O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Educação - A gente não vê por aqui...

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Para você ver, depois de um tempo, eu descobri que se eu pulasse alguns parágrafos ao copiar um texto do livro, a professora não percebia e dava visto do mesmo jeito hahahaha.
Eu tinha muitos colegas que pegavam as Barsas e copiavam parágrafo sim, e parágrafo não nos trabalhos. As notas eram sempre boas.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Certa vez entreguei um trabalho errado pro professor e recebi 10.
Nem lembro o nome dele mas nunca vou esquecer do trabalho de geografia e o que entreguei pra ele, de português.
 

Rifiguesantos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.823
Reações
1.950
Pontos
879
Eu acho que os pais deveriam ser mais presentes na educação dos filhos.
Esse negócio de mandar menino para à escola, e esperar que ele seja educado, dá nisso aí...
O problema é quando os pais são esses mesmos que tiveram essa magnifica educação! Entendam o que nós estamos criando, um ciclo vicioso! Apenas alguns pais conseguem sair desse caminho e tirar os filhos, porém é preciso mudar a base da educação no geral.
Enquanto um professor ganhar 1500 por mês e precisar dar 3x mais aula para complementar a renda, continuaremos desse jeito.
 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Minha opinião é que os maiores culpados são os pais. É claro que todo o sistema é falho mas tem aquela velha história:
Os pais acham que a escola é responsável pela educação e a escola diz que a educação vem de casa. Misturando erradamente a etiqueta com a erudição e no fim ninguém se propõe a ensinar nada.
Tá certo que muitos pais trabalham exaustivamente o dia todo e no fim do dia só querem descansar. Então chegam em casa e se acabam na TV. A criança assimila isso da mesma forma e cria os mesmos hábitos. Caso os pais tenham atividades extra-curriculares é bem provável que a criança desenvolva interesse nisso e crie hábitos espelhados com os dos pais. Mas isso envolve muito mais fatores como tempo e dinheiro. Coisas que é não é realidade em muitas famílias, infelizmente.

Se pararmos para pensar, muitos dos grandes gênios da humanidade foram pupilos de alguém. Alguém profissional que os incentivou a progredir. E isso quando eram extremamente novos.
Agora que jeito criaremos pessoas excepcionais se as crianças crescem sem incentivo de ninguém ?

Até o objetivo é deturpado, ninguém busca estudar para adquirir conhecimento e sim para "passar em uma boa universidade pública" , depois disso é uma pós-graduação para ganhar X% a mais no salário.
 

Nina.DeLarge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.358
Reações
504
Pontos
224
Depois que, em meu atual emprego, entrei numa sala e vi na lousa a seguinte frase, não me choco com mais nada:

"O livro 'O Pequeno Príncipe' de Maquiavel..."

A aula era de História.

Ou, então, depois de ouvir da mediadora: "Como o professor manda pra fora da classe um aluno retardado? Ele tem problema mental e o professor ainda dá atenção pra ele?"

Sad, but true.

Dia desses eu conto as paradas tensas que escuto de certos professores e funcionários da escola, referindo-se aos alunos e vice-versa.
 

Rifiguesantos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.823
Reações
1.950
Pontos
879
Minha opinião é que os maiores culpados são os pais. É claro que todo o sistema é falho mas tem aquela velha história:
Os pais acham que a escola é responsável pela educação e a escola diz que a educação vem de casa. Misturando erradamente a etiqueta com a erudição e no fim ninguém se propõe a ensinar nada.
Tá certo que muitos pais trabalham exaustivamente o dia todo e no fim do dia só querem descansar. Então chegam em casa e se acabam na TV. A criança assimila isso da mesma forma e cria os mesmos hábitos. Caso os pais tenham atividades extra-curriculares é bem provável que a criança desenvolva interesse nisso e crie hábitos espelhados com os dos pais. Mas isso envolve muito mais fatores como tempo e dinheiro. Coisas que é não é realidade em muitas famílias, infelizmente.

Se pararmos para pensar, muitos dos grandes gênios da humanidade foram pupilos de alguém. Alguém profissional que os incentivou a progredir. E isso quando eram extremamente novos.
Agora que jeito criaremos pessoas excepcionais se as crianças crescem sem incentivo de ninguém ?

Até o objetivo é deturpado, ninguém busca estudar para adquirir conhecimento e sim para "passar em uma boa universidade pública" , depois disso é uma pós-graduação para ganhar X% a mais no salário.
Em partes concordo, mas cabe a escola dar um bom conteúdo e exigir do aluno. É assim nas melhores faculdades e tem que ser assim no ensino fundamental também. Cabe aos pais supervisionar esse aprendizado e guiar seus filhos em busca do respeito e educação, mas eles não tem condições de ensinar geografia ou quaisquer outra coisa que não saibam aos seus filhos. Afinal, um professor serve para isso...

