O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Estado babá NEWS] Ministro da Saúde quer proibir refil de refrigerante em Fast Food

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Ministro da Saúde quer proibir refil de refrigerante para reduzir consumo de sódio
Intenção é fazer valer medida a partir de acordos com estabelecimentos comerciais. Proposta ainda está em fase de análise, afirmou Ricardo Barros.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que quer proibir a venda de refil para refrigerantes em redes fast food do país. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) durante a assinatura de um acordo com as indústrias de alimentos para reduzir a quantidade de sódio e açúcar nos produtos.

"Vamos tentar um acordo. Mas se não der certo, tentamos pela legislação."
Segundo ele, este modelo de venda aumenta em 30% o consumo de refrigerantes. Uma lata de 350ml do líquido tem, em média, 25mg de sódio. As versões light e diet costumam conter quantidades ainda maiores.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo ministério, o brasileiro consome 2,4 vezes mais sódio que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é 5g por dia.

A meta do governo federal é retirar um total de 28,5 mil toneladas da substância dos alimentos industrializados até 2020. Por enquanto, o foco é reduzir o sódio em pães, bisnaguinhas e massas instantâneas.

sal-620.jpg

Sal de cozinha (Foto: Karyn Christner/Flickr - Creative Commons, by, 2.0)

Para reduzir o consumo, Barros apontou outras medidas consideradas inéditas no Brasil. Entre elas, a inclusão de dosadores em sachês de sal, com indicação das porções recomendadas para certos alimentos, e até a futura retirada dos saleiros das mesas de restaurantes e lanchonetes do país.


"O saleiro já é proibido em alguns países e é um caminho em que pretendemos avançar."
No entanto, o ministro não apresentou prazos para a aplicação efetiva das medidas. Segundo ele, as propostas ainda estão sendo avaliadas pela pasta.

Sódio
Mineral com função de equilibrar os líquidos corporais, o sódio também age na contração muscular, no fornecimento de energia ao organismo e até no ritmo cardíaco.

Quando consumido em excesso, no entanto, o sódio pode causar o aumento da pressão arterial, provocando hipertensão, doenças renais e ainda pode levar ao acidente vascular cerebral (AVC).

refrigerante.jpg


http://g1.globo.com/distrito-federa...rigerante-para-reduzir-consumo-de-sodio.ghtml

 

KH2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.871
Reações
819
Pontos
884
Vamos continuar pagando o mesmo valor, só que agora sem o refil.

Se eu vou comer fast food, estou me cagando pra saúde, quero mais é refrigerante e gordura.
 

X_1010_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
861
Reações
4.581
Pontos
674
Nunca uso esse refill, só vejo meus amigos de 20 anos e 110 quilos usando duas, três vezes.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.295
Reações
27.408
Pontos
1.379
boa governo :kjoinha isso que da eleger um monte de retardados quando não tão roubando tão fazendo m**** ou fodendo o povo ou criando coisa inútil pra acabar com o pouco que o povo tem:klol
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
Tanta coisa para controlar e querem controlar o refrigerante que o povo bebe...TNC.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.927
Reações
53.750
Pontos
703
Como se o Brasil não tivesse nada mais grave para se importar...

Bom exemplo de hipocrisia.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
outros países também têm políticas anti-corrupção e devolvem a grana dos impostos em serviços de qualidade, pq não copiar isso?
 


Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.664
Reações
30.534
Pontos
1.253
Esse cara é um FDP, ele está fodendo o hospital que eu estudo.

Sent from my S7 Edge
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Raramente como nesses lugares, mas quando como nunca aguento tomar mais refri. Nunca faço refil.

Entretanto é uma ideia de m****. Teve uma lei selhante em Nova Iorque.

Mas uma coisa que sou a favor é aumentar imposto pro açúcar e cortar para produtos alimentícios mais saudáveis. Só que o lobby dos usineiros de açúcar é grande demais.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.359
Reações
25.515
Pontos
803
Nunca me decepcionei com o estadão brasileiro !!!
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Pega no colinho, chacoalha pra fazer arrotar e depois enfia a jeba no nosso cu. Esse é nosso incrível Estado babá :kjoinha.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Ok, analisemos e sejamos razoaveis.

1-> Locais que tem refil costumam cobrar +caro. (ex: Burguer king costuma cobrar 1-2 reais a mais comparado ao mcdonalds num mesmo shopping pela mesma bebida).

2-> Acho que não a necessidade para maiores de 18. Somos adultos e como adultos se queremos destruir nosso pancreas é problema nosso.

3-> Para menores de 16-18 anos. Eu meio que sou a favor. Ajudaria a reduzir obesidade e diabetes em crianças e adolescentes, uma doença extremamente terrível. E eles são os grandes consumidores de fast food.

4-> Baixar o sódio nas comidas é recomendável. Sempre podemos adicionar sal. Uma vez colocado não temos como tirar. Nisso é ponto positivo pro governo, atrasado até pq outros países ja forçaram a industria a baixar anos atrás.

