O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Alguém tem informação daquele jogo de voxels ou algo assim, chamado Akagi, que estava sendo feito para o Mega?
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Alguém tem informação daquele jogo de voxels ou algo assim, chamado Akagi, que estava sendo feito para o Mega?
Arkagis Revolution? Parece que foi lançado ano passado:


Site oficial:
Jogo a venda no Mega Cat Studios:
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.315
Reações
2.189
Pontos
453
Isso mesmo......... Arkagis Revolution já lançou......... o próximo game da série se chamará Arkagis Escape.
Será totalmente em 1a. Pessoa e usará Voxels para simular o Efeito 3D,......... realmente impressionante.
.

.
 


Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Uma coisa que acabei esquecendo de comentar aqui no tópico: Monster World IV fez 30 anos em primeiro de Abril! E não, não é mentira. A data está totalmente correta.:klol


Esse é um jogo que mora bem do lado do meu coração. Não só retirei meu nick dele(a protagonista se chama "Asha"), como também o uso como uma das minhas inspirações na hora de fazer pixel art.:kpaixao

E falando em Pixel Art, criei essa para comemorar esse aniversário! Me deu bastante trabalho (está cheio de erros:ksnif), mas finalmente consegui terminar:Monster World IV Aniversario.png
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.081
Reações
6.985
Pontos
283
Uma coisa que acabei esquecendo de comentar aqui no tópico: Monster World IV fez 30 anos em primeiro de Abril! E não, não é mentira. A data está totalmente correta.:klol


Esse é um jogo que mora bem do lado do meu coração. Não só retirei meu nick dele(a protagonista se chama "Asha"), como também o uso como uma das minhas inspirações na hora de fazer pixel art.:kpaixao

E falando em Pixel Art, criei essa para comemorar esse aniversário! Me deu bastante trabalho (está cheio de erros:ksnif), mas finalmente consegui terminar:Visualizar anexo 389320


Eu tentei jogar esse jogo mas não entendi muito bem o que tem que fazer. Fui andando pelo cenário até que cheguei no fim e não sabia para onde ir.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Eu tentei jogar esse jogo mas não entendi muito bem o que tem que fazer. Fui andando pelo cenário até que cheguei no fim e não sabia para onde ir.
Você está jogando alguma tradução (a oficial do Virtual Console do Wii ou a feita por fãs) ou a versão japonesa original? Onde você está agora?

No começo do jogo, a primeira coisa que você precisa fazer é seguir a direita, explorar as casas do NPCs, conversar com eles (sempre faça isso, pois é necessário conversar com alguns para avançar no jogo) e procurar os tesouros que estão em algumas delas. Depois, continue seguindo até chegar a um local com uma estátua de olho arregalado. Aperte para cima e a primeira dungeon do jogo (Mute Tower) irá emergir.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.081
Reações
6.985
Pontos
283
Você está jogando alguma tradução (a oficial do Virtual Console do Wii ou a feita por fãs) ou a versão japonesa original? Onde você está agora?

No começo do jogo, a primeira coisa que você precisa fazer é seguir a direita, explorar as casas do NPCs, conversar com eles (sempre faça isso, pois é necessário conversar com alguns para avançar no jogo) e procurar os tesouros que estão em algumas delas. Depois, continue seguindo até chegar a um local com uma estátua de olho arregalado. Aperte para cima e a primeira dungeon do jogo (Mute Tower) irá emergir.

Era a original japonesa do Mega Drive e tradução de fã. Dei uma olhada aqui em um vídeo e era realmente a falta de um item para abrir a dungeon.

