O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial GPUs Intel Arc

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234

Intel XeSS Destroys AMD FSR 2 In Cyberpunk 2077, Comes Close To NVIDIA DLSS 3 In Image Quality​





Solução de hardware é solução de hardware, não tem jeito.
Mas o FSR ainda é admirável dentro do que é possível numa solução de software ajustada no braço.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.684
Reações
20.684
Pontos
1.344

Intel XeSS Destroys AMD FSR 2 In Cyberpunk 2077, Comes Close To NVIDIA DLSS 3 In Image Quality​





Solução de hardware é solução de hardware, não tem jeito.
Mas o FSR ainda é admirável dentro do que é possível numa solução de software ajustada no braço.


Eu não consigo ficar sem o dlss mais. Faz muita diferença e da uma sobrevida boa. O FS2 quebra um galho, mas tem muito mais problemas na imagem q me incomodam!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Eu não consigo ficar sem o dlss mais. Faz muita diferença e da uma sobrevida boa. O FS2 quebra um galho, mas tem muito mais problemas na imagem q me incomodam!

Sim, tem mesmo. O ghosting pode ser medonho em alguns casos.
Ainda bem que o XeSS é agnóstico e que o path DP4a funciona até em vídeo onboard (desde que tenha o DP4a, claro).
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.942
Reações
41.028
Pontos
1.444
ÇÓ PARA OS FORTEZ

A750 - https://www.kabum.com.br/produto/39...allenger-d-asrock-8-gb-gddr6-90-ga3hzz-00uanf
A770 - https://www.kabum.com.br/produto/39...m-gaming-d-asrock-8-gb-gddr6-90-ga3tzz-00uanf

Hoje em dia, pelas atualizações de drivers, a A750 corre com a 3060, dependendo do caso até acima da 2070S, e a A770 corre entre a 6700XT e a 3070.

o arriscão não tá disposto a fazer esse gasto no momento, mas tá tremendo aqui
Olha, ta preço de placa do ali isso ai… por esse preço acho que vale o risco pois de fato essas placas estão entregando boa performance
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Atualização:

1. Desde o lançamento da Intel ARC, mais de 30 atualizações oficiais (fora os betas);
2. O desempenho das APIs antigas - DX9, 10, 11, OGL - que era o calcanhar de Aquiles da arquitetura, melhorou bastante do lançamento pra cá. Do driver 3490 (inicial) pro 4086, a coisa variou de 10% - em jogos que já não eram problema, por leves demais - até 80% em alguns mais complicados. Em alguns mais que dobrou, mas pra ser justo eram jogos que performavam mal pra c***lho e não merecem nem conta. Em DX11, aumentou até 35% nas máximas, com até 45% em melhoria nos mínimos. Citam os jogos mais jogados do Steam, que é tudo velho mesmo, e etc. A770 CS:GO 1440p DX9 tá entregando 350 quadros, Apex Legends tá pegando 150 quadros de média em 1080p Ultra (DX11).
3. Importante pro competitivo: acertaram os frametimes também.
4. Isso não quer dizer que DX12 não melhorou: A750 chega a superar a 3060 12GB em uma caralhada de cenários inclusive com RT, tanto em testes sintéticos quanto nos jogos.
5. XeSS em mais de 70 jogos e sendo atualizado, XeSS 1.2 saiu esses dias com suporte a resolução dinâmica, que não tinha antes. Caceteia o FSR2.2 e dá suadeira no DLSS.
6. O preço das placas caiu. A A750 tá mais barata que a 3060.
7. A Intel lançou uma nova ferramenta de overlay, captura e telemetria - PresentMon. Opensource, agnóstico e funcionando com as três APIs. Funciona porque eu inclusive testei aqui. Tem uma nova métrica, "GPU Busy", que serve pro cara conseguir avaliar com precisão se o gargalo é de CPU ou GPU dependendo da situação. Benchmarkers tão elogiando pra c***lho. Intel tá escrevendo software pra fazer debug do hardware e tá funcionando.
 


RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Atualização:

1. Desde o lançamento da Intel ARC, mais de 30 atualizações oficiais (fora os betas);
2. O desempenho das APIs antigas - DX9, 10, 11, OGL - que era o calcanhar de Aquiles da arquitetura, melhorou bastante do lançamento pra cá. Do driver 3490 (inicial) pro 4086, a coisa variou de 10% - em jogos que já não eram problema, por leves demais - até 80% em alguns mais complicados. Em alguns mais que dobrou, mas pra ser justo eram jogos que performavam mal pra c***lho e não merecem nem conta. 3. Em DX11, aumentou até 35% nas máximas, com até 45% em melhoria nos mínimos. Citam os jogos mais jogados do Steam, que é tudo velho mesmo, e etc. A770 CO GO 1440p DX9 tá entregando 350 quadros, Apex Legends tá pegando 150 quadros de média em 1080p Ultra (DX11).
3. Importante pro competitivo: acertaram os frametimes também.
4. Isso não quer dizer que DX12 não melhorou: A750 chega a superar a 3060 12GB em uma caralhada de cenários inclusive com RT, tanto em testes sintéticos quanto nos jogos.
5. XeSS em mais de 70 jogos e sendo atualizado, XeSS 1.2 saiu esses dias com suporte a resolução dinâmica, que não tinha antes. Caceteia o FSR2.2 e dá suadeira no DLSS.
6. O preço das placas caiu. A A750 tá mais barata que a 3060.
7. A Intel lançou uma nova ferramenta de overlay, captura e telemetria - PresentMon. Opensource, agnóstico e funcionando com as três APIs. Funciona porque eu inclusive testei aqui. Tem uma nova métrica, "GPU Busy", que serve pro cara conseguir avaliar com precisão se o gargalo é de CPU ou GPU dependendo da situação. Benchmarkers tão elogiando pra c***lho. Intel tá escrevendo software pra fazer debug do hardware e tá funcionando.

Cara, imagina isso tudo mas no final de 2021 ou no começo de 2022? A aceitação da plataforma teria sido estrondosa!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Cara, imagina isso tudo mas no final de 2021 ou no começo de 2022? A aceitação da plataforma teria sido estrondosa!

Pois é. Intel não tava preparada pro lançamento, mas também não tinha como adiar mais.

Ah, mais uma: no último update de driver também meteram um update de firmware pra A380, subindo o clock base em 150Mhz. Então, além das melhorias de driver, teve uma melhoria de clock.
No início, era uma placa pior que a GTX 1050. Hoje, nas APIs antigas, troca porrada com a 1060 e em DX12 e Vulkan, supera. Além do feature set novo, tem encode/decode AV1.

Tem problemas claros? Tem. Intel ainda tá brigando com a parte de software, mas evoluiu uma barbaridade.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.684
Reações
20.684
Pontos
1.344
Atualização:

1. Desde o lançamento da Intel ARC, mais de 30 atualizações oficiais (fora os betas);
2. O desempenho das APIs antigas - DX9, 10, 11, OGL - que era o calcanhar de Aquiles da arquitetura, melhorou bastante do lançamento pra cá. Do driver 3490 (inicial) pro 4086, a coisa variou de 10% - em jogos que já não eram problema, por leves demais - até 80% em alguns mais complicados. Em alguns mais que dobrou, mas pra ser justo eram jogos que performavam mal pra c***lho e não merecem nem conta. Em DX11, aumentou até 35% nas máximas, com até 45% em melhoria nos mínimos. Citam os jogos mais jogados do Steam, que é tudo velho mesmo, e etc. A770 CS:GO 1440p DX9 tá entregando 350 quadros, Apex Legends tá pegando 150 quadros de média em 1080p Ultra (DX11).
3. Importante pro competitivo: acertaram os frametimes também.
4. Isso não quer dizer que DX12 não melhorou: A750 chega a superar a 3060 12GB em uma caralhada de cenários inclusive com RT, tanto em testes sintéticos quanto nos jogos.
5. XeSS em mais de 70 jogos e sendo atualizado, XeSS 1.2 saiu esses dias com suporte a resolução dinâmica, que não tinha antes. Caceteia o FSR2.2 e dá suadeira no DLSS.
6. O preço das placas caiu. A A750 tá mais barata que a 3060.
7. A Intel lançou uma nova ferramenta de overlay, captura e telemetria - PresentMon. Opensource, agnóstico e funcionando com as três APIs. Funciona porque eu inclusive testei aqui. Tem uma nova métrica, "GPU Busy", que serve pro cara conseguir avaliar com precisão se o gargalo é de CPU ou GPU dependendo da situação. Benchmarkers tão elogiando pra c***lho. Intel tá escrevendo software pra fazer debug do hardware e tá funcionando.


Muito bom ver a Intel se mexendo e investindo tudo no seu calcanhar de Aquiles! Bicho, sei não, mas em 3 ou 4 gerações de placas, eles podem tomar o 2 lugar da AMD. Esse Xess realmente é muito próximo do dlss que tem bem mais tempo no mercado. E o bom que a Intel deixo ele aberto pra todo mundo!