Enviado do Galaxy S9 de um futuro distante
 


_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Vivemos em um mundo capitalista em uma sociedade que só entende o valor do ganho financeiro.

Dito isso vc acha que irá adiantar cobrar por melhores professores sendo que o que ganham é ridiculamente baixo? Explicando melhor: Vc acha que algum profissional realmente capacitado irá optar por essa infeliz profissão?


Cara, meus professores do 1º ano e do 3º ano, eram muito capacitados.
O meu de matemática do 1º ano se chamava Carlos, formado na USP em matemática e doutorado. E também formado na USP em física e a esposa dele é formada em física na UNESP. O cara era foda dando aula, não tinha essa de vistinho, toda semana tinha prova para avaliar o aluno valendo 2 pontos. Ensinava muito, depois passou em um concurso de uma universidade federal de Minas, não sei qual.Teve uma época que teve greve, ele entrou em greve, mesmo ele dando aula em escolas particulares, principalmente as mais tops da cidade e da região do ABC. Quando um colega de classe perguntou porque ele estava fazendo greve. A resposta foi : "Eu quero que minha profissão seja respeitada, por isso estou fazendo greve. Independentemente aonde ministro aulas, eu amo ser professor e quero que essa profissão seja respeitada pelo o governo"
Depois que passou no concurso, ele ficou até o fim do ano e foi embora.

Minha professora de Português do 3º ano é advogada, a fdp é boa em português e principalmente em gramática, realmente ela ensinava em um grau surpreendente. Com ela tive a oportunidade de entrar de cabeça na literatura nacional. Meu professor de matemática do mesmo ano, dá aula de matemática para alunos de engenharia civil na Fundação ABC. O cara é doutor em matemática pela a USP e entrou nas escolas públicas porque foi o inicio e gosta de ministrar.

Isso são exemplos que passaram na minha formação escolar. Claro que tem muitos users aqui, que acho que tiveram oportunidades de verem aulas de professores capacitados como incapacitados. Não sei nos outros estados, mas aqui em SP, o negócio é na base de um concurso com questões ridículas aonde qualquer pessoa que tem uma formação na uniesquina, pode dar aula. Eu no período 1º a 4º, tive duas professoras capacitadas aonde aprendi interpretar textos, aprendi a ter debates dentro da sala de aula e um nível de ensino bem adequado, mesmo estudando em uma escola pública e que na época tinha uma fama grotesca, estando entre umas das piores escola da região do ABC paulista.

Agora da 5º a 8º, foi foda, se eu não tivesse uma base que construir nas séries anteriores, estava fudido, professores incapacitados, aulas vagas diretas, alunos que não ajudam fluir, direção que não ligava, era horrível, sofri muito em base de educação e tive que correr atrás sozinho, porque copiava o texto, o professor dava o visto dele de sempre, sentava o cu na cadeira e ia bater papo, eu lia o texto, interpretava e tentava aprender sozinho, porque se eu fosse depender do professor, eu tava fudido, quando era exatas, eu copiava uma questão com resolução e seguia a base do exercicio aplicado, para poder aplicar nos outros, substituindo os números e fazendo as contas corretas.

O ensino público, está indo em declínio. E isso tem que começar a melhorar quando a criança inicia a escola que é aonde a mente absorve com mais facilidade e rapidez.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Cara, meus professores do 1º ano e do 3º ano, eram muito capacitados.
O meu de matemática do 1º ano se chamava Carlos, formado na USP em matemática e doutorado. E também formado na USP em física e a esposa dele é formada em física na UNESP. O cara era foda dando aula, não tinha essa de vistinho, toda semana tinha prova para avaliar o aluno valendo 2 pontos. Ensinava muito, depois passou em um concurso de uma universidade federal de Minas, não sei qual.Teve uma época que teve greve, ele entrou em greve, mesmo ele dando aula em escolas particulares, principalmente as mais tops da cidade e da região do ABC. Quando um colega de classe perguntou porque ele estava fazendo greve. A resposta foi : "Eu quero que minha profissão seja respeitada, por isso estou fazendo greve. Independentemente aonde ministro aulas, eu amo ser professor e quero que essa profissão seja respeitada pelo o governo"
Depois que passou no concurso, ele ficou até o fim do ano e foi embora.

