O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ELEIÇÕES 2018] Venha lacrar com sabedoria! [Enquete do 1° Turno para Presidente] [DataOS]

Em qual candidato à presidência você pretende votar no primeiro turno?


  • Total voters
    642
  • Poll closed .

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Sim, o enigma é este. Mas eu também não tenho como mensurar a transferência de votos ente A ou B. Então fica ruim calcular quem transfere votos para quem. Não creio que os eleitores do Álcool Em Mim vão todos pro Andrade. Nem se vão pro Jair. Meio complicado. Talvez 60% e 40%.
. Meio complicado.

Concordo. Bolso + Haddad raramente passam mto de 50% dos votos. Por isso que a eleição ainda ta bastante em aberto.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.178
Reações
32.408
Pontos
503
O post é compreensível, mas não justificado.

Bahia, Paraíba, Pernambuco..... TUDO PT

eu falo, essa região é ...

O único estado que não teve maioria foi em Alagoas, um dos mais pobres do pobre Nordeste.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:2002_Brazilian_presidential_election_map_(Round_2).svg

Desde então aí sim, começou o re-aparelhamento estatal com o foro de SP no governo do país, mirando exatamente as vulnerabilidades dessa região que outros governos não souberam - e nem quiseram - trabalhar.

Muda-se o nome de indústria da seca, de um país rural, e se tem a nova indústria da bolsa, tal qual moeda de troca de votos.

---

Rio e Minas não foram menos irresponsáveis nas últimas eleições.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:2014_Brazilian_presidential_election_map_(Round_2).svg
 

Comic Sans

Bam-bam-bam
Mensagens
1.344
Reações
4.174
Pontos
453
Alckmin viu que apresentar propostas genéricas não vai dar muito certo e decidiu dedicar a (grande) parcela do seu tempo na TV para atacar o Bolsonaro. A política brasileira e a baixaria andam juntas já não é de hoje. Às vezes eu fico pensando no quanto esses sanguessugas devem odiar o período de eleição, já que precisam abdicar de suas vidas luxuosas para sair pagando de ''gente da gente'', desfilando nas ruas e beijando a testa de gente fedida. Imagina o alívio que esses filhos da put* sentem quando descobrem que foram eleitos e vão passar mais 4 anos mamando nas testas da sociedade. Nessas horas de desespero que eles largam mão do teatrinho de propostas e partem para a baixaria.

Enfim, fica aí a indignação.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.318
Reações
65.196
Pontos
2.059
Alckmin viu que apresentar propostas genéricas não vai dar muito certo e decidiu dedicar a (grande) parcela do seu tempo na TV para atacar o Bolsonaro. A política brasileira e a baixaria andam juntas já não é de hoje. Às vezes eu fico pensando no quanto esses sanguessugas devem odiar o período de eleição, já que precisam abdicar de suas vidas luxuosas para sair pagando de ''gente da gente'', desfilando nas ruas e beijando a testa de gente fedida. Imagina o alívio que esses filhos da put* sentem quando descobrem que foram eleitos e vão passar mais 4 anos mamando nas testas da sociedade. Nessas horas de desespero que eles largam mão do teatrinho de propostas e partem para a baixaria.

Enfim, fica aí a indignação.
Essa musica do Bezerra define:

 


HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.882
Reações
16.616
Pontos
803
João Amoedo 2018. O mais preparado e o melhor mesmo. Infelizmente a maioria se deixa levar pela fantasia como 100% das vezes foi anteriormente e fora que Br não está acostumado com liberdades alheias.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
meu medo é toda região norte e nordeste

Você viu a tabela? Medo por medo o Norte está dando bem menos do que o SUL e Minas com o Bolsonaro mal passando dos 20% em alguns dos Estados da região. A votação do Bolso em SP está baixa. No norte em vários Estado ele tem 50% e nos dois maiores ele tem mais do que em muitos do SUL, inclusive Amazonas tem mais percentagem do que SP. ACORDA SP!