Vou jogar novamente, o jogo é lindo demais e pelo menos a música inicial, é bem chiclete.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.506
Reações
8.051
Pontos
453
Uma coisa que acabei esquecendo de comentar aqui no tópico: Monster World IV fez 30 anos em primeiro de Abril! E não, não é mentira. A data está totalmente correta.:klol


Esse é um jogo que mora bem do lado do meu coração. Não só retirei meu nick dele(a protagonista se chama "Asha"), como também o uso como uma das minhas inspirações na hora de fazer pixel art.:kpaixao

E falando em Pixel Art, criei essa para comemorar esse aniversário! Me deu bastante trabalho (está cheio de erros:ksnif), mas finalmente consegui terminar:Visualizar anexo 389320

Terminei ele no Dingoo, com TV out em boa parte do tempo. :klolwtf
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Terminei ele no Dingoo, com TV out em boa parte do tempo. :klolwtf
Também tive um Dingoo e terminei muita coisa nele! Na época, queria comprá-lo após ver reviews de algumas pessoas que haviam importado o aparelho da China mas só pude fazer isso quando a Dynacom passou a distribui-lo por aqui pois não tinha condições para adquirir coisas de fora do pais. O bichinho durou muito tempo (acho que foi meu único aparelho chinês que funcionou por mais de 1 ano ou pelo menos mais de 3 meses :klol) antes de morrer mais ou menos em 2016 ou 2017.

Raramente usava o cabo para TV pois a imagem nunca ficava centralizada corretamente. Nas minhas TVs, ele sempre cortava parte da imagem.:kduvida
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.506
Reações
8.051
Pontos
453
Também tive um Dingoo e terminei muita coisa nele! Na época, queria comprá-lo após ver reviews de algumas pessoas que haviam importado o aparelho da China mas só pude fazer isso quando a Dynacom passou a distribui-lo por aqui pois não tinha condições para adquirir coisas de fora do pais. O bichinho durou muito tempo (acho que foi meu único aparelho chinês que funcionou por mais de 1 ano ou pelo menos mais de 3 meses :klol) antes de morrer mais ou menos em 2016 ou 2017.

Raramente usava o cabo para TV pois a imagem nunca ficava centralizada corretamente. Nas minhas TVs, ele sempre cortava parte da imagem.:kduvida
Comigo foi tipo isso. Por milagre, em uma manhã qualquer, apareceu um panfleto de uma loja vendendo ele. Não pensei duas vezes. Uns meses depois a Dynacom sumiu do mapa :klolwtf
Terminei Beyond Oasis, Light Crusader e Crusader of Centy nele.
Lembrei que alguns anos atrás, zerei Final Fantasy III de Nes nele tbm...
O meu funciona até hoje. Só tenho q ver pq não consigo acessar os arquivos no notebook (eu tinha outro note na época, em que usava pra trocar roms).
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Comigo foi tipo isso. Por milagre, em uma manhã qualquer, apareceu um panfleto de uma loja vendendo ele. Não pensei duas vezes. Uns meses depois a Dynacom sumiu do mapa :klolwtf
Terminei Beyond Oasis, Light Crusader e Crusader of Centy nele.
Lembrei que alguns anos atrás, zerei Final Fantasy III de Nes nele tbm...
O meu funciona até hoje. Só tenho q ver pq não consigo acessar os arquivos no notebook (eu tinha outro note na época, em que usava pra trocar roms).
O engraçado é que o Dingoo foi uma das minhas portas para conhecer mais a biblioteca do Mega Drive, porém ele só "clicou" comigo quando eu passei a emula-lo com o PSP. Os dois possuíam o mesmo problema: ambos eram horríveis em emular games de SNES, algo que acabou me fazendo dar mais atenção aos jogos de Mega Drive.

Quando o Dingoo era o meu portátil principal, passava mais tempo jogando games de GBA (que, ironicamente, rodava 1000 vezes melhor que o SNES, mesmo tendo alguns probleminhas com certos títulos como Mario Tennis: Power Tour) e GB. Com ele, terminei Sonic Advance, Wario Land 4, Pokémon Trading Card Game e muitos outros.