Minha professora de Português do 3º ano é advogada, a fdp é boa em português e principalmente em gramática, realmente ela ensinava em um grau surpreendente. Com ela tive a oportunidade de entrar de cabeça na literatura nacional. Meu professor de matemática do mesmo ano, dá aula de matemática para alunos de engenharia civil na Fundação ABC. O cara é doutor em matemática pela a USP e entrou nas escolas públicas porque foi o inicio e gosta de ministrar.

Isso são exemplos que passaram na minha formação escolar. Claro que tem muitos users aqui, que acho que tiveram oportunidades de verem aulas de professores capacitados como incapacitados. Não sei nos outros estados, mas aqui em SP, o negócio é na base de um concurso com questões ridículas aonde qualquer pessoa que tem uma formação na uniesquina, pode dar aula. Eu no período 1º a 4º, tive duas professoras capacitadas aonde aprendi interpretar textos, aprendi a ter debates dentro da sala de aula e um nível de ensino bem adequado, mesmo estudando em uma escola pública e que na época tinha uma fama grotesca, estando entre umas das piores escola da região do ABC paulista.

Agora da 5º a 8º, foi foda, se eu não tivesse uma base que construir nas séries anteriores, estava fudido, professores incapacitados, aulas vagas diretas, alunos que não ajudam fluir, direção que não ligava, era horrível, sofri muito em base de educação e tive que correr atrás sozinho, porque copiava o texto, o professor dava o visto dele de sempre, sentava o cu na cadeira e ia bater papo, eu lia o texto, interpretava e tentava aprender sozinho, porque se eu fosse depender do professor, eu tava fudido, quando era exatas, eu copiava uma questão com resolução e seguia a base do exercicio aplicado, para poder aplicar nos outros, substituindo os números e fazendo as contas corretas.

O ensino público, está indo em declínio. E isso tem que começar a melhorar quando a criança inicia a escola que é aonde a mente absorve com mais facilidade e rapidez.

Escola Estadual? No últimos 20 anos? Ahhhhhh difícil viu.

Sua história encaixa perfeitamente em colégios particulares, federais, municipais, ensino técnico ou qualquer lugar onde o professor é devidamente remunerado.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053

Escola Estadual? No últimos 20 anos? Ahhhhhh difícil viu.

Sua história encaixa perfeitamente em colégios particulares, federais, municipais, ensino técnico ou qualquer lugar onde o professor é devidamente remunerado.


Sim claro, mas estudei em escola pública po, a reputação estava tenso, mudou muito quando trocou a diretora. Que disse que quando ia assumir, todos disseram que era a pior escola a se sumir.
Para quem manja no ABC. O nome da escola é a E.E Dr Felicio Laurito, ou conhecidos por alguns como Felixo.
Foi uma das primeiras escolas da região a ter um anfiteatro ( que até hoje está em reforma.)
 

Zaporozhets

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
9.357
Pontos
353
Olha, sobre a questão da marginalidade...hoje está bem mais tenso na minha opinião q antigamente sim, lembro q estudava numa escola em 1999 q era considerada "barra pesada" e comparando hoje com a escola q meu sobrinho frequenta pode ser considerada leite com pera hehehehehehehehehehhee

Agora sobre o ensino...concordo q, com a várias fontes de informações q temos (enciclopédias online, livros, google...enfim, todos meios de internet) não tem desculpa para não pesquisar um assunto em expecífico e aprender muito, mas isso ao mesmo tempo criou um péssimo costume, hoje em dia foi-se o tempo de pesquisar na biblioteca, ler e resumir livros.
Hoje o professor passa o trabalho, a mulecada digita o assunto no google, dá uma olhada básica, imprime e entrega para o professor.

Pesquisinha em biblioteca e ler e resumir livros têm absolutamente o mesmo valor que digitar o assunto no Google. É um negócio que você vai ler pra esquecer logo depois, então tanto uma coisa com a outra têm o mesmo (nenhum) valor educacional. E o Google ainda tem o ponto a favor de ser milhares de vezes mais ágil e você poder encontrar facilmente informações atualizadas, sem dar o azar de só encontrar livros da década de 1970.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Sim claro, mas estudei em escola pública po, a reputação estava tenso, mudou muito quando trocou a diretora. Que disse que quando ia assumir, todos disseram que era a pior escola a se sumir.
Para quem manja no ABC. O nome da escola é a E.E Dr Felicio Laurito, ou conhecidos por alguns como Felixo.
Foi uma das primeiras escolas da região a ter um anfiteatro ( que até hoje está em reforma.)

Vc sabe que sua história é surreal né? Eu sou oriundo do ensino público estadual de SP e tive de recuperar toda a educação deficiente (ou melhor, praticamente ausente) que tive.

