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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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FeDeBe

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O hardware do Mega é bom não é estelar, muito por conta das mendigagens da SEGA em relação à paleta de cores e a inclusão de mais um canal PCM, que certamente dariam muito mais competitividade frente ao rivais, mais ainda sim, levando em conta o período e a razão custo/benefício, merece uma nota B+ no meu rank.

Super Nes A+
PC Engine A-
Amiga B-
Neo Geo A-
Estranho um ranking com SNes A+ e Neo GEo A-.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
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Quando a palheta de cores do Mega é criticada, eu meio que me sinto uma alienígena pois acho que sou uma das poucas pessoas que gosta dela do jeito que é.:klol

Falando dessa maneira, não estou dizendo que mais cores não seriam bem-vindas ou ignorando os defeitos do console e as más decisões da Sega mas sim que, pessoalmente, vendo o que os desenvolvedores conseguiram e ainda conseguem fazer com as cores do Mega Drive, não considero isso um problema muito grave se comparado a videogames bem mais limitados como o primeiro GB e o GBC.

Quando essa questão é levantada, eu me lembro desse conto do Al Nielsen na Summer Consumer Electronics Show de 1991:


Quando se fala nas cores que o Mega pode fazer, prefiro focar no uso delas e do talento e criatividade dos artistas envolvidos. No entanto, estou vendo isso tudo puramente com um olho artístico pessoal e não sou desenvolvedora profissional para dizer se esse pensamento é certo ou errado.


Eu pessoalmente não conheço muito a CRI. A única coisa que sabia deles é que desenvolviam ports para Sega.

Fora as músicas, essa versão do Mega é realmente muito morna. No entanto, considero essa do Master totalmente não-jogavel. Além de ser um game extremamente precário, não consigo jogar direito com esse framerate estranho (e olha que costumo a ser bem tolerante com essas coisas...).

Honestamente, acho que a Sega fez a melhor escolha ao lançar um port competente para o Saturn (desenvolvido pela Apaloosa Interactive - antiga Novotrade - de Ecco the Dolphin, o único problema era 30 FPS ao invés de 60) e depois as versões definitivas para o PS2 e o 3DS. Acho que nenhuma plataforma ou add-on pré-PS1/Saturn/N64 fez ou faria juz a esse jogo.
Sim , fez muito jogo bom e com excelente visual mesmo com a paleta reduzida, mas como já disse centenas de vezes antes, o problema não são as 512, mas as 64 (na verdade quatro paletas de 16 repetindo um em cada = 61) simultâneas, ainda mais que o PC Engine de oito bits lançado quase um ano antes apresentava quase a totalidade das mesmas 512 cores, faltou mais ambição da equipe da Sega de pelo menos chegar à metade disso (quatro vezes mais ou talvez até 128 cores já estava bom o suficiente), talvez mais uma semana de desenvolvimento teriam conseguido esse resultado. E sobre o Galaxy Force do Master, não falei ser um bom jogo, mas a solução que empregaram nas paredes das cavernas é bem melhor do que o truque barato que usaram na versão do Mega, por fim sobre essa reportagem do Sonic, tudo bem que até 91 talvez não houvesse muita diferença nos comparativos, mas as coisas complicariam dali pra frente (tipo de comparação das versões de SFII, MK, etc), imagine o Mega fazendo um jogo no mesmo nível de gráficos de um DK em 1995? Maior quantidade de cores = maior longevidade mesmo que pequena no mercado. Faltou esse tipo de visão da equipe da Sega, ficaram satisfeitos com o que tinha na mão, sendo que poucos anos depois até desenvolvedores internos de jogos dela reclamavam quando comparavam as cores de seus jogos com os do PC Engine...

(E com o Mega/Sega CD foi outra cagada, já que entupiram o acessório de parafernálias e ele ficou os olhos da cara, pouco custava incluir mais um chip gráfico possibilitado pelo menos umas 4.096 cores simultâneas, essas equipes da Sega pra fazer hardware caseiro é quase uma piada...)
 
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BarbudimGamer

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Estranho um ranking com SNes A+ e Neo GEo A-.
Também achei estranho... Mas deve ser por conta da diversidade de jogos...

wakuwak7-230905-145209.png
 

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Estranho um ranking com SNes A+ e Neo GEo A-.

Neo Geo não tem Mario, Zelda e RPGs... :klol

Também achei estranho... Mas deve ser por conta da diversidade de jogos...