Esquece Nordeste. ESQUECE. Já disse e repito só invadindo e expulsando a corja daqui para esse pedaço do Brasil sair do transe. Não se iludam, não é só gente pobre que vota no PT por aqui não.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Você viu a tabela? Medo por medo o Norte está dando bem menos do que o SUL e Minas com o Bolsonaro mal passando dos 20% em alguns dos Estados da região. A votação do Bolso em SP está baixa. No norte em vários Estado ele tem 50% e nos dois maiores ele tem mais do que em muitos do SUL, inclusive Amazonas tem mais percentagem do que SP. ACORDA SP!

Esquece Nordeste. ESQUECE. Já disse e repito só invadindo e expulsando a corja daqui para esse pedaço do Brasil sair do transe. Não se iludam, não é só gente pobre que vota no PT por aqui não.
Aqui em SP Bolsonaro ganha cara, e ganha bem

os caras do data-folha e IBOPE devem fazer as pesquisas aqui na frente de DCE de humanas, só pode

e mesmo assim, pode ver que ele está com mais que o dobro do Haddad nessa tabela aí postada pelo colega
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.493
Reações
10.778
Pontos
503
Mérito da militância petista e psolista, já que as esquerdas decidiram se unir em torno da Dilma na última semana de campanha. Quando vi um monte de gente indo votar de vermelho aqui no Rio no 2º turno tive aquela sensação de "vai dar m****".
Hoje nós sabemos que foi bem melhor o Aécio não ter sido eleito, mas acho que ele talvez teria ganho se não tivesse caído na besteira de cantar vitória antes do tempo, anunciando o Armínio Fraga como ministro da Fazenda por exemplo...
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
O mais importante é calcular quem ganha x Votos de cada candidato e quantos vão pro Branco / Nulo.

A transferencia de voto no 2º turno será mega importante. E depende muito de quais partidos o Bolsonaro vai conseguir.
Caso fique isolado ficará difícil manter a vantagem.

EX: PSDB apoiará o PT no 2º turno se os pitacos do FHC forem um sinal.
Por mais que o votante brasileiro não costume seguir ordem partidária tem influencia na maquina de propaganda e isso gera um efeito cascata. E obviamente partidários e suas famílias e contatos que compõem uma % significante dos votantes vão seguir o partido em estados com menor população. E onde o PSDB for governo pq isso leva toda a maquina pública a trabalha pra eles.

Tirando brancos e nulos isso com certeza aumentará a % que o HAddad vai absorver. Mesmo que o eleitor seja a principio pró bolsonaro.
Será suficiente pra ficara cima de 50% pro Haddad? Não sei. Não estudo o votante do alckmin o suficiente pra me sentir confiante em chutar o resultado.

Por conta do clima de nós x eles de 2010 e 2014, especialmente, acho bastante difícil que haja uma transferência de votos significativa do PSDB para o PT.

Os "intelectuais" passam, com certeza, mas o povão tem memória viva nesse aspecto e não esqueceu o tanto que apanhou em 2014. A base eleitoral do PSDB que ainda não passou para o Bolsonaro, tende ou a ir pra ele ou a anular o voto.

A agressividade da máquina petista deve impedir uma transferência grande de votos.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Aqui em SP Bolsonaro ganha cara, e ganha bem

os caras do data-folha e IBOPE devem fazer as pesquisas aqui na frente de DCE de humanas, só pode

e mesmo assim, pode ver que ele está com mais que o dobro do Haddad nessa tabela aí postada pelo colega

Mas tá pouco sacou? Você lembra que o Aécio fez mais de 60% dos votos em SP na última eleição? SP decide velho. Se o Bolso conseguir uns 50% em SP é vitória certa. Se for menor que isso vai ficar dependendo de Estados não muito confiáveis. Vou te falar também. Esperava mais do Rio. Esperava algo em torno de 50% por lá. Torço para que as pesquisas estejam erradas também. Agora só nos resta aguardar a eleição mesmo para comprovar ou desmentir essa desconfiança.
 
Ultima Edição:

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.189
Reações
32.527
Pontos
1.629
Tenho assistido ao horário eleitoral gratuito pelo youtube e o do PSDB tá cada vez mais divertido, amassando impiedosamente Bolsonaro e o PT, se puxaram na parte do Chávez. Pena que esse discurso não tá surtindo efeito até então.