O brasil tem uma taxa de consumo de sal acima da media recomendada pela OMS. O que da +problemas de pressão alta e problemas cardiacos mesmo que vc coma de maneira saudável.

Esse tipo de comportamente não é facil de ensinar.
Mas PS: Sou contra tirar saleiros da mesa, apenas troca pelo papelzinho com cargas de sal pré determinadas que é muito mais tranquilo e costuma ajudar até o cliente a saber o quanto de sal está ingerindo.

E esses saquinhos tinha que ter a media diária máxima permitira :).
 

Zumax

Steam Trader
VIP
Mensagens
3.394
Reações
14.978
Pontos
653
Uma medida super importante , prioridade mesmo.....

Esse pais eh uma piada eterna.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Uma medida super importante , prioridade mesmo.....

Esse pais eh uma piada eterna.

Independente de ser certo ou não.

Vc acha realmente que tem mais do que meia duzia de gato pingado andando isso pra frente? Após o estudo (Que nem consome tanto orçamento e tempo assim) vc só precisa de alguns advogados e pronto.

O ministério da saúde tem milhares de funcionários, é mais do que capaz de avançar diversas causas ao mesmo tempo.
 

Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
Ótima proposta, tomara que passe.

1. Não como em Fast Food, 2. Muito sódio realmente faz mal.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Não faz falta, sinceramente.

Mas é que nem tráfico de drogas, vão arrumar um jeito.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.077
Pontos
1.839
Será uma m**** se isso acontecer. Costumo comprar um combo e dois sanduiches pra mim, minha mulher e me filho. Economiso nisso pelo menos uns 20,00. Pra quem tem grana curta é uma mão na roda.

Mas entendo porque políticos fazem isso. Melhor uma proposta de grande repercussão, poucos custos e pouca eficácia do que algo mais eficiente e demorado como educação saudável.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.670
Reações
65.471
Pontos
1.494
Sem o refil a pessoa vai e compra uma garrafinha de coca e continua tudo na mesma.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
O que é bizarro é a justificativa que a matéria dá. Reduzir consumo de sódio.

Refrigerante em geral tem MUITO POUCO SÓDIO.

O asno que escreveu a matéria não tem idéia de ordem de grandeza? Ele mesmo escreve que uma lata de refeigerante tem 25 mg de sódio. E que o consumo do brasileiro médio é 5 gramas de sódio. Conforme os próprios dados dele em média uma lata de refrigerante corresponde a 0,5% do sódio que um brasileiro consome por dia. Meio por cento. Uma lata a mais ou a menos (ou duas, ou três) é uma variação ridícula. Não tem nada a ver com sódio.

O Ministro da Saúde falou mesmo uma m**** dessas? (não duvido nada que ele tenha falado)

------------------------

Dito isso... se for levar em conta o açúcar (ou qualquer outra coisa que não seja o sal) pode até fazer algum sentido. É o governo que paga pelos problemas de saúde, faz algum sentido que faça de tudo pra evitá-los.

Se fosse crack ficaria mais claro o motivo de a proibição valer. É questão de dizer onde está a linha que diz que tal coisa que faz mal deve ser proibida e tal coisa que faz mal não deve ser proibida. Eu acho que o crack está de um lado da linha e o refil de Coca do outro lado, mas me vejo mudando de opinião.

Não por causa do sódio.
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Se eu vou comer fast food, estou me cagando pra saúde, quero mais é refrigerante e gordura.

Muitas pessoas pensam assim, principalmente as que dependem do sistema publico de saude ao qual a populacao toda paga. E por isso eu vejo tal medida boa, por mais que interfira na liberdade individual de cada um.
Questoes socio-economicas primeiro, e so depois o "cada um sabe o que eh melhor para si".

Eu sou ate mesmo a favor em uma campanha para bebida so sendo algua. Pq tem pessoas que ja nem agua pura tomam mais, somente concentrados, refrigerantes, destilados, etc... Mas uma vez que vc se acostuma a beber sempre agua nada dessas bebidas com gosto faz falta e vc economiza muito mais dinheiro.

Eu sou ate mesmo a favor em impostos muitas vezes mais altos para qualquer produto com alto teor de acucar (chocolate e refrigerantepor exemplo), com alcool, cigarros, etc. Igual acontece no "free market" [risos] da Irlanda. Para desincorajar mesmo o concumo exarcebado.
 
Ultima Edição:

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.942
Reações
41.030
Pontos
1.444
Muitas pessoas pensam assim, principalmente as que dependem do sistema publico de saude ao qual a populacao toda paga. E por isso eu vejo tal medida boa, por mais que interfira na liberdade individual de cada um.
Questoes socio-economicas primeiro, e so depois o "cada um sabe o que eh melhor para si".

Eu sou ate mesmo a favor em uma campanha para bebida so sendo algua. Pq tem pessoas que ja nem agua pura tomam mais, somente concentrados, refrigerantes, destilados, etc... Mas uma vez que vc se acostuma a beber sempre agua nada dessas bebidas com gosto faz falta e vc economiza muito mais dinheiro.

