Macbee
Ei mãe, 500 pontos!
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Amigo-lhes,
Resolvi criar esse tópico depois do post do Alone in the Dark sobre desenvolvimento no SNES.
Até a época dos 16-bits os jogos de consoles geralmente eram programados em Assembly, uma linguagem complicada e pouco usada atualmente.
Hoje, porém, já é possível desenvolver jogos para consoles de forma mais amigável.
O objetivo do tópico é justamente listar e divulgar softwares que facilitem a criação de jogos caseiros para consoles (se eu deixei passar alguma, por favor avisem). Quem sabe alguém se anima a fazer seu próprio jogo para um sistema antigo.
ATARI
- Batari Basic (programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Princess Rescue
NES
- CC65 (programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Alter Ego
Master System
- Z88DK (programação em C), SDCC (programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Boom (clone de Bomber Man) - Iniciado em Z88DK e será finalizado em SDCC
- Simple Adventure Maker (software para criação de jogos no estilo Adventure).
- Twee2Sam (converte histórias criadas no Twine para o Master System).
Mega Drive
- BasiEgaXorz (programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Master System Brawl (ainda não concluído)
- GINCS Studio (Engine para criação de adventures de texto).
Exemplo de jogo criado com ele: Silent Hill
Super Nintendo
- PVSnesLib (programação em C, já citada pelo Alone in the Dark no outro tópico).
Exemplo de jogo criado com ele: FrappySNES
Resolvi criar esse tópico depois do post do Alone in the Dark sobre desenvolvimento no SNES.
Até a época dos 16-bits os jogos de consoles geralmente eram programados em Assembly, uma linguagem complicada e pouco usada atualmente.
Hoje, porém, já é possível desenvolver jogos para consoles de forma mais amigável.
O objetivo do tópico é justamente listar e divulgar softwares que facilitem a criação de jogos caseiros para consoles (se eu deixei passar alguma, por favor avisem). Quem sabe alguém se anima a fazer seu próprio jogo para um sistema antigo.
ATARI
- Batari Basic (programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Princess Rescue
NES
- CC65 (programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Alter Ego
Master System
- Z88DK (programação em C), SDCC (programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Boom (clone de Bomber Man) - Iniciado em Z88DK e será finalizado em SDCC
- Simple Adventure Maker (software para criação de jogos no estilo Adventure).
- Twee2Sam (converte histórias criadas no Twine para o Master System).
Mega Drive
- BasiEgaXorz (programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Master System Brawl (ainda não concluído)
- GINCS Studio (Engine para criação de adventures de texto).
Exemplo de jogo criado com ele: Silent Hill
Super Nintendo
- PVSnesLib (programação em C, já citada pelo Alone in the Dark no outro tópico).
Exemplo de jogo criado com ele: FrappySNES