O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JEF, pequenas causas e afins - Correios e Mercado Livre

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Cheguei a achar um tópico ou outro do tipo, dei uma lida mas confesso que ainda fiquei meio perdido e como não achei um lugar próprio pra postar isso, fiz aqui mesmo, queria uma orientação, ajuda no caso, principalmente.

Resumidamente, eu vendi um equipamento (que usei 4x em 2 meses, novíssimo) que paguei 1.600, por 900, pelo mercado livre, pra um indivíduo (pra não chamar de outra coisa) no RJ, só que no meio da greve, esse lixo estatal chamado Correios conseguiu danificar minha encomenda.

Eu filmei o equipamento funcionando, mandei pra pessoa e ela mesmo admitiu que viu que estava funcionando e que o Correios danificou a encomenda, por meio de áudio de WhatsApp. E nisso, pra ajudar a pessoa, já que no meu conceito, não é responsabilidade minha o manuseio de encomenda já que saiu das minhas mãos funcionando.

Ele abriu reclamação, expliquei toda a história pro mercado livre que, pra variar, entrou por um ouvido e saiu pelo outro (tinha 5 dias pra me responder e respondeu em literalmente coisa de 3 horas) e devolveu o dinheiro pra ele e vai me devolver o equipamento danificado (é pra devolver né...).

No fim, me sinto lesado pelos 3 lados, do Correios por ter quebrado meu equipamento, do mercado livre por não ter me dado razão e do indivíduo por ter se feito de tonto e ter jogado toda a culpa pra mim sendo que eu não tive absolutamente culpa alguma do que aconteceu.

Enfim, quem já teve problema do tipo, como fez? porque fui orientado que órgão federal é o JEF e não o pequenas causas, e queria mais informações se possível.

Obrigado já.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
MercadoLivre sempre causa ganha ao ML. Já perdi muito equipamento no ML por causa disto.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Cheguei a achar um tópico ou outro do tipo, dei uma lida mas confesso que ainda fiquei meio perdido e como não achei um lugar próprio pra postar isso, fiz aqui mesmo, queria uma orientação, ajuda no caso, principalmente.

Resumidamente, eu vendi um equipamento (que usei 4x em 2 meses, novíssimo) que paguei 1.600, por 900, pelo mercado livre, pra um indivíduo (pra não chamar de outra coisa) no RJ, só que no meio da greve, esse lixo estatal chamado Correios conseguiu danificar minha encomenda.

Eu filmei o equipamento funcionando, mandei pra pessoa e ela mesmo admitiu que viu que estava funcionando e que o Correios danificou a encomenda, por meio de áudio de WhatsApp. E nisso, pra ajudar a pessoa, já que no meu conceito, não é responsabilidade minha o manuseio de encomenda já que saiu das minhas mãos funcionando.

Ele abriu reclamação, expliquei toda a história pro mercado livre que, pra variar, entrou por um ouvido e saiu pelo outro (tinha 5 dias pra me responder e respondeu em literalmente coisa de 3 horas) e devolveu o dinheiro pra ele e vai me devolver o equipamento danificado (é pra devolver né...).

No fim, me sinto lesado pelos 3 lados, do Correios por ter quebrado meu equipamento, do mercado livre por não ter me dado razão e do indivíduo por ter se feito de tonto e ter jogado toda a culpa pra mim sendo que eu não tive absolutamente culpa alguma do que aconteceu.

Enfim, quem já teve problema do tipo, como fez? porque fui orientado que órgão federal é o JEF e não o pequenas causas, e queria mais informações se possível.

Obrigado já.

Abre uma reclamação no consumidor.gov. Recomendaria abrir uma contra os correios e outra contra o ML, já que provavelmente se abrir de um vão jogar a culpa no outro.
Ps: se tudo ocorreu conforme descrito, o comprador não tem culpa, horas. Você queria que ele ficasse com o equipamento danificado pelos correios? :kpensa
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Ja aceitou a proposta deles, agora é rezar para o produto chegar na sua casa.
No mais feijoada.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.407
Pontos
503
Quem manuseou o equipamento além do vendedor, não foi o ML, nem o comprador, foi o Correios.

Então não tem outra nesse caso, é jogar o "sr. Processinho" em cima do Correios.

Durante esse (provavelmente longo) processo, é diluir o prejuízo em outras vendas caso sejam concretizadas, boa sorte.
 


Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.598
Reações
20.763
Pontos
964
Não consigo a princípio visualizar responsabilidade alguma do ML que enseje algum processo.

Nesse caso o processo deve ser direcionado contra os Correios.

O comprador não pode ser penalizado por ter que ficar com produto que chegou em suas mãos avariado.

Se fortaleça nos elementos probatórios que possam ser utilizados contra os Correios que é o que deve figurar no polo passivo desta ação.

Qualquer dúvida pode me perguntar, se puder ajudar estou a disposição.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.890
Reações
230.219
Pontos
2.529
E que culpa o cara tem que o objeto chegou danificado? Por vídeo não dá para garantir nada, pode ser vídeo antigo, vídeo de outro produto e etc .


Se eu compro algo de uma loja e esse algo chega danificado, eu não quero nem saber se foi a transportadora

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
O único que te lesou aí foram os correios.