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Acho que deve ser pelo preço. Um SNES custando U$ 650 no lançamento, acho que não daria bom para o Neo Geo.

Ele falava da relação custo-benefício que ele entende de forma pessoal. Não é só hardware bruto.
 


TheCollector

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Ele falava da relação custo-benefício que ele entende de forma pessoal. Não é só hardware bruto.

E falei justamente disso, do que adianta um console pícara das galáxias se não tiver os jogos que tanto gostamos, pra mim:

Mega Drive >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Neo Geo.

(Mas o SNES tem muito mais jogos que gosto do que o Mega, mas não viveria sem nenhum dos dois… :viraolho)
 

Daniel-Glenn

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Ele falava da relação custo-benefício que ele entende de forma pessoal. Não é só hardware bruto.
Sim, e foi bem isso que eu entendi e expliquei.
Os questionamentos sobre o A- do Neo Geo, dava a entender que pelo hardware do Neo Geo, a nota deveria ser maior. Mas novamente, entrando no custo, por U$650 que é um preço "salgado" a Nintendo e a Sega fariam melhor. Mas isso na minha opinião.
 
Ultima Edição:

Soldado!

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E falei justamente disso, do que adianta um console pícara das galáxias se não tiver os jogos que tanto gostamos, pra mim:

Mega Drive >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Neo Geo.

(Mas o SNES tem muito mais jogos que gosto do que o Mega, mas não viveria sem nenhum dos dois… :viraolho)
Mas e se a SNK fosse a melhor produtora pra ele?
 

TheCollector

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Se a SNK tinha os melhores jogos pra ele, então o custo benefício do Neo Geo já melhora, mesmo sendo absurdamente caro.

Tô só divagando.
Em jogos de lutas sim, tinham alguns dos melhores e alguns poucos de outros gêneros fora algumas poucas terceirizadas que forneciam alguns jogos para eles, mas acho que entendi o que você falou, se tivesse uma Capcom, uma Konami, uma Taito, uma Irem, etc, para apoiar o seu console iria melhorar bastante as suas vendas, mas acho que a própria SNK queria "caminhar com as suas próprias pernas" e não ficar correndo atrás de outras produtoras para ficar fornecendo jogos para o seu console, uma vez que o foco dela era trazer os seus próprios e dessas tais poucas afiliadas para dentro de casa (aliás o primeiro foco do AES não era nem a venda direta ao consumidor, mas para casas comerciais e aluguel, depois é que essa mentalidade mudou e resolveram lançar consoles e jogos em CD para baratear e vender mais), enfim, desde o início foi projetado para ser um console de nicho e quando tentaram ser populares com os CDs não obtiveram o êxito desejado...
 

FeDeBe

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Em jogos de lutas sim, tinham alguns dos melhores e alguns poucos de outros gêneros fora algumas poucas terceirizadas que forneciam alguns jogos para eles, mas acho que entendi o que você falou, se tivesse uma Capcom, uma Konami, uma Taito, uma Irem, etc, para apoiar o seu console iria melhorar bastante as suas vendas, mas acho que a própria SNK queria "caminhar com as suas próprias pernas" e não ficar correndo atrás de outras produtoras para ficar fornecendo jogos para o seu console, uma vez que o foco dela era trazer os seus próprios e dessas tais poucas afiliadas para dentro de casa (aliás o primeiro foco do AES não era nem a venda direta ao consumidor, mas para casas comerciais e aluguel, depois é que essa mentalidade mudou e resolveram lançar consoles e jogos em CD para baratear e vender mais), enfim, desde o início foi projetado para ser um console de nicho e quando tentaram ser populares com os CDs não obtiveram o êxito desejado...
O loading do Neo Geo CD é tenebroso.
 

TheCollector

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O loading do Neo Geo CD é tenebroso.
Sim, esse é o maior problema do Neo Geo CD, mas também houve muitas perdas gráficas em vários jogos, melhorou sim o áudio (lógico) e teve até alguns conteúdos extras, mas no geral teve mais perdas do que ganhos, sobre jogos em CD, se não for totalmente projetado pra esse tipo de mídia ou então sendo ports de jogos absolutamente simples e com pouco conteúdo, na maioria das vezes será uma versão inferior (salvo raras exceções), cito um exemplo os ports de Final Fantasy para o Playstation, que apesar de alguns poucos acréscimos, no geral são todos versões inferiores ao do Super Nintendo e olha que não são jogos tão pesados assim... (A trilha sonora do FFV por exemplo, que é uma das minhas preferidas de toda a franquia, no Playstation ela teve que ser toda reescrita e sendo imensamente pior que a do Super Nintendo.)
 

