O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Grupo de doutores quer mudar regra que obriga bolsista do governo a voltar ao Brasil: 'Não é fuga de

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Por um lado acho errado o estado obrigar alguém a voltar pro país. Por outro acho errado o estado bancar isso aí também.

A cobrança da dívida é inviável, só vai pagar quem quiser porque a chance de executar é mínima.

No mais, "doutorado de dança no canada" é uma gíria pra "foi virar GP".

Isso é uma coisa que acho que muitos esqueceram.
Veja o caso da menina que casou e tem filhos na inglaterra. Ela tem cidadania com certeza.
Vai fazer o que? Mandar extraditar para pagar a "divida"?
Ou sei la, retirar cidadania brasileira da mulher e impedir entrada no Brasil para visitar familia por exemplo? Ou vai cobrar a divida da familia?

Enfim, é cada absurdo que se vê.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Tem o FIES também. Pelo que li a inadimplência chega a 50%

Com relação a essa inadimplência, o cara que está devendo vai pagar de um jeito ou de outro. Caso ele não pague, o débito vai para a dívida ativa e, uma vez ali, a opção é pagar ou pagar.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Se eu fosse eles voltaria rápido pra ver e se encantar com as universidades públicas e institutos de pesquisa desmoronando e no último dia de carência pegar o primeiro avião de volta.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu acho que deveria ser possível contribuir cientificamente para o país estando em outro. Alias acho que se rolar um acordo acadêmico é capaz de render ainda mais para o Brasil (Já que a pesquisa aqui é uma piada).

Mas é aquela história, o Brasil tem dificuldade em separar pesquisa e docência, então não é interessante, nessa visão, que as pessoas tenham essa distância física...

Mas não tenho certeza que essas pessoas realmente estejam interessadas em produzir de volta para o Brasil, acho que estão mais preocupadas em se um dia voltarem pra cá não terem de pagar quase um apartamento pro governo.
 

Lascaux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.037
Reações
3.706
Pontos
303
Eu acho que deveria ser possível contribuir cientificamente para o país estando em outro. Alias acho que se rolar um acordo acadêmico é capaz de render ainda mais para o Brasil (Já que a pesquisa aqui é uma piada).

Mas é aquela história, o Brasil tem dificuldade em separar pesquisa e docência, então não é interessante, nessa visão, que as pessoas tenham essa distância física...

Mas não tenho certeza que essas pessoas realmente estejam interessadas em produzir de volta para o Brasil, acho que estão mais preocupadas em se um dia voltarem pra cá não terem de pagar quase um apartamento pro governo.

É bolsa, eles não têm que pagar nada.
Mas agora não querem nem cumprir o contrato.
 

x-eteano

Bam-bam-bam
Mensagens
4.761
Reações
5.616
Pontos
319
Primeiro a noticia que doutores não conseguem emprego no Bostil.
Agora a noticia de doutores pagos com dinheiro publico não querem voltar nem pagar a conta da grana investida.
Próximo passo:
Deputado esquerdista aprova projeto praticamente perdoando as divida desses lacradores!

Esse povo é o mesmo que tá lá pedindo Lula livre lá na universidades de fora!
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
É bolsa, eles não têm que pagar nada.
Mas agora não querem nem cumprir o contrato.
Estou falando do processo administrativo se você não voltar e não ficar o tempo mínimo. Você pode ser cobrado judicialmente pelos valores, o que pode te ferrar se um dia você voltar para o Brasil (Afinal de contas quebrou o contrato).

Na minha opinião a pessoa não precisaria estar fisicamente no país pra produzir pesquisa. Mas pra isso é necessário acordo com universidades e centros de pesquisa do país em que a pessoa se encontra. Do jeito como o Brasil apoia a ciência, eu acho que deve ser até mais produtivo isso.
 

Lascaux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.037
Reações
3.706
Pontos
303
Estou falando do processo administrativo se você não voltar e não ficar o tempo mínimo. Você pode ser cobrado judicialmente pelos valores, o que pode te ferrar se um dia você voltar para o Brasil (Afinal de contas quebrou o contrato).