Rapaz, esse é um hack que estou doida para testar!:klove

Fantasia é um jogo que sempre vi como um gigantesco desperdício de uma ótima ideia. O filme é considerado como uma obra prima da animação e uma adaptação gamística nas mãos de desenvolvedores competentes poderia ter se tornado um dos títulos mais lindos da plataforma. Se o conceito tivesse sido apresentado na época de lançamentos como Aladdin, Pinocchio, The Lion King e Pocahontas (games que possuem envolvimento da Disney e seus animadores), creio que a história seria bem diferente.

Um dia desses, vou ver se consigo fazer um mockup de Fantasia no estilo de Aladdin com o Aseprite. Poderia ser um exercício bem divertido!:kpensa
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.506
Reações
8.051
Pontos
453
O engraçado é que o Dingoo foi uma das minhas portas para conhecer mais a biblioteca do Mega Drive, porém ele só "clicou" comigo quando eu passei a emula-lo com o PSP. Os dois possuíam o mesmo problema: ambos eram horríveis em emular games de SNES, algo que acabou me fazendo dar mais atenção aos jogos de Mega Drive.
Se o SNES não tivesse perfumarias do baralho com chips pra simular efeitos, e fosse "feito tudo na unha" q nem Mega. a história seria outra.
prontofalei :coolface
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Se o SNES não tivesse perfumarias do baralho com chips pra simular efeitos, e fosse "feito tudo na unha" q nem Mega. a história seria outra.
prontofalei :coolface
Sorte a nossa que, pro bem ou para o mal, tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware.:klol

Sendo justa, no entanto, essa decisão acabou sendo até vantajosa para a Nintendo. Um chip Super FX aumentava somente $10 no valor de um cartucho (algo que as Thirds alegadamente não gostavam, mas que ainda era baixo) e era uma forma barata de "tapar os buracos" do console enquanto um único cartucho de Virtua Racing com o Sega Virtua Processor custava $100! E isso também sem contar toda aquela bagunça com o 32X que nós já sabemos...

A Nintendo é o equivalente gamístico do tio sovina que não gosta de gastar dinheiro com nada mas ela é geralmente bem esperta em relação a economizar dinheiro e usar a força de sua marca para triplicar o retorno. É literalmente a única empresa das 3 first parties que não ganha fogo por usar hardware ultrapassado e limitado em seus consoles.

Vendo aqui que esse hack do Fantasia foi desenvolvido pelo mesmo cara que foi chamado de tratante a algumas postagens atrás, risos.

(É o mesmo responsável pelo Shinobi MD)
Esses projetos costumam a levar bastante tempo para serem terminados e a maioria de seus desenvolvedores trabalham neles em momentos livres e quando estão com vontade para tal. Entendo a apreensão e medo daqueles que acompanham conversões como essa mas programar e fazer sprites é algo bem cansativo (estou sentindo isso na pele com meu próprio jogo) e que depende muito de todos envolvidos.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.506
Reações
8.051
Pontos
453
Sorte a nossa que, pro bem ou para o mal, tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware.:klol

Sendo justa, no entanto, essa decisão acabou sendo até vantajosa para a Nintendo. Um chip Super FX aumentava somente $10 no valor de um cartucho (algo que as Thirds alegadamente não gostavam, mas que ainda era baixo) e era uma forma barata de "tapar os buracos" do console enquanto um único cartucho de Virtua Racing com o Sega Virtua Processor custava $100! E isso também sem contar toda aquela bagunça com o 32X que nós já sabemos...