Legal saber que ainda existe um ou outro colégio que preste/prestou nesse período que os Tucanos conseguiram seu objetivo de emburrecer a população.
 

konuhi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.528
Reações
1.998
Pontos
214

Escola Estadual? No últimos 20 anos? Ahhhhhh difícil viu.

Sua história encaixa perfeitamente em colégios particulares, federais, municipais, ensino técnico ou qualquer lugar onde o professor é devidamente remunerado.

Nem assim, quando eu terminei o ensino médio, era uma escola particular que anda tentando adotar outros sistemas porque de todo o problema na escola particular não é o professor e sim o aluno. Se eu te contar o tanto de gente que reprovou no ano que eu me formei, você não tem ideia.

O que eu quero dizer é, não adianta ter um professor bom lecionando para um bando de 'HUE'zinho que não quer estudar, eu me lembro como se fosse hoje que eu apanhava todos os santos dias da 3º á 8º série. Escola particular. Sabe o que aconteceu? muita gente foi se perdendo no caminho e daquela época conheço um ou dois que estão fazendo faculdade daquele jeitão lindo e o resto já era.

Enfim, o negócio é que o pessoal que quer, corre atrás, vai pra uma biblioteca ou se joga de cara na internet e vai levando que uma hora você é separado do resto. Reitero o problema não é de tudo o professor e sim a corja de mau educados que vem de casa pra estudar, e mais, o problema não termina na escola não, na minha faculdade mesmo o que você vê de nego mongol fazendo HUEzisse e depois dizendo que não curte tal professor; Porra, tem gente que sai no meio da explicação e vai pra casa, depois quer reclamar do professor? Não cola.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Nem assim, quando eu terminei o ensino médio, era uma escola particular que anda tentando adotar outros sistemas porque de todo o problema na escola particular não é o professor e sim o aluno. Se eu te contar o tanto de gente que reprovou no ano que eu me formei, você não tem ideia.

O que eu quero dizer é, não adianta ter um professor bom lecionando para um bando de 'HUE'zinho que não quer estudar, eu me lembro como se fosse hoje que eu apanhava todos os santos dias da 3º á 8º série. Escola particular. Sabe o que aconteceu? muita gente foi se perdendo no caminho e daquela época conheço um ou dois que estão fazendo faculdade daquele jeitão lindo e o resto já era.

Enfim, o negócio é que o pessoal que quer, corre atrás, vai pra uma biblioteca ou se joga de cara na internet e vai levando que uma hora você é separado do resto. Reitero o problema não é de tudo o professor e sim a corja de mau educados que vem de casa pra estudar, e mais, o problema não termina na escola não, na minha faculdade mesmo o que você vê de nego mongol fazendo HUEzisse e depois dizendo que não curte tal professor; Porra, tem gente que sai no meio da explicação e vai pra casa, depois quer reclamar do professor? Não cola.

A diferença toda é que por pior que seja a particular vc tem para quem reclamar e possuí profissionais que acabam fazendo um mínimo de esforço.

E pela minha resposta não entenda que será o melhor ensino do mundo, entenda que no ensino público estadual paulista vc termina o Ensino Médio como analfabeto, no mínimo funcional, e completamente ignorante em exatas: Se souber fazer uma divisão vc já será considerado gênio.
 

Honesto Teixeira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.790
Reações
1.901
Pontos
603
Acho que também falta orientação profissional para os alunos, tem muito aluno perdido sem saber o que fazer no futuro, se tivesse um orientador nas escolas e até um programa para mostrar como é as profissões, os alunos teriam um objetivo e se esforçariam mais.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Vc sabe que sua história é surreal né? Eu sou oriundo do ensino público estadual de SP e tive de recuperar toda a educação deficiente (ou melhor, praticamente ausente) que tive.

Legal saber que ainda existe um ou outro colégio que preste/prestou nesse período que os Tucanos conseguiram seu objetivo de emburrecer a população.


O pior que eu sei. E quando ouço alguns relatos, eu até me surpreendo. Acho que tive sorte em ter professores capacitados. Mas claro foi 5 ou 6 que eu tive durante todos esses anos, que eram capazes. O resto era tudo horrivel, professores sem informação nenhuma, cópias de textos descarados. O material escolar horrível, faltando páginas, matérias grotescas. Isso eu tive de monte e foi um derrame sem fim de educação xola.
 

konuhi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.528
Reações
1.998
Pontos
214

A diferença toda é que por pior que seja a particular vc tem para quem reclamar e possuí profissionais que acabam fazendo um mínimo de esforço.

E pela minha resposta não entenda que será o melhor ensino do mundo, entenda que no ensino público estadual paulista vc termina o Ensino Médio como analfabeto, no mínimo funcional, e completamente ignorante em exatas: Se souber fazer uma divisão vc já será considerado gênio.

I know your feeling bro. Mas o que eu quis dizer é que isso acontece nas particulares daqui também. A diferença é que aqui são os alunos que são retardados mentais e não sabem interpretar uma desgraça de um texto como se deve.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
O pior que eu sei. E quando ouço alguns relatos, eu até me surpreendo. Acho que tive sorte em ter professores capacitados. Mas claro foi 5 ou 6 que eu tive durante todos esses anos, que eram capazes. O resto era tudo horrivel, professores sem informação nenhuma, cópias de textos descarados. O material escolar horrível, faltando páginas, matérias grotescas. Isso eu tive de monte e foi um derrame sem fim de educação xola.


Drogas, gravidez na adolescência, abuso de menores, alunos de mais de 20 anos batendo em molequinhos de 14, tiros, biblioteca e sala de informatica trancadas, alunos agredindo professores, alunos roubando, alunos que param de ir na aula pq foram presos, cheiro de maconha para todo canto e tráfico dentro da escola, etc.

Isso é só a "cereja do bolo", tem o mais "legal" também: Sair sem saber nada de matemática, física, química; mal aprender alguma coisa de gramática, nada de literatura, nada de história, etc.

E todos esses problemas para pessoas menores (imagina aguentar isso sendo um moleque que não sabe nada da vida?). Para mim um pai que pensa em botar os seus filhos em escola pública deveria seriamente pensar em ensiná-los em casa.


I know your feeling bro. Mas o que eu quis dizer é que isso acontece nas particulares daqui também. A diferença é que aqui são os alunos que são retardados mentais e não sabem interpretar uma desgraça de um texto como se deve.

Eu entendo bem esse sentimento de alunos "YOLO" e que afetam quem quer aprender alguma coisa: É uma m**** né?
 

konuhi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.528
Reações
1.998
Pontos
214
Eu entendo bem esse sentimento de alunos "YOLO" e que afetam quem quer aprender alguma coisa: É uma m**** né?[/quote]

Eu já acostumei, só não achei que eu fosse encontrá-los na faculdade de novo [utopia], mas fazer o que né? esses ai são os ótimos que não passam na OAB.

Me lembro de um cara reclamando que ia reprovar de redação e na parte da tarde [que tinha mais 4 aulas] ele nem as caras dava... dahora a vida.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704

A diferença toda é que por pior que seja a particular vc tem para quem reclamar e possuí profissionais que acabam fazendo um mínimo de esforço.

E pela minha resposta não entenda que será o melhor ensino do mundo, entenda que no ensino público estadual paulista vc termina o Ensino Médio como analfabeto, no mínimo funcional, e completamente ignorante em exatas: Se souber fazer uma divisão vc já será considerado gênio.
No meu caso, meu Ensino Médio foi em escola técnica (Centro Paula Souza), saí ruim de doer em Física e Matemática por vários fatores (professores eram esforçados, melhor escola pública da cidade em todos os sentidos, mas eu ainda estava muito deficiente e achando aquilo grego misturado com glagolítico e japonês), dificuldades que só a USP conseguiu me ajudar a resolver. Pelo menos em Química saí ninja por ter feito curso técnico ao mesmo tempo com o ensino regular.
(inclusive, hoje todos os dias agradeço pelo sistema "ou sabe ou reprova" da universidade).

Tive professores capacitados, estava motivado, tarimbado pra fazer o melhor com os recursos disponíveis e consegui um bom resultado.
Entretanto, olha quantos não tiveram a mesma chance ou não quiseram ter.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Drogas, gravidez na adolescência, abuso de menores, alunos de mais de 20 anos batendo em molequinhos de 14, tiros, biblioteca e sala de informatica trancadas, alunos agredindo professores, alunos roubando, alunos que param de ir na aula pq foram presos, cheiro de maconha para todo canto e tráfico dentro da escola, etc.

Isso é só a "cereja do bolo", tem o mais "legal" também: Sair sem saber nada de matemática, física, química; mal aprender alguma coisa de gramática, nada de literatura, nada de história, etc.

E todos esses problemas para pessoas menores (imagina aguentar isso sendo um moleque que não sabe nada da vida?). Para mim um pai que pensa em botar os seus filhos em escola pública deveria seriamente pensar em ensiná-los em casa.

Sexo, atrás do ginásio, ginásio esse que era precário.
Cadeiras destruídas, refeição péssima, escola chapado de malucos que fumam maconha, alunos ameaçando o diretor, privadas sendo explodidas. Já vi isso e além.
teve um caso, que uma aluna tava chapando o globo com uma par de garotos, ela tava louca das idéias tomando vinho, já tinha trepado com dois já. A amiga dela tava no meio. A mãe dela chega e pega essa menina bebinha, puxa pelo os cabelos e passa pela a escola inteira, dando ums tapas. E fala para a amiga dela, perguntando se a mãe dela sabe que tá se esfregando em rabo de macho e o que a igreja iria achar disso. A garota era branca, ficou amarela.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
No meu caso, meu Ensino Médio foi em escola técnica (Centro Paula Souza), saí ruim de doer em Física e Matemática por vários fatores (professores eram esforçados, melhor escola pública da cidade em todos os sentidos, mas eu ainda estava muito deficiente e achando aquilo grego misturado com glagolítico e japonês), dificuldades que só a USP conseguiu me ajudar a resolver. Pelo menos em Química saí ninja por ter feito curso técnico ao mesmo tempo com o ensino regular.
(inclusive, hoje todos os dias agradeço pelo sistema "ou sabe ou reprova" da universidade).

Tive professores capacitados, estava motivado, tarimbado pra fazer o melhor com os recursos disponíveis e consegui um bom resultado.
Entretanto, olha quantos não tiveram a mesma chance ou não quiseram ter.

Entendo bem até demais isso :klol

Na verdade eu tive um passo a mais: Como queria um curso bastante concorrido, Engenharia, não tinha muito para onde correr: Tive de recuperar todo o tempo perdido por conta própria.
 

whatafoca

Habitué da casa
Mensagens
293
Reações
49
Pontos
59
Assunto delicado, mas na minha opinião quem faz a escola é o aluno.
Aposto que existem alunos nessa mesma escola ou região que passam em vestibular na USP com classificação alta.
Sei que o Brasil é péssimo com relação a educação e até tenho uma teoria de conspiração que o governo não investe em educação porque criariam cidadãos inteligentes com poder de mudança dessa politicagem corrupta. Quem, com uma boa base educacional votaria em palhaço para ser o deputado e criar projetos para elas mesmas?
Universidade é a mesma coisa. Até Harvard, o aluno que tem que se empenhar mais sozinho do que com professores. Oferecem uma ótima infraestrutura e ótimos professores para tirar as dúvidas, mas é o aluno que tem que estudar muito por fora.

Resumindo: A educação no Brasil é péssima, mas mesmo assim, existe a possibilidade de aprender muito bem sozinho.
 

Fe_mattos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
524
Pontos
594
Posso falar que isso varia demais nas escolas , eu estou no 3o ano do EM e a minha escola , por exemplo é muito boa e está a frente de várias particulares daqui de Guarulhos naquelas avaliações anuais (não me lembro o nome agora) , depende demais da estrutura que a escola tem e o suporte que a direção dá ao professor e alunos.

Claro que mesmo em escolas boas tem professores e alunos horríveis que em lugar algum ou com suporte algum vão ajudar , até a oitava série você não precisa saber nada pra passar e é aí que mora o problema , na minha escola os que chegam ao fim do ensino médio sem problemas são os que estão preparados mesmo para sair da escola e ir procurar o que fazer na vida e realmente dar certo , os que ficam travados na oitava ou no 1o ano do EM são os que levaram nas coxas e não aprenderam nada.

Fica difícil falar sem generalizar porque existem casos e casos , eu sempre fui muito bem orientado pelos meus pais , a maioria não é , e é provável que seja isso que acontece com seu sobrinho , pode ser que o professor seja ruim mesmo , isso você só vai saber se olhar as outras matérias no caderno dele e ver se ele entende tudo o que está no caderno , se ele não souber uma ou outra matéria , isso acontece , o professor é ruim , se for em tudo , tem que ver se o moleque não está sendo um dos que vai travar na 8a série , pode estar faltando o apoio dos pais (pegar no pé mesmo , ser chato) ou o moleque está se envolvendo com uma galerinha que não é boa , isso influencia demais também.

PS:Só estou falando com base nas minhas experiências , que são bem atuais e nos colegas (ou não) que estudaram comigo. Acho que não tenho maturidade o suficiente pra falar qual é o problema real , do governo , professores , mas posso dizer que o aluno é o principal problema nessa bagunça toda.

Edit :esqueci de colocar o nome da escola , se chama E.E.Prof Homero Rubens de Sá , pra quem conhece Guarulhos
 

draketcg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.493
Reações
758
Pontos
584
Não se engane achando que é só o ensino público. Estudei em escola particular e tive muita sorte de ter bons professores, mas no ensino médio sempre que um aluno estava para reprovar era só o papai ou a mamãe ir na escola reclamar e dizer que ia tirar o filho da escola que eles aprovavam o aluno. Na minha sala se formaram comigo um monte de retardados que hoje vivem suas vidas retardadas as custas dos pais(enrolando uma faculdade particular ou trabalhando com os pais, só pra dizer que fazem alguma coisa).

Mas ainda bem que o Brasil está gastando rios de dinheiro com entretenimento pra gringo, afinal, não tem mais onde gastar o dinheiro né?
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Vivemos em um mundo capitalista em uma sociedade que só entende o valor do ganho financeiro.

Dito isso vc acha que irá adiantar cobrar por melhores professores sendo que o que ganham é ridiculamente baixo? Explicando melhor: Vc acha que algum profissional realmente capacitado irá optar por essa infeliz profissão?

Aí você generaliza, como se todo mundo fosse professor por não ter outra opção. Eu escolhi entrar nisso porque ver esse tipo de descaso com a educação me deixa puto!!

E deixa qualquer um puto, o detalhe é esse. Só que falta gente que pense: "Porra, isso tá errado, eu vou entrar pra ajeitar esse lixo". No máximo rangem os dentes, chamam todos os professores de m**** e continuam em seus empregos estáveis. Ainda chamam os professores de vagabundos quando fazem greve: "Ah, estão prejudicando meu filho, meu filho está sem aulas por causa disso".. O cara tem que ser muito peitudo pra aguentar isso! Eu sou professor, posso virar e falar: "Amigo, sua aula está uma m****, é melhor você tentar de outro jeito porque ninguém aprende nada", mas o cara de fora quando vem falar da responsabilidade do professor, se falar pra mim eu mando tomar no olho do cu
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.013
Não da pra falar nem que a educação esta em segundo plano no Brasil... A questão não deve nem aparecer no radar dos políticos... Uma população com educação decente significa pessoas mais esclarecidas e com melhor capacidade de discernimento... isso ia com o tempo fazer com que as pessoas votassem com mais consciência e que cobram mais dos governantes... isso deve ir contra os interesses da classe politica que prefere que continue tudo do jeito que esta...

Afinal qual o problema de uma criança no ensino médio não saber fazer uma multiplicação simples (aconteceu com um primo meu) ou um cara que entra na faculdade sem saber como se divide por 10 (um colega da minha turma no curso de engenharia)... O que importa é Brasil Hexa em 2014...
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Parece que você não entendeu o cerni da questão que envolve essa história que contei no tópico! Ele nunca teve aula sobre geografia antes, como ele pode aprender se quem está ensinando faz isso de forma errada? Será que ele tem que ir a uma biblioteca e pegar um livro e tentar entender sozinho? Pense bem no que você está dizendo. A educação se dá através da transmissão de conhecimento, se a transmissão não é feita de forma honesta, como você quer que as crianças aprendam.

Ele teve responsabilidade, fez o questionário, porém o professor corrigiu errado e não explicou as malditas respostas.

Exatamente! Não existe isso de "correr atrás", "estudar sozinho", quando o professor é uma m**** ele nivela a turma inteira lá embaixo. Eu era excelente aluno no primário, só tirava 10, e não é modo de falar, eu literalmente nunca tirei 99, era tudo 100 em todas as matérias. Mas aí mudei de colégio e comecei a ir muito mal, por quê? Porque meu colégio anterior era extremamente fraco, o ensino todo era dado com base em decorebas, e se eu decorava tudo que precisava, não tinha como chegar na prova sem conhecer alguma resposta. Mas eu não sabia nada de verdade, era ilusão, era um adestramento.
 

RafaxD

Bam-bam-bam
Mensagens
9.657
Reações
2.360
Pontos
489
Aí você generaliza, como se todo mundo fosse professor por não ter outra opção. Eu escolhi entrar nisso porque ver esse tipo de descaso com a educação me deixa puto!!

