O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Boa notícia no finalzinho do ano. Nova versão do SSF na área.

Este emulador leve e consistente recebeu em 2019 uma sequência excelente de atualizações. O desenvolvedor parece ter se motivado novamente com o projeto.




Acabei de zerar o Soukyugurentai nele e agora sim ta impecável.

Eu tinha testado meses atrás a versão R4 e ainda tinha bugs gráficos (especialmente na terceira fase, onde toda muito zoom, partículas e transparências entre os planos)



Acho que depois dessa versão eu até desencano um pouco de ter novamente esse jogo em disco, hahahaha
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Olha aí o saudoso SSF recebendo atualizações.
Vou baixar aqui, espero que não exploda a carroça.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Olha aí o saudoso SSF recebendo atualizações.
Vou baixar aqui, espero que não exploda a carroça.
Não deve ter perigo. Além de muito competente, SSF é leve. Ótimo emulador, muito bom que tenha voltado a receber atualizações e o desenvolvedor prometeu novidades neste início de ano.
 

Snk-Combone

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.157
Reações
4.933
Pontos
709
Alguém já passou por isso no YabaSanshiro?.

djfwYdO.png


Era pra esta tudo claro :kduvida. A placa de vídeo aqui é Nvidia.

Nota: uso a versão mais recente do emulador.

Engraçado que no Kronos roda tudo normal.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Shima tá trabalhando a todo vapor. Isso é bom, eu não sabia que o SSF recebeu uma versão Android até ler o tweet dele. O Mednafen/Beetle já tem suprido minha necessidade de jogar Saturn e já zerei muita coisa do console nele, mas vai ser legal rejogar Panzer Dragoon em uma qualidade de imagem mais limpa.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Shima tá trabalhando a todo vapor. Isso é bom, eu não sabia que o SSF recebeu uma versão Android até ler o tweet dele. O Mednafen/Beetle já tem suprido minha necessidade de jogar Saturn e já zerei muita coisa do console nele, mas vai ser legal rejogar Panzer Dragoon em uma qualidade de imagem mais limpa.
Legal que estes desenvolvedores de emulador estão tornando os jogos do Saturn acessíveis a diversas plataformas.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Alguém já passou por isso no YabaSanshiro?.

djfwYdO.png


Era pra esta tudo claro :kduvida. A placa de vídeo aqui é Nvidia.

Nota: uso a versão mais recente do emulador.

Engraçado que no Kronos roda tudo normal.
Aqui tá normal. Nvidia também. Parece algo na suavização de serrilhado.

104650

Emulador fica zoado se não uso a resolução da área de trabalho. Fora isso, sem problemas.
 
Ultima Edição:

Snk-Combone

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.157
Reações
4.933
Pontos
709
Aqui tá normal. Nvidia também. Parece algo na suavização de serrilhado.

Visualizar anexo 104650

Emulador fica zoado se não uso a resolução da área de trabalho. Fora isso, sem problemas.

Valeu ae por ter respondido. Vou tentar arrumar uma solução.

Aqui eu uso ReShade no YabaSanshiro.

z7GT5S7.png


Antes de usar, a escuridão tava lá. Vou quebrar a cabeça um pouquinho :klol
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Shader mdapt faz muito bem o papel de transparência em checkerboard, sem perder muito em definição. Até postei no meu tópico de emuladores:

. Para fazer transparência alguns jogos/consoles "piscavam" on/off os sprites a cada frame (Neo Geo abusava disso, principalmente nas sombras). Para eliminar isso e tornar transparente no RA, vá em shaders > adicione 1 shader pass > shader # > shaders_glsl (para gl) ou shaders_slang (para vulkan) > misc > anti-flicker
vUDgRSd.jpg

c36QtWd.jpg

. Para transparência, muitos jogos/consoles faziam checkerboard nos sprites, como Saturn e Arcades em geral. Para tornar esses sprites transparentes no RA, vá em shaders > Load Shader Preset > shaders_glsl (para gl) ou shaders_slang (para vulkan) > dithering > mdapt

Em shader parameters dá pra modificar as configurações do shader, mas para este tipo de transparência sugiro deixar como está. Quase não há perda de detalhes nesse modo.

No Mega Drive para caso de dithering para mesclar cor você pode ajustar essas configurações ou ainda usar gdapt no lugar - mas note que poderá ter perda de detalhes principalmente em textos.

