Atualização:
1. Desde o lançamento da Intel ARC, mais de 30 atualizações oficiais (fora os betas);
2. O desempenho das APIs antigas - DX9, 10, 11, OGL - que era o calcanhar de Aquiles da arquitetura, melhorou bastante do lançamento pra cá. Do driver 3490 (inicial) pro 4086, a coisa variou de 10% - em jogos que já não eram problema, por leves demais - até 80% em alguns mais complicados. Em alguns mais que dobrou, mas pra ser justo eram jogos que performavam mal pra c***lh0 e não merecem nem conta. Em DX11, aumentou até 35% nas máximas, com até 45% em melhoria nos mínimos. Citam os jogos mais jogados do Steam, que é tudo velho mesmo, e etc. A770 CS:GO 1440p DX9 tá entregando 350 quadros, Apex Legends tá pegando 150 quadros de média em 1080p Ultra (DX11).
3. Importante pro competitivo: acertaram os frametimes também.
4. Isso não quer dizer que DX12 não melhorou: A750 chega a superar a 3060 12GB em uma caralhada de cenários inclusive com RT, tanto em testes sintéticos quanto nos jogos.
5. XeSS em mais de 70 jogos e sendo atualizado, XeSS 1.2 saiu esses dias com suporte a resolução dinâmica, que não tinha antes. Caceteia o FSR2.2 e dá suadeira no DLSS.
6. O preço das placas caiu. A A750 tá mais barata que a 3060.
7. A Intel lançou uma nova ferramenta de overlay, captura e telemetria - PresentMon. Opensource, agnóstico e funcionando com as três APIs. Funciona porque eu inclusive testei aqui. Tem uma nova métrica, "GPU Busy", que serve pro cara conseguir avaliar com precisão se o gargalo é de CPU ou GPU dependendo da situação. Benchmarkers tão elogiando pra c***lh0. Intel tá escrevendo software pra fazer debug do hardware e tá funcionando.