A Nintendo é o equivalente gamístico do tio sovina que não gosta de gastar dinheiro com nada mas ela é geralmente bem esperta em relação a economizar dinheiro e usar a força de sua marca para triplicar o retorno. É literalmente a única empresa das 3 first parties que não ganha fogo por usar hardware ultrapassado e limitado em seus consoles
Queria dizer mais pra emulação mesmo. Foi uma dor de cabeça esses trocentos chips pra emular. Foi como se fosse de propósito. Hue. No Nes era Mapper. No Snes, tacou os chipão.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Queria dizer mais pra emulação mesmo. Foi uma dor de cabeça esses trocentos chips pra emular. Foi como se fosse de propósito. Hue. No Nes era Mapper. No Snes, tacou os chipão.
Ah sim, ai eu concordo. Se bem que havia até jogo sem chip que forçava a barra nos portáteis (A trilogia Donkey Kong Country roda pessimamente tanto no Dingoo quanto no PSP. Battletoads in Battlemaniacs era outro que eu precisava usar frameskip e desligar o som)...
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.081
Reações
6.985
Pontos
283
A Nintendo é o equivalente gamístico do tio sovina que não gosta de gastar dinheiro com nada mas ela é geralmente bem esperta em relação a economizar dinheiro e usar a força de sua marca para triplicar o retorno. É literalmente a única empresa das 3 first parties que não ganha fogo por usar hardware ultrapassado e limitado em seus consoles.

Isso me lembra que o SNES seria muito mais fraco se não fosse o Mega Drive e o PC Engine.

A escolha do Ricoh 5A22, que era baseado na arquitetura 6502 do NES, foi feita para efeitos de retrocompatibilidade (e porque não de preço, já que a Nintendo já era cliente da Ricoh no NES). Depois desistiram da retrocompatibilidade, mas o processador ficou. Remediaram isso com chips extras nos cartuchos, para dar mais velocidade.

Um efeito colateral é que o SNES inicia-se em 8-bits, mas o cartucho tem que dizer a CPU para rodar em 16-bits.
Quando o sistema foi mostrado em 1988, ele tinha apenas 8 KB de memória RAM, que aumentou para 32 KB em 1989, e por fim 128 KB de RAM na versão final.

Sempre falamos da Sega alterando o projeto do Saturn por conta da concorrência, a Nintendo não foi diferente nessa transição do NES para o SNES. Se dependesse dela, o SNES seria pouca coisa melhor que o NES.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.134
Reações
4.633
Pontos
453
Se o SNES não tivesse perfumarias do baralho com chips pra simular efeitos, e fosse "feito tudo na unha" q nem Mega. a história seria outra.
prontofalei :coolface
Enquanto o SNES precisava de chips, o Mega precisou de dois novos hardwares pra simular efeitos, sendo o 32x e Sega CD he he. :kongtard

Brincadeiras a parte.

Mas lembro que la no começo dos anos 2000 os emuladores de SNES ainda eram bem precários, poucos jogos rodavam direito, jogos com chip nem rodavam, e mesmo jogos sem chip muitos eram bugados, jogos com Mode 7 a tela bugava, efeitos de transparência nem apareciam na tela, camadas de background sumiam, faltava efeitos sonoros tbm...

Levou muitos anos pra ter um emulador decente de SNES, pior que muitos ainda jogam no ZSnes hoje em dia, que é um emulador antigo sem atualizações, ele ja consegue rodar muitos jogos mas roda com muitos erros tbm.
 

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
338
Reações
595
Pontos
619
Sorte a nossa que, pro bem ou para o mal, tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware.:klol

Sendo justa, no entanto, essa decisão acabou sendo até vantajosa para a Nintendo. Um chip Super FX aumentava somente $10 no valor de um cartucho (algo que as Thirds alegadamente não gostavam, mas que ainda era baixo) e era uma forma barata de "tapar os buracos" do console enquanto um único cartucho de Virtua Racing com o Sega Virtua Processor custava $100! E isso também sem contar toda aquela bagunça com o 32X que nós já sabemos...

A Nintendo é o equivalente gamístico do tio sovina que não gosta de gastar dinheiro com nada mas ela é geralmente bem esperta em relação a economizar dinheiro e usar a força de sua marca para triplicar o retorno. É literalmente a única empresa das 3 first parties que não ganha fogo por usar hardware ultrapassado e limitado em seus consoles.