O do PT é asqueroso e me surpreende o Ciro até agora não levantar a bandeira de que é o único que tem boa chance de ganhar de Bolsonaro.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.493
Reações
10.778
Pontos
503
Mas tá pouco sacou? Você lembra que o Aécio fez mais de 60% dos votos em SP na última eleição? SP decide velho. Se o Bolso conseguir uns 50% em SP é vitória certa. Se for menor que isso vai ficar dependendo de Estados não muito confiáveis. Vou te falar também. Esperava mais do Rio. Esperava algo em torno de 50% por lá. Torço para que as pesquisas estejam erradas também. Agora só nos resta aguardar a eleição mesmo para comprovar ou desmentir essa desconfiança.
Pelo histórico esquerdista do eleitorado fluminense, acho até surpreendente o Bolsonaro já estar com 38% no RJ.
Até a ex-presidente da EBC Teresa Cruvinel em sua coluna no JB hoje chamou a atenção para os “bolsonaristas enrustidos” que podem decidir a eleição. Ou seja, se até os petistas tão preocupados é porque a vitória do “mito” no primeiro turno é uma possibilidade real!
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Sobre pesquisas IBOPE e DATAFOLHA , o que a galera precisa entender é o seguinte:

mesmo que elas não fossem manipuladas , o Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas, e essas pesquisas são feitas sempre com 2 mil pessoas.....

ou seja, 0.01 % ...... não representam PORRA NENHUMA da população , não da pra tirar média nenhuma de uma amostra tão insignificante assim

claro que nem todas dessas 200 milhões votam, tirando idosos que não querem mais votar, menores de 16 anos, etc, mesmo assim tem quase 150 milhões de eleitores:

"Brasil tem 147 milhões de eleitores"
https://noticias.uol.com.br/politic...es-menos-adolescentes-estao-aptos-a-votar.htm



2 mil pessoas no meio de 150 milhões não representa NADA

Eu nem sei como permitem que pesquisas tão pequenas e ridículas assim sejam feitas.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Ok. Uma aula de estatistica. Sorry estar em ingles mas é uma aula meio avançada e não conheço quem explique em portugues, deve ter gente aqui na OS que pode explicar os cálculos pra vc ^^.
@Denrock

Porque não é preciso perguntar pra todo mundo pra saber como uma eleição vai terminar. No fim é pura matemática.



Pra isso você precisa entender sobre...

Distribuição amostral ->

Em Estatística, uma distribuição amostral é a distribuição de probabilidades de uma medida estatística baseada em uma amostra aleatória. Distribuições amostrais são importantes porque fornecem uma grande simplificação, usada para inferência estatística. Mais especificamente, elas permitem considerações analíticas serem baseadas na distribuição amostral de uma estatística, em vez de na distribuição conjunta.

O conceito de distribuição de probabilidade de uma variável aleatória será agora utilizado para caracterizar a distribuição dos diversos valores de uma variável em uma população.

Ao retirar uma amostra aleatória de uma população estaremos considerando cada valor da amostra como um valor de uma variável aleatória cuja distribuição de probabilidade é a mesma da população no instante da retirada desse elemento para a amostra.

Em consequência do fato de os valores de amostra serem aleatórios, decorre que qualquer quantidade calculada em função dos elementos da amostra também será uma variável aleatória.


Teoria do Limite Central ->
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_central_do_limite

O Teorema do limite central é um importante resultado da estatística e a demonstração de muitos outros teoremas estatísticos dependem dele. Em teoria das probabilidades, esse teorema afirma que quando o tamanho da amostra aumenta, a distribuição amostral da sua média aproxima-se cada vez mais de uma distribuição normal. Este resultado é fundamental na teoria da inferência estatística.[1]

Na inferência estatística a utilidade do teorema central do limite vai desde estimar os parâmetros como a média populacional ou o desvio padrão da média populacional, a partir de uma amostra aleatória dessa população, ou seja, da média amostral e do desvio padrão da média amostral até calcular a probabilidade de um parâmetro ocorrer dado um intervalo, sua média amostral e o desvio padrão da média amostral.




