesmo que numa renda extra ou por hobby.
Eu mesmo agora, as coisas apertaram e game dev ficou com renda extra, e web dev freela virou minha renda principal.
No meu caso como já disse antes, essa eh minha cachaça, é oq me faz acordar todos os dias, game dev e quadrinhos.
Mas sim, a coisa ta feia.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Entendo sua opinião, e não esta errada. Mas entenda que tem pessoas com espirito empreendedor, que sempre vão tentar e continuar, mesmo que numa renda extra ou por hobby.
Eu mesmo agora, as coisas apertaram e game dev ficou com renda extra, e web dev freela virou minha renda principal.
No meu caso como já disse antes, essa eh minha cachaça, é oq me faz acordar todos os dias, game dev e quadrinhos.
Mas sim, a coisa ta feia.

Mas tem uma diferença entre você e a galerinha do barulho que acha que tudo pode: Você ainda entrou nisso podendo e entrou sem nada pra perder.

Já essa galerinha aí entrou fingindo que não ia acontecer nada, cagou e andou pra um monte de alerta, pisou em cima de empresa, de familiar e muitos desses aí e ainda mexem com coisa errada (tipo drogas, a área de jogos em si tá abarrotada de maconhista) e menosprezam quem não participa dessas subbolhas. E alguns até ódio tem de quem não tem o "estilo de vida" deles.

Eu que sou um pé rapado consegui perder muito menos do que essa galerinha do barulho:

Só perdi Dignidade, Amizades e o Pouco Respeito que tinha pela Família. Tanto que esse fim de ano VOU TER QUE ME ARRISCAR pra ir numa festa de família porque agora minha família tá fazendo de conta que o vírus NÃO EXISTE. E ainda tenho que ouvir que preciso ser otário (vulgo: Ter paciência) pra ouvir um monte de m**** sobre faculdade, casamento, carro e o diabo a 4?
Vergonha na cara que é bom, se proteger, e deixar de andar em circulos, ninguém quer né?

Mas e essa galerinha aí? Uns perderam casamento (e até a casa), deixaram de ganhar dinheiro, achando que pouco era muito, perderam um carro acima da média, perderam isso, aquilo, não conseguem emprego nem em supermercado, dormindo na rua (um deles veio me pedir 5K emprestado! KKKKKKKKKKKKK)
Pai e mãe não quer ver nem pintado de ouro.
E ainda assim insistem em criar a mesma "lasanha" de sempre achando que vão vender.

Quer dizer: Só que o BURRO sou eu porque larguei a área para focar em algo com mais demanda...

Não vou mentir: Não aguento mais ouvir essas merdas todas dos familiares, mas ainda é melhor do que morar na rua ou ficar devendo ṕra meio mundo e depois te perseguirem por não conseguir se acertar.
Isso sem contar que os rotulos de vagabundo que eu recebia a dedo quando eu fazia curso, diminuiriam bastante.

No seu caso os prejuizos/danos devem ter sido muito menores.

Claro que as vezes analiso tentar de novo, mas não antes de sair do país (e isso se eu sair), porque enquanto eu estiver nesse solo, vou fazer algo mais solido e menos propenso a condenações.

TL:DR para os preguiçosos de plantão
:
Filho feio não tem pai e filho burro não tem mãe.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo