Ryo_Hazuki(
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Alguém tem informação daquele jogo de voxels ou algo assim, chamado Akagi, que estava sendo feito para o Mega?
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Alguma noticia desses projetos, ou se os devs estão fazendo outra coisa pro mega?
Mega man X
Shinobi
Arkagis Revolution? Parece que foi lançado ano passado:Alguém tem informação daquele jogo de voxels ou algo assim, chamado Akagi, que estava sendo feito para o Mega?
Como sempre.Acho que os projetos morreram.
Uma coisa que acabei esquecendo de comentar aqui no tópico: Monster World IV fez 30 anos em primeiro de Abril! E não, não é mentira. A data está totalmente correta.
Esse é um jogo que mora bem do lado do meu coração. Não só retirei meu nick dele(a protagonista se chama "Asha"), como também o uso como uma das minhas inspirações na hora de fazer pixel art.
E falando em Pixel Art, criei essa para comemorar esse aniversário! Me deu bastante trabalho (está cheio de erros), mas finalmente consegui terminar:Visualizar anexo 389320
Você está jogando alguma tradução (a oficial do Virtual Console do Wii ou a feita por fãs) ou a versão japonesa original? Onde você está agora?Eu tentei jogar esse jogo mas não entendi muito bem o que tem que fazer. Fui andando pelo cenário até que cheguei no fim e não sabia para onde ir.
Você está jogando alguma tradução (a oficial do Virtual Console do Wii ou a feita por fãs) ou a versão japonesa original? Onde você está agora?
No começo do jogo, a primeira coisa que você precisa fazer é seguir a direita, explorar as casas do NPCs, conversar com eles (sempre faça isso, pois é necessário conversar com alguns para avançar no jogo) e procurar os tesouros que estão em algumas delas. Depois, continue seguindo até chegar a um local com uma estátua de olho arregalado. Aperte para cima e a primeira dungeon do jogo (Mute Tower) irá emergir.
Uma coisa que acabei esquecendo de comentar aqui no tópico: Monster World IV fez 30 anos em primeiro de Abril! E não, não é mentira. A data está totalmente correta.
Esse é um jogo que mora bem do lado do meu coração. Não só retirei meu nick dele(a protagonista se chama "Asha"), como também o uso como uma das minhas inspirações na hora de fazer pixel art.
E falando em Pixel Art, criei essa para comemorar esse aniversário! Me deu bastante trabalho (está cheio de erros), mas finalmente consegui terminar:Visualizar anexo 389320
Também tive um Dingoo e terminei muita coisa nele! Na época, queria comprá-lo após ver reviews de algumas pessoas que haviam importado o aparelho da China mas só pude fazer isso quando a Dynacom passou a distribui-lo por aqui pois não tinha condições para adquirir coisas de fora do pais. O bichinho durou muito tempo (acho que foi meu único aparelho chinês que funcionou por mais de 1 ano ou pelo menos mais de 3 meses ) antes de morrer mais ou menos em 2016 ou 2017.Terminei ele no Dingoo, com TV out em boa parte do tempo.
Comigo foi tipo isso. Por milagre, em uma manhã qualquer, apareceu um panfleto de uma loja vendendo ele. Não pensei duas vezes. Uns meses depois a Dynacom sumiu do mapaTambém tive um Dingoo e terminei muita coisa nele! Na época, queria comprá-lo após ver reviews de algumas pessoas que haviam importado o aparelho da China mas só pude fazer isso quando a Dynacom passou a distribui-lo por aqui pois não tinha condições para adquirir coisas de fora do pais. O bichinho durou muito tempo (acho que foi meu único aparelho chinês que funcionou por mais de 1 ano ou pelo menos mais de 3 meses ) antes de morrer mais ou menos em 2016 ou 2017.
Raramente usava o cabo para TV pois a imagem nunca ficava centralizada corretamente. Nas minhas TVs, ele sempre cortava parte da imagem.
O engraçado é que o Dingoo foi uma das minhas portas para conhecer mais a biblioteca do Mega Drive, porém ele só "clicou" comigo quando eu passei a emula-lo com o PSP. Os dois possuíam o mesmo problema: ambos eram horríveis em emular games de SNES, algo que acabou me fazendo dar mais atenção aos jogos de Mega Drive.Comigo foi tipo isso. Por milagre, em uma manhã qualquer, apareceu um panfleto de uma loja vendendo ele. Não pensei duas vezes. Uns meses depois a Dynacom sumiu do mapa
Terminei Beyond Oasis, Light Crusader e Crusader of Centy nele.
Lembrei que alguns anos atrás, zerei Final Fantasy III de Nes nele tbm...
O meu funciona até hoje. Só tenho q ver pq não consigo acessar os arquivos no notebook (eu tinha outro note na época, em que usava pra trocar roms).
Rapaz, esse é um hack que estou doida para testar!Aconteceu um milagre: https://www.romhacking.net/hacks/8579/. Visualizar anexo 389581
Se o SNES não tivesse perfumarias do baralho com chips pra simular efeitos, e fosse "feito tudo na unha" q nem Mega. a história seria outra.O engraçado é que o Dingoo foi uma das minhas portas para conhecer mais a biblioteca do Mega Drive, porém ele só "clicou" comigo quando eu passei a emula-lo com o PSP. Os dois possuíam o mesmo problema: ambos eram horríveis em emular games de SNES, algo que acabou me fazendo dar mais atenção aos jogos de Mega Drive.
Sorte a nossa que, pro bem ou para o mal, tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware.Se o SNES não tivesse perfumarias do baralho com chips pra simular efeitos, e fosse "feito tudo na unha" q nem Mega. a história seria outra.
prontofalei
Esses projetos costumam a levar bastante tempo para serem terminados e a maioria de seus desenvolvedores trabalham neles em momentos livres e quando estão com vontade para tal. Entendo a apreensão e medo daqueles que acompanham conversões como essa mas programar e fazer sprites é algo bem cansativo (estou sentindo isso na pele com meu próprio jogo) e que depende muito de todos envolvidos.Vendo aqui que esse hack do Fantasia foi desenvolvido pelo mesmo cara que foi chamado de tratante a algumas postagens atrás, risos.
(É o mesmo responsável pelo Shinobi MD)
Queria dizer mais pra emulação mesmo. Foi uma dor de cabeça esses trocentos chips pra emular. Foi como se fosse de propósito. Hue. No Nes era Mapper. No Snes, tacou os chipão.Sorte a nossa que, pro bem ou para o mal, tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware.
Sendo justa, no entanto, essa decisão acabou sendo até vantajosa para a Nintendo. Um chip Super FX aumentava somente $10 no valor de um cartucho (algo que as Thirds alegadamente não gostavam, mas que ainda era baixo) e era uma forma barata de "tapar os buracos" do console enquanto um único cartucho de Virtua Racing com o Sega Virtua Processor custava $100! E isso também sem contar toda aquela bagunça com o 32X que nós já sabemos...
A Nintendo é o equivalente gamístico do tio sovina que não gosta de gastar dinheiro com nada mas ela é geralmente bem esperta em relação a economizar dinheiro e usar a força de sua marca para triplicar o retorno. É literalmente a única empresa das 3 first parties que não ganha fogo por usar hardware ultrapassado e limitado em seus consoles
Ah sim, ai eu concordo. Se bem que havia até jogo sem chip que forçava a barra nos portáteis (A trilogia Donkey Kong Country roda pessimamente tanto no Dingoo quanto no PSP. Battletoads in Battlemaniacs era outro que eu precisava usar frameskip e desligar o som)...Queria dizer mais pra emulação mesmo. Foi uma dor de cabeça esses trocentos chips pra emular. Foi como se fosse de propósito. Hue. No Nes era Mapper. No Snes, tacou os chipão.
A Nintendo é o equivalente gamístico do tio sovina que não gosta de gastar dinheiro com nada mas ela é geralmente bem esperta em relação a economizar dinheiro e usar a força de sua marca para triplicar o retorno. É literalmente a única empresa das 3 first parties que não ganha fogo por usar hardware ultrapassado e limitado em seus consoles.
Enquanto o SNES precisava de chips, o Mega precisou de dois novos hardwares pra simular efeitos, sendo o 32x e Sega CD he he.Se o SNES não tivesse perfumarias do baralho com chips pra simular efeitos, e fosse "feito tudo na unha" q nem Mega. a história seria outra.
prontofalei
No caso do SNES a dificuldade de se emular está na complexidade do ASM do 5A22 e majoritariamente em recursos que o console possui. E a facilidade em emular o Mega Drive está em seu ASM popular e nos recursos que o console não possui.Sorte a nossa que, pro bem ou para o mal, tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware.
Sendo justa, no entanto, essa decisão acabou sendo até vantajosa para a Nintendo. Um chip Super FX aumentava somente $10 no valor de um cartucho (algo que as Thirds alegadamente não gostavam, mas que ainda era baixo) e era uma forma barata de "tapar os buracos" do console enquanto um único cartucho de Virtua Racing com o Sega Virtua Processor custava $100! E isso também sem contar toda aquela bagunça com o 32X que nós já sabemos...
A Nintendo é o equivalente gamístico do tio sovina que não gosta de gastar dinheiro com nada mas ela é geralmente bem esperta em relação a economizar dinheiro e usar a força de sua marca para triplicar o retorno. É literalmente a única empresa das 3 first parties que não ganha fogo por usar hardware ultrapassado e limitado em seus consoles.