Segue algumas imagens da diferença, incluíndo um scanline:

glwmCF1.jpg
dpysr7q.jpg
ItEvcUH.jpg
aadxzXW.jpg
SGSYum7.jpg
tBzzaFU.jpg
PWLukD2.jpg
hGmtY2S.jpg
vP4r8JO.jpg
ONKVUU4.jpg
g94nG4l.jpg
RytU6UN.jpg
lbkU8f2.jpg
iJoPVEb.jpg
qibfwFw.jpg
6rN2zYI.jpg
ZhbeXtd.jpg
TEORe6B.jpg

Infelizmente não consegui mesclar o mdapt + anti-flicker de modo satisfatório.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Comentei outro dia no tópico, com o ReShade redescobri o SSF.

vPzUBUs.png
oQZZvvU.png


Além de bastante compatível, ele tem "mesh translucent" nativo, cuja falta me incomoda nos outros emuladores.
 
Ultima Edição:

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
Eu fiquei sabendo hoje da nova versão do SSF e já botei pra rodar. Ele foi descontinuado a quanto, uns 15 anos? Um tempão, mas ainda bem que voltou. Além de proporcionar a melhor qualidade de imagem entre os emuladores de Saturn, ele também é um dos mais simples para esse sistema. Esse emulador faz uma baita diferença pra cena retro.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Como é que o SSF tá rodando os jogos em modo hardware? Porque se for pra emular gráficos nativos é melhor ficar no Mednafen mesmo pela praticidade e por ser mais leve.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Como é que o SSF tá rodando os jogos em modo hardware? Porque se for pra emular gráficos nativos é melhor ficar no Mednafen mesmo pela praticidade e por ser mais leve.
SSF é bemmm mais leve que Mednafen, e acho mais prático também.

Mas pra quem tem um bom pc, Mednafen ou no RetroArch, acho mais vantagem e talvez até mais preciso além de opções para reduzir o input lag.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Testei o SSF aqui, tá bem mais leve que as reencarnações antigas. O scanline não faz feio mesmo, mas ainda fico com o Mednafen por ser mais prático e flexível.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
SSF tem desentrelaçamento que é um recurso importante em alguns games.

O mesh translucent é outro recurso que valorizo, transforma o forte e padrão dele em transparência. Antigamente YabaSanshiro tinha isso e perdeu. Kronos implantou outro dia mas estava com uns bugs. No retroarch há shaders antidither para tentar limpar isso, mas podem ficar rebarbas ou afetar detalhes ( textos pequenos serem confundidos com dither).

Exemplo:

↓ Sem desinterlace e sem mesh translucent:
108735



↓ Com desinterlace e com mesh translucent:
108733

Sempre me questiono por que um emulador tão básico como o SSF tem esse recurso que devia ser padrão.

Um detalhe, o recurso nativo do SSF não transforma qualquer dither e em transparência, mesh trabalha só aquele dither que o Saturn tratava como simulação de uma transparência.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Testei o SSF aqui, tá bem mais leve que as reencarnações antigas. O scanline não faz feio mesmo, mas ainda fico com o Mednafen por ser mais prático e flexível.
Lembrando que algumas telas aqui não é o SSF sozinho.

Sigo recomendando YabaSanshiro para jogos que ele roda bem. Um tapinha na resolução traz detalhes que na resolução nativa não aparecem. Não é apenas questão de tirar serrilhado, mas de mostrar detalhes que a resolução nativa não mostra.

↓ Filtro x Resolução aumentada
YaH08Ll.png


Os jogos que YabaSanshiro rodar mal, ou games 2D, recomendo os cores do Mednafen (Beetle Saturn) ou core do YabaSanshiro (mais leve). Assim obtém acesso a filtros avançados (não trazem detalhes, mas deixam visual agradável). O core do Mednafen é o que dá menos dor de cabeça, mas não é muito leve.

↓ Retroarch
fM87xeV.png


Nestes casos de ficar preso na resolução nativa, o SSF fica como opção para quem não curte Retroarch. Mas para filtros tem que rodar com ReShade (mas aí perde um tanto de praticidade e leveza).


↓ SSF + ReShade
n6oZfqH.png
 
Ultima Edição:

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.995
Pontos
2.164
Passando pra recomendar o Yaba Sanshiro de Android.

Zerei recentemente os 2 Dragon Force por eles. e apesar de alguns bugs, rodam muito bem!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Passando pra recomendar o Yaba Sanshiro de Android.