FeDeBe

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Sim, esse é o maior problema do Neo Geo CD, mas também houve muitas perdas gráficas em vários jogos, melhorou sim o áudio (lógico) e teve até alguns conteúdos extras, mas no geral teve mais perdas do que ganhos, sobre jogos em CD, se não for totalmente projetado pra esse tipo de mídia ou então sendo ports de jogos absolutamente simples e com pouco conteúdo, na maioria das vezes será uma versão inferior (salvo raras exceções), cito um exemplo os ports de Final Fantasy para o Playstation, que apesar de alguns poucos acréscimos, no geral são todos versões inferiores ao do Super Nintendo e olha que não são jogos tão pesados assim... (A trilha sonora do FFV por exemplo, que é uma das minhas preferidas de toda a franquia, no Playstation ela teve que ser toda reescrita e sendo imensamente pior que a do Super Nintendo.)
Aquela velha coisa de ter as ferramentas pra fazer melhor e não ter o talento necessário.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
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O amigo disse sobre o ser menos sofisticado não significa ser inferior. Perfeito. Primeiro que "melhor" e "pior" é muito subjetivo.

Objetivamente o Super Nintendo é mais sofisticado que o Mega Drive, o Neo Geo mais sofisticado que o Super Nintendo e a música erudita mais sofisticada que o Punk. O que isso significa para mim? Absolutamente nada.

Continuo preferindo o Mega Drive em relação ao Super Nintendo, o Super Nintendo em relação ao Neo Geo e o Punk em relação ao Erudito.

Em geral prefiro os jogos do Mega Drive. Questão de gosto. Apesar disso meu jogo favorito de todos os tempos (Super Metroid) esta no Super Nintendo...
 

TheCollector

Bam-bam-bam
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...música erudita mais sofisticada que o Punk. O que isso significa para mim? Absolutamente nada.

Falando de música, a minha era de ouro foi os anos oitenta, rock nacional aqui e lá fora como The Police (minha banda preferida de todos os tempos), Duran Duran, A-Ha, U2, Michael Jackson e toneladas de outros, me diverti muito mais com essa turma do que com os medalhões de sempre como Queen, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc. (Anos 90 também gosto, mas não tanto quanto a década anterior e anos 70 que teve também muita coisa boa, mas 80's pra mim é imbatível…)

Pra você ver como gosto é algo subjetivo…

(Vi que seu avatar é o Prince, toneladas de músicas boas nos anos 80 e 90… :kjoinha)
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
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Falando de música, a minha era de ouro foi os anos oitenta, rock nacional aqui e lá fora como The Police (minha banda preferida de todos os tempos), Duran Duran, A-Ha, U2, Michael Jackson e toneladas de outros, me diverti muito mais com essa turma do que com os medalhões de sempre como Queen, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc. (Anos 90 também gosto, mas não tanto quanto a década anterior e anos 70 que teve também muita coisa boa, mas 80's pra mim é imbatível…)

Pra você ver como gosto é algo subjetivo…

(Vi que seu avatar é o Prince, toneladas de músicas boas nos anos 80 e 90… :kjoinha)
Também adoro a musica pop dos anos 80. Dos medalhões que vc citou eu sempre curti Beatles, Led Zeppelin e Queen. Rolling Stones eu forcei, tentei, mas nunca consegui gostar. Dos Stones devo gostar de umas 5 músicas (se muito).

Adoro Punk e pós-punk (U2, The Cure, Smiths)...

Quando adolescente conheci metal e todas suas vertentes e adorei tbm. Hoje ainda ouço, mas longe do que era no final dos anos 90...foi mais ou menos nessa época tbm que aprendi a dar valor pra MPB e Samba, conheci Jazz e Rock progressivo e percebi que gostava pouco de Blues e nada de Country kkkk foi uma época maravilhosa de descobertas.