Na minha opinião a pessoa não precisaria estar fisicamente no país pra produzir pesquisa. Mas pra isso é necessário acordo com universidades e centros de pesquisa do país em que a pessoa se encontra. Do jeito como o Brasil apoia a ciência, eu acho que deve ser até mais produtivo isso.

Ok, mas não é assim, não foi assim e não será assim, e eles sabiam disso. Especialmente a dançarina.

Estão querendo dar o Pelé, o dibre do Ronaldinho.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Ok, mas não é assim, não foi assim e não será assim, e eles sabiam disso. Especialmente a dançarina.

Estão querendo dar o Pelé, o dibre do Ronaldinho.
Porisso que eu disse: "deveria ser possível" e "acho que estão mais preocupadas em se um dia voltarem pra cá não terem de pagar quase um apartamento pro governo".
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança

doutorado em dança
 

Lascaux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.037
Reações
3.706
Pontos
303
Porisso que eu disse: "deveria ser possível" e "acho que estão mais preocupadas em se um dia voltarem pra cá não terem de pagar quase um apartamento pro governo".

Eu entendi o que você explicou, só não concordo. Só espiões chineses que estão beneficiando o país de origem ao receber bolsa pois roubam tecnologia quando retornam.
Todo o resto recebe bolsa do país de destino, e contribui no país de destino. Menos aqui, que tem mais uma jabuticaba, e ainda querem se evadir da responsabilidade...
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu entendi o que você explicou, só não concordo. Só espiões chineses que estão beneficiando o país de origem ao receber bolsa pois roubam tecnologia quando retornam.
Todo o resto recebe bolsa do país de destino, e contribui no país de destino. Menos aqui, que tem mais uma jabuticaba, e ainda querem se evadir da responsabilidade...
Não é bem assim. A questão da bolsa em si eu não sei como funciona nos outros países, mas pesquisa científica é bem comum de acontecer por intercâmbio. Até porque não estamos falando de pesquisa aeroespacial e similares, que aí dificilmente rola mesmo. Eu estou falando de pesquisa padrão que acontece em mestrado e doutorado que qualquer um vai ter acesso ao paper.

Daí na minha opinião deveria ser possível (Ou seja, quando fosse interessante para o Brasil/universidade), fazer produção científica por intercâmbio em outros países. Isso já acontece, só não é atrelado à bolsa.

Mas isso é mais uma opinião pontual a respeito da m**** que está a pesquisa científica no Brasil, não a respeito aos doutores de dança (lol) do tópico.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
A primeira coisa é que todos tem a opção de pagar pra não ter que voltar. Só que isso ninguém quer.

Acho que essa reportagem só ilustra uma falta de planejamento: não foi verificada a necessidade e os benefícios da grande maioria dessas bolsas. Aí depois quem se aproveitou da bolsa fica sem ter como contribuir. e quem pagou por elas fica sem retorno.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
A primeira coisa é que todos tem a opção de pagar pra não ter que voltar. Só que isso ninguém quer.

Acho que essa reportagem só ilustra uma falta de planejamento: não foi verificada a necessidade e os benefícios da grande maioria dessas bolsas. Aí depois quem se aproveitou da bolsa fica sem ter como contribuir. e quem pagou por elas fica sem retorno.
Nossa, estou surpreso...
Nem imagino que algo feito pelo governo, foi feito sem planejamento...
 

ReInan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.524
Reações
7.570
Pontos
839
Cambada de filhos da put* sem um pingo de vergonha na cara.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
Vide a minha experiência com o Turismo sem Fronteiras, surpreso aqui com o regulamento dessa parada ser o certo.

Querem estudar de graça, mas não querem contribuir para o país. O melhor do Brasil é o brasileiro.

Aí tá suave, pega sua bolsinha, vai pro Canadá, estuda, fica lá e fodasse o contribuinte que pagou tudo pra você.

Assim até eu né chapas.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Não sei o que é pior: um doutorado em dança ou eu não saber que isso sequer existia. É uma carniça mesmo.

De suma importância para qualquer país ter um doutor dançante.

