O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Existem opções baratas, menos tradicionais, de moradia?

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Construímos duas peças no andar de cima por 20mil. É 4x8,3 metros. Embaixo ficou livre, somente as colunas, sem paredes. Pedreiro cobrou 6mil no início, mas depois chorou e vamos pagar 8 pra ele. Tendo o terreno tudo fica mais fácil.

Pra ser uma casa (kitnet) faltaria o banheiro, então bota aí uns 25mil. Pra ser duas kitnets é só fechar as colunas de baixo, mais uns 5mil, mais um banheiro, ficaria uns 35 tudo.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Casas não são caras, só precisam de planejamento.
Tu não precisa financiar em 35 anos, dependendo da sua situação em 10-20 anos já quitou a casa.

Obviamente não estou falando de casas de 500-1kk e sim de casas populares.

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk

Como se casas populares não estivessem custando quase isso.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
Eu tô pesquisando moradia em SP e percebi que tem muito ap super compacto que eles chamam de studio. Não deixa de ser uma opção.

Um dos vídeos de um anúncio que encontrei:

 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.728
Reações
6.740
Pontos
353
Eu tô pesquisando moradia em SP e percebi que tem muito ap super compacto que eles chamam de studio. Não deixa de ser uma opção.

Um dos vídeos de um anúncio que encontrei:



Só tem esse corredor que mostra no vídeo ou tem um quarto para dormir?

Se for só isso aí que mostra no vídeo acho que não vale a pena não.
 
Ultima Edição:

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Eu prefiro olhar uns terrenos naquela região fora do Brasil.

Mas dá pra juntar uns brothers e alugar uma casa grande e cada um ficar num canto ou andar. Tipo república.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
Só tem esse corredor que mostra no vídeo ou tem um quarto para dormir?

Se for só isso aí que mostra no vídeo acho que não vale a pena não.

É só o que mostra no vídeo msm koaskoaskoas

A vantagem, pelo menos no meu caso, seria morar perto do trab e pagar pouco.

Mas acho excessivamente pequeno. Se tivesse mais um quarto como tu falou seria o ideal.
 


Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.374
Reações
15.827
Pontos
503
Eu tô pesquisando moradia em SP e percebi que tem muito ap super compacto que eles chamam de studio. Não deixa de ser uma opção.

Um dos vídeos de um anúncio que encontrei:


Eu citei isso no tópico, mas salvo engano, eles não chegam a ser exatamente baratos. Ao menos, não aqui. Parece coisa que só existe em bairro nobre, e aí é f0da. Coisa de gente "moderninha". Já olhei preços, e estão acima dos 120 mil b0z0s.
 
Ultima Edição:

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
szChQkB.jpg


2kKxXai.jpg


Vamos tesouro, não se misture com esses não-minimalistas.
Meu sonho também sempre foi morar na logo do Ronaldinho Soccer 64.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Tem um problema muito grande na sua lógica que é a localização. Tudo que é bem localizado ou já foi construído ou será muito caro. Se você quer algo alternativo e barato, vai ser mal localizado.

Mais uma coisa. Como "quase engenheiro civil" já estudei muito sobre tudo que há de diferenciado e alternativo por ai, e te digo com todas as letras. Fuja disso!
Não existe absolutamente nada que te trará mais segurança e estabilidade financeira que algo construído de maneira tradicional. Isso é a garantia de que os materiais e processos são normatizados e que daqui a alguns anos você terá materiais equivalentes para reposição, mão de obra adequada e e processos validados. Não jogue seu dinheiro fora.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
E provavelmente não é o que você quer ler. Mas se o teu objetivo é que seja bem localizado; compre um apartamento antigo na localização que você quer. Se você quiser posso te indicar tudo o que você deve olhar em um apartamento antes de comprar.

