Como eu não sou alarmista, julguei que a Microsoft não sofria perigo imediato (só tem uma concorrente, a Sony), tanto é que não foi uma conferência épica, não arrebentou a boca do balão, ainda assim peremptória em alegrar sua base.
A produção first party está verde, o primeiro passo é aceitar, e viajar nas oportunidades que a pandemia ensejou, por isso, não vimos nada de chamativo nessa área a ponto de corte.
Falando dos games da própria Microsoft da conferência:
1) Halo Infinite: continua feio, é duro olhar pra algo tão ruim, "Stale" demais, parece um rascunho, tudo muito pobre, árido e fraco, focinho forte de jogo Mobile, me pergunto até onde o modelo Free to Play interferiu no resultado. Felizmente, me parece que a Microsoft superou que o projeto desandou, e vai lançar assim mesmo e virar essa página. Muito provável que a 343 Industries não receba mais o Halo Mainline, ou que pelo menos sofra grande re-estruturação
2) Flight Simulator: sempre em tempo de corrigir o erro de não lançar em Consoles Day 1. É um game com mercado restrito, mas muitas vezes possuir algo de ponta, mesmo que venda pouco, supera possuir algo ruim que vende muito, Ori está aí pra provar.
3) Sea of Thieves: combo com o filme do Joãozinho Derpo, me entristece a Rare ter se enfiado num Living Game, os obrigando a updates ad aeternum, muito mais proveitoso seriam os lançamentos consecutivos de jogos curtos. O grande problema de SoT é de design, incorrigível portanto, mesmo com a presença dos Piratas do Caribe: gameplay ruim demais. Sempre torci para largarem mão, mas "infelizmente" fez sucesso mesmo assim, lockando uma developer legendária por meia década a um produto que não me apetece, um dos perigos claros do modelo GaaS.
4) Forza Horizon 5: impecável, muito mais bonito que a demonstração de GT 7, México é win demais, país maravilhoso.
5) Stafield: excelente trailer, boa decisão para a abertura, chamou a atenção o trademark ao final, "Starfiel is a trademark of Zenimax Inc.", e não "Starfield is a trademark of Microsoft Corp.", semelhante ao caso da Psygnosis, foi mantida inclusive a linha burocrática independente.
6) Redfall: queremos dar o crédito por ser da Arkane e por ser Nova IP, mas a apresentação falhou em nos dar o sentimento da dev, como é do time de Austin, que ajudou em Wolfenstein Youngblood e Fallout 76, não sabemos se há algo que separa a turma de Lyon da Texana, fora a distância geográfica.
Boa apresentação, não foi um "knocked out of the park", como alguns consideravam obrigatório, mas entregou em fluxo e quantidade.