Sabe o que eu gosto no fato da paleta do Mega ser mais limitada?
É porque os artistas e desenvolvedores extraíam ao máximo essa limitação de forma genial.
Estava reparando no Contra 3, e por mais avançado que ele seja tecnicamente, sinto que em muitos momentos o Hard Corps ganha pela utilização de cores ser mais harmônica e consistente.
Por exemplo, nessa parte aqui :
Visualizar anexo 344085
A pixel art do cenário é boa?
Sim, os prédios e estruturas, além do fundo, tem um nível de detalhamento bacana e evitam limitações de tiles existente em muitos jogos da época.
Porém, pra mim não tem nem de longe o mesmo impacto visual que isso:
Visualizar anexo 344086
Não sei nem quantas cores o jogo está utilizando.
Mas o negócio é que aquela mistura de roxo com vermelho criou uma paleta de cores muito mais chamativa, porque faz contraste direto com a parte da frente/foreground.
Dá melhor sensação de profundidade, também, porque os elementos estão mais borrados, simulando perspectiva atmosférica (que é um fenômeno real).
Reparem também como todas as sombras nas estruturas estão com aspecto avermelhado, como se o vermelho do fundo estivesse atingindo todo o ambiente.
É muito legal como os desenvolvedores da época faziam para lidar com as limitações, e nesse sentido muitos acertaram em cheio nos jogos de Mega Drive.