" - Quero que o Estado brasileiro pague um curso caríssimo pra mim, fora do país, mas quero ficar morando na Inglaterra. "



Pessoal nem leu a matéria, rs

É até estranho ver que tá certinho o jeito que funciona hoje.
O cara não é obrigado a voltar, mas a devolver o investimento - sim, porque isso é um investimento.

"Contribuir a distância", lol
Tem que ver se os Dotôres não querem um café também.

E outra coisa, se as bolsas estão sendo dadas e quando volta não tem emprego, significa que estão escolhendo as bolsas erradas para dar, tem que dar bolsas sim mas de acordo com nossa necessidade, onde hoje o Brasil precisa por alguem, não tem profissional vai lá e dá bolsa

Agora dar bolsa para pesquisas de ponta que sabe que o Brasil não vai investir nesse momento é dinheiro jogado fora, melhor deixar o dinheiro aqui e investir na base, quando o melhorar a ecônomia e ter mais dinheiro para pesquisa aí sim voltar a pagar bolsas

Acompanho os demais.

1 - Querem uma massagem também, fis duma ronca e fuça :grr

2 - Estado financiar doutorado só para áreas específicas e úteis a pesquisa feita no território nacional

Se não quer voltar, não pegue a bolsa. Ou pague integralmente.

"E como cobra com a pessoa lá fora?"

Só negociar com os países nos quais a Receita/Tesouro tem acordo com o Fisco do lugar para incluir essa possibilidade.
 

JoliLeChat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.051
Reações
1.009
Pontos
889
Conheço um cara que terminou seu doutorado na França recusando empregos na França, China e Estados Unidos da América para voltar ao Brasil e cumprir o contratado com a CAPES.
Passou seis meses desempregado, arrumou uma bolsa de pós-doutorado em uma universidade brasileira e trabalhou torcendo para surgir um concurso em universidade federal para ele continuar sua vida acadêmica e profissional.
O concurso não veio, a bolsa estava acabando, o tempo estava passando (bolsa não conta para aposentadoria, assim como mestrado e doutorado) e o futuro estava chegando a cada dia...
Tentou emprego na iniciativa privada, fez processos seletivos e seus diplomas só contavam negativamente como tempo fora do mercado de trabalho, como atestado de louco alienado ou como um iludido frente ao "mundo real".
Como ele é cabeção nerd bom de estudo, fez um concurso genérico e hoje é servidor público federal. Acho que sua mancada maior foi não ter ido para o Judiciário ou para o Legislativo.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Conheço um cara que terminou seu doutorado na França recusando empregos na França, China e Estados Unidos da América para voltar ao Brasil e cumprir o contratado com a CAPES.
Passou seis meses desempregado, arrumou uma bolsa de pós-doutorado em uma universidade brasileira e trabalhou torcendo para surgir um concurso em universidade federal para ele continuar sua vida acadêmica e profissional.
O concurso não veio, a bolsa estava acabando, o tempo estava passando (bolsa não conta para aposentadoria, assim como mestrado e doutorado) e o futuro estava chegando a cada dia...
Tentou emprego na iniciativa privada, fez processos seletivos e seus diplomas só contavam negativamente como tempo fora do mercado de trabalho, como atestado de louco alienado ou como um iludido frente ao "mundo real".
Como ele é cabeção nerd bom de estudo, fez um concurso genérico e hoje é servidor público federal. Acho que sua mancada maior foi não ter ido para o Judiciário ou para o Legislativo.

Eu até entendo o lado dele, no entanto, o combinado não é caro: se ele aceitou a bolsa, já estava ciente de que teria que retornar.

Ele poderia ter feito um empréstimo e ido por conta própria. Eu sei que é um risco, mas seria uma saída.
 

JoliLeChat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.051
Reações
1.009
Pontos
889
Eu até entendo o lado dele, no entanto, o combinado não é caro: se ele aceitou a bolsa, já estava ciente de que teria que retornar.

Ele poderia ter feito um empréstimo e ido por conta própria. Eu sei que é um risco, mas seria uma saída.

Exato. Tem que ser honesto.
 

Aoshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.151
Reações
11.091
Pontos
1.314
Porra, mas ninguém leu a matéria nao?

Todo mundo do falando que eles poderiam ter o direito de pagar a bolsa... Mas vejam só, segundo a matéria eles tem, mas nem isso eles querem.

Então vão se fuder bando de doutorado mimaso
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
Manda o pinto pelo correio pra eu chupar também, cambada de arrombado. :kclassic

Ganham bolsa e viajam às nossas custas e agora não querem nem cumprir o contrato.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Não acho simples a questão.

Fazer doutorado não é cursar graduação. Dificilmente alguém que tem doutorado no exterior ficou só na molezinha. Tem que ter interesse.

Agora o fela da put* retorna ao Brasil e não tem oportunidade de atuar na área... E ele que está errado porque o governo financiou sua bolsa?

Porra, diabo de regra inútil. O país não tem oportunidade pra doutor, o cara quer trabalhar e o estado impede de trabalhar fora do país. Aí o cara tem que ressarcir o estado se quiser trabalhar fora e não ganha dinheiro aqui pra poder fazer isso.

Eu discordo pesadamente das criticas deitas a eles. Eles dão muito mais retorno trabalhando fora do que não trabalhando aqui no Brasil.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Solução simples: se não quer voltar só pagar a bolsa de volta em dinheiro, corrigido. Tenho suspeitas de que esses seres poderiam ter pago do próprio bolso ou com ajuda da família. Alliás, por que os nomes falsos, isso é proteção à testemunha? Deve ser porque ninguém falou "b*ceta rosa".

Ah não querem porque foi 'direito adquirido' né?
Mas de fato pode ser feito isso que eu saiba. Ninguém é obrigado a aceitar a bolsa, e pode devolver ela em diversos casos. Sou bolsista CAPES e sei de todos os meus compromissos com eles.

Isso daí é lindo para essa galera. Se não queria então que não assinasse, tem um monte de gente precisando de bolsa na fila de espera.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Não acho simples a questão.

Fazer doutorado não é cursar graduação. Dificilmente alguém que tem doutorado no exterior ficou só na molezinha. Tem que ter interesse.

Agora o fela da put* retorna ao Brasil e não tem oportunidade de atuar na área... E ele que está errado porque o governo financiou sua bolsa?

Porra, diabo de regra inútil. O país não tem oportunidade pra doutor, o cara quer trabalhar e o estado impede de trabalhar fora do país. Aí o cara tem que ressarcir o estado se quiser trabalhar fora e não ganha dinheiro aqui pra poder fazer isso.

Eu discordo pesadamente das criticas deitas a eles. Eles dão muito mais retorno trabalhando fora do que não trabalhando aqui no Brasil.
Não querendo tirar o mérito deles, que imagino que tiveram muito, mas conheço várias pessoas que desistiram de mestrado e doutorado porque não tinham bolsa de estudo. Não fiquei com dó, quando se faz essa escolha tem que saber que pode acontecer isso, mas é extremamente injusto a pessoa receber a bolsa e não cumprir com o acordado enquanto tem várias pessoas que desistiram e iriam cumprir.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
É bolsa, eles não têm que pagar nada.
Mas agora não querem nem cumprir o contrato.
Não é verdade. Lá na cláusula do contrato diz que o não cumprimento das regras obriga a pessoa a pagar integralmente todas as bolsas recebidas. Inclusive já ouvi algumas histórias de pessoas tendo que devolver quase 100 mil reais para o governo de uma cartada só.

A questão é que do momento que o órgão de fomento descobre até o pagamento efetivo pelo antigo beneficiário (que pode entrar na justiça para travar o processo) demora um bocado de tempo.

Mas então, a bolsa é um contrato e o não cumprimento dele pode sim resultar em devolução.

É claro, no entanto, que para isso depende do órgão perceber o problema, além de toda a burocracia. Mas pode sim acontecer, tanto é que eu trabalhava como professor em uma escola e fui obrigado a sair para receber bolsa, mesmo o meu salário na escola não chegando a 900 reais, por causa do cumprimento de que eu tenho que estar em tempo integral para o doutorado se for bolsista.
 