Pq até hj vira e mexe alguém reclama da AMD com problemas de drivers. Esses dias vi o Baltar fazendo um video da 7900XTX que é uma placa monstro, mas que ele disse q os drivers da AMD conflitam com msi afterburner. Ele não pode usar o programa pra controlar a fans q crasha no BG3. Ai se mexe no da AMD, ele disse que quando liga de novo o pc, tudo q ele mexeu no programa da AMD volta pro zero. Bizarro!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.684
Reações
20.684
Pontos
1.344
Tem previsao para uma nova geração de placas intel arc a800?

tem as Batllemage para Q2 de 2024! Entre Abril e junho do ano q vem. Eles tão tentando fazer a topo de linha dessa arquitetura brigar com a 4080. Mas os ultimos rumores não foram bons. Mas rumor é rumor.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Tem previsao para uma nova geração de placas intel arc a800?

Cada nova arquitetura muda a letra. Alchemist era Axxx, Battlemage vai ser Bxxx. Então, serão B380, B750, B770...
Q2 2024 como o wtsds disse acima, e acho que não vai atrasar dessa vez.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.656
Pontos
1.124
Finalmente estou com meu Itx montando em mãos.

eTaYOoO.jpg

VYFkF8L.jpg

sGh4TXu.jpg
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.656
Pontos
1.124
Show de bola! Quais specs? Como está sendo sua experiencia com sua GPU Intel depois dos ultimos drivers ?
A config, eu tentei colocar o máximo de recursos para não mecher nele a um bom tempo apesar de que o cabeamento nesse case prejudica um pouco a refrigeração, ai estou pensando em mudar Cooler Master nr200:
  • AMD - Ryzen 7 - 5700x
  • Asus-ROG STRIX B550i
  • Noctua-NH-L9 - AM4
  • Kingston Hyperx - 16G 3200MHz 2x
  • Intel Arc 770 - Limited Edition
  • Cooler Master - SFX Gold 550
A gpu apesar de esquentar um pouco, fica em temp de 55º durante o dia a dia de trabalho com Figma e Teams, e chega a 70º- 80º quando estou estudando blender isso eu utilizando o Eevee como motor de renderização com SSGI, não o cycles que é o que esgana mais a GPU, e ela vem trabalhando em uns 80% dessa forma.

A tecnologoia XeSS, eu não entendi direito mas ela destruir melhor os escursos do CPU e da GPU, para entregar sem muito gargalos, mas eu não tenho nenhum jogo foda no PC para testar em nível punk isso, a não ser um BF5 em 1440p.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
O Meteor Lake vai ter suporte a DP4a na GPU integrada, o que melhora o suporte ao XeSS, com performance hit menor do que o caminho de puro software.

Mas o Arrow Lake vai ter unidades XMX na GPU integrada. Performance hit literalmente ZERO com IQ superior. O "chiplet" do Xe-LPG Plus da CPU vai ser em 3nm, então o clock vai ser mais alto também pra mais desempenho bruto. Pena que ainda vai ser baseado no Alchemist, mas vai ser o último.

O Lunar Lake já vai ter GPU integrada baseada no Battlemage.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.081
Reações
27.916
Pontos
403

Intel XeSS Destroys AMD FSR 2 In Cyberpunk 2077, Comes Close To NVIDIA DLSS 3 In Image Quality​





Solução de hardware é solução de hardware, não tem jeito.
Mas o FSR ainda é admirável dentro do que é possível numa solução de software ajustada no braço.


Como você diz esse XeSS é agnóstico também não?

Lembro que tem ele nas opções do Cyberpunk aqui.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Como você diz esse XeSS é agnóstico também não?

Lembro que tem ele nas opções do Cyberpunk aqui.

Sim, mas o ganho de performance varia dependendo da implementação.
São quatro e nessa ordem: GPU Intel, iGPU Intel Xe, GPU com DP4a (de Pascal e Vega pra frente} e modo software (esse tá lá, mas eu acho praticamente inutilizável).

No geral eu uso o XeSS mais que o FSR2.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOPA

Intel XeSS To Join The Frame Generation Bandwagon With ExtraSS Frame Extrapolation Tech, Competing Against NVIDIA DLSS 3 and AMD FSR 3​


Agnóstico, como FSR3. Não vai ficar amarrado na GPU da empresa, funciona pra todo mundo.
Perspectivas melhores que as do FSR3, porque em IQ o XeSS 1.2 já tá bem na frente do FSR.

 
Topo Fundo