As 2 acima são as principais usadas pra calcular pesquisas eleitorais. O vídeo explica melhor do que eu. So meio fraquinho em estatística apesar de entender relativamente ok como funciona não saberia explicar o calculo passo a passo ^^. (Da mesma maneira que sabemos que sódio e água reagem, mas eu não saberia te explicar quimicamente o passo a passo ^^).

Tem vários videos no youtube explicando como estatística funciona e o porque eu não preciso por exemplo de 200 mil pessoas pra adivinhar o que 200 milhões pensam.
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Sobre pesquisas IBOPE e DATAFOLHA , o que a galera precisa entender é o seguinte:

mesmo que elas não fossem manipuladas , o Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas, e essas pesquisas são feitas sempre com 2 mil pessoas.....

ou seja, 0.01 % ...... não representam PORRA NENHUMA da população , não da pra tirar média nenhuma de uma amostra tão insignificante assim

claro que nem todas dessas 200 milhões votam, tirando idosos que não querem mais votar, menores de 16 anos, etc, mesmo assim tem quase 150 milhões de eleitores:

"Brasil tem 147 milhões de eleitores"
https://noticias.uol.com.br/politic...es-menos-adolescentes-estao-aptos-a-votar.htm



2 mil pessoas no meio de 150 milhões não representa NADA

Eu nem sei como permitem que pesquisas tão pequenas e ridículas assim sejam feitas.

Cuidado que virão os grandes "mestres" da OS em estatística para te dizer que você não manja nada por isso desconfia, mas nem eles manjadores conseguem explicar de maneira didática, coisa que qualquer verdadeiro manjão de um assunto consegue.:viraolho

EDIT: EHEH. Nesse meio tempo já veio...:klol

Pelo histórico esquerdista do eleitorado fluminense, acho até surpreendente o Bolsonaro já estar com 38% no RJ.
Até a ex-presidente da EBC Teresa Cruvinel em sua coluna no JB hoje chamou a atenção para os “bolsonaristas enrustidos” que podem decidir a eleição. Ou seja, se até os petistas tão preocupados é porque a vitória do “mito” no primeiro turno é uma possibilidade real!

Sim. Eu sei desse lance da esquerda no RIO. Só lembrar que o Freixo quase consegue por aí para Prefeito.:karrepio

Ainda assim fiquei com aquele sensação de que "podia ser mais" né?:kcry
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
@billpower
Se tu entende ingles não da pra ser +didático que o video de 20 minutos que linkei.

Mas achei uns videos em PTbr se quiser.



 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.189
Reações
32.527
Pontos
1.629
Cuidado que virão os grandes "mestres" da OS em estatística para te dizer que você não manja nada por isso desconfia, mas nem eles manjadores conseguem explicar de maneira didática, coisa que qualquer verdadeiro manjão de um assunto consegue.:viraolho

EDIT: EHEH. Nesse meio tempo já veio...:klol
Ele apresentou argumentos válidos, estatística é uma ciência muito séria, antiga e eficaz.

Entendo que o maior problema das pesquisas brasileiras de intenção de voto não é nem de longe a quantidade de amostras e sim tomá-las de uma forma regular e justa de forma a não apresentar distorções grosseiras, visto que o país apresenta uma série de particularidades de acordo com cada região.
Contudo suas metodologias são tão boas que, guardadas algumas exceções, não variam muito entre cada instituto, sendo que nesse pleito as presidenciais estão quase que diariamente sendo atualizadas e apresentam resultados equivalentes.
A história recente da estatística eleitoral brasileira mostra que os números têm se aproximado bastante do resultado final mas sempre há exceções, as vezes até a pesquisa de boca-de-urna não bate muito bem.