E o Prince é o meu "herói" máximo na música...rsrs
 

vigi_lante

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Sim , fez muito jogo bom e com excelente visual mesmo com a paleta reduzida, mas como já disse centenas de vezes antes, o problema não são as 512, mas as 64 (na verdade quatro paletas de 16 repetindo um em cada = 61) simultâneas, ainda mais que o PC Engine de oito bits lançado quase um ano antes apresentava quase a totalidade das mesmas 512 cores, faltou mais ambição da equipe da Sega de pelo menos chegar à metade disso (quatro vezes mais ou talvez até 128 cores já estava bom o suficiente), talvez mais uma semana de desenvolvimento teriam conseguido esse resultado. E sobre o Galaxy Force do Master, não falei ser um bom jogo, mas a solução que empregaram nas paredes das cavernas é bem melhor do que o truque barato que usaram na versão do Mega, por fim sobre essa reportagem do Sonic, tudo bem que até 91 talvez não houvesse muita diferença nos comparativos, mas as coisas complicariam dali pra frente (tipo de comparação das versões de SFII, MK, etc), imagine o Mega fazendo um jogo no mesmo nível de gráficos de um DK em 1995? Maior quantidade de cores = maior longevidade mesmo que pequena no mercado. Faltou esse tipo de visão da equipe da Sega, ficaram satisfeitos com o que tinha na mão, sendo que poucos anos depois até desenvolvedores internos de jogos dela reclamavam quando comparavam as cores de seus jogos com os do PC Engine...

(E com o Mega/Sega CD foi outra cagada, já que entupiram o acessório de parafernálias e ele ficou os olhos da cara, pouco custava incluir mais um chip gráfico possibilitado pelo menos umas 4.096 cores simultâneas, essas equipes da Sega pra fazer hardware caseiro é quase uma piada...)

Claro que seria ótimo se o Mega Drive pudesse reproduzir um número maior de cores simultâneas, mas ele faz algo que o SNES e o PC Engine não conseguem: rodar a maioria dos jogos em alta resolução (320x224).

Mais resolução horizontal é mais área visível no jogo. Ao contrário das cores, que é algo meramente estético, uma maior área visível interfere na jogabilidade.

A resolução maior também melhora os gráficos, já que eles não precisam ser esticados para se acomodar ao formato 4:3 da TV, coisa que acontece no SNES e no PC Engine e que deixa os gráficos distorcidos (um quadrado acaba virando um retângulo, por exemplo).

Se eu tivesse que escolher mais cores ou maior resolução, eu ficaria com maior resolução.

O número menor de cores traz inclusive vantagens: menos espaço ocupado nos cartuchos. O Mega Drive foi lançado numa época em que só havia cartuchos de 4 megabit. Mais do que isso era impensável pois o custo do jogo seria proibitivo. E a paleta menor de cores ajuda a economizar nesse espaço que já era tão escasso. E muitos dos melhores jogos do Mega possuem 4 megabit.

Posteriormente foi possível ter cartuchos com mais capacidade de armazenamento, mas mesmo nesses casos a paleta menor ajudava na economia de espaço. Inclusive há jogos multiplataforma do Mega com número maior de fases do que a respectiva versão do SNES (e talvez essa possa ser a explicação).

Sobre o PC Engine, é raro encontrar jogos que façam uso da paleta de cores de forma que fique superior ao Mega. A versão de Valis III, por exemplo, que roda no PC Engine CD, é praticamente idêntica à versão do Mega em termos de cores.

Eu não duvidaria se em alguns desses jogos do PC Engine tivessem escolhido de forma deliberada usar menos cores para economizar no Hucard ou na memória ram do PC Engine CD. Aliás, o próprio SNES fez isso em vários jogos. Zelda Link to the Past é um deles, se não me engano.
 

King.02

Habitué da casa
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Claro que seria ótimo se o Mega Drive pudesse reproduzir um número maior de cores simultâneas, mas ele faz algo que o SNES e o PC Engine não conseguem: rodar a maioria dos jogos em alta resolução (320x224).

Mais resolução horizontal é mais área visível no jogo. Ao contrário das cores, que é algo meramente estético, uma maior área visível interfere na jogabilidade.

A resolução maior também melhora os gráficos, já que eles não precisam ser esticados para se acomodar ao formato 4:3 da TV, coisa que acontece no SNES e no PC Engine e que deixa os gráficos distorcidos (um quadrado acaba virando um retângulo, por exemplo).

Se eu tivesse que escolher mais cores ou maior resolução, eu ficaria com maior resolução.

O número menor de cores traz inclusive vantagens: menos espaço ocupado nos cartuchos. O Mega Drive foi lançado numa época em que só havia cartuchos de 4 megabit. Mais do que isso era impensável pois o custo do jogo seria proibitivo. E a paleta menor de cores ajuda a economizar nesse espaço que já era tão escasso. E muitos dos melhores jogos do Mega possuem 4 megabit.