Zerei recentemente os 2 Dragon Force por eles. e apesar de alguns bugs, rodam muito bem!
Não uso emu no celular. Não consigo gostar.

Quando puder, experimenta o SSF, que recentemente passou a ter versão Android. Na telinha a resolução nativa não deve prejudicar muito e SSF tem histórico de ser leve e com grande compatibilidade.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Recurso interessante do YabaSanshiro, salvar nas nuvens.



Apesar de gostaria que trabalhasse para corrigir bugs e aumentar compatibilidade, save nas nuvens é mesmo um recurso importante. Eu por exemplo, perdi o save de Burning Rangers, isso é uma tristeza... :ksnif
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.090
Reações
1.941
Pontos
844
Deixar aqui como se mostram os gráficos do Kronos no PC de casa. O link para baixar o emulador está no tópico.



youtu.be/75rWdgTHU8Q

A versão Core ainda não consegui baixar pelo update do retroarch para testar.

Esse jogou rodou a quantos frames?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse jogou rodou a quantos frames?
Panzer Dragon é tranquilo de emular.

Desanimei com Kronos por compatibilidade e problemas, mas era leve até em sua versão core de retroarch.

Panzer Dragoon é bem emulado. Para ele recomendo o YabaSanshiro.

KtiAnM7.png

29tsKW9.png




Em vídeo:


60fps de boa.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.090
Reações
1.941
Pontos
844
Panzer Dragon é tranquilo de emular.

Desanimei com Kronos por compatibilidade e problemas, mas era leve até em sua versão core de retroarch.

Panzer Dragoon é bem emulado. Para ele recomendo o YabaSanshiro.

KtiAnM7.png

29tsKW9.png




Em vídeo:


60fps de boa.

Vou baixar depois. Mas nem é pra jogar esse jogo, só perguntei pra ver se o emulador aguentava jogo 3d assim. Pretendo jogar Bomberman e Shinobi, mas pretendo usar os discos originais, pois tenho bastante jogos aqui e um Saturn, mas a preguiça de ligar tudo na TV é imensa. Também jogar uns jogos que não tenho, tipo os Bug e Guardian Heroes.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Vou baixar depois. Mas nem é pra jogar esse jogo, só perguntei pra ver se o emulador aguentava jogo 3d assim. Pretendo jogar Bomberman e Shinobi, mas pretendo usar os discos originais, pois tenho bastante jogos aqui e um Saturn, mas a preguiça de ligar tudo na TV é imensa. Também jogar uns jogos que não tenho, tipo os Bug e Guardian Heroes.
SSF é ainda mais leve e com grande compatibilidade. Mednafen não é tão leve, vai depender da máquina segurar os 60fps.

Recomendo o YabaSanshiro porque sempre que possível tento fugir da resolução nativa. 240p é de sangrar os olhos. Mas tem muito game que ele não roda.

Outro ponto, apesar de não curtir 240p, conforme fui testando configurações, comecei a considerar que nem sempre os gráficos da geração ficam bons forçando imagem HD. A baixíssima resolução ajudava a disfarçar a precariedade do lowpoly da época, péssimas modelagens que quanto mais nítidas ficam exibidas na tela, mais visíveis seus defeitos. Além disso, ao renderizar em HD a imagem entre objetos do cenário destoa demais, fica desequilibrado o visual dos objetos 2D sem resolução ao lado do "3D" renderizado em HD. E na época, mesmo jogo 3D era uma mistura com objetos 2D, muita coisa era "mera sprite" para facilitar processamento.

Por vezes, no Yabasanshiro, prefiro deixar a resolução em 2X e com bastante antialiasing para suavizar. Assim acho que a imagem ganha mais qualidade, sem forçar demais, e no todo fica mais harmônica.

6Y9L5G9.png
Bg7YaHe.png

sjeesGb.png
5epVU8E.png

2tLfSCn.png
fddBqdE.png

M3pBOof.png
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar mais screens de jogos em 2x (clique para tamanho real):
A miniatura está escuro por causa das scanlines.

BUG TOO!
azi6Qhd.png

g2odbBP.png


SONIC R
6DAd63F.png

pIVUbsc.png


F1 CHALLENGE
m3neKNB.png

CsWohb6.png


DAYTONA CCE
gJoHEIx.png
 
Ultima Edição:
Topo Fundo