Esses projetos costumam a levar bastante tempo para serem terminados e a maioria de seus desenvolvedores trabalham neles em momentos livres e quando estão com vontade para tal. Entendo a apreensão e medo daqueles que acompanham conversões como essa mas programar e fazer sprites é algo bem cansativo (estou sentindo isso na pele com meu próprio jogo) e que depende muito de todos envolvidos.
No caso do SNES a dificuldade de se emular está na complexidade do ASM do 5A22 e majoritariamente em recursos que o console possui. E a facilidade em emular o Mega Drive está em seu ASM popular e nos recursos que o console não possui.
Não adianta jogar um 68k e simplificar o resto. Pela sua lógica, com a escassez de recursos do Mega comparado ao SNES (e ao PC-engine que é mais velho) a mão de vaca foi a Sega.
Se a intenção foi chamar a Nintendo de mão de vaca, acho melhor você estudar lógica mais um pouco..
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.582
Pontos
453
Isso me lembra que o SNES seria muito mais fraco se não fosse o Mega Drive e o PC Engine.

A escolha do Ricoh 5A22, que era baseado na arquitetura 6502 do NES, foi feita para efeitos de retrocompatibilidade (e porque não de preço, já que a Nintendo já era cliente da Ricoh no NES). Depois desistiram da retrocompatibilidade, mas o processador ficou. Remediaram isso com chips extras nos cartuchos, para dar mais velocidade.

Um efeito colateral é que o SNES inicia-se em 8-bits, mas o cartucho tem que dizer a CPU para rodar em 16-bits.
Quando o sistema foi mostrado em 1988, ele tinha apenas 8 KB de memória RAM, que aumentou para 32 KB em 1989, e por fim 128 KB de RAM na versão final.

Sempre falamos da Sega alterando o projeto do Saturn por conta da concorrência, a Nintendo não foi diferente nessa transição do NES para o SNES. Se dependesse dela, o SNES seria pouca coisa melhor que o NES.
Você tocou num ponto muito bom, inclusive, muitos não sabem que o PC-Engine foi um elemento importantíssimo em relação ao desenvolvimento do SNES e Mega Drive. Tanto Sega quanto Nintendo criaram respostas ao sucesso do console, seus ports de Arcade e o fantástico add-on de CD no Japão.

Inclusive, creio que se a versão ocidental do aparelho - o Turbografx - 16 - teria sido tão lembrada quanto a concorrência se o marketing possuísse o mesmo peso dela e seus títulos fossem melhor distribuídos. Ironicamente, no entanto, NEC e Nintendo ganharam ports ou adaptações de jogos da Sega para suas plataformas (O Super Famicom tem uma versão exclusiva de Columns enquanto o PC-E ganhou vários ports da Sega como Thunder Blade, Space Harrier e Power Drift).

Não sei se isso é realmente verdade mas, há muito tempo, li em um fórum que o plano original durante o desenvolvimento do SNES era que o console tivesse um chip de som FM similar ao do Mega Drive e um processador mais potente que o Motorola 68000 do Mega, Neo Geo e CPS1/2. No entanto, além da questão da retrocompatibilidade e do preço do Ricoh que você mencionou, parece que o preço do chip sonoro da Sony acabou influenciando no corte de outros elementos. De qualquer forma, não tenho provas disso.

Outra coisa interessante: Nós sabemos que o 32X foi um caos, mas é raríssimamente comentado que o motivo de seu desenvolvimento foi, de todas as coisas, a necessidade de uma resposta ao lançamento do Atari Jaguar. Pode parecer engraçado hoje, mas, naquela época, a Sega realmente se sentiu ameaçada por ele.

