O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Então, agora eu tenho um Playstation VR ... [+haters de VRs]

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Pois é, galera. O Natal chegou, e com ele, presentinhos especiais. Primeiramente, eu gostaria de agradecer imensamente minha namorada, @Lucy van Pelt , que foi a responsável por essa surpresa foda neste final de ano.

O tópico de VRs anda meio caído, e são bem escassas as impressões sobre o PSVR aqui no fórum. Pelo aspecto financeiro da empreitada, sei que é algo ainda bem distante da realidade da maioria dos brasileiros (oras, era algo super distante para mim, também). Portanto, acho válida a criação de um tópico para compartilhar minha experiência e dialogar um pouco sobre o futuro da realidade virtual.
6mNZ0UV.jpg


Vamos pela ordem:
Dinheiro e a porta-de-entrada nos VRs
Ok. Vamos falar de cifras. É uma tremenda putaria. Ela comprou o modelo básico, sem câmera nem moves, e por intermédio de meu melhor amigo que mora nos EUA. Ele trouxe e não declarou nada na receita. Ok, obtive da maneira mais barata possível. E nisso já somamos 1500 e tantos reais, se não um pouco mais. Como o VR precisa da câmera, comprei-a. Mais R$ 350. Comprarei os Moves nessa segunda-feira, cada um custando R$150. Somando tudo, chegamos em meados de R$ 2.150~2.200.

Adicionando o valor do PS4 básico e pulamos para R$ 3.700. Sem esquecer, lógico, que como o PSVR não teve lançamento oficial aqui no Brasil, nenhum conteúdo feito exclusivamente para ele, como Until Dawn: RoB e Arkham VR, estão disponíveis na PStore brasileira. Ou seja, preciso pagar em dólar qualquer jogo na Pstore americana. É tudo muito caro. E isso porque estamos falando da plataforma mais acessível em termos de iniciação. Com o Rift e o Vive, a coisa é mais caótica ainda.


Design
Apesar do trambolhão, o PSVR é bastante bonito. O modelo é bem clean e ex-tre-ma-men-te confortável. Além disso, é bastante leve e possui uma distribuição de peso excelente, com um adicional propositalmente atrás para que em nenhum momento ficassemos pendendo para frente. Existe uma haste atrás, acolchoado na região da testa+cabeça e ajuste por slide no setor frontal, onde as lentes estão. O emborrachado que vaza pelas laterais se adapta com diferentes formatos de rosto e garante um eficiente bloqueio de luz externa. Resumindo: é bem fácil e rápido de ajeitar o posicionamento do VR em diferentes formatos de cabeça e rosto, incluindo pessoas que usam óculos ou não.
vxP9UNJ.jpg
pwm6UoJ.jpg


Os fios. Bom, é fio pra caramba. Settar tudo e posicionar a câmera requer um trabalho considerável para o público mais casual. Existe um pouco de exagero sobre "ficar com uma porrada de coisa espalhada pelo ambiente", pelo menos em relação ao PSVR. Abaixo, duas fotos. Uma com todo o aparato montado e o PSVR ligado na caixa de processamento, junto ao extensor de cabo. E a segunda, sem o VR e o extensor conectados. A primeira foto representa a jogatina com o VR (lógico, dã), e a segunda a jogatina básica na TV. Não é necessário mexer na unidade de processamento. Mesmo com o HDMI ligado da TV diretamente nela, tudo fica OK. Ou seja, a trabalheira pra montar ocorre somente na primeira vez. Depois, basta conectar o PSVR no mini-PS4 e pronto.
LMHCDF0.jpg
RSfuSE6.jpg


O que complica nesse settup todo é transporte. Resolvi levar o VR na casa do meu irmão e foi um parto desmontar tudo e remontar. E isso é uma pena, pois caso fosse mais simples e fácil, a introdução da tecnologia para um maior número de pessoas seria muito mais acessível.
3w1zq62.jpg

A experiência
Chega de mimimi e vamos ao que importa.
Primeiro, a parte negativa. Para a experiência funcionar 100%, é preciso um ambiente quase ideal. Luz externa, reflexos, distanciamento errado da câmera e pessoas passando na frente da mesma - tudo isso pode atrapalhar o tracking do VR. É preciso praticamente um ritual antes de começar a jogar, preparando tudo para que não ocorram interferências, caso contrário a pessoa precisará pressionar options com certa constância para resetar o tracking. Em contrapartida, isso funciona sem interromper jogo algum e é tudo bem rápido e eficiente.

Os gráficos são beeem mais simples do que as versões usuais na TV. Isso não significa que sejam feios, mas em certos momentos as imagens um pouco borradas pela menor contagem de pixels pode incomodar amantes de gráficos High Def.

E... basicamente é isso, pois a parte positiva é FODA demais. Sério, se no início da tecnologia já temos o nível de imersão atual, futuramente a coisa será assustadora. Joguei algumas demos no disco que veio, como Rigs, PS Worlds, Wayward Skies, a missão de CoD, etc.