E deixa qualquer um puto, o detalhe é esse. Só que falta gente que pense: "Porra, isso tá errado, eu vou entrar pra ajeitar esse lixo". No máximo rangem os dentes, chamam todos os professores de m**** e continuam em seus empregos estáveis. Ainda chamam os professores de vagabundos quando fazem greve: "Ah, estão prejudicando meu filho, meu filho está sem aulas por causa disso".. O cara tem que ser muito peitudo pra aguentar isso! Eu sou professor, posso virar e falar: "Amigo, sua aula está uma m****, é melhor você tentar de outro jeito porque ninguém aprende nada", mas o cara de fora quando vem falar da responsabilidade do professor, se falar pra mim eu mando tomar no olho do cu
sua aula está uma m****



:obrigue
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.013
Eu fiz EM na escola técnica federal de São Paulo... tive um professor substituto de matemática que não acertava fazer uma equação de segundo grau... a gente tinha que corrigir ele... se não me engano na época (1999) ele ganhava uns 650 reais para dar 40 aulas por semana, ele foi contratado para substituir um professor que tirou licença medica por 9 meses...
Com esses salários é difícil mesmo conseguir que bons profissionais queiram dar aula...
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
sua aula está uma m****



:obrigue

tumblr_lzxgtbbqGI1r7h30w.jpg
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Onde eu estudei não tinha esse mole, os professores tiravam nota até em erro de português em prova de matemática, mas nem de longe eu considero isso um ensino rígido, eu considero que foi normal, se eu tiver filhos vou colocar eles na mesma escola que estudei.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Aí você generaliza, como se todo mundo fosse professor por não ter outra opção. Eu escolhi entrar nisso porque ver esse tipo de descaso com a educação me deixa puto!!

E deixa qualquer um puto, o detalhe é esse. Só que falta gente que pense: "Porra, isso tá errado, eu vou entrar pra ajeitar esse lixo". No máximo rangem os dentes, chamam todos os professores de m**** e continuam em seus empregos estáveis. Ainda chamam os professores de vagabundos quando fazem greve: "Ah, estão prejudicando meu filho, meu filho está sem aulas por causa disso".. O cara tem que ser muito peitudo pra aguentar isso! Eu sou professor, posso virar e falar: "Amigo, sua aula está uma m****, é melhor você tentar de outro jeito porque ninguém aprende nada", mas o cara de fora quando vem falar da responsabilidade do professor, se falar pra mim eu mando tomar no olho do cu

Ah sim, me desculpe, é que a maioria das pesquisas mostram que os trabalhadores se sentem realmente recompensados quando esse prêmio é dado em "Dilmas". E realmente não são todos que pensam assim, e temos professores que são verdadeiros HERÓIS no Planeta dos Macacos que nossos "amados" Tucanos criaram para eles (felizmente encontrei alguns desses e por isso sempre defendi a causa dos professores).

Meu conselho para vc é não "tentar mudar o mundo inteiro", mas fazer sua parte: Tente ensinar os alunos que estão interessados e não perca tempo com os professores que não ajudam ou com a galera YOLO ("You Only Live Once"). E acredite, esses alunos que sabem que estão no inferno e querem sair dali te darão valor pelo resto de suas vidas.

No mais, vai passar uma reportagem agora no Jornal Hoje informando que estão faltando professores, nem vi o motivo, mas não me surpreenderia em absolutamente nada se a questão financeira fosse o principal fator.
 

Tropical London

Habitué da casa
Mensagens
289
Reações
110
Pontos
74
Eu como professor de Geografia fico triste em ler o nível das atividades postada aqui.
Situação essa se repete no Brasil inteiro. Transformar a Geografia e Geopolítica em disciplinas de decoreba é o que a educação Freiriana e Miltoniana lutam pra tentar derrubar. Muita gente hoje não gosta da disciplina pq acha ela extremamente mecânica.
Perguntar tamanho do Brasil, significado dos termos sem uma aplicação do dia dia é terrível realmente.

Mas vc tem o direito de intervir na educação do seu filho. Existem diversos conselhos dentro das escolas, dentre eles os dos alunos e dos pais. Vc pode entrar em contato com o conselho dos Pais e tentar explicar pra eles o déficit da disciplina (ou até mesmo da escola inteira). Vc também pode requerer na escola o PLANO POLÍTICO-PEDAGÓGICO que expõe todos os objetivos e metas da instituição escolar em pauta. Geralmente os planos são meio românticos, bonitinhos e até mesmo utópicos mas se existem ele precisa ser cobrado o cumprimento! Pelo nível das atividades e do que vc explicitou era bom vc pegar no pé da escola.

Por favor, não vá medir esforços quanto a educação das pessoas que vc ama (ou do país inteiro haha). Vá atrás realmente, educação mecânica e sem implicação diária ou política são muito susceptíveis a formar cidadão alienado e sem autonomia! Sem contar que desestimulam muito os alunos!
Anyway, muito bom tópico. Vou acompanhá-lo.
 
Topo Fundo