Particularmente sou contra pesquisas de opinião pública para cargos eletivos, deveriam servir como referência e não como ditadoras centrais do ritmo da eleição, nessa tá escancarado com estudos tão frequentes.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Cuidado que virão os grandes "mestres" da OS em estatística para te dizer que você não manja nada por isso desconfia, mas nem eles manjadores conseguem explicar de maneira didática, coisa que qualquer verdadeiro manjão de um assunto consegue.:viraolho

EDIT: EHEH. Nesse meio tempo já veio...:klol

Assim, sem querer ser chato, mas o problema mesmo não é exatamente o tamanho da amostra (aqui um link que detalha um pouco os porquês), mas é bem mais fácil manipular o resultado selecionando a amostra. Se eu colocar 10 pessoas conduzindo a pesquisa numa mesmo bairro, se um dos entrevistadores focar em algo (mulheres, baixa renda, motoristas...) mesmo que todos entrevistem o mesmo número de pessoas, os dados dos 9 que foram aleatórios tendem a se aproximar, enquanto o entrevistador com viés vai ter alguma distorção.

Digo isso porque aumentar a amostra não necessariamente significa que os resultados vão ser mais precisos se não for tratado o viés do próprio pesquisador (só que vai ser mais custoso). O cara pode passar a fazer a pesquisa dele em 3 ou 4 DCEs diferentes ao invés de 1 só.

Eu pessoalmente acho mais interessante pegar no pé da falta de clareza de quem faz as pesquisas (como aquele caso que postaram onde o pesquisador não deixa o entrevistado ver as respostas). Essa transparência (tipo, não custa deixar os questionários respondidos online por um tempo após a pesquisa) e deixar claro onde pode ser o viés da pesquisa (entrevistamos mais mulheres mães solteiras policiais do sul do estado do rio de janeiro, por exemplo).

Dito isto, toda pesquisa eleitoral tem que ser vista com muito cuidado, a opinião pública é muito volátil nesse período e é bem mais difícil montar uma amostra realmente aleatória. Minha opinião é que elas são pouca coisa melhor que nada, mas não é algo a se levar a sério.


Edit: no tempo que eu estava escrevendo isso daqui veio um monte de resposta... mas bem, espero que esteja claro que não duvido que haja manipulação, só não acho que seja feita no tamanho da amostra.
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Ele apresentou argumentos válidos, estatística é uma ciência muito séria, antiga e eficaz.

Entendo que o maior problema das pesquisas brasileiras de intenção de voto não é nem de longe a quantidade de amostras e sim tomá-las de uma forma regular e justa de forma a não apresentar distorções grosseiras, visto que o país apresenta uma série de particularidades de acordo com cada região.
Contudo suas metodologias são tão boas que, guardadas algumas exceções, não variam muito entre cada instituto, sendo que nesse pleito as presidenciais estão quase que diariamente sendo atualizadas e apresentam resultados equivalentes.
A história recente da estatística eleitoral brasileira mostra que os números têm se aproximado bastante do resultado final mas sempre há exceções, as vezes até a pesquisa de boca-de-urna não bate muito bem.

Particularmente sou contra pesquisas de opinião pública para cargos eletivos, deveriam servir como referência e não como ditadoras centrais do ritmo da eleição, nessa tá escancarado com estudos tão frequentes.

Sim Ultima. EU não questiono a estatística, claro que não, não sou estúpido a esse ponto. Eu questiono a idoneidade dos métodos aqui no Brasil, pois é sabido que a maioria dos institutos de pesquisa são manipulados em certa medida.

Tenho exemplos de absurdos aqui na Bahia com pesquisas eleitorais que dava candidato à frente com boa margem e ele perde no primeiro turno! A última eleição nacional foi uma vergonha com Aécio com valores baixos até quase a última semana das pesquisas e chegando no segundo turno.

Até nos EUA as pesquisas falharam. Meu ponto e acho que o da maioria não é em cima da ciência estatística, mas em como a usam como argumento para dar confiabilidade a tais resultados, mas nem de longe se pode garantir que os meios que levaram a tais resultados foram respeitados o quanto a frieza matemática exige.