De comprados, até então Driveclub VR, Eagle Flight e Thumper. Meos amigos, sei nem como descrever. É um misto de sensações. Ultrapassar um carro e mover a cabeça, vendo ele ficando lateralmente para trás de pouco em pouco, depois observá-lo no retrovisor. Pilotar uma nave no espaço, com outra vinda na sua direção, atirar loucamente e explodí-la no limite de as duas se baterem, com o fogo tomando consta da sua visão enquanto passas no meio da explosão. Entrar no frenesi de Thumper, com uma espécie de montanha-russa psicodélica rítmica, observando os bosses gigantes bem diante de ti. Voar por uma frança tomada pela natureza, ir até próximo da água e da cidade, cortando com agilidade os prédios, entrando e saindo de cômodos, tudo isso em alta velocidade e tentando não esmagar sua águia contra a parede.

VR é escroto de se vender justamente porque é algo que DEMANDA a experiência. Sério, esqueçam quaisquer vídeos de gameplay que vocês assistirem. Eu vi o Eagle Flight e achei a coisa mais idiota do mundo. Comprei para minha namorada jogar, e desde então quem se viciou fui eu. Até agora não fiz uma missão sequer da história. Simplesmente ponho no modo livre de voo e fico me desafiando a voar o mais baixo que posso na cidade e na velocidade máxima, sem bater em local algum.

E Resident Evil, caras? E Resident evil?! put* que pariu. Já tinha jogado a demo primeiramente sem VR, e agora pude checar como será a experiência. Incrível. Sim, os gráficos, iguals aos de Driveclub, são infinitamente mais simples. Porém, jogo bonito é o que não falta. Nenhum outro de corrida ou terror me deu as experiências que tive no VR. O som 3D, o ambiente opressor sem a possibilidade de olhar um pouco para o resto do seu quarto e aliviar a tensão... dificilmente tenho medo com jogos de terror, bem difícil MESMO, e me caguei todo na demo. O VR é muito mais capaz de te inserir no contexto e na pele do protagonista do que qualquer textura super definida. É algo inconsciente. Parece que até seu cérebro é enganado e aumenta todos os setores sensoriais do corpo.

Acho muito improvável eu voltar a jogar qualquer coisa em 1a pessoa na TV caso a opção de VR se faça presente. Lógico que é uma experiência dosada, e ficar horas e mais horas jogando com os óculos igual fazemos com a TV é um tanto cansativo pelo simples motivo de se exigir mais da pessoa. Surpreendentemente, nem eu, nem pessoa alguma que testou o VR tivemos motion sickness - nem com o Driveclub, que pela internet é o que mais apresenta casos. Não sei se o VR substituirá 100% todos os games no futuro; acho que não, já que certas experiências são infinitamente melhores nele, e outras na TV, principalmente quando não possuem modo específico de realidade virtual e o PS4 só simula um telão na sua frente... com definição bem mais pobre do que TVs boas conseguem reproduzir. Porém, quando a coisa dá certo, é fenomenal.

Como ainda não estou com os Moves, Until Dawn, Batman e outros jogos que requerem eles ficarão para atualizações futuras aqui.

Conclusão
Minha namorada, que gosta de jogos mas não é uma gamer muito assídua; meu irmão, que amava games e se afastou do mercado; meu melhor amigo, que é um assíduo jogador... perfis diferentes, mas as mesmas reações. Tão qual divertido é jogar, também é assistir os outros vivendo as experiências (a caixa de processamento apresenta um baita diferencial nessa parte em comparação com outros VRs). Meu amigo não tinha interesse em VR, e após testar disse que comprará no ato, assim que voltar para os EUA. Meu irmão parecia criança jogando, e minha namorada até em jogo de corrida quis se arriscar pelo simples fato de a imersão ser demais.

Eu sei que muita gente daqui gosta de falar mal da tecnologia, e também sei que infelizmente boa parte dessas pessoas nunca nem triscou em um VR. Sei o quanto o formato usual de jogos é algo bastante defendido... eu faço isso bastante também. Minha experiência com o motion do Wii e das cópias foi bem pobre, e sempre preferi absolutamente qualquer desses jogos motions substituindo os aparatos por controles tradicionais.

Acreditem, VR não chega nem próximo daquela porquisse de motion. É outro nível. É efetivamente uma revolução, tal qual foi o 3D, o analógico, etc. A tecnologia ainda precisa baratear muito, e evoluir, mas caso o investimento se mantenha... a comparação que gosto de fazer é com celulares. Os primeiros eram uns caixotes, e caros pra caramba, porém já promoveram uma mudança imensa na comunicação daquelas pessoas que compraram. 20, 25 anos depois, e temos os smartphones, e nosso mundo sofreu uma série de adaptações pela existência desses. Esses primeiros VRs são os celulares caixotões.

Ainda tem muita coisa pra falar, como vídeos SDS, youtube e netflix no VR, e afins, mas isso fica pra depois.

Se vocês tiverem qualquer dúvida, perguntem ae.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.890
Reações
230.219
Pontos
2.529
Minha cara quando fui lendo o que precisa para jogar:

Para a experiência funcionar 100%, é preciso um ambiente quase ideal. Luz externa, reflexos, distanciamento errado da câmera e pessoas passando na frente da mesma - tudo isso pode atrapalhar o tracking do VR. É preciso praticamente um ritual antes de começar a jogar, preparando tudo para que não ocorram interferências, caso contrário a pessoa precisará pressionar options com certa constância para resetar o tracking. Em contrapartida, isso funciona sem interromper jogo algum e é tudo bem rápido e eficiente.

5aa5d6321cf7e5c16bef7f4ae6644980.jpg
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.611
Reações
10.980
Pontos
753
primeiramente, parabéns pela aquisição.

Agora as dúvidas, eu vou pegar o meu provavelmente na semana que vem, tive que importar o novo modelo de câmera pq não o encontrava mais nem a pau, só a versão antiga.

Provavelmente a câmera chega na próxima semana, agora uma dúvida, não vou comprar o ps move pq não curto esse tipo de controle, consigo jogar sem perder a experiência com o controle normal?

Peguei esse eagle flight tb kkkk
 

Lero_Lero

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.067
Reações
21.795
Pontos
1.119
o dia que tu morar comigo tu vai me emprestar esse troço

no aguardo
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.583
Pontos
1.084
Posta aqui daq a 2 meses.

Amigos meus q compraram ja querem se desfazer. Segundo alguns deles, tudo muto maneiro no incio mais o trambolho se torna chato com pouco tempo de uso.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
....E quando você ligou o Mini PS4, ele ligou a luz vermelha e disse: "Michael!"?:kbeca







Brincadeira!

Bela aquisição, mas... Pra gente quebrada como eu, comprar uma coisa dessas (no caso, o kit 'cabelo, barba e bigode'), chegar em casa e ligar tudo isso na tv, eu GARANTO que a leoa nem me matava de vez!

  • Primeiramente, ela ia me torturar MUUUUUUUUUUUUUUUUITO antes de me matar;
  • Depois de algumas semanas, arrancando TODOS os meus ossos, vivo, e da seguinte forma (corta-se os dedos, da seguinte forma: falange, falanginha e falangeta de um deles, a cada hora e assim vai, descasacando todos usando um amaciante de roupas e um ralador de queijo, até chegar nos órgãos principais e ficar destroçando, ponto a ponto até..... URGH!!!:knojo);
  • Daí, ela gruda na minha alma e a carrega até o capirorto e me abandona no colo dele!
Ou seja, VOU ESPERAR BASTANTE pra comprar um e evitar de perder a vida (apenas uma simples reclamação...):coolface
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.664
Reações
65.399
Pontos
1.494
Pelo menos é bonito para deixar de enfeite, tem um tom moderno.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
....E quando você ligou o Mini PS4, ele ligou a luz vermelha e disse: "Michael!"?:kbeca







Brincadeira!

Bela aquisição, mas... Pra gente quebrada como eu, comprar uma coisa dessas (no caso, o kit 'cabelo, barba e bigode'), chegar em casa e ligar tudo isso na tv, eu GARANTO que a leoa nem me matava de vez!

  • Primeiramente, ela ia me torturar MUUUUUUUUUUUUUUUUITO antes de me matar;
  • Depois de algumas semanas, arrancando TODOS os meus ossos, vivo, e da seguinte forma (corta-se os dedos, da seguinte forma: falange, falanginha e falangeta de um deles, a cada hora e assim vai, descasacando todos usando um amaciante de roupas e um ralador de queijo, até chegar nos órgãos principais e ficar destroçando, ponto a ponto até..... URGH!!!:knojo);
  • Daí, ela gruda na minha alma e a carrega até o capirorto e me abandona no colo dele!
Ou seja, VOU ESPERAR BASTANTE pra comprar um e evitar de perder a vida (apenas uma simples reclamação...):coolface
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.598
Reações
60.110
Pontos
1.724
Ótimo relato. RE7 vai ser foda, a Sony tem que trabalhar o jogo nesse sentido. GT Sport acredito que será incrível também.

Bacana notar que achei esse jogo da águia horrível quando lançou, mas não dá para julgar sem ter a experiência VR.

Na forma "cinema", onde o VR apresenta um telão, é ruim mesmo? Uma pena isso. Seria a saída perfeita para jogos que não encaixam no formato VR.

PS. Essa é pra casar. :ksafado
 

zux77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
393
Reações
1.092
Pontos
1.068
Muito bom tenho o vive desde julho e só jogo VR, e como muitos dizem que encostam, comigo é o contrário fico ansioso por bons lançamentos e o controle sim encostado, quando tiver o move aí sua reação ao VR será ainda melhor, eu que me decepcionei tremendamente com o kinect, ou move control digo que a coisa em VR é surreal, e como vc, fico com um put* medo de alguns games de terror em VR algo que jamais senti jogando em monitor, a parada é outra.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Bom tópico, @Paiva :) -kun. O PSVR de fato é o melhor custo/benefício para VR atualmente.

Se funcionasse com o PC, eu pegaria um para jogar simuladores. Talvez quando sair o Ace Combat VR..