Se tiver alguma grana pra dar de entrada, financie o restante.
O povo fica nessa neura de que financiamento é perder dinheiro enquanto paga aluguel. Dependendo do que tu financiar, o valor provavelmente vai ficar bem próximo de um aluguel.
Se tu trabalha com carteira assinada, tu vai poder de tempos em tempos usar teu fundo para adiantar as parcelas fazendo com que um financiamento de 30 anos caia para uns 15. Isso acontece pois quando você adianta as parcelas, você adianta o valor do saldo devedor sem os juros, fazendo com que o valor total caia rapidamente. Se tu conseguir juntar uma graninha pra ajudar, esses 15 anos viram 10. Dez anos passam rápido.

E se no meio do processo tua vida der um 360, tu ainda pode vender o imóvel. Não que seja fácil vender um imóvel, mas se a localização for boa...
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Se puder dar essa dica, acho que ajudaria muita gente.
Abs!
Posso dar algumas meio genéricas. Se tu quiser que eu me aprofunde em algum ponto, basta dizer.

A primeira dica é sobre localização. Não apenas se fica em um bairro bom/valorizado, mas se dá pra ir a pé até serviços essenciais como mercado e farmácia. Segurança geral da rua. Se for de 2 ou 3 quartos e tu pensa em vender no futuro veja se tem boas escolas e parques próximos. Facilidade de estacionar na garagem.

Olhe a estrutura. A maioria das pessoas fogem quando percebem vigas e pilares aparentes, mas se tu for reformar, isso te da liberdade de derrubar paredes, abrir nichos ou até mesmo rasgar paredes pra embutir infra (telefone, TV, água, rede, elétrica, etc). Sempre com a supervisão de um engenheiro, é claro.

Olhe o quadro de luz. Se tiver poucos disjuntores e eles estiverem todos a faixa dos 25 amperes para baixo, é um sinal de que tu vai provavelmente precisar investir em melhorias nesse campo no futuro. Se esse for o caso, tente ver se ali mesmo tu identifica o tipo de conduíte e fio. Se for ferro fundido e fio rígido, tu vai ter algumas limitações.

Verifique se existe entrada/local no prédio e apartamento pra infra. Tefefone, TV, fibra, antenas, ar condicionado.

Repare a hidráulica. Se já tem espera de água quente e se existem vazamentos anteriores nas paredes.
Repare no forro do banheiro. Se for de gesso provavelmente mudar algo de lugar vai ser bastante complicado. Se for laje e ela estiver mais baixa que o resto da casa, é um pouco mais simples.

Confira todas as janelas e quaisquer local onde possa entrar chuva, vento e frio.

E uma das coisas mais importantes. Te informe do condomínio. Veja se eles tem um fundo de reserva para emergencia e um plano de melhorias.
Quando comprei meu apartamento atual o prédio estava sem manutenção e nesse meio tempo trocamos todas as janelas do prédio, as calçadas, pintamos, fizemos várias pequenas obras e em breve vamos trocar toda a coluna elétrica e hidráulica do prédio. Se o condomínio não cuida da sua manutenção o imóvel desvaloriza e nas emergências as pessoas tem de tirar dinheiro do cool pra resolver o problema. E convencer pessoas a aumentar seu condomínio pode não ser exatamente fácil.

Como eu disse, se quiser que eu me aprofunde em algum ponto ou se tu lembrar de algo que eu não comentei, pode perguntar.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.275
Pontos
1.503
A alternativa mais barata é via MCMV com subsídios do governo. Se for bem localizado será pequeno, se for mal localizado será grande.
Comprar terreno e construir é meu sonho, mas custa caro e precisa ter um fluxo de dinheiro (pelo menos no começo) muito maior. Só que no longo prazo vejo muito mais vantagens. O problema é conseguir terreno bem localizado hoje em dia e que não custe os olhos da cara.
Ficar longe de favela pode ser difícil em grandes cidades, mesmo comprando imóveis caros.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Comprar terreno e construir é meu sonho, mas custa caro e precisa ter um fluxo de dinheiro (pelo menos no começo) muito maior. Só que no longo prazo vejo muito mais vantagens.
A caixa financia compra e construção de terreno, só tem de dar a mesma entrada que daria para uma casa normal já pronta. (Inclusive diminuiram as taxas de juros essa semana por causa do corona).
Só tem de se atentar a seguir as regras de contrução e o planejamento passado pela caixa.

