O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Fim De MG] Governo propõe extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes

JuiceOfFruta

Veterano
Mensagens
339
Reações
1.201
Pontos
143
O Pacto Federativo, que foi entregue nesta terça-feira, 5, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê a redução do número de municípios com a restrição para a criação de novas cidades e a incorporação pelo município vizinho de cidades com menos de 5.000 habitantes e com arrecadação própria menor que 10% de sua receita total.

O governo não informou, até o momento, quantas localidades seriam atingidas pela nova regra. Segundo o secretário de Fazenda do ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, 1.254 cidades tem o potencial de serem atingidas. A extinção dos municípios que tivessem dentro desses requisitos aconteceria a partir de 2026, caso a PEC do Pacto Federativo seja aprovada.

O Brasil tem 1.253 municípios com menos de 5.000 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em agosto. O número equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros. Desses, três deles têm menos de 1.000 habitantes, de acordo com a última estimativa, de julho de 2019: Serra da Saudade (MG), com 781 pessoas; a paulista Borá, com 837; e Araguainha (MT), com 935.
Questionado sobre a medida ser um dos pontos para desidratação do pacto federativo, devido à impopularidade do tema nas vésperas das eleições municipais de 2020, o ministro Paulo Guedes afirmou que é um tema que o Congresso terá que discutir. “Quem é que tem que resolver se município é com 5 mil, 10 mil pessoas? Sou eu ou o Congresso? Não sabemos qual é o tamanho ideal então é um tema legítimo para o Congresso discutir”, afirmou.

Segundo Guedes, houve nos últimos anos uma proliferação de municípios, criando desequilíbrios fiscais, porque há mais entes para que o dinheiro seja dividido. Em 1991, eram 4.491 municípios. Esse número subiu para 5.507 em 2000, 5.565 em 2010 e a 5.570, na estimativa de 2018 do IBGE.

93961

Minas Gerais tera só 20 municipios kkk
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
tenor.gif
 

JuiceOfFruta

Veterano
Mensagens
339
Reações
1.201
Pontos
143
Assim acho que acabar com as cidades não seja uma boa ideia , tinha que dar um jeito de extinguir , o legislativo e o executivo, ter um governança privada (tipo assosiação de bairro), a cidade não receber mais do que arrecada , se for viavel , qualquer tipo de centralização de poder eu vejo com cuidado, tentar manter a autonomia do municipio seria o mais viavel, tem casos em Londres onde o legistlativo é "emprestado" de outras cidades.
Tem que ver direito isso ai talkei.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
eu acho é pouco, tinha que separar tudo, que cada estado vire um novo pais e que cada que cuide dos seus problemas da melhor forma que acharem melhor, porém isso já é um (pequeno) avanço !!

Menos vereadores e soças públicos para mamarem na teta estatal, principalmente em MG que é um antro de esquerdistas e estadistas que adoram idolatrar o estado !!
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.210
Reações
23.990
Pontos
803
É uma boa ideia. Mas quem esperava um pacote de incentivo a curto prazo o Tchuctchuca decepcionou. Ninguem vai abrir um tópico das propostas, essa daí dos municípios é só um item.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Caraca tem gente pensando que "extinguir as cidades" eh algo do tipo tacar NAPALM huahuaa

Ou achando que é tipo, mete um caminhão de boia fria la com exercito armado, e expulsa geral de casa e leva pras cidades que ficam. Estilo China.

Mano, eu to morrendo de rir para cada absurdo que aparece huaha.
 

.gandalf the grey.

Bam-bam-bam
Mensagens
2.141
Reações
8.055
Pontos
453
Extinguir municípios? Essa nem com bug na matrix passa, nem se jesus descesse dos céus e mandasse os parlamentares aprovarem isso passaria.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Extinguir municípios? Essa nem com bug na matrix passa, nem se jesus descesse dos céus e mandasse os parlamentares aprovarem isso passaria.
Acredito que passa sim, mesmo que uma versão aguada extinguindo apenas 70% do planejado.

Quem vai ficar com a maior parte do bolo nesse novo pacto federativo resultante da extinção desses municípios deficitários são as cidades maiores e mais influentes, que tem maior poder de lobby em cima dos deputados e senadores. Prefeitinho de rincão com câmara de vereadores de semi analfabetos serão atropelados.

Diria que não passaria só se fosse extinguir por “caridade”, apelando ao “sentimento patriótico” do políticos daqui. Mas não é o caso, tem interesse financeiro das prefeituras maiores em fazer isso.

A briga realmente vai ser outra: quem vai querer assumir esses novos “bairros”.
 

Fernando Collor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
3.721
Pontos
353
é só transformar essas cidade em bairros, anexar em cidades vizinhas e simples
onde eu moro, que é uma cidade do interior e com mais de 300 mil habitantes, existem bairros com 3 mil a 5 mil habitantes.
 
Topo Fundo