Posteriormente foi possível ter cartuchos com mais capacidade de armazenamento, mas mesmo nesses casos a paleta menor ajudava na economia de espaço. Inclusive há jogos multiplataforma do Mega com número maior de fases do que a respectiva versão do SNES (e talvez essa possa ser a explicação).

Sobre o PC Engine, é raro encontrar jogos que façam uso da paleta de cores de forma que fique superior ao Mega. A versão de Valis III, por exemplo, que roda no PC Engine CD, é praticamente idêntica à versão do Mega em termos de cores.

Eu não duvidaria se em alguns desses jogos do PC Engine tivessem escolhido de forma deliberada usar menos cores para economizar no Hucard ou na memória ram do PC Engine CD. Aliás, o próprio SNES fez isso em vários jogos. Zelda Link to the Past é um deles, se não me engano.
O Hardware do Mega é balanceado, o problema mesmo é que ele possui apenas 128 bytes de cram, e como uma cor consome 2 bytes, exibe apenas 64 cores. Se ele tivesse suporte a 12 bits color, e exibisse 128 cores ele se sairia melhor!
 

Marlon.Sega

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O Hardware do Mega é balanceado, o problema mesmo é que ele possui apenas 128 bytes de cram, e como uma cor consome 2 bytes, exibe apenas 64 cores. Se ele tivesse suporte a 12 bits color, e exibisse 128 cores ele se sairia melhor!
Sim. Concordo. Mas qual seria o valor final do produto em 1988 com essa melhoria?

Não podemos esquecer que os videogame da Sega e Nintendo eram videogames de massa.

É obvio que tanto Sega quanto a Nintendo poderiam produzir um hardware "nivel Neo Geo" ja em 1988. So vc pegar os arcades da propria Sega dessa época. Mas qual seria o custo disso para o consumidor final?

Eu penso que tanto a Sega com o Mega Drive em 1988 e a Nintendo com o Super Nintendo em 1990 acertaram em suas propostas. Melhorias naqueles hardwares seriam possiveis, obviamente, mais isso iria impactar no valor final do produto e consequentemente nas vendas.
 

EmuBoarding

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Sabe o que eu gosto no fato da paleta do Mega ser mais limitada?
É porque os artistas e desenvolvedores extraíam ao máximo essa limitação de forma genial.

Estava reparando no Contra 3, e por mais avançado que ele seja tecnicamente, sinto que em muitos momentos o Hard Corps ganha pela utilização de cores ser mais harmônica e consistente.

Por exemplo, nessa parte aqui :
Visualizar anexo 344085

A pixel art do cenário é boa?
Sim, os prédios e estruturas, além do fundo, tem um nível de detalhamento bacana e evitam limitações de tiles existente em muitos jogos da época.

Porém, pra mim não tem nem de longe o mesmo impacto visual que isso:

Visualizar anexo 344086
Não sei nem quantas cores o jogo está utilizando.
Mas o negócio é que aquela mistura de roxo com vermelho criou uma paleta de cores muito mais chamativa, porque faz contraste direto com a parte da frente/foreground.
Dá melhor sensação de profundidade, também, porque os elementos estão mais borrados, simulando perspectiva atmosférica (que é um fenômeno real).

Reparem também como todas as sombras nas estruturas estão com aspecto avermelhado, como se o vermelho do fundo estivesse atingindo todo o ambiente.

É muito legal como os desenvolvedores da época faziam para lidar com as limitações, e nesse sentido muitos acertaram em cheio nos jogos de Mega Drive.
Contra Hard Corps é coisa de doido. Depois que vc faz tudo que tem pra fazer nesse jogo vc na hora sabe q ele fica no top 10 de jogos dos 16 bits. Oq a konami fez com esse jogo não tem explicação! Quem nunca fez todos os finais e caminhos nesse jogo não sabe oq está perdendo.
 

Link_1998

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Contra Hard Corps é coisa de doido. Depois que vc faz tudo que tem pra fazer nesse jogo vc na hora sabe q ele fica no top 10 de jogos dos 16 bits. Oq a konami fez com esse jogo não tem explicação! Quem nunca fez todos os finais e caminhos nesse jogo não sabe oq está perdendo.