P.S.: @Damyen já tá com o cunhado dele de sobreaviso para uma "conversa" contigo, caso você não se casar com a @Lucy van Pelt :obrigue
 

SkyHakuu

Bam-bam-bam
Mensagens
902
Reações
1.504
Pontos
333
Eu tenho o vive e sempre falei, VR é o futuro.
OK, mas tbm tem prazo de validade.
Pois o meu, comprei os joguinhos demos principais, joguei, e ta parado.... To esperando sair jogos completos....
Tem boas promessas pra 2017, como fallout 4 e doom, então estou em stand by aguardando.
E o fator positivo é pra simulação, ele com volante é bom d+, mas outra coisa, minha 980ti não aguenta os 90fps no project cars por ex, então é PHODA, é muito R$ investimento pra conseguir tirar tudo dessa m****, o preço já é absurdo e o PC tem q ser monstro.
Se tiver desenvolvimento, VR ano que vem deslancha, senão vai ser só um super acessorio como um colega fala, = um volante por ex.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
porra, fiquei impressionado mesmo foi com a qualidade das fotografias
da pra ganhar a vida disso, sabia?
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Testei só o DK2 do RIFT... na moral, fiquei uns três meses sem conseguir jogar alguns jogos na tela comum (joguei Live 4 Speed mais algumas demos)... e ele deve ser bem inferior ao PSVR em todos os aspectos.

Eu tenho uma grana separada pra VR desde 2014, só não comprei pq me recuso a pagar o atual Custo Brasil. Pra mim é uma tecnologia que veio pra ficar... a maioria das pessoas está em fase de negação por ela ainda ser muito cara e poucas pessoas realmente experimentaram... a maioria que critica nem sabe explicar como a coisa funciona e o fazem apenas por convicção. É apenas questão de tempo... acho que até 2020 já ta relativamente massificado. Acho que qualquer gênero pode se beneficiar da tecnologia, mas alguns (os ainda pensados em ter jogabilidade 2D, como plataforma 2D, estratégia, fighting games 2D e alguns outros) podem ficar redundantes em renderização. Então não acho que VR substituirá telas tradicionais... pelo menos não por um bom tempo... a tendência é que futuramente a maioria dos jogos seja VR e apenas alguns de nicho (como esses que insistem em ter jogabilidade 2D) continuem usando telas tradicionais.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.043
Pontos
2.059
Eu tenho uma grana separada pra VR desde 2014, só não comprei pq me recuso a pagar o atual Custo Brasil. Pra mim é uma tecnologia que veio pra ficar...

Putz, exatamente o que eu disse pro @Paiva :) rsrs
Com a diferença que comecei a juntar em 2013, quando testei um DK1 com iRacing (e desisti de comprar 3 monitores). A intenção era pegar um volante top + cockpit + HMD. Mas com a alta do dólar e com o preço dos HMDs saindo bem mais alto do que o esperado o negócio ficou complicado. A grana tá lá, daria pra importar um Rift completo na Amazon pagando os impostos (iria sair por R$6300, por aí), o que me deixaria sem o volante e cockpit... ficaria com o meu G27 mesmo e jogando na mesa com uma cadeira que fode com minha coluna rs. Mas me recuso a pagar esse preço Brasil. É uma coisa moral que tenho desde mlq e não vai rolar, por mais que eu tenha total convicção sobre o quanto a VR é foda.

Em algum momento vai ficar mais acessível. Ano que vem serão lançados HMDs da parceria Microsoft/Intel e fabricantes como Acer, Asus, HP, DELL e Lenovo. Acredito que isso jogará o preço pra baixo (preço de entrada mais barato que o próprio PSVR) e aí o negócio pode andar mais rápido.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Putz, exatamente o que eu disse pro @Paiva :) rsrs
Com a diferença que comecei a juntar em 2013, quando testei um DK1 com iRacing (e desisti de comprar 3 monitores). A intenção era pegar um volante top + cockpit + HMD. Mas com a alta do dólar e com o preço dos HMDs saindo bem mais alto do que o esperado o negócio ficou complicado. A grana tá lá, daria pra importar um Rift completo na Amazon pagando os impostos (iria sair por R$6300, por aí), o que me deixaria sem o volante e cockpit... ficaria com o meu G27 mesmo e jogando na mesa com uma cadeira que fode com minha coluna rs. Mas me recuso a pagar esse preço Brasil. É uma coisa moral que tenho desde mlq e não vai rolar, por mais que eu tenha total convicção sobre o quanto a VR é foda.

Em algum momento vai ficar mais acessível. Ano que vem serão lançados HMDs da parceria Microsoft/Intel e fabricantes como Acer, Asus, HP, DELL e Lenovo. Acredito que isso jogará o preço pra baixo (preço de entrada mais barato que o próprio PSVR) e aí o negócio pode andar mais rápido.
Um bro que trabalha com desenvolvimento de hardware disse que um HMD (sem contar câmeras e controles, quando necessários) tem que custar menos que um celular. O que encarece muito atualmente é que é uma tecnologia nova (pelo menos em tentativa de massificar). Acho que será igual HDTV, que em poucos anos os modelos de entrada tiveram uma redução de preço que ia dos R$10.000 para os R$2000 e logo chegaram aos R$1000, ou até menos.

HMDs de ponta se manterão nessa faixa de 400 a 600 USD (provavelmente aparecerão modelos hardcore que custaram bem mais que isso) pois com o passar dos anos eles irão agregando melhor resolução e outras tecnologias... mas passaremos a ter modelos de entrada, melhores que os modelos atuais, podendo custar até menos de U$100 em poucos anos. E é nessa hora, quando criar um produto de entrada acessível e com uma qualidade mínima (esses HMDs de hoje tem essa qualidade) e, principalmente, tivermos uma boa quantidade e qualidade de jogos pensados para VR (ou bem convertidos) ai as pessoas passarão a ver a coisa de outra maneira. Só sei que quem desdenha hoje o faz sem saber do que está falando... nem discuto mais.
 

GTric

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.682
Reações
7.516
Pontos
1.309
Depois do RE7 fiquei animado com o aparato. Pretendo comprar um ano que vem no exterior.
 

zux77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
393
Reações
1.092
Pontos
1.068
Eu tenho o vive e sempre falei, VR é o futuro.
OK, mas tbm tem prazo de validade.
Pois o meu, comprei os joguinhos demos principais, joguei, e ta parado.... To esperando sair jogos completos....
Tem boas promessas pra 2017, como fallout 4 e doom, então estou em stand by aguardando.
E o fator positivo é pra simulação, ele com volante é bom d+, mas outra coisa, minha 980ti não aguenta os 90fps no project cars por ex, então é PHODA, é muito R$ investimento pra conseguir tirar tudo dessa m****, o preço já é absurdo e o PC tem q ser monstro.
Se tiver desenvolvimento, VR ano que vem deslancha, senão vai ser só um super acessorio como um colega fala, = um volante por ex.
Eu estou me divertindo a beça com arizona sunshine, vanish helm e project solus, aguardando serious sam, enfim várias coisas bacanas. Tentou o dirty com o revive roda melhor que o project car.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
bem massa o review e tal, mas achei mais interessante o livro do yoshitaka amano na sua prateleira
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.719
Reações
30.249
Pontos
1.129
sem video de susto do re7?
Falando em video como é os 360?
 

novat

Bam-bam-bam
Mensagens
2.076
Reações
7.586
Pontos
453
Eu tenho o vive e sempre falei, VR é o futuro.
OK, mas tbm tem prazo de validade.
Pois o meu, comprei os joguinhos demos principais, joguei, e ta parado.... To esperando sair jogos completos....
Tem boas promessas pra 2017, como fallout 4 e doom, então estou em stand by aguardando.
E o fator positivo é pra simulação, ele com volante é bom d+, mas outra coisa, minha 980ti não aguenta os 90fps no project cars por ex, então é PHODA, é muito R$ investimento pra conseguir tirar tudo dessa m****, o preço já é absurdo e o PC tem q ser monstro.
Se tiver desenvolvimento, VR ano que vem deslancha, senão vai ser só um super acessorio como um colega fala, = um volante por ex.

É disso que eu tenho medo, gastar muito e usar pouco. Eu gostei do Kinect e do 3D, mas usava casualmente, o preço era normal pra um acessório, a TV eu ia comprar uma de qualquer jeito e na época o preço com 3D e sem era a mesma coisa, eu me imagino usando esse VR casualmente, aí o preço fica proibitivo.
 

SkyHakuu

Bam-bam-bam
Mensagens
902
Reações
1.504
Pontos
333
Testei só o DK2 do RIFT... na moral, fiquei uns três meses sem conseguir jogar alguns jogos na tela comum (joguei Live 4 Speed mais algumas demos)... e ele deve ser bem inferior ao PSVR em todos os aspectos.

Eu tenho uma grana separada pra VR desde 2014, só não comprei pq me recuso a pagar o atual Custo Brasil. Pra mim é uma tecnologia que veio pra ficar... a maioria das pessoas está em fase de negação por ela ainda ser muito cara e poucas pessoas realmente experimentaram... a maioria que critica nem sabe explicar como a coisa funciona e o fazem apenas por convicção. É apenas questão de tempo... acho que até 2020 já ta relativamente massificado. Acho que qualquer gênero pode se beneficiar da tecnologia, mas alguns (os ainda pensados em ter jogabilidade 2D, como plataforma 2D, estratégia, fighting games 2D e alguns outros) podem ficar redundantes em renderização. Então não acho que VR substituirá telas tradicionais... pelo menos não por um bom tempo... a tendência é que futuramente a maioria dos jogos seja VR e apenas alguns de nicho (como esses que insistem em ter jogabilidade 2D) continuem usando telas tradicionais.


Eu uso o virtual desktop com o vive.
E futuramente logo logo teremos, 4k em cada lente imagino eu.
Nesse caso, realmente na minha opinião, pode pegar monitor e tv e jogar tudo no lixo, pois com definicão perfeita, ninguém nunca mais vai querer usar tv-monitor.
Atualmente a resolux é aceitável, da pra se divertir e brincar, mas não da pra trocar o monitor em todos o casos, pela falta de definição.
Mas imagino que até cinema vah usar VR futuramente, pois seria sensacional tendo definição suficiente.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Eu uso o virtual desktop com o vive.
E futuramente logo logo teremos, 4k em cada lente imagino eu.
Nesse caso, realmente na minha opinião, pode pegar monitor e tv e jogar tudo no lixo, pois com definicão perfeita, ninguém nunca mais vai querer usar tv-monitor.
Atualmente a resolux é aceitável, da pra se divertir e brincar, mas não da pra trocar o monitor em todos o casos, pela falta de definição.
Mas imagino que até cinema vah usar VR futuramente, pois seria sensacional tendo definição suficiente.
O app que mais pirei é aquele que cria uma sala de cinema virtual. Claro, no DK2 a resolução do vídeo deixa um bocado a desejar... mas melhorando a resolução do HMD eu troco fácil minha 1080p de 40' por uma tela virtual de cinema.

Acho que pra trabalho o VR pode servir mais como complemento... mas nesse caso acho que Realidade Aumentada é infinito mais útil. O problema é passar as 6 a 8 horas de trabalho com um HMD na cabeça, por melhor que eles fiquem. Duvido que o uso prolongado disso não cause problemas na visão. Com RA ficaria mais fácil exibir informações para o usuário. Aqui eu trabalho com dois a três monitores ao mesmo tempo... tanto VR quanto RA simplificariam bastante, mas RA teria a vantagem de ser menos agressivo com o uso de longa duração.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.972
Pontos
1.409
Pois é, galera. O Natal chegou, e com ele, presentinhos especiais. Primeiramente, eu gostaria de agradecer imensamente minha namorada, @Lucy van Pelt , que foi a responsável por essa surpresa foda neste final de ano.

O tópico de VRs anda meio caído, e são bem escassas as impressões sobre o PSVR aqui no fórum. Pelo aspecto financeiro da empreitada, sei que é algo ainda bem distante da realidade da maioria dos brasileiros (oras, era algo super distante para mim, também). Portanto, acho válida a criação de um tópico para compartilhar minha experiência e dialogar um pouco sobre o futuro da realidade virtual.
6mNZ0UV.jpg


Vamos pela ordem:
Dinheiro e a porta-de-entrada nos VRs
Ok. Vamos falar de cifras. É uma tremenda putaria. Ela comprou o modelo básico, sem câmera nem moves, e por intermédio de meu melhor amigo que mora nos EUA. Ele trouxe e não declarou nada na receita. Ok, obtive da maneira mais barata possível. E nisso já somamos 1500 e tantos reais, se não um pouco mais. Como o VR precisa da câmera, comprei-a. Mais R$ 350. Comprarei os Moves nessa segunda-feira, cada um custando R$150. Somando tudo, chegamos em meados de R$ 2.150~2.200.

Adicionando o valor do PS4 básico e pulamos para R$ 3.700. Sem esquecer, lógico, que como o PSVR não teve lançamento oficial aqui no Brasil, nenhum conteúdo feito exclusivamente para ele, como Until Dawn: RoB e Arkham VR, estão disponíveis na PStore brasileira. Ou seja, preciso pagar em dólar qualquer jogo na Pstore americana. É tudo muito caro. E isso porque estamos falando da plataforma mais acessível em termos de iniciação. Com o Rift e o Vive, a coisa é mais caótica ainda.


Design
Apesar do trambolhão, o PSVR é bastante bonito. O modelo é bem clean e ex-tre-ma-men-te confortável. Além disso, é bastante leve e possui uma distribuição de peso excelente, com um adicional propositalmente atrás para que em nenhum momento ficassemos pendendo para frente. Existe uma haste atrás, acolchoado na região da testa+cabeça e ajuste por slide no setor frontal, onde as lentes estão. O emborrachado que vaza pelas laterais se adapta com diferentes formatos de rosto e garante um eficiente bloqueio de luz externa. Resumindo: é bem fácil e rápido de ajeitar o posicionamento do VR em diferentes formatos de cabeça e rosto, incluindo pessoas que usam óculos ou não.
vxP9UNJ.jpg
pwm6UoJ.jpg


Os fios. Bom, é fio pra caramba. Settar tudo e posicionar a câmera requer um trabalho considerável para o público mais casual. Existe um pouco de exagero sobre "ficar com uma porrada de coisa espalhada pelo ambiente", pelo menos em relação ao PSVR. Abaixo, duas fotos. Uma com todo o aparato montado e o PSVR ligado na caixa de processamento, junto ao extensor de cabo. E a segunda, sem o VR e o extensor conectados. A primeira foto representa a jogatina com o VR (lógico, dã), e a segunda a jogatina básica na TV. Não é necessário mexer na unidade de processamento. Mesmo com o HDMI ligado da TV diretamente nela, tudo fica OK. Ou seja, a trabalheira pra montar ocorre somente na primeira vez. Depois, basta conectar o PSVR no mini-PS4 e pronto.
LMHCDF0.jpg
RSfuSE6.jpg


