O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Hablas Tupi senior ? Projeto obriga aulas de Tupi

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.863
Pontos
803
Eu só quero saber uma coisa.
:ksafado
Caros esquerdistas, suponhamos que vocês são motoristas de caminhão só que eu tenho duas cargas, uma de madeira e outra de ferro para duas cidades uma sendo Juá e outra sendo Tupi, vocês levariam madeira até em Juá ou o ferro até em Tupi?

:kpensa Pergunta honesta.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.942
Reações
41.024
Pontos
1.444
Eu não acho tão ruim assim, aprender mais de um idioma ajuda tem efeitos na retenção da memória, o hipocampo é estimulado. Outra é que conhecer mais idiomas é como montar, frequentemente, uma espécie de um quebra-cabeça, pois o cérebro fica, constantemente, oscilando entre várias línguas. Assim, a pessoa está colocando seu cérebro para se exercitar, por mais que não faça nada, de forma ativa.

E como ela abre um leque maior de conhecimentos, ela pode acabar sendo mais criativa também.

E ser uma língua morta não tira os benefícios citados, da mesma forma que ainda aprendemos grego antigo, aramaico, latim, etc. Um ponto interessante nisso seria poder de alguma forma, resgatar algo da cultura indígena e transformar isso em documentos, livros, etc.
Não seria ruim se o BR tivesse nível educacional da Noruega onde todo mundo já fala inglês além da língua nativa.
Aqui seria mais um motivo pra gastar dinheiro público a toa pois obviamente não existem professores de tupi necessários para toda escola do BR.

Alias até na Noruega seria seria inútil pois independente dos ganhos sensoriais seria só mais um ensinamento inútil no sentido prático.
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.499
Reações
91.310
Pontos
1.503
Eu apoio o projeto. Acho que o brasileiro precisa regredir para um idioma mais primitivo mesmo.
Se não der certo pode regredir ainda mais, cortando a escrita e mantendo só grunhidos e outros sons para atender os instintos mais naturais.

É um desperdício continuar o legado de uma língua tão rica e bonita quanto o português nesse lugar. Deixa bicho se comunicar como bicho.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.905
Reações
14.566
Pontos
1.013


Qual o sentido? Como isso seria útil para cidadão?

BR médio mal entende português, é completo ignorante em inglês e espanhol… e querem ensinar uma língua completamente inútil.
Podiam no lugar disso era ensinar a constituição na sala de aula. Mas eles não querem porque é importante manter o povo burro mesmo.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.372
Reações
1.706
Pontos
854
E sobre aulas de línguas, quero saber quando vão adotar nas escolas o tipo que mais interessa inclusive com aulas práticas, aquele que é proibidos para menores, aí sim o sucesso ia ser tão grande que até sujeito que saiu da escola há mais de sessenta anos ia querer retornar. :klingua
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.442
Reações
18.746
Pontos
503
Nego não aprende nem português na escola, imagina tupi. Bostil é intankavel.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.372
Reações
1.706
Pontos
854
Esse país não tem nenhuma chance de dar certo.

Mas ainda continua a viver, esse é o verdadeiro "MOTTO" da humanidade, a única coisa que fico imaginando é como será o outro lado depois da morte, se existe ou não, se é muito diferente daqui, se é realmente igual ao que dizem as religiões, enfim, a vida só realmente é concluída depois que acaba.

(Por fim, sobre a nossa vida, já está condenada.)
 

ZERO!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
389
Reações
450
Pontos
994
Achei interessante e pode dar certo.... Mas.... Mas e os outros povos indígenas? Hum... Faltou diversidade, projeto fascistinha esse hein, os tupis se mostrando de direita, é tudo miliciano da floresta.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.372
Reações
1.706
Pontos
854
Eu sou a favor de ensinarem latim nas escolas, que é a nossa verdadeira língua-mãe... :viraolho

(E ainda tem o grego para complementar...)
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.318
Reações
65.202
Pontos
2.059
Eu só quero saber uma coisa.
:ksafado
Caros esquerdistas, suponhamos que vocês são motoristas de caminhão só que eu tenho duas cargas, uma de madeira e outra de ferro para duas cidades uma sendo Juá e outra sendo Tupi, vocês levariam madeira até em Juá ou o ferro até em Tupi?

:kpensa Pergunta honesta.
esquerdista chuparia a madeira e sentaria no ferro tranquilamente, tudo em nome da diversidade!
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.372
Reações
1.706
Pontos
854
esquerdista chuparia a madeira e sentaria no ferro tranquilamente, tudo em nome da diversidade!

Esquerdista não quer trabalhar, nada com a dureza, somente na hora da cópula...

(E ainda acham que papai estado vai dar tudo que precisam e almejam, maravilhosa revolução comunista...)
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.359
Reações
25.505
Pontos
803
Agora o Huezil vira primeiro mundo até porque essa língua é falada em diversos países.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
È a lingua nos locais onde faz sentido.
Ou a nivel nacional?

Pq escolas públicas que ensinam 2+ linguas não é incomum no brasil. Tem escola pública que ensina alemão (em sublinguagem que alemanha não usa mais logo tem dificuldades em se entenderem), suiço, italiano, japones, etc.
Obviamente são nos locais onde a historia pra justificar isso.

For a nivel nacional é idioti-se.
For em zonas da área amazonica/matogrosso onde indios e seus descendentes são % significativa da população não vejo porque não ja que ajuda a preservar a lingua.


EDIT: Entrei na PL em questão mas não parece haver nenhum artigo ou documento.
Apenas a ideia solta pra ser discutida.

Mesmo uma modificação de uma lei precisa vir com o novo texto dos artigos e incisos modificados.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.372
Reações
1.706
Pontos
854
Sujeito me mandou essa agora: "Eles tinham que ensinar é a língua SBT porque a Tupi faliu e já acabou faz tempo..."

(Nem eu faria uma piada tão infame. :kbeca)
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.021
Reações
6.750
Pontos
283
Não seria ruim se o BR tivesse nível educacional da Noruega onde todo mundo já fala inglês além da língua nativa.
Aqui seria mais um motivo pra gastar dinheiro público a toa pois obviamente não existem professores de tupi necessários para toda escola do BR.

Alias até na Noruega seria seria inútil pois independente dos ganhos sensoriais seria só mais um ensinamento inútil no sentido prático.

Não precisa ter nível educacional da Noruega, tem que começar de algum lugar. Como falei, aprender outra língua, auxilia no desenvolvimento para outras atividades. Reclamamos que o brasileiro médio tem baixo QI, qualquer iniciativa para aumetá-lo é válido.

Na Noruega, algumas escolas ensinam Nórdico Antigo.

1711577099315.png
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.077
Pontos
1.839
Não precisa ter nível educacional da Noruega, tem que começar de algum lugar. Como falei, aprender outra língua, auxilia no desenvolvimento para outras atividades. Reclamamos que o brasileiro médio tem baixo QI, qualquer iniciativa para aumetá-lo é válido.

Na Noruega, algumas escolas ensinam Nórdico Antigo.

Visualizar anexo 384613

Música também auxilia no desenvolvimento de outras atividades e seria muito mais útil para a grande maioria das pessoas que tupi.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.179
Reações
32.425
Pontos
503
Tempo perdido.
Especialidade da casa, quer dizer, desse país.

Inglês é que deveria ser amarrado a grade obrigatória ao lado de português e matemática, e não essas chorumelas de sociologia, filosofia (essas poderiam ir pra grande optativa por ex.).
Mas no Brasil onde a atual ''gestão'' tem em seus adeptos e aliados no congresso, inimigos do ensino de educação financeira (coisa de burguês, segundo os próprios), imagine adotar o inglês (idioma dos yankees!!!) como segundo idioma, esquece...

Brasil foi feito pra ser e permanecer um país pobre.
 
Topo Fundo