Dica para marinheiros de primeira viagem: Peguem o hack da versão "com dificuldade consertada". Por algum motivo a versão americana os tiros eram hit kill em um game feito para permitir até 3 hits (versão japonesa); pelo que vi a grande maioria das pessoas larga o jogo sem nem ver a segunda fase de tão absurda que ficou a dificuldade assim.
 

Unicron

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Dica para marinheiros de primeira viagem: Peguem o hack da versão "com dificuldade consertada". Por algum motivo a versão americana os tiros eram hit kill em um game feito para permitir até 3 hits (versão japonesa); pelo que vi a grande maioria das pessoas larga o jogo sem nem ver a segunda fase de tão absurda que ficou a dificuldade assim.
E olha que a primeira fase é fácil.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Dica para marinheiros de primeira viagem: Peguem o hack da versão "com dificuldade consertada". Por algum motivo a versão americana os tiros eram hit kill em um game feito para permitir até 3 hits (versão japonesa); pelo que vi a grande maioria das pessoas larga o jogo sem nem ver a segunda fase de tão absurda que ficou a dificuldade assim.

A versão japonesa já dá 3 pontos de vida por default.
 

vigi_lante

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Sim. Concordo. Mas qual seria o valor final do produto em 1988 com essa melhoria?

Não podemos esquecer que os videogame da Sega e Nintendo eram videogames de massa.

É obvio que tanto Sega quanto a Nintendo poderiam produzir um hardware "nivel Neo Geo" ja em 1988. So vc pegar os arcades da propria Sega dessa época. Mas qual seria o custo disso para o consumidor final?

Eu penso que tanto a Sega com o Mega Drive em 1988 e a Nintendo com o Super Nintendo em 1990 acertaram em suas propostas. Melhorias naqueles hardwares seriam possiveis, obviamente, mais isso iria impactar no valor final do produto e consequentemente nas vendas.

Eu acho o hardware do Mega excelente para um produto de 1988. Tão bom que concorreu de forma acirrada com o SNES, lançado dois anos depois, sendo até mesmo superior em alguns quesitos. Isso numa época que a tecnologia fazia avanços enormes, então uma diferença de 2 anos era muita coisa.

Ressalte-se a questão da resolução da imagem (320x224) porque no final dos anos 80 e início dos anos 90 somente os jogos da Capcom nos arcades rodavam em uma resolução alta (384x224). Aliás, a resolução do Neo Geo é a mesma do Mega.
 

vigi_lante

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Sabe o que eu gosto no fato da paleta do Mega ser mais limitada?
É porque os artistas e desenvolvedores extraíam ao máximo essa limitação de forma genial.

Estava reparando no Contra 3, e por mais avançado que ele seja tecnicamente, sinto que em muitos momentos o Hard Corps ganha pela utilização de cores ser mais harmônica e consistente.

Por exemplo, nessa parte aqui :
Visualizar anexo 344085

A pixel art do cenário é boa?
Sim, os prédios e estruturas, além do fundo, tem um nível de detalhamento bacana e evitam limitações de tiles existente em muitos jogos da época.

Porém, pra mim não tem nem de longe o mesmo impacto visual que isso:

Visualizar anexo 344086
Não sei nem quantas cores o jogo está utilizando.
Mas o negócio é que aquela mistura de roxo com vermelho criou uma paleta de cores muito mais chamativa, porque faz contraste direto com a parte da frente/foreground.
Dá melhor sensação de profundidade, também, porque os elementos estão mais borrados, simulando perspectiva atmosférica (que é um fenômeno real).

Reparem também como todas as sombras nas estruturas estão com aspecto avermelhado, como se o vermelho do fundo estivesse atingindo todo o ambiente.

É muito legal como os desenvolvedores da época faziam para lidar com as limitações, e nesse sentido muitos acertaram em cheio nos jogos de Mega Drive.


Há outros exemplos interessantes, como a versão de arcade de Shadow Dancer, que eu acho pior do que a versão do Mega Drive em todos os sentidos, inclusive na parte gráfica.

shdancrj001.gif


Acho as cores da imagem acima (versão arcade) muito lavadas.

KPdQN7o.gif


A versão do Mega é bem melhor.

Mesma coisa em relação ao E-Swat do arcade:

16169659-eswat-cyber-police-arcade-exploding-build.png


E a versão do Mega Drive:

1229324-eswat-city-under-siege-genesis-blue-panels-recharge-your-burner.png



O contraste na versão do Mega Drive é muito melhor.
 
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