O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Estamos próximos do fim dos "sub-empregos"?

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.891
Pontos
903
Com a automação da indústria e da tecnologia invadindo tudo, deveríamos temer o fim dos empregos braçais e simples? Uma grande parte das pessoas vivem de empregos em chão de fábrica, posto de gasolina, caixas de super mercado e etc...não consigo imaginar alguém sem estudos e de classe baixa conseguindo um emprego como programador ou em uma área de mecatrônica
 

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
O teu argumento é basicamente o motivo pelo qual alguns colocam dúvidas sobre a questão da automatização: A proporção de empregos gerados será sempre maior ou igual a empregos "destruídos" ? Além disso tem a questão da transição, com a necessidade de formação de mão de obra que leva um bom tempo.

Minha aposta é que o fim do sub-emprego provavelmente vai ocorrer nos países ricos sem muitos problemas. Eventualmente ocorrerá nos demais países, mas acho que será uma transição um pouco traumática justamente pois nesses países a maioria ainda tem uma educação pouco formal (por motivos diversos como necessidade de trabalhar ou não gostar de estudar etc) e poderá haver uma grave crise de desemprego.
 


Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.793
Reações
93.021
Pontos
1.353
Do jeito que tá evoluindo as IA de programação, administração,
Não é só herpderpsubempregoherpderp que vai sumir.
 

Orion128

Veterano
Mensagens
436
Reações
935
Pontos
128
Acho estranho que na China, eles não têm medo da automação, na verdade estão bem confiantes que a quarta revolução irá gerar mais empregos.

:kpensa
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.523
Reações
180.278
Pontos
1.003
Brasil antes da automação:

fila-emprego-age%CC%82ncia-do-trabalhador-Foto-Jose%CC%81-Cruz_Age%CC%82ncia-Brasil.jpg


Brasil depois da automação:

fila-emprego-age%CC%82ncia-do-trabalhador-Foto-Jose%CC%81-Cruz_Age%CC%82ncia-Brasil.jpg
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
nos paises ricos eles ja importam pessoas do Brasil e adjacencias para fazer o trabalho que eles nao querem fazer, e há décadas.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Nós quem?

Porque aqui só vai aumentar o número de desempregados a medida que os empregos menos rentáveis vão sendo substituídos. O nosso governo não tá nem aí para melhorar à educação.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
o tópico tá errado, em tese o subemprego já se foi nos paises desenvolvidos a décadas, tanto que eles importam mão de obra para trabalhar daquilo que eles não querem e ainda olham de cara feia como se a pessoa do subemprego fosse inferior, aí quando a crise vem, expulsam o imigrante e criam um senso nacional para fazer o trabalhador local a aceitar o subemprego. e ele vai aceitar, não há o que fazer.

o Adobe cometeu muitos erros mas uma coisa ele falava e ta correto, o mundo germanico antigo valorizava os trabalhos manuais, no brasil 75% da população trabalha no chamado subemprego e é humilhada todos os dias, uma inversão de valor, ora se é o que a maioria faz é onde deveria estar a gloria e o senso nacional, mas o ponto chave é que a classe dos 25% ela está diminuindo e a cada ano, aqueles que não consegue o saber técnico cientifico fica de fora, isso explica os motorista ubers formados, em outros tempos estariam em forum tirando com a cara do subemepregado, mas como eu disse a coisa vai ficando cada vez mais tensa e no fim só vai sobrar a classe dos ricos com o saber técnico cientifico, e os demais serão jogados para o subemprego
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
Uma das áreas que corre +risco de automação tanto no 1º Mundo como no Brasil que conseguiremos ver a olhos vistos (Quem tem menos de 40-50) é transporte.

No Brasil isso da 3 Milhões de Trabalhadores. O que aumentaria o Desemprego do Brasil hoje em 25%. (Pra 16-17%)
Dos quais 1,8 milhões são caminhoneiros e seriam os primeiros a tomar a facada. (Conforme empresas veem o lucro de ter caminhões elétricos (Para curtas e médias distancias) e hidrogênio/diesel (para longas distancias).

Motoristas de ônibus, aplicativo, etc teria uma transformação +lenta pq tecnologia demora um pouco pra ir pro cidadão comum e algumas utilidades.

Isso não será automático e instantâneo. De inicio vão querer alguém fiscalizando o caminhão e acompanhando o mesmo. Levará 1 a 3 décadas.
Mas já a algumas vantagens instantâneas.

Como por exemplo não precisar +do limite de horas pra descansar. Já que agora ele é apenas um fiscal e não mais o motorista. (isso meio que já existe em algumas rotas nos EUA)
Após uns anos as pessoas vão ficar confiantes a ponto de exigir legislação pra baratear o frete. E por todo mundo na rua.
E nada poderá ser feito pq fará sentido como sociedade fazer isso. Sindicatos, trabalhadores e situação do país podem atrasar isso uns anos/décadas mas eventualmente a mudança vai ocorrer. (Se vc é a favor/contra isso meio que depende de que lado da cerca vc está ^^).

Ae bastará algumas pessoas em certos pontos pra reabastecer os caminhões a hidrogênio/diesel. E eles são acompanhados por satélite.
Quaisquer problemas uma equipe estrategicamente localizada dirige-se ao local e/ou policia é acionada em caso do caminhão ter sido aberto.

E pq to falando de caminhão elétrico e hidrogênio?
Pq ambos estão ficando rapidamente +baratos em manutenção e logisticamente mais práticas que o caminhão a diesel. (Custo inicial maior, custo beeeem menor durante operação).

Apesar que o segundo tem uma implementação +demorada pq precisa instalar os tanques de eletrolise e geralmente precisa de energia solar e/ou hidrelétrica. (È uma maneira de jogar todo excesso de energia em uma indústria high tech e tirar o máximo proveito).


A segunda área que vai sofrer +corte de emprego é a média gerencia. Não é mais incomum ter AI´s que administram, contratam, organizam e depois substituem desenvolvedores freelancers que fazem códigos +mundanos. Não conseguem substituir tudo mas cortam a necessidade na faixa de 75%. (Dando 1 exemplo).

Aqui a coisa é beeeem +devagar mas constante e o corona acelerou o processo em uns 3-5 anos. Deverá ganhar +velocidade nessa década quando as empresas médias e pequenas tiverem grana pra de fato investir nisso. Só o fato de não ter que sustentar um grande escritorio pra funcionar já significa a demissão de certos funcionários que mantinham tais escritórios aptos pra funcionamento. (ex: Faxineiro).

O "Problema" que todas essas áreas não estarão gerando +empregos em algum outro lugar. De fato o ganho de eficiência fica tão grande que o mercado na verdade fica menor, menos empresas oferecendo o mesmo serviço. E o custo de uma empresa pra entrar no mercado fica maior pq ela precisa entrar já informatizada se quiser brigar numa cidade grande.

Não vai eliminar uma Startup. Sempre vai existir o micro empresário que atende demandas locais e pequenas e funciona com maquinário +simples.
Mas ficarão +relegados ao interior dos países e serviços que as grandes não querem. Economia de escala é mto foda de vencer.

Isso da pra ir levando por um tempo. Se o país crescer numa % boa da até pra substituir os empregos perdidos e manter a % de desempregados estável.
Mas se chegar num ponto critico, poderá haver convulsão social.

Nenhum país sustenta 20-30% de desemprego oficial por muito tempo. Pq tu dobra/triplica esse número pra subemprego.
Mta gente que vai cada vez pensar que tem nada a perder pra si e pra sua familia e com isso gostar de mudanças radicais.....



PS: Só lembrar que to falando de um processo Lento e mto mas mto gradual e difícil de enxergar. Maioria nem vai perceber até que vai acordar um dia e o motorista de uber do nada deixo de existir em coisa de 1-2 anos. Veio um carro sozinho te pegar.

Apenas é um lembrete que a revolução industrial agora.
Não tem nada de parecida com a do inicio do século XX.

Isso não é substituição de força bruta por força mecanica. Onde valia a pena ter cada vez +fabricas pra aumentar a produção e novas coisas mecanicas eram inventadas gerando + e + empregos de melhor qualidade e necessitados de mão de obra.
A era atual é da informação. Fabricas substituidas por software que para ser copiado/recriado basta um servidor que exige manutenção mínima.

È substituição de força Mental/criatividade/experiência por Inteligência artificial.

Não tem praticamente um campo onde o humano hoje se destaca frente a maquina.
Se o trabalho possui um padrão (por mais complexo que seja). Ele já pode ser automatizado.
O resto é questão de tempo, custo, infraestrutura e oportunidade.


Agora uma das poucas áreas que ta crescendo em empregos é a de energia!
Usinas eólicas e solares precisam de + gente que usinas a gás/carvão/oléo. Matam menos pessoas e são empregos de melhor qualidade.
Internet é outra. (5G exige +torres que 4G e essa fibra ótica não se mantém sozinha).

mas no geral essas industrias não estão conseguindo compensar a perda de empregos.


Já postei esse video algumas vezes. Legenda em portugues.
mas resume bem.

 
Ultima Edição:

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.243
Reações
12.776
Pontos
1.419
Não, é capaz de empregos que demandam diplomas diminuirem bem mais. Como dito, Uber mostrou bem o porque disso.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
Não, é capaz de empregos que demandam diplomas diminuirem bem mais. Como dito, Uber mostrou bem o porque disso.

na verdade é o inverso. Empregos com diploma estão aumentando cada vez mais e será cada vez mais difícil conseguir até mesmo um emprego básico sem curso técnico e/ou superior.
Estamos na era da superespecialização e isso só vai piorar +e +.

Estamos meio "estagnados" nesse sentido pq o País ta se desindustrializando mas eventualmente o movimento vai se estabilizar e retomar essa rota de superespecialização até pq o setor de serviços continuará exigindo cada vez +qualidade de seus funcionários.

Ou seja, até pra virar "motorista de uber do futuro" eventualmente você precisará de conhecimento que as escolas normais serão incapazes de fornecer.

Por exemplo. O cara que instala sua internet e/ou celular tem curso técnico no mínimo. E o trabalho dele não ficará +easy daqui pra frente.
Agricultores e quem trabalha com isso idem. Precisam pra se manter na frente mesmo que o trabalho em si seja "simples". è preciso aprender técnicas, formulas, quimica, etc que a escola é incapaz de prover.
Corretores de imóveis já exigem cursos que eventualmente vão se profissionalizar e ficar +exigentes.

e por ae vai.
E isso pq o curso técnico no Brasil é meio que um "arrumadinho". Pq o ideal era termos faculdades e universidades próprias pra muitas dessas áreas.

Por exemplo. Pra virar um corretor de imóveis nos EUA.
Além do curso (Que varia de estado pra estado mas pode ser bem exigente e levar anos).
tem que passar numa prova de admissão igual OAB.

Pra ser um mero taxista na alemanha você tem que estudar 2-3 anos. (E lá uber não vingou pq a confiança em taxis é alta devido a qualidade deles).
O mesmo vale pra inglaterra por exemplo.

Uber só vinga em países que não profissionalizaram seus taxistas. Pq ae realmente vc não tem diferença entre 1 taxista e uma pessoa qualquer de uber simplesmente pq a única diferença é que o taxista paga impostos pra pintar o carro e ter o taxímetro.


Hora de começar a implementar UBI

Os países tem que enriquecer +ainda pra poder implementar coisas desse naipe.
Hoje ela quebraria a maioria senão todas as economia.

Primeiro passa o boi, depois a carroça.
E pode ser que venha algo diferente.

Mas é verdade que se começarmos a ver desempregos em níveis muito altos por nenhuma falha dessas pessoas + situação econômica deveremos começar a pensar em como dar um mínimo de qualidade de vida pra que elas possam com sorte entrar no sistema ,e caso não consigam manter um padrão de vida que não as faça querer trabalhar contra o sistema. (Suficiente pra ela virar uma criadora de conteúdo, um pequeno negócio, talvez um trabalho +artesanal, ou apenas cuidar da família. Desde que não vire problema pros outros faça o que quiser com o $$$$$).

Pq nada pior do que centenas a milhões de pessoas com nada a perder e muito tempo livre.
não é preciso dar a qualidade de vida das pessoas que trabalham. O incentivo pra trabalhar e se especializar precisa continuar a existir.

mas ninguém irá querer viver numa cidade entupida de pessoas pobres, sem emprego e sem renda. Achando que viver num Cyberpunk 2077 (No sentido de poucos ricos e um mar de miseráveis tentando se virar legal E ilegalmente) é uma receita de sucesso.
 
Ultima Edição:

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
na verdade é o inverso. Empregos com diploma estão aumentando cada vez mais e será cada vez mais difícil conseguir até mesmo um emprego básico sem curso técnico e/ou superior.
Estamos na era da superespecialização e isso só vai piorar +e +.

Estamos meio "estagnados" nesse sentido pq o País ta se desindustrializando mas eventualmente o movimento vai se estabilizar e retomar essa rota de superespecialização até pq o setor de serviços continuará exigindo cada vez +qualidade de seus funcionários.

Ou seja, até pra virar "motorista de uber do futuro" eventualmente você precisará de conhecimento que as escolas normais serão incapazes de fornecer.

Por exemplo. O cara que instala sua internet e/ou celular tem curso técnico no mínimo. E o trabalho dele não ficará +easy daqui pra frente.
Agricultores e quem trabalha com isso idem. Precisam pra se manter na frente mesmo que o trabalho em si seja "simples". è preciso aprender técnicas, formulas, quimica, etc que a escola é incapaz de prover.
Corretores de imóveis já exigem cursos que eventualmente vão se profissionalizar e ficar +exigentes.

e por ae vai.
E isso pq o curso técnico no Brasil é meio que um "arrumadinho". Pq o ideal era termos faculdades e universidades próprias pra muitas dessas áreas.

Por exemplo. Pra virar um corretor de imóveis nos EUA.
Além do curso (Que varia de estado pra estado mas pode ser bem exigente e levar anos).
tem que passar numa prova de admissão igual OAB.

Pra ser um mero taxista na alemanha você tem que estudar 2-3 anos. (E lá uber não vingou pq a confiança em taxis é alta devido a qualidade deles).
O mesmo vale pra inglaterra por exemplo.

Uber só vinga em países que não profissionalizaram seus taxistas. Pq ae realmente vc não tem diferença entre 1 taxista e uma pessoa qualquer de uber simplesmente pq a única diferença é que o taxista paga impostos pra pintar o carro e ter o taxímetro.




Os países tem que enriquecer +ainda pra poder implementar coisas desse naipe.
Hoje ela quebraria a maioria senão todas as economia.

Primeiro passa o boi, depois a carroça.
E pode ser que venha algo diferente.

Mas é verdade que se começarmos a ver desempregos em níveis muito altos por nenhuma falha dessas pessoas + situação econômica deveremos começar a pensar em como dar um mínimo de qualidade de vida pra que elas possam com sorte entrar no sistema ,e caso não consigam manter um padrão de vida que não as faça querer trabalhar contra o sistema. (Suficiente pra ela virar uma criadora de conteúdo, um pequeno negócio, talvez um trabalho +artesanal, ou apenas cuidar da família. Desde que não vire problema pros outros faça o que quiser com o $$$$$).

Pq nada pior do que centenas a milhões de pessoas com nada a perder e muito tempo livre.
não é preciso dar a qualidade de vida das pessoas que trabalham. O incentivo pra trabalhar e se especializar precisa continuar a existir.

mas ninguém irá querer viver numa cidade entupida de pessoas pobres, sem emprego e sem renda. Achando que viver num Cyberpunk 2077 (No sentido de poucos ricos e um mar de miseráveis tentando se virar legal E ilegalmente) é uma receita de sucesso.
Vc acha que no futuro será inevitável um programa social de renda basica universal para acalmar a massa revoltada sem emprego devido a sociedade ter alcançado um limite insustentavel de superespecializaçao para conseguir emprego ?.

Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.472
Reações
20.989
Pontos
1.044
Quem vai pintar parede ?
Quem vai picar cebolas, preparar um sanduiche e embalá-lo ?

Se nem o Mc Donalds qué Bilionário ainda não automatizou,...
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.242
Reações
35.470
Pontos
1.053
país rico pode não ter subemprego porque estarão todos terceirizados para outros países.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
Quem vai pintar parede ?