Essa resposta vale também para o @Moonglaive para não parecer que ignorei seu post. Apenas não estava com saco de escrever um monte desenvolvendo meu ponto, mas o Ultima aqui ajudou nisso.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Duvidar de particularidades da metodologia da estatística é valido. Dependendo da metodologia ela realmente pode jogar você pra 1 lado ou pro outro.
Mas o uso de 1000-2000 pessoas não é um desses casos. A uma razão pelo qual se usa um pool desse tamanho e os videos explicam bem.

Adoraria explicar melhor, mas igual Fisica quantica ou o porque a terra é redonda. Não é tema que da pra explicar com metodologia cientifica em 2-3 linhas de fórum e sem ajuda visual que só um vídeo pode fornecer.

Mas é pra isso que é bom como hoje, onde temos mtos institutos vendendo suas metodologias. E os +corretos tem crescido.
Se for olhar o site do TSE tem mais de 100 empresas de estatística fazendo grana vendendo seus dados a jornais e tv´s. Obvio que IBGE e Datafolha predominam por serem os mais antigos mas tão muito longe de serem os únicos.

Mas como o Brasil (E EUA até certo ponto tb) tem particularidades altas como diferença entre campo / cidade. Ricos / Pobres e entre regiões. A sim uma dificuldade maior pra se conseguir dados exatos.

Isso torna o Teorema do Limite Central menos preciso. Mas ele continua funcionando.


Quanto ao aecio, tem bastante matéria explicando que as pesquisas pegaram a mudança da Marina pro Aécio que o levou ao 2º turno.
Mas logo após foram proibidas as pesquisas pela proximidade do dia de votação.

Estatísticas são ótimas pre prever o movimento em si, mas são péssimas pra prever a velocidade da mudança.
Pq no fim estatística é uma fotografia.


Esse ano de novo a gente viu essa mudança ocorrer com Marina. Ela derreteu em menos de 2 semanas. Se a eleição fosse no meio dessa virada ia parecer até armação sendo que não tem nada disso, foi apenas o Haddad que entrou e mudou tudo.
Tivemos acontecimentos sérios em 2010 como a morte do presidenciável, e é uma incógnita foda adivinhar até onde vai durar a simpatia pela morte da pessoa.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Confesso que os eleitores do Boulos me fizeram ficar.
61726.87616-Tela-Azul-Windows.jpg

E aplaudo os eleitores da vera. Certos ou Errado são mega fieis e não se vendem :p.

Intenção de transferencia de votos.


05-2oturno-bolsonaro-haddad-derrotados.png
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Quanto ao aecio, tem bastante matéria explicando que as pesquisas pegaram a mudança da Marina pro Aécio que o levou ao 2º turno.
Mas logo após foram proibidas as pesquisas pela proximidade do dia de votação.

Estatísticas são ótimas pre prever o movimento em si, mas são péssimas pra prever a velocidade da mudança.
Pq no fim estatística é uma fotografia.


Esse ano de novo a gente viu essa mudança ocorrer com Marina. Ela derreteu em menos de 2 semanas. Se a eleição fosse no meio dessa virada ia parecer até armação sendo que não tem nada disso, foi apenas o Haddad que entrou e mudou tudo.
Tivemos acontecimentos sérios em 2010 como a morte do presidenciável, e é uma incógnita foda adivinhar até onde vai durar a simpatia pela morte da pessoa.

Obrigado pela paciência nesse assunto Moonglaive. Sem cutucadas, sarcasmo e ironias típicas que andam permeando qualquer coisa que envolva o assunto. Entendo esse argumento e acho possível ser assim. Eu já desencanei um pouco de ficar comentando sobre pesquisas, mas algumas coisas postas são verdadeiras e espero que eu também tenha conseguido esclarecer que meu problema não é com a pesquisa ou a estatística, mas como se manobra tudo que está envolvido até o resultado.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Confesso que os eleitores do Boulos me fizeram ficar.

E aplaudo os eleitores da vera. Certos ou Errado são mega fieis e não se vendem :p.

Intenção de transferencia de votos.


05-2oturno-bolsonaro-haddad-derrotados.png

101% dos eleitores dos Boulos querem que Bolsonaro MORRA

pra ver como essa é a seriedade dessas pesquisas....