No caso do SNES a dificuldade de se emular está na complexidade do ASM do 5A22 e majoritariamente em recursos que o console possui. E a facilidade em emular o Mega Drive está em seu ASM popular e nos recursos que o console não possui.
Não adianta jogar um 68k e simplificar o resto. Pela sua lógica, com a escassez de recursos do Mega comparado ao SNES (e ao PC-engine que é mais velho) a mão de vaca foi a Sega.
Se a intenção foi chamar a Nintendo de mão de vaca, acho melhor você estudar lógica mais um pouco..
Sinto que você está levando uma comparação lúdica em relação a uma das filosofias integrais da Nintendo para um lado muito pessoal. Se pesquisar a história da empresa, verá muitas estratégias utilizadas por ela para diminuir o preço de fabricação de seus consoles e triplicar o retorno.

Também vejo que não compreendeu a brincadeira que eu fiz acima (como pode ver, coloquei até um kong de riso. Talvez seja culpa minha por não ter sido muito clara). Não quis dizer que o Mega era mais fácil de emular por que a Nintendo era mão de vaca mas sim por que a Sega escolheu não seguir a mesma estratégia da empresa com chips diferentes no console nativo (ou seja, não contando os add-ons como 32X e Sega CD), tirando no caso de Virtua Racing.

Essa é uma conversa interessante e eu estou disposta a discutir com você amistosamente, sem insultos. Gosto de conhecer mais coisas sobre jogos e arquiteturas de consoles.:kfeliz
 

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
338
Reações
595
Pontos
619
Sinto que você está levando uma comparação lúdica em relação a uma das filosofias integrais da Nintendo para um lado muito pessoal. Se pesquisar a história da empresa, verá muitas estratégias utilizadas por ela para diminuir o preço de fabricação de seus consoles e triplicar o retorno.

Também vejo que não compreendeu a brincadeira que eu fiz acima (como pode ver, coloquei até um kong de riso. Talvez seja culpa minha por não ter sido muito clara). Não quis dizer que o Mega era mais fácil de emular por que a Nintendo era mão de vaca mas sim por que a Sega escolheu não seguir a mesma estratégia da empresa com chips diferentes no console nativo (ou seja, não contando os add-ons como 32X e Sega CD), tirando no caso de Virtua Racing.

Essa é uma conversa interessante e eu estou disposta a discutir com você amistosamente, sem insultos. Gosto de conhecer mais coisas sobre jogos e arquiteturas de consoles.:kfeliz

Sim, a Nintendo adotou um estratégia alinhada com a sobrevivência no mercado, isso é muito importante dado que hoje sabemos o que acontece se uma empresa negligenciar esse fator. O Console precisa dar lucro e não apenas o software, senão qual a razão de gastar para produzir hardware? Atualmente a Nintendo adotou uma postura de criar um console com base em suas necessidades de software, e não em concorrer pelo hardware mais moderno. Mas essa é uma discussão incorreta, já que estamos tratando do retro, e nessa época a Nintendo era competitiva em hardware.

Entendi a brincadeira que você fez, o que eu pontuei foi o fato de você citar: "tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware", e eu trouxe essa sua afirmação para o contexto dos 16bits, afinal esse é um tópico sobre Mega. Expliquei que a dificuldade de emulação do SNES é devido aos recursos extras que o console possui, o que deixa claro que no caso do SNES a Nintendo não foi mão de vaca, e que ao compara-lo ao Mega, a Sega sim foi a mão de vaca, já que havia um console mais antigo com recursos que a Sega não implementou no Mega.

Peço desculpas por questionar sua lógica, soou agressivo. Pois aqui estamos todos discutindo amigavelmente.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.081
Reações
6.985
Pontos
283
Não sei se isso é realmente verdade mas, há muito tempo, li em um fórum que o plano original durante o desenvolvimento do SNES era que o console tivesse um chip de som FM similar ao do Mega Drive e um processador mais potente que o Motorola 68000 do Mega, Neo Geo e CPS1/2. No entanto, além da questão da retrocompatibilidade e do preço do Ricoh que você mencionou, parece que o preço do chip sonoro da Sony acabou influenciando no corte de outros elementos. De qualquer forma, não tenho provas disso.

Chips FM eram mais comuns, seria uma escolha óbvia e a Nintendo já tinha visto alguns experimentos no NES.