Eu sou ate mesmo a favor em impostos muitas vezes mais altos para qualquer produto com alto teor de acucar (chocolate e refrigerantepor exemplo), com alcool, cigarros, etc. Igual acontece no "free market" [risos] da Irlanda. Para desincorajar mesmo o concumo exarcebado.
Que contradição é essa, vc não se auto intitula "liberal" e acha que cagar regra por uma porcaria de refrigerante refil é algo importante?
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
Fica bem óbvio que o problema é que o refil o imposto só vai pro governo 1x.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
:kkkdevia é proibir o abuso do sistema de refil. por aqui todos usam isso sem abusar porque não podem fazer o mesmo? porque tem de ser sempre a dar uma de esperto?:klingua
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.927
Reações
53.750
Pontos
703
Pega no colinho, chacoalha pra fazer arrotar e depois enfia a jeba no nosso cu. Esse é nosso incrível Estado babá :kjoinha.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
MaS tinha muita gente por aqui que ANTES queria mais estado.

Mesma coisa uns isentoes que falavam que a crise econômica era por causa dos sonegadores.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.927
Reações
53.750
Pontos
703
Pega no colinho, chacoalha pra fazer arrotar e depois enfia a jeba no nosso cu. Esse é nosso incrível Estado babá :kjoinha.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
MaS tinha muita gente por aqui que ANTES queria mais estado.

Mesma coisa uns isentoes que falavam que a crise econômica era por causa dos sonegadores. QuE a solução seria aumentar os impostos.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.528
Pontos
1.244
Independente de ser certo ou não.

Vc acha realmente que tem mais do que meia duzia de gato pingado andando isso pra frente? Após o estudo (Que nem consome tanto orçamento e tempo assim) vc só precisa de alguns advogados e pronto.

O ministério da saúde tem milhares de funcionários, é mais do que capaz de avançar diversas causas ao mesmo tempo.

Só deixo isso aqui...
10xxqo.jpg
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Aí o cidadão se fode pagando mais. Parabéns, ministro FDP.
 

KH2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.871
Reações
819
Pontos
884
Muitas pessoas pensam assim, principalmente as que dependem do sistema publico de saude ao qual a populacao toda paga. E por isso eu vejo tal medida boa, por mais que interfira na liberdade individual de cada um.
Questoes socio-economicas primeiro, e so depois o "cada um sabe o que eh melhor para si".

Eu sou ate mesmo a favor em uma campanha para bebida so sendo algua. Pq tem pessoas que ja nem agua pura tomam mais, somente concentrados, refrigerantes, destilados, etc... Mas uma vez que vc se acostuma a beber sempre agua nada dessas bebidas com gosto faz falta e vc economiza muito mais dinheiro.

Eu sou ate mesmo a favor em impostos muitas vezes mais altos para qualquer produto com alto teor de acucar (chocolate e refrigerantepor exemplo), com alcool, cigarros, etc. Igual acontece no "free market" [risos] da Irlanda. Para desincorajar mesmo o concumo exarcebado.
Entendo seu ponto de vista, mas discordo.

O estado que faça campanha para conscientizar a população a consumir menos sódio, açúcar, gordura, que crie incentivo para compra de produtos saudáveis com diminuição de impostos.

Jamais atrapalhar o meu direito de consumir ou como proprietário de colocar um saleiro na mesa do meu restaurante.

Hoje é o refil de um refrigerante, amanhã será o que?

Sou "assaltado" na hora de ganhar dinheiro, na hora de gastar dinheiro e na hora de guardar dinheiro, agora vão querer definir o que eu posso ou não consumir?

Quero o estado longe da minha vida.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
Fica bem óbvio que o problema é que o refil o imposto só vai pro governo 1x.
nem tanto, pois refrigerantes já sofrem cobrança de impostos por substituição tributária, o galão de refrigerante de máquina já pagou impostos no fabricante (principalmente ICMS e IPI), calculados tanto sobre o valor da venda do próprio fabricante como também das vendas seguintes (calculados sobre uma margem de lucro presumida em cada elo da cadeia - distribuidor, atacadista, varejista etc)

a redução de cobrança de impostos talvez ocorra porque o consumidor compre um combo lanche junto com só 1 copo+refil ao invés de comprar um lanche + n copos avulsos, teoricamente reduzindo o valor da conta do consumidor final, e o ICMS que é calculado sobre todos os itens do cupom fiscal.
Isso se a pessoa fosse tomar uns três ou quatro copos de refri mesmo se não houvesse essa cortesia da lanchonete .
Geralmente o freguês compra um só e se satisfaz com esse. Só toma mais de um copo porque recebe o direito de beber mais...
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 219486

Governo deveria obrigar as empresas a formularem os produtos de forma mais saudável, chocolate que é puro açúcar e alimentos cheios de sódio e gordura até nas versões lights...
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Se as pessoas não conseguem nem ser responsáveis nem pelo que comem imagina votar em um candidato decente, melhor fazer logo uma mega ditadura com o governo decidindo tudo pela gente.
 
Topo Fundo