O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Frontend para retrogames

Gregorygrinder

Veterano
Mensagens
415
Reações
867
Pontos
103
Fala galera, beleza? Não cheguei a ler todos os posts, mas me assustei com alguns deles e queria desmistificar algumas coisas:

Sobre o Retroarch, desde que você tenha um Frontend pra deixar tudo mais bonito, não tem muito o que você precise lidar com ele. Basta configurar os controles, baixar os cores, definir os atalhos de teclado e a proporção de tela favorita. O resto é com o Frontend!!! Você nem lembra que o Retroarch está lá!!!
Sobre os atalhos personalizados, tem como definir atalhos de teclado diferentes no Retroarch sim, basta ir em input configuration, depois em hotkeys binds. A dica é definir uma tecla como Enable Hotkeys e as outras como atalhos de verdade, exemplos: select + L2 = sair do Retroarch, select + L1 = abrir o menu, select + R1 = salvar estado, select + R2 = carregar estado salvo. Estes foram só exemplos que eu uso, mas pode definir qualquer tecla como ativador de atalho e qualquer tecla pra executar ações. Isso funciona tanto nos sistemas operacionais de PC como em celulares. Só não pode esquecer de definir um botão para Enable Hotkeys, porque se não vc aperta um botão e ele ativa o atalho junto.

Sobre sistemas operacionais dedicados a emulação, hoje em dia existem aos montes!!! Tem o já citado Lakka, que é só um Linux enxuto com Retroarch por cima, muito bom, mas simples demais... Tem o Batocera.Linux, muito bom por sinal, tem o próprio Recalbox, que é igualzinho o que roda no Raspberry Pi, ja usei um tal de EmuOS, que é que nem o Batocera, só que mais pesado e bugado, e o meu favorito: Xubuntu com o Script do RetroPie!!! Deu um certo trabalhinho pra fazer o Xubuntu subir o RetroPie direto do boot, Mass quando eu consegui fazer, ficou bom demais!!! Amo o tema SNES Classic Mini do Ruckage, e nesse esquema ficou perfeito!!!

Agora a cereja do bolo nos Frontends de Android: DIG Frontend!!!

Cara, eu usei por muito tempo o Arc Browser no GPD XD enquanto ele funcionava, mas se tivesse descoberto o DIG antes, seria o Frontend perfeito pro GPD!!! Ele lembra bastante o Emulationstation, só que pra Android, sem precisar mexer em XML, altamente configurável, aceita Retroarch ou emuladores dedicados misturados, dá pra fazer seus próprios temas... Não troco por nenhum outro!!! Puro, sem personalizações, ele é feio e até assusta, mas depois de colocar um background e trocar os ícones, fica maravilhoso!!! Se liga nos temas que eu fiz nele:

Visualizar anexo 73539

Visualizar anexo 73540

Daí siiiiim! Vou tentar testar isso no meu GPD XD hoje. Atualmente não uso nenhum frontend.
 

danielmewhouse

Ser evoluído
Mensagens
79
Reações
71
Pontos
28
e como faço pra aplicar esse tema tipo o Snes Classic, é complicado?
É fácil até!!! É só ir na tela inicial, opções, aparência, editar temas personalizados, escolher um dos temas padrão e clicar em criar. Aí vc define o plano de fundo, as cores de fonte, entre outras coisas. Vou deixar aqui os fundos que eu uso nos meus temas:
7355973560735617356273563735647356573566
 

danielmewhouse

Ser evoluído
Mensagens
79
Reações
71
Pontos
28
Os ícones eu peguei dos temas do RetroPie, mais especificamente o tema SNES Mini do Ruckage, mas tem vários!!! Depois eu posto aqui alguns deles:kcool
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Ja pensei em criar essa iniciativa aqui alguns anos atras. Eu concordo plenamente com o que disse sobre as questões de custo. Nada mais justo, a julgar o trabalho e tempo investido. Mas vamos lah, em relação ao emu-movies eu nunca senti necessidade de pagar por algum conteudo. (Visto q tb eu só baixo as screens, caso sejam videos ai com certeza são outros 500). E apesar de td, para nossa realidade, 20 dolares equi e ali, no final pesa bastante no bolso. Mas de resto o Screenskraper me serve mt bem. Inclusive ele acha coisas q no proprio emumovies não acha... (O Hyperspin é uma excelente pedida, porém além da complicação que é o processo de configurar, tem esse "problema" tb, o acesso a "nata" do conteudo deles, como por exemplo um pack com todas as covers 3D do FAMICOM, não é disponivel ao publico, só pra premium. E sabemos o quão complicado é achar certos jogos, principalmente japoneses nos scrapers com boa qualidade e tal... mas enfim, no Arcade Punks existem packs completos ja com td, só ter paciencia de baixar 50 GiB+ dependendo... ai é só por as ROMs. Uma coisa q eu não gosto no Lauchbox é o modo q ele armazena as imagens, ao invez de manter o nome da ROM, por exemplo: Crono Trigger (USA)0.zip ==> Chrono Trigger (USA).png... Ele cria algo como Chrono Trigger (USA) 01.png algo assim... o que faz vc ser obrigado a fazer o scrap manualmente, ao inves de simplesmente achar a imagem no google e jogar na pasta especifica... mas enfim, saiu uma atualização nova do LauchBox e ta cheirosa demais o negocio!
Richter, eu estava fazendo um teste aqui com o Launchbox e descobri o seguinte:
Ele nomeia as imagens dos jogos com um número no final por que pode haver mais de uma de mesmo tipo para um determinado game. Normalmente as de final 01 são da database do próprio Launchbox. As de final 02 costuma ser as que você baixa da base do Emumovies. Qualquer outra imagem de mesmo tipo que for adicionada recebe um 03 e assim por diante.