Esses projetos costumam a levar bastante tempo para serem terminados e a maioria de seus desenvolvedores trabalham neles em momentos livres e quando estão com vontade para tal. Entendo a apreensão e medo daqueles que acompanham conversões como essa mas programar e fazer sprites é algo bem cansativo (estou sentindo isso na pele com meu próprio jogo) e que depende muito de todos envolvidos.
E você também né?Sentiu
Você tocou num ponto muito bom, inclusive, muitos não sabem que o PC-Engine foi um elemento importantíssimo em relação ao desenvolvimento do SNES e Mega Drive. Tanto Sega quanto Nintendo criaram respostas ao sucesso do console, seus ports de Arcade e o fantástico add-on de CD no Japão.Isso me lembra que o SNES seria muito mais fraco se não fosse o Mega Drive e o PC Engine.
A escolha do Ricoh 5A22, que era baseado na arquitetura 6502 do NES, foi feita para efeitos de retrocompatibilidade (e porque não de preço, já que a Nintendo já era cliente da Ricoh no NES). Depois desistiram da retrocompatibilidade, mas o processador ficou. Remediaram isso com chips extras nos cartuchos, para dar mais velocidade.
Um efeito colateral é que o SNES inicia-se em 8-bits, mas o cartucho tem que dizer a CPU para rodar em 16-bits.
Quando o sistema foi mostrado em 1988, ele tinha apenas 8 KB de memória RAM, que aumentou para 32 KB em 1989, e por fim 128 KB de RAM na versão final.
Sempre falamos da Sega alterando o projeto do Saturn por conta da concorrência, a Nintendo não foi diferente nessa transição do NES para o SNES. Se dependesse dela, o SNES seria pouca coisa melhor que o NES.
Sinto que você está levando uma comparação lúdica em relação a uma das filosofias integrais da Nintendo para um lado muito pessoal. Se pesquisar a história da empresa, verá muitas estratégias utilizadas por ela para diminuir o preço de fabricação de seus consoles e triplicar o retorno.No caso do SNES a dificuldade de se emular está na complexidade do ASM do 5A22 e majoritariamente em recursos que o console possui. E a facilidade em emular o Mega Drive está em seu ASM popular e nos recursos que o console não possui.
Não adianta jogar um 68k e simplificar o resto. Pela sua lógica, com a escassez de recursos do Mega comparado ao SNES (e ao PC-engine que é mais velho) a mão de vaca foi a Sega.
Se a intenção foi chamar a Nintendo de mão de vaca, acho melhor você estudar lógica mais um pouco..
Sinto que você está levando uma comparação lúdica em relação a uma das filosofias integrais da Nintendo para um lado muito pessoal. Se pesquisar a história da empresa, verá muitas estratégias utilizadas por ela para diminuir o preço de fabricação de seus consoles e triplicar o retorno.
Também vejo que não compreendeu a brincadeira que eu fiz acima (como pode ver, coloquei até um kong de riso. Talvez seja culpa minha por não ter sido muito clara). Não quis dizer que o Mega era mais fácil de emular por que a Nintendo era mão de vaca mas sim por que a Sega escolheu não seguir a mesma estratégia da empresa com chips diferentes no console nativo (ou seja, não contando os add-ons como 32X e Sega CD), tirando no caso de Virtua Racing.
Essa é uma conversa interessante e eu estou disposta a discutir com você amistosamente, sem insultos. Gosto de conhecer mais coisas sobre jogos e arquiteturas de consoles.
Não sei se isso é realmente verdade mas, há muito tempo, li em um fórum que o plano original durante o desenvolvimento do SNES era que o console tivesse um chip de som FM similar ao do Mega Drive e um processador mais potente que o Motorola 68000 do Mega, Neo Geo e CPS1/2. No entanto, além da questão da retrocompatibilidade e do preço do Ricoh que você mencionou, parece que o preço do chip sonoro da Sony acabou influenciando no corte de outros elementos. De qualquer forma, não tenho provas disso.
Que nada, você trouxe para o debate pontos interessantes e foi legal ver a visão do pessoal.Vish...Taquei fogo no parquinho sem querer
Hilario que nem o mega recebeu um port de Power DriftInclusive, creio que se a versão ocidental do aparelho - o Turbografx - 16 - teria sido tão lembrada quanto a concorrência se o marketing possuísse o mesmo peso dela e seus títulos fossem melhor distribuídos. Ironicamente, no entanto, NEC e Nintendo ganharam ports ou adaptações de jogos da Sega para suas plataformas (O Super Famicom tem uma versão exclusiva de Columns enquanto o PC-E ganhou vários ports da Sega como Thunder Blade, Space Harrier e Power Drift).