Pintar parede de fato é um serviço muito banal pra uma maquina.
Só não ocorre ainda porque você tem muita gente que ta fazendo isso barato. Mas eventualmente e com a melhoria das maquinas nem mesmo cobrando pouco será o suficiente. Será +lucro vc ir numa loja de tintas e alugar a maquina por 1-2 dias. :kpisca

Ou fazer vc mesmo se por alguma razão suas horas pintando uma casa valem mais do que o que você poderia estar fazendo durante o período.


Quem vai picar cebolas, preparar um sanduiche e embalá-lo ?

Por enquanto o foco do mcdonald esta sendo se livrar dos atendentes. Isso já reduz absurdamente a quantidade de pessoas necessárias pra atender clientes.

Mas é um processo gradual pq o povo +velho ou que quer contato humano precisa se adaptar.
mesma coisa carros e outras áreas. As pessoas tem "Medo" de maquinas e leva um tempo pra confiar a elas certas tarefas.

https%3A%2F%2Fblogs-images.forbes.com%2Fedrensi%2Ffiles%2F2018%2F07%2Fmcdonalds-1200x783.jpg


Robôs que cozinham ainda estão meio lerdos pra lidar com a velocidade que um Mc DOnalds/Burguer kings pedem.
E Essas lojas preza mais do que automação, que você tenha o mesmo serviço em qualquer lugar do mundo.

Ou seja, um Big mac aqui no Brasil e nos EUA será bem parecido e terá +- mesmo atendimento.
Essa padronização que gera produção de escala é que permite as redes terem comida barata. (menos no Brasil ^^).


Mas aqui tem um robo fazendo uma omelete em um restaurante aberto ao público.

 
Ultima Edição:

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
tava conversando com meu irmão esses tempos sobre a área de ciência de dados(ele trabalha com isso). Em 5 minutos de conversa percebi que logo logo alguém vai fazer um programa(ja tem na verdade) que vai substituir muitos profissionais, e é uma área que ta pagando muito.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
tava conversando com meu irmão esses tempos sobre a área de ciência de dados(ele trabalha com isso). Em 5 minutos de conversa percebi que logo logo alguém vai fazer um programa(ja tem na verdade) que vai substituir muitos profissionais, e é uma área que ta pagando muito.

tem um caso de uma empresa em que instalaram uma AI.

Ela contratava freelancers de programação por si mesma e estudava seus trabalhos de programação. Aprendendo com eles o trabalho banal.

No primeiro ano ela reduziu as contratações em 50% pq ela mesma lidava com a programação necessária.
No segundo ano cortou +50%

E não são pessoas de pouco estudo ou baixa qualificação.
De fato justamente pq esse pessoal qualificado custa mais que você tem um incentivo ainda maior pra elimina-los.


Essa era a vida de engenheiros antes do AutoCAD (1950-1980). Hoje se brincar menos da metade lida com a mesma carga de trabalho.
Life_before_autocad%2B%25281%2529.jpg

E eram empregos caros, que pagavam mto bem.

Não estou aqui pra dizer que mecanização/automatização é ruim.
Apenas que é inevitável e teremos que aprender a lidar com as consequências que não serão as mesmas do inicio do século XX.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.269
Pontos
1.503
É que ainda não pegou de vez, mas eu vejo que logo logo as compras de supermercados serão todas online. Mantém uma empresa terceirizada de transporte e um galpão. Elimina todos os caixas e fiscais de loja, evita desperdícios, custos de estacionamento e imóveis em localizações privilegiadas. Só questão de tempo.

Esses avanços são muito mais brutais em mercado de trabalho precarizado como o nosso.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
É que ainda não pegou de vez, mas eu vejo que logo logo as compras de supermercados serão todas online. Mantém uma empresa terceirizada de transporte e um galpão. Elimina todos os caixas e fiscais de loja, evita desperdícios, custos de estacionamento e imóveis em localizações privilegiadas. Só questão de tempo.