Esses mesmos Data-folha e IBOPE disseram da eleição de prefeito do Rio que o Flávio Bolsonaro teria numero de votos X, e ele teve mais de 2 vzs X, quer dizer, 100% de "margem de erro":brbr:facepalm


então gravem bem esse numero de 26/28% que estão dando pro Bolsonaro agora, quero ver a explicação no dia da eleição quando esse numero for MUITO diferente do que estão dando....
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.882
Reações
16.616
Pontos
803
Depois do revisionismo histórico pra ficar de acordo com o que se pensa, agora temos o matemático.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Tem um vídeo do nerdologia explicando de forma bem simples como mentir com estatísticas:

 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Confesso que os eleitores do Boulos me fizeram ficar.
61726.87616-Tela-Azul-Windows.jpg

E aplaudo os eleitores da vera. Certos ou Errado são mega fieis e não se vendem :p.

Intenção de transferencia de votos.


05-2oturno-bolsonaro-haddad-derrotados.png
Hawhawhaw, pessoal trolando geral pesquisadores. Se eu recebo uma ligação desse povo eu até canto o jingle do Eymael!
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
O psolista raiz nunca aprovaria o Boulos como candidato (ele sempre foi ligado ao PT) mas daí a votar no Bolsonaro seria loucura!

Como boulos ta com 0%. Na pratica só tem Psolista raiz.
De fato Boulos fez o PSol ter a pior campanha presidencial desde que o Partido foi criado.

Agora não sei se o PSOl e o PT andam brigados. Isso poderia explicar.
Até pq por telefone vc sobe consideravelmente a renda dos entrevistados, não são Psolistas que vivem em assentamento, favelas ou ganham salário minimo. Esse povo entrevistado ae tem no minimo 2º grau completo e não raramente um curso técnico ou superior.

Agora eu tb ouço burburinhos que o PSOL odeia, mas odeia MUITO o haddad. Pq não conseguem identifica-lo como PTista e sim como um PSDBista. O que odeiam mais do que o próprio Bolso.
Fosse Lula eles votariam todos nele. Mas Haddad eles não engolem.


Mas a parte realmente interessante é Alckmin (7%) , Ciro (11%) e Marina. (6%) usando o IBOPe de 18/09

Isso daria pro bolso total de a mais de votos.
Pro Bolso seria total de 3,29% + 2,86% + 0,78% = 6,8% +-
Pro haddad seria 1,33% + 6,05% + 1,8% = 9,1% +-

Haddad ganha claramente na distribuição de votos dos Top3.
Mas bolso tem vantagem natural ao ter 28% (+7%) = 35% e haddad apenas 19% (+9%) = 28%

Quem piscar perde. Pq pra cada 1% que um candidato perde o outro ganhará +1% no segundo turno. Bolsonaro deverá iniciar o 2º turno em vantagem e terá que brigar bastante contra a maquina de propaganda do PT.

A favor do bolso.
Alckmin e Ciro já falaram que não vão apoiar ninguém. Os partidos obviamente vão joga-los pra escanteio e apoiarão o PT por baixo dos panos mas isso ajuda o Bolso ao tirar o Rosto da campanha.
Marina tb duvido que apoie qualquer 1 dos 2 candidatos.

Amoedo e Meirelles eu não sei.


E em piada News.
Meirelles já gastou 45 Milhões de reais na sua campanha presidencial. Maior doador desde 2002.
Nunca vi alguém gostar tanto de torrar dinheiro ^^.
 
Ultima Edição:

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Tenho um amigo que trabalha com pesquisas, na hora que viu isso matou fácil:
Provavelmente é uma gravação que fala em ordem arbitrária o nome dos candidatos e pede para apertar número, o nome Boulos e Bolso soam similares, então muita gente deve ter confundido e no primeiro turno apertado que vota no Boulos e no segundo ai prestou atenção e apertou certo. Convenhamos, se 10% das pessoas que votam no Bolso clicaram em Boulos acidentalmente na primeira pergunta, isso já dá mais que o eleitorado do Boulos inteiro falando que vota nele.
 
Topo Fundo