O chip sonoro novo foi ideia do Ken Kutaragi que se encontrou com a Nintendo porque ele queria trabalhar com jogos. Ele conseguiu um acordo e desenvolveu o chip secretamente da própria Sony.

 

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
338
Reações
595
Pontos
619
Vish...Taquei fogo no parquinho sem querer :lolwtf
Que nada, você trouxe para o debate pontos interessantes e foi legal ver a visão do pessoal.
É que as vezes tenho um pouco de dificuldade de lidar com o comportamento passivo agressivo, mas isso que da perceber as coisas. rs

O que eu questionei foi o erro anacrônico, de comparar a Nintendo da era SNES com a Nintendo pós GameCube. Sendo que naquela época a Nintendo era competitiva em hardware. Sempre é bom contextualizar, pois se percebe um pessoal pro-Sega fazendo esse tipo de afirmação.

Também questiono o fato de "criticarem com o famoso morde e assopra" a Nintendo pelo uso de chips no SNES. Pois todos sabemos que os jogos que o SNES executa com chips não podem ser replicados "exatamente" da mesma forma em outro hardware dos rivais da época(MD e PC-Engine), digo sem perdas.

E finalizo dizendo que a Nintendo foi muito mais esperta em dividir a carga da CPU com a S-PPU, pois esse é o correto, efeitos gráficos sendo gerados por seu chip gráfico e não jogar nas costas da CPU.
 
Ultima Edição:

João Pinheiro

Veterano
Mensagens
53
Reações
131
Pontos
103
Inclusive, creio que se a versão ocidental do aparelho - o Turbografx - 16 - teria sido tão lembrada quanto a concorrência se o marketing possuísse o mesmo peso dela e seus títulos fossem melhor distribuídos. Ironicamente, no entanto, NEC e Nintendo ganharam ports ou adaptações de jogos da Sega para suas plataformas (O Super Famicom tem uma versão exclusiva de Columns enquanto o PC-E ganhou vários ports da Sega como Thunder Blade, Space Harrier e Power Drift).
Hilario que nem o mega recebeu um port de Power Drift
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
Vocês falando de chips... vocês já viram uma lista dos jogos que usam chips especiais? Acho que posso contar nos dedos aqueles que me interessam. XD
A grande maioria dos jogos mais amados, especialmente por mim, não usam.

Eis 3 dos motivos da emulação do SNES ser mais pesada:

-A S-PPU na verdade gera DUAS imagens ao mesmo tempo, depois mescla elas. Graças a isso, é possível efeitos de translucência entre camadas/sprites/windows, dobrar a resolução no Mode 5/6 e fazer mais configurações com prioridades entre camadas. Elas são comumente chamadas de "Mainscreen" e "Subscreen". Isso demorou muito pra ser implementado corretamente, por isso tantos emuladores não conseguiam mostrar direito essas coisas.
-A CPU não é só um 65c816, ele é costumizado com mais funções. Por exemplo, ele não tem opcodes de divisão e multiplicação (só com bit-shifting), mas foram implementados registros novos só pra isso. Tudo com timming preciso, se errar na emulação, o cálculo sai errado e algum bug vai acontecer no jogo.
-O SPC700 é super complexo. Outro que precisa de timming preciso, replica da filtragem, efeitos especiais etc. O ZSNES por exemplo emula ele de maneira muito porca. Earthworm Jim 2 que usa streaming de samples demorou um bom tempo pra ser emulado corretamente.

Claro, depois vem a implementação dos chips especiais. Mas, como podem notar, o hardware padrão já é bem complicado.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.126
Reações
7.225
Pontos
774
Galera, não sei se esse é o tópico mais apropriado para isso, mas estou pensando em apanhar um Master System e queria saber como que faz para ligá-lo na entrada HDMI de TVs modernas. Ví que tem um conversor RF para HDMI, mas presta isso? Tem alguma outra maneira?
 
Topo Fundo