O que complica nesse settup todo é transporte. Resolvi levar o VR na casa do meu irmão e foi um parto desmontar tudo e remontar. E isso é uma pena, pois caso fosse mais simples e fácil, a introdução da tecnologia para um maior número de pessoas seria muito mais acessível.
3w1zq62.jpg

A experiência
Chega de mimimi e vamos ao que importa.
Primeiro, a parte negativa. Para a experiência funcionar 100%, é preciso um ambiente quase ideal. Luz externa, reflexos, distanciamento errado da câmera e pessoas passando na frente da mesma - tudo isso pode atrapalhar o tracking do VR. É preciso praticamente um ritual antes de começar a jogar, preparando tudo para que não ocorram interferências, caso contrário a pessoa precisará pressionar options com certa constância para resetar o tracking. Em contrapartida, isso funciona sem interromper jogo algum e é tudo bem rápido e eficiente.

Os gráficos são beeem mais simples do que as versões usuais na TV. Isso não significa que sejam feios, mas em certos momentos as imagens um pouco borradas pela menor contagem de pixels pode incomodar amantes de gráficos High Def.

E... basicamente é isso, pois a parte positiva é FODA demais. Sério, se no início da tecnologia já temos o nível de imersão atual, futuramente a coisa será assustadora. Joguei algumas demos no disco que veio, como Rigs, PS Worlds, Wayward Skies, a missão de CoD, etc.

De comprados, até então Driveclub VR, Eagle Flight e Thumper. Meos amigos, sei nem como descrever. É um misto de sensações. Ultrapassar um carro e mover a cabeça, vendo ele ficando lateralmente para trás de pouco em pouco, depois observá-lo no retrovisor. Pilotar uma nave no espaço, com outra vinda na sua direção, atirar loucamente e explodí-la no limite de as duas se baterem, com o fogo tomando consta da sua visão enquanto passas no meio da explosão. Entrar no frenesi de Thumper, com uma espécie de montanha-russa psicodélica rítmica, observando os bosses gigantes bem diante de ti. Voar por uma frança tomada pela natureza, ir até próximo da água e da cidade, cortando com agilidade os prédios, entrando e saindo de cômodos, tudo isso em alta velocidade e tentando não esmagar sua águia contra a parede.

VR é escroto de se vender justamente porque é algo que DEMANDA a experiência. Sério, esqueçam quaisquer vídeos de gameplay que vocês assistirem. Eu vi o Eagle Flight e achei a coisa mais idiota do mundo. Comprei para minha namorada jogar, e desde então quem se viciou fui eu. Até agora não fiz uma missão sequer da história. Simplesmente ponho no modo livre de voo e fico me desafiando a voar o mais baixo que posso na cidade e na velocidade máxima, sem bater em local algum.

E Resident Evil, caras? E Resident evil?! put* que pariu. Já tinha jogado a demo primeiramente sem VR, e agora pude checar como será a experiência. Incrível. Sim, os gráficos, iguals aos de Driveclub, são infinitamente mais simples. Porém, jogo bonito é o que não falta. Nenhum outro de corrida ou terror me deu as experiências que tive no VR. O som 3D, o ambiente opressor sem a possibilidade de olhar um pouco para o resto do seu quarto e aliviar a tensão... dificilmente tenho medo com jogos de terror, bem difícil MESMO, e me caguei todo na demo. O VR é muito mais capaz de te inserir no contexto e na pele do protagonista do que qualquer textura super definida. É algo inconsciente. Parece que até seu cérebro é enganado e aumenta todos os setores sensoriais do corpo.

Acho muito improvável eu voltar a jogar qualquer coisa em 1a pessoa na TV caso a opção de VR se faça presente. Lógico que é uma experiência dosada, e ficar horas e mais horas jogando com os óculos igual fazemos com a TV é um tanto cansativo pelo simples motivo de se exigir mais da pessoa. Surpreendentemente, nem eu, nem pessoa alguma que testou o VR tivemos motion sickness - nem com o Driveclub, que pela internet é o que mais apresenta casos. Não sei se o VR substituirá 100% todos os games no futuro; acho que não, já que certas experiências são infinitamente melhores nele, e outras na TV, principalmente quando não possuem modo específico de realidade virtual e o PS4 só simula um telão na sua frente... com definição bem mais pobre do que TVs boas conseguem reproduzir. Porém, quando a coisa dá certo, é fenomenal.

Como ainda não estou com os Moves, Until Dawn, Batman e outros jogos que requerem eles ficarão para atualizações futuras aqui.

Conclusão
Minha namorada, que gosta de jogos mas não é uma gamer muito assídua; meu irmão, que amava games e se afastou do mercado; meu melhor amigo, que é um assíduo jogador... perfis diferentes, mas as mesmas reações. Tão qual divertido é jogar, também é assistir os outros vivendo as experiências (a caixa de processamento apresenta um baita diferencial nessa parte em comparação com outros VRs). Meu amigo não tinha interesse em VR, e após testar disse que comprará no ato, assim que voltar para os EUA. Meu irmão parecia criança jogando, e minha namorada até em jogo de corrida quis se arriscar pelo simples fato de a imersão ser demais.