Agora, o mais legal é que o Launchbox aceita imagens com nomes fora do padrão, sem que precise renomeá-las com nomes idênticos aos de suas respectivas roms. É só apontar o caminho onde se localizam tais imagens, através da opção de editar plataforma:

kSaKlZu.png


Creio que o sistema faz uma busca por nome de arquivo mais próximo ao da rom e associa automaticamente. Não sei se essa facilidade já era possível em versões anteriores do launcher mas acabei de descobrir aqui usando um pack 3D Box de NES e deu certíssimo. Agora todas as imagens são de uma única coleção, mantendo o mesmo padrão de construção, tamanho e resolução. Posso então apagar todas as imagens indesejadas e economizar espaço no HD:


Já na opção Editar Jogo, ao clicar com o botão direito sobre o campo com uma imagem, é possível adicionar qualquer outra imagem e posteriormente definir o seu tipo:
v0rm1c1.png
 
Ultima Edição:

IgorManita

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
É fácil até!!! É só ir na tela inicial, opções, aparência, editar temas personalizados, escolher um dos temas padrão e clicar em criar. Aí vc define o plano de fundo, as cores de fonte, entre outras coisas. Vou deixar aqui os fundos que eu uso nos meus temas:
Visualizar anexo 73559Visualizar anexo 73560Visualizar anexo 73561Visualizar anexo 73562Visualizar anexo 73563Visualizar anexo 73564Visualizar anexo 73565Visualizar anexo 73566
Legal tô testando num tablet mas tá tudo muito simples, vc tem algum tutorial? Ou poderia fazer rs ajudaria mto os noobs que nem eu kkkk
 


IgorManita

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Retroarch reina no android fato, agora no pc já tem outras alternativas, eu li um comentário de que a interface do retroarch era horrível, mas é a mesma do XMB do ps3, eu no box android uso sempre o retroarch.
Visualizar anexo 73548
Essa configuração e no Android? Caraca eu não consigo isso de jeito nenhum kkkkk sempre aparece pra ficar buscando as roms, aí e mto ruim eu tô testando num tablet que e mais fácil de mexer mas a ideia e por nas box aqui em casa msm, no Pc eu uso só o retroarch porém peguei um completo lá no digola veio do site parceiros da emulação, vc tem algum link desse nível de configuração do retroarch no Android??
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Essa configuração e no Android? Caraca eu não consigo isso de jeito nenhum kkkkk sempre aparece pra ficar buscando as roms, aí e mto ruim eu tô testando num tablet que e mais fácil de mexer mas a ideia e por nas box aqui em casa msm, no Pc eu uso só o retroarch porém peguei um completo lá no digola veio do site parceiros da emulação, vc tem algum link desse nível de configuração do retroarch no Android??

Provavelmente tu encontre pack pronto pro retroarch do android, mas eu sempre instalo do zero, ele tanto no meu celular, quanto no box android tv, quanto ao caminho das roms, tu tem duas opções buscar as mesmas manualmente nas pastas ou colocar em playlist, uma dica que eu tenho infalivel se tu for buscar em pasta, cria uma pasta com o nome "ROMS" dentro dela cria uma pasta pra cada core emulador: pasta mega, snes, nes... e coloca as roms nas devidas pastas, na parte de diretórios no setings do retroarch tu vai em "File Browser" e coloca o caminho da pasta roms, ai quando tu for carregar conteudo ja vai carregar a pasta Roms como padrão.
 

ReBirFh

Bam-bam-bam
Mensagens
194
Reações
278
Pontos
489
Eu tenho curtido o attract mode pois tem alguns temas muito bons. O melhor dele é dá pra personalizar sem muita dificuldade.

Tenho trabalhado ocasionalmente num tema pra uso pessoal baseado no Mega Drive nacional.

 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.098
Pontos
1.404
Eu uso o Retrox na minha MiBox, ele é pago(12 trumps por ano)...sim não é barato, mas é baixar a rom, apontar o sistema que ele faz tudo, baixa emulador, capa, sinopse e ate o controle ele ja configura para todos emuladores.

To usando o Theme Comic Book

comicbookthemeaddsystem.jpeg


1495257823718-nes2.png
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Eu uso o Retrox na minha MiBox, ele é pago(12 trumps por ano)...sim não é barato, mas é baixar a rom, apontar o sistema que ele faz tudo, baixa emulador, capa, sinopse e ate o controle ele ja configura para todos emuladores.

To usando o Theme Comic Book

comicbookthemeaddsystem.jpeg


1495257823718-nes2.png
Vc ta pagando gato por lebre (ou seria o contrario rsrsr)
basicamente isso ae é o emulationstation com outro nome...

mas se está lhe atendendo, :kmario
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.098
Pontos
1.404
Vc ta pagando gato por lebre (ou seria o contrario rsrsr)
basicamente isso ae é o emulationstation com outro nome...

mas se está lhe atendendo, :kmario

Eu sei disso, mas não tem como usar o emulationstation na mibox e nem ter meus games na nuvem, como é o caso do Retrox.
E por ai vai...
 

pedrokof

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.501
Reações
767
Pontos
594
Eu sei disso, mas não tem como usar o emulationstation na mibox e nem ter meus games na nuvem, como é o caso do Retrox.
E por ai vai...
Acho que o dig faz a mesma coisa e é gratis!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo