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No dia 31 de março de 2014 o então chefe da Microsoft Studios Phil Spencer foi nomeado "head of Xbox".
A situação era critica no momento em que ele assumiu o cargo com o recém lançado Xbox One claramente perdendo terreno para o PS4, que caiu nas graças do público por ser mais poderoso e $100 dólares mais barato.
Phil não perdeu tempo e em maio já anunciou a retirada do Kinect baixando o preço do console para $399 dólares, alcançando paridade de preço com o PS4. Em 2015 revelou a retrocompatibilidade com o Xbox 360 e Xbox OG em um dos anúncios mais aplaudidos da história da E3.
Apesar dos esforços foi uma geração muito dificil para o Xbox, primariamente por algumas decepções significativas na linha first party. O multiplayer de Halo MCC foi um desastre no lançamento e levou muito tempo para ser corrigido, a Lionhead estranhamente decidiu transformar Fable em um um MP 4 vs 1, o que não funcionou com o jogo sendo cancelado e o estúdio fechado, Scalebound também foi cancelado, Crackdown 3 é uma porcaria e a campanha de Halo 5 não esteve a altura da sua fantástica campanha de marketing.
Acertos na parte de jogos aconteceram claro, como Sunset Overdrive, uma pérola que merecia muito mais atenção, Cuphead que surgiu como um grande sucesso indie, duas grandes sequências na franquia Gears of War e os dois jogos da série Ori que são fenomenais.
No hardware o One S foi uma revisão muito bem vinda e o One X foi um salto real em relação ao PS4 Pro capaz de entregar 4k nativo.
No entanto a grande marca de Phil Spencer é o gamepass lançado em 2017, sendo justo dizer que é algo que mudou o mundo dos games. Um serviço do tipo precisa de muitos jogos e a partir de 2018 a Microsoft começou a comprar estúdios com 5 aquisições anunciadas de uma vez na E3.
Tendo feito o possível para salvar o Xbox One, as ambições do Phil em termos de hardware aumentaram para a nova geração entregando dois modelos logo de cara, o Series X que é uma ótima máquina com bom nivel de poder, belo visual, silencioso e confiável, junto ao Series S como opção mais barata.
Em termos de aquisições Phil Spencer ficou cada vez mais ousado comprando a Bethesda por $7.5 bilhões de dólares e pagando incríveis $69 bilhões pela Activision Blizzard. Infelizmente devido a pandemia e o tempo cada vez maior necessário para desenvolver um título AAA, os jogadores ainda não estão desfrutando de um fluxo contínuo de jogos apesar de todas estas aquisições.
O articulista está empolgado para os próximos 10 anos pois Phil Spencer mostrou que coloca os jogadores em primeiro lugar, não tem medo de gastar dinheiro para encorpar o gamepass e em breve uma onda interminável de jogos de todos os gêneros virá, todos eles disponíveis no gamepass e talvez até podendo ser jogados fora de casa (referência a um possível handheld next gen).
A situação era critica no momento em que ele assumiu o cargo com o recém lançado Xbox One claramente perdendo terreno para o PS4, que caiu nas graças do público por ser mais poderoso e $100 dólares mais barato.
Phil não perdeu tempo e em maio já anunciou a retirada do Kinect baixando o preço do console para $399 dólares, alcançando paridade de preço com o PS4. Em 2015 revelou a retrocompatibilidade com o Xbox 360 e Xbox OG em um dos anúncios mais aplaudidos da história da E3.
Apesar dos esforços foi uma geração muito dificil para o Xbox, primariamente por algumas decepções significativas na linha first party. O multiplayer de Halo MCC foi um desastre no lançamento e levou muito tempo para ser corrigido, a Lionhead estranhamente decidiu transformar Fable em um um MP 4 vs 1, o que não funcionou com o jogo sendo cancelado e o estúdio fechado, Scalebound também foi cancelado, Crackdown 3 é uma porcaria e a campanha de Halo 5 não esteve a altura da sua fantástica campanha de marketing.
Acertos na parte de jogos aconteceram claro, como Sunset Overdrive, uma pérola que merecia muito mais atenção, Cuphead que surgiu como um grande sucesso indie, duas grandes sequências na franquia Gears of War e os dois jogos da série Ori que são fenomenais.
No hardware o One S foi uma revisão muito bem vinda e o One X foi um salto real em relação ao PS4 Pro capaz de entregar 4k nativo.
No entanto a grande marca de Phil Spencer é o gamepass lançado em 2017, sendo justo dizer que é algo que mudou o mundo dos games. Um serviço do tipo precisa de muitos jogos e a partir de 2018 a Microsoft começou a comprar estúdios com 5 aquisições anunciadas de uma vez na E3.
Tendo feito o possível para salvar o Xbox One, as ambições do Phil em termos de hardware aumentaram para a nova geração entregando dois modelos logo de cara, o Series X que é uma ótima máquina com bom nivel de poder, belo visual, silencioso e confiável, junto ao Series S como opção mais barata.
Em termos de aquisições Phil Spencer ficou cada vez mais ousado comprando a Bethesda por $7.5 bilhões de dólares e pagando incríveis $69 bilhões pela Activision Blizzard. Infelizmente devido a pandemia e o tempo cada vez maior necessário para desenvolver um título AAA, os jogadores ainda não estão desfrutando de um fluxo contínuo de jogos apesar de todas estas aquisições.
O articulista está empolgado para os próximos 10 anos pois Phil Spencer mostrou que coloca os jogadores em primeiro lugar, não tem medo de gastar dinheiro para encorpar o gamepass e em breve uma onda interminável de jogos de todos os gêneros virá, todos eles disponíveis no gamepass e talvez até podendo ser jogados fora de casa (referência a um possível handheld next gen).
Phil Spencer Has Now Been Head of Xbox for 10 Years; We Look Back at His First Decade - IGN
Ten years ago on March 31, 2014, then-Xbox Game Studios boss Phil Spencer was named Head of Xbox. And he inherited quite a mess. You all know the story; there’s no need to beat the horse corpse for the ten-thousandth time. The brand was in disarray after what can, without hyperbole, be called a...
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