Esses avanços são muito mais brutais em mercado de trabalho precarizado como o nosso.
mas e o presunto, o queijo, as verduras, os legumes, que a gente tem que ver se estão frescos?
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.613
Reações
19.469
Pontos
503
bom, eu trabalhei 15 anos em uma grande instituição financeira, nos meus últimos 6 anos eu governava sozinho os 5 mil ramais do callcenter desta empresa, cobrava a empresa israelense que fornecia o sistema de gravação dos ramais do atendimento ao cliente, acompanhava pessoalmente os projetos de implantação dos sistema de gravação em callcenters prestadores de serviço a instituição e ferramentas de workforce, esta instituição possuía uma área com mais de 100 analistas que monitoravam as ligações de todas as centrais de atendimento(monitoria da qualidade), tanto interno(próprio do banco) como externo(terceiras), para ver se realmente a qualidade do atendimento estava dentro do padrão esperado, se seguiam o roteiro e demais solicitações.

Um mês antes de eu sair do banco, essa área de analistas da qualidade acabou, foram todos substituídos por um robô que faz o serviço de todos eles, não come, não dorme, não vai ao banheiro, não fica doente e não precisa de beneficios e salário, somente que seja dada a devida manutenção onde a instituição com toda certeza estava pagando menos por ele em comparação aos mais de 100 analistas de qualidade, o robô identifica o tom de voz do atendente, se ele está sendo sarcastico, frio, cordial, etc...

Resumindo, ou você constrói e ou dá manutenção dessas merdas daqui para frente, ou você estará desempregado...
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
bom, eu trabalhei 15 anos em uma grande instituição financeira, nos meus últimos 6 anos eu governava sozinho os 5 mil ramais do callcenter desta empresa, cobrava a empresa israelense que fornecia o sistema de gravação dos ramais do atendimento ao cliente, acompanhava pessoalmente os projetos de implantação dos sistema de gravação em callcenters prestadores de serviço a instituição e ferramentas de workforce, esta instituição possuía uma área com mais de 100 analistas que monitoravam as ligações de todas as centrais de atendimento(monitoria da qualidade), tanto interno(próprio do banco) como externo(terceiras), para ver se realmente a qualidade do atendimento estava dentro do padrão esperado, se seguiam o roteiro e demais solicitações.

Um mês antes de eu sair do banco, essa área de analistas da qualidade acabou, foram todos substituídos por um robô que faz o serviço de todos eles, não come, não dorme, não vai ao banheiro, não fica doente e não precisa de beneficios e salário, somente que seja dada a devida manutenção onde a instituição com toda certeza estava pagando menos por ele em comparação aos mais de 100 analistas de qualidade, o robô identifica o tom de voz do atendente, se ele está sendo sarcastico, frio, cordial, etc...

Resumindo, ou você constrói e ou dá manutenção dessas merdas daqui para frente, ou você estará desempregado...
Seria um homem de lata que atende varios telefones?

Mas sério, como é fisicamente esse robo aí?
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
eu torço pra que sim, em alguns casos.
ir no supermercado é uma perda de tempo absurda, e nao pelo fato de ter q escolher os produtos, e sim pq vc fica numa fila infinita q anda a 2km por hora. Isso porque o caixa passa as compras, paga conta, recarrega celular, pergunta se quer sacola, nota fiscal, clube extra, se quer selinho e em muitos casos, sao pessoas lentas trabalhando, pq nao é uma profissao que exige demais delas.
Eu mesmo parei de ir em alguns mercados aqui por causa da demora no caixa, prefiro ir em uns que tem auto atendimento pq passo menos stress.
Mas essa mudança é inevitavel, em 10 anos vai ser muito diferente do que é hj
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.613
Reações
19.469
Pontos
503
Seria um homem de lata que atende varios telefones?

Mas sério, como é fisicamente esse robo aí?

Um sistema instalado no PC, ele se conecta aos gravadores e compreende o áudio da conversa e identifica o tom de voz do operador de atendimento e do cliente, aponta os erros em script e dentro da ferramenta do gravador onde é gerada a monitoria de qualidade para posicionar o operador ele documenta e encaminha ao operador a analise para que seja assinada pelo operador, reconhecendo os erros e acertos na ligação monitorada
 
Topo Fundo