Kamui Senketsu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.619
Reações
17.833
Pontos
303
Tem sentido o que você está falando, mas a realidade do Brasil é sempre pior do que se espera

Com crise e cortes na ciência, jovens doutores encaram o desemprego: 'Título não paga aluguel'


https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44696697
Cara qualquer nego com um doutorado descente tem conhecimento suficiente para desempenhar uma outra função e conseguir evoluir dentro de uma empresa. Isso sem falar de Startups
O que ocorre é que nego quer mamar na teta do governo mesmo quando não faz nenhum sentido o governo continuar subsidiando ele
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Cara qualquer nego com um doutorado descente tem conhecimento suficiente para desempenhar uma outra função e conseguir evoluir dentro de uma empresa. Isso sem falar de Startups
O que ocorre é que nego quer mamar na teta do governo mesmo quando não faz nenhum sentido o governo continuar subsidiando ele
Evidente que é desanimador você se especializar para no fim trabalhar com algo abaixo de suas expectativas, mas olha só, esse é o mundo em que vivemos. Eu estou investindo 15 anos da minha vida para ser prof. universitário, mas tenho a noção e preparo que posso acabar anos a fio dando aula em escolas, e se isso acontecer, faz parte. Não desistirei do meu sonho, mas sei que pode demorar para acontecer.

"Ah, mas recebi proposta que quero no exterior, porque tenho que voltar pro Brasil então"?
Tá bom fera, devolve a grana e seja feliz!
 

Kamui Senketsu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.619
Reações
17.833
Pontos
303
Evidente que é desanimador você se especializar para no fim trabalhar com algo abaixo de suas expectativas
Tipo se o cara for bom ele trabalha por um tempo só, meu chefe puxou uma cara que manjava de programação e tinha cargo baixo na contralodoria.
Em 1 anos e meio o cara já automatizou um monte de processo comercial da empresa e é responsável pelo sistema de planejamento, cara só entra em reunião com diretor e CEO.
Agora imagina se o cara tivesse entrado numa dessas de ficar chorando bolsa?
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Conheço um cara que terminou seu doutorado na França recusando empregos na França, China e Estados Unidos da América para voltar ao Brasil e cumprir o contratado com a CAPES.
Passou seis meses desempregado, arrumou uma bolsa de pós-doutorado em uma universidade brasileira e trabalhou torcendo para surgir um concurso em universidade federal para ele continuar sua vida acadêmica e profissional.
O concurso não veio, a bolsa estava acabando, o tempo estava passando (bolsa não conta para aposentadoria, assim como mestrado e doutorado) e o futuro estava chegando a cada dia...
Tentou emprego na iniciativa privada, fez processos seletivos e seus diplomas só contavam negativamente como tempo fora do mercado de trabalho, como atestado de louco alienado ou como um iludido frente ao "mundo real".
Como ele é cabeção nerd bom de estudo, fez um concurso genérico e hoje é servidor público federal. Acho que sua mancada maior foi não ter ido para o Judiciário ou para o Legislativo.

Ter todo esse know how acadêmico e terminar numa repartição pública, salvo algumas raras exceções, não deixa de ser um investimento jogado fora. Pessoas como essa deveriam é estar gerando riquezas e inovações, e não gastando elas e gerando ainda mais impostos.

Que desperdício. Triste esse país onde os jovens pensam em estabilidade e aposentadoria e os cérebros fadados a não pensar.
 

Aoshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.151
Reações
11.091
Pontos
1.314
Evidente que é desanimador você se especializar para no fim trabalhar com algo abaixo de suas expectativas, mas olha só, esse é o mundo em que vivemos. Eu estou investindo 15 anos da minha vida para ser prof. universitário, mas tenho a noção e preparo que posso acabar anos a fio dando aula em escolas, e se isso acontecer, faz parte. Não desistirei do meu sonho, mas sei que pode demorar para acontecer.