Eu sei que muita gente daqui gosta de falar mal da tecnologia, e também sei que infelizmente boa parte dessas pessoas nunca nem triscou em um VR. Sei o quanto o formato usual de jogos é algo bastante defendido... eu faço isso bastante também. Minha experiência com o motion do Wii e das cópias foi bem pobre, e sempre preferi absolutamente qualquer desses jogos motions substituindo os aparatos por controles tradicionais.

Acreditem, VR não chega nem próximo daquela porquisse de motion. É outro nível. É efetivamente uma revolução, tal qual foi o 3D, o analógico, etc. A tecnologia ainda precisa baratear muito, e evoluir, mas caso o investimento se mantenha... a comparação que gosto de fazer é com celulares. Os primeiros eram uns caixotes, e caros pra caramba, porém já promoveram uma mudança imensa na comunicação daquelas pessoas que compraram. 20, 25 anos depois, e temos os smartphones, e nosso mundo sofreu uma série de adaptações pela existência desses. Esses primeiros VRs são os celulares caixotões.

Ainda tem muita coisa pra falar, como vídeos SDS, youtube e netflix no VR, e afins, mas isso fica pra depois.

Se vocês tiverem qualquer dúvida, perguntem ae.
Ótimo post.
Tô aguardando só a informação crucial que n tá nele:
Porn no PS VR: rola ou não rola? hahaha

Brinks a parte, eu testei o Vive esses dias e curti. Mas os gráficos realmente ficam bem abaixo do que eu to acostumado a ver no PS4, imagino que o mesmo aconteça com o PS VR. Mas mesmo assim, se sair algum jogo de corrida BOM e o volante cair pra casa de 1,5k acho que vai ser a experiência mais animal que um videogame já me proporcionou haha
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.944
Reações
56.988
Pontos
2.164
Parabéns pela aquisição, pretendo comprar em breve também!

Não dava muita bola pra tecnologia, até que testei a primeira vez, na BGS. A demo do Star Wars no VIVE.

A experiência foi fascinante, mesmo pra uma demo boba de 5 minutos. Tô só esperando abaixar um pouco o preço.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.946
Reações
38.491
Pontos
1.839
Paivinha meu queridão, tu viu o video do Ace Combat 7 em VR?? Animal!!

Parabéns pela aquisição! :kfeliz
 
Ultima Edição:

Hank_Moody

Bam-bam-bam
Mensagens
3.897
Reações
4.859
Pontos
453
Parabéns pela aquisição.

Gostaria de saber mais do modo cinema, se parece um cinema mesmo e como é a resolução para jogar jogos normais.
 

Abel2029

Mil pontos, LOL!
Mensagens
414
Reações
273
Pontos
1.008
Sério, parabéns, até então era cético mas com a tua experiência e a de outros usuários, isso me trouxe esperança para a tecnologia que, ao meu ver, sem dúvida será um diferencial no quesito imersão em jogos. Imagina um Skyrim nisso! Deve ser de matar!
 

Maximum Spider

Bam-bam-bam
Mensagens
11.260
Reações
8.709
Pontos
424
Quem liga pra essa m**** de VR?

Porra... tu não tirou a máscara da caixa? Se fosse eu já estaria zoando com ela!

:klolz
 

Lucy van Pelt

Bam-bam-bam
Mensagens
741
Reações
1.896
Pontos
333
o dia que tu morar comigo tu vai me emprestar esse troço

no aguardo
VOU TER QUE DIVIDIR O BOFE E AGORA ATÉ O VR? O QUE MAIS? MINHAS CALCINHAS???????
PS. Essa é pra casar. :ksafado
Bom tópico, @Paiva :)
P.S.: @Damyen já tá com o cunhado dele de sobreaviso para uma "conversa" contigo, caso você não se casar com a @Lucy van Pelt :obrigue
CASAR?
QUERO
ACEITO
Ótimo post.
Tô aguardando só a informação crucial que n tá nele:
Porn no PS VR: rola ou não rola? hahaha
unnamed.gif
 
Ultima Edição:

MasterChiefBR OLD

Bam-bam-bam
Mensagens
4.038
Reações
4.926
Pontos
309
Esse negócio de ambiente ideal... quem joga na sala então já era...

nao tem como proibir as pessoas passar na frente enquanto estou jogando...

No mais bela compra.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.261
Reações
46.800
Pontos
1.934
@Paiva :) o VR é 3D direto ou tem modo normal e 3D? Depende do jogo mesmo nee?

Não compro VR agora pq acho muito imaturo ainda. Pra mim falta melhorarem itens como portabilidade, praticidade, e claro o preço. Dá pra comprar mas com todos esses empecilhos eu acho q acaba não valendo a pena

eu prefiro esperar. Drone, por exemplo, só percebi vantagem (custo&benefício) assim q anunciaram o mavic (q estuprou o Karma da gopro).. coisa linda, pequena e potente.

Problema nem é a parte financeira. É pq não parece tão maduro e redondo q valha o investimento. Prefiro q melhorem a tecnologia e refinem mais. O ponto é esse. Falta refinamento
 
Topo Fundo