A maioria das pessoas não sabem disso, alias muitos construtores e engenheiros deixam de ganhar dinheiro com a ignorancia, já que nessa modalidade ele não precisa de um puto no bolso para construir uma casa... Ele constroi uma casa já vendida.
Obviamente o lucro é menor, porem ele não precisa ter um fluxo alto de caixa.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.275
Pontos
1.503
A caixa financia compra e construção de terreno, só tem de dar a mesma entrada que daria para uma casa normal já pronta. (Inclusive diminuiram as taxas de juros essa semana por causa do corona).
Só tem de se atentar a seguir as regras de contrução e o planejamento passado pela caixa.

A maioria das pessoas não sabem disso, alias muitos construtores e engenheiros deixam de ganhar dinheiro com a ignorancia, já que nessa modalidade ele não precisa de um puto no bolso para construir uma casa... Ele constroi uma casa já vendida.
Obviamente o lucro é menor, porem ele não precisa ter um fluxo alto de caixa.

O problema é atender a burocracia. Tem que contratar alguém com CNPJ e salvo engano a Caixa não libera a grana toda, tem que seguir um fluxo. Contratar arquiteto, engenheiro, com nota de tudo dentro da lei. O comprador pode não precisar de fluxo alto no início, mas a longo prazo vai custar muito caro. Aqui onde moro um pedreiro oreia seca cobra 40k de mão de obra para fazer dois cômodos e banheiro do chão ao acabamento. Agora imagina tendo que cumprir burocracias.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
O problema é atender a burocracia. Tem que contratar alguém com CNPJ e salvo engano a Caixa não libera a grana toda, tem que seguir um fluxo. Contratar arquiteto, engenheiro, com nota de tudo dentro da lei. O comprador pode não precisar de fluxo alto no início, mas a longo prazo vai custar muito caro. Aqui onde moro um pedreiro oreia seca cobra 40k de mão de obra para fazer dois cômodos e banheiro do chão ao acabamento. Agora imagina tendo que cumprir burocracias.
Não precisa contratar alguem com CNPJ para construir, pode ser o zé da esquina, tu só tem de seguir os protocolos de entrega e as planilhas de custos.

Contratar arquiteto, engenheiro, com nota de tudo dentro da lei.
Isso é o minimo, onde você já se viu uma casa sem projeto? Tu quer morar em um barraco?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.275
Pontos
1.503
Não precisa contratar alguem com CNPJ para construir, pode ser o zé da esquina, tu só tem de seguir os protocolos de entrega e as planilhas de custos.


Isso é o minimo, onde você já se viu uma casa sem projeto? Tu quer morar em um barraco?

Bom saber. Achava que era mais burocrático.
Acredito que nenhuma casa seja sem projeto, ainda que rascunhado num papel de pão. Modesta parte eu faço melhor que muitos engenheiros e arquitetos por aí. O mais difícil é encontrar pedreiro que faça a parte dele bem feita mesmo.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Modesta parte eu faço melhor que muitos engenheiros e arquitetos por aí. O mais difícil é encontrar pedreiro que faça a parte dele bem feita mesmo.
Eita.

Tu consegue fazer a análise do solo antes da construção?
Sabe qual as dimensões de vigas e pilares? (Cada cm de diferença podem ser centenas ou milhares de reais a mais). Sabe qual vai ser o espaçamento dos estribos?
Consegue dimensionar a vazão da água em cada ponto? Ou a elétrica?
E mais um cem número de coisas...
Boa sorte com teus pedreiros.

O povo acha que vai ficar muito caro chamando um engenheiro, mas pelo o que vejo por aí é gente pagando até mais caro para os pedreiros que obviamente vão superdimensionar tudo, enquanto um engenheiro poderia garantir cada aspecto de uma obra.
Mas cada um sabe do seu...
 
Topo Fundo