"Ah, mas recebi proposta que quero no exterior, porque tenho que voltar pro Brasil então"?
Tá bom fera, devolve a grana e seja feliz!
Sim, e se pode arrastar um processo por anos, nada obsta do cidadão juntar uma grana nesse emprego que conseguiu lá fora e pagar a bolsa.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
342
Pontos
1.069
Não faz sentido mesmo o cara voltar pro brasil pra chegar aki e ter que trabalhar de garçom. Essa regra só faz sentido se o cara for útil aqui.
Além disso a pessoa pra ter o título tem que publicar artigo, produzir conhecimento, o que por si só já justifica o investimento na minha opinião.

Outra coisa, vocês estão falando aí que as bolsas deveriam ser dadas para as áreas que o Brasil mais precisa. Acontece que não é assim que funciona. A ciência é um fim em si mesma. Ela não precisa ter uma utilidade prática. O que as universidades podem fazer é parcerias com empresas privadas. A empresa paga e o pesquisador vai produzir algo de interesse dela.
 

Aoshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.151
Reações
11.091
Pontos
1.314
Não faz sentido mesmo o cara voltar pro brasil pra chegar aki e ter que trabalhar de garçom. Essa regra só faz sentido se o cara for útil aqui.
Além disso a pessoa pra ter o título tem que publicar artigo, produzir conhecimento, o que por si só já justifica o investimento na minha opinião.

Outra coisa, vocês estão falando aí que as bolsas deveriam ser dadas para as áreas que o Brasil mais precisa. Acontece que não é assim que funciona. A ciência é um fim em si mesma. Ela não precisa ter uma utilidade prática. O que as universidades podem fazer é parcerias com empresas privadas. A empresa paga e o pesquisador vai produzir algo de interesse dela.
Mas se não tem utilidade para o Brasil pq o governo paga?

Pq o imposto do pedreiro João tem que servir para bancar o doutorado em dança para a Patrícia?
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.392
Reações
14.092
Pontos
453
Não acho simples a questão.

Fazer doutorado não é cursar graduação. Dificilmente alguém que tem doutorado no exterior ficou só na molezinha. Tem que ter interesse.

Agora o fela da put* retorna ao Brasil e não tem oportunidade de atuar na área... E ele que está errado porque o governo financiou sua bolsa?

Porra, diabo de regra inútil. O país não tem oportunidade pra doutor, o cara quer trabalhar e o estado impede de trabalhar fora do país. Aí o cara tem que ressarcir o estado se quiser trabalhar fora e não ganha dinheiro aqui pra poder fazer isso.

Eu discordo pesadamente das criticas deitas a eles. Eles dão muito mais retorno trabalhando fora do que não trabalhando aqui no Brasil.
Se a formação não é para trazer retorno ao país, não tem porque o governo pagar bolsa. Ninguém vai financiar estudo de ninguém de graça se não esperar algo de volta.

Ah, mas vai voltar em forma de parceria internacional. Fica esperando...
 
D

Deleted member 219486

Brasil é uma piada, até os milionários aqui nem o dinheiro geralmente é deles, o governo que empresta.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.392
Reações
14.092
Pontos
453
Não faz sentido mesmo o cara voltar pro brasil pra chegar aki e ter que trabalhar de garçom. Essa regra só faz sentido se o cara for útil aqui.
Além disso a pessoa pra ter o título tem que publicar artigo, produzir conhecimento, o que por si só já justifica o investimento na minha opinião.

Outra coisa, vocês estão falando aí que as bolsas deveriam ser dadas para as áreas que o Brasil mais precisa. Acontece que não é assim que funciona. A ciência é um fim em si mesma. Ela não precisa ter uma utilidade prática. O que as universidades podem fazer é parcerias com empresas privadas. A empresa paga e o pesquisador vai produzir algo de interesse dela.
No Brasil, são poucas as empresas que financiam pesquisas nas universidades. A maioria já quer o produto praticamente pronto para ser lançado no mercado.

Além disso, muitos pesquisadores não gostam desse tipo de parceria pois, além das empresas direcionarem a pesquisa para determinado fim, o ritmo que o setor privado impõe é bem maior que o do setor público.
 
Topo Fundo