O comprador não tem culpa, a responsabilidade pela venda é sua mesmo que aconteça alguma coisa fora do seu poder. O Mercado Livre só agiu em cima disso e devolveu o dinheiro para o cara. A menos que o cara não tenha feito a devolução do produto então não tem nada de culpa nesse lado.

A pica é entre você e os correios.

Acredito que a maior dificuldade no processo seja provar que o objeto saiu da sua casa funcionando (Mesmo com filmagem) e que estragou na mão dos correios.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
Isso é algo chato de se perguntar, mas você embalou o produto de forma decente?
Porque o que tem de eletrônico sendo enrolado em jornal e jogado numa caixa com folga de espaço não tá escrito.

E sim, o ML é responsável pelo objeto. Se o site quis usar os correios pra fazer entrega o problema é deles. O site ganha taxas altíssimas com isso, por lei eles são obrigados a arcar com a responsabilidade pelo produto.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.580
Pontos
1.763
E que culpa o cara tem que o objeto chegou danificado? Por vídeo não dá para garantir nada, pode ser vídeo antigo, vídeo de outro produto e etc .


Se eu compro algo de uma loja e esse algo chega danificado, eu não quero nem saber se foi a transportadora

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Exatamente isso.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
O responsavel ai sao os curreios, agora correr atras do preju com eles vai ser so dor de cabeca.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.471
Pontos
1.539
Concordo com o pessoal, o comprador não tem culpa de nada, primeiramente quando for feita a devolução veja se é de fato o que vc vendeu, tem muito malandro que tem o equipamento quebrado, compra um funcionando e te devolve o quebrado dele, sempre tire foto de numero de serie ou o que for.

Depois veja se realmente foi um acidente ou voce que embalou mal, porque pra quebrar algo o cara tem que ser um animal, eu compro/vendo/troco perfumes, e são embalagens de vidro, frageis, e nunca quebrou, e ja veio pra mim perfume solto na caixa sem plastico bolha e não quebrou o frasco, então pra quebrar alguém pulou em cima do negocio ou como eu disse é adulteração, e sem ser preconceituoso com cariocas, mas os problemas que tive até hj com compra e venda online foram com cariocas, infelizmente ja tomei golpes e foram de cariocas, to falando a minha realidade aqui, sei que tem pessoas de bem no rio, mas pra mim foi isso.
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.365
Reações
31.514
Pontos
1.319
Você vendeu como PF ou como PJ?

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Cara confere o produto que você receber para conferir se era o seu mesmo, conhecido meu já levou um golpe desses em que o comprador mandou um produto igual mas quebrado, que não era o dele.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
O comprador não tem culpa aí. A tua responsabilidade não termina com a entrega do produto nos Correios. O vendedor é responsável pela chegada do produto nas condições em que ele foi vendido.

Pois é. Se o OP nao optou por enviar a encomenda com seguro acho que a culpa é dele mesmo.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.349
Reações
47.405
Pontos
1.599
Pois é. Se o OP nao optou por enviar a encomenda com seguro acho que a culpa é dele mesmo.
Acho que o frete do ML já possui seguro por padrão, problema é que o ML tá uma b*sta, eles simplesmente lavam a mão pra tudo, você (seja comprador ou vendendor) que se foda, resolva seus problemas, eles não querem nem saber.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.088
Reações
47.793
Pontos
1.053
Acho que o frete do ML já possui seguro por padrão, problema é que o ML tá uma b*sta, eles simplesmente lavam a mão pra tudo, você (seja comprador ou vendendor) que se foda, resolva seus problemas, eles não querem nem saber.

Rapaz, pro comprador acho bem tranquilo. Ja tive problemas em duas vendas e nas duas o mercado livre me devolveu o dinheiro logo apos eu enviar o produto de volta. Nao tem risco pro comprador, comprando pelo mercado livre no mercado pago. A nao ser que ele libere o dinheiro antes de resolver seu problema, mas enquanto o mercadolivre esta com o dinheiro, ate onde sei e pela minha experiencia, o comprador esta mt bem protegido.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.088
Reações
47.793
Pontos
1.053
Alias, na devolucao o comprador nao paga nem o envio. O frete sai de graca com um codigo que o ml da.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.349
Reações
47.405
Pontos
1.599
Rapaz, pro comprador acho bem tranquilo. Ja tive problemas em duas vendas e nas duas o mercado livre me devolveu o dinheiro logo apos eu enviar o produto de volta. Nao tem risco pro comprador, comprando pelo mercado livre no mercado pago. A nao ser que ele libere o dinheiro antes de resolver seu problema, mas enquanto o mercadolivre esta com o dinheiro, ate onde sei e pela minha experiencia, o comprador esta mt bem protegido.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Com o tanto de golpitsta que tem lá? Pra nós pode até ser, mas o que eu conheço de gente que já quase caiu em golpe...só não caíram porque eu ajudei.

  • Comprar com frete com entrega a combinar, daí pagam o frete a parte e nunca mais conseguem de volta.
  • Compra cancelada porque "deu erro no ML" aí te enviam link do mercado pago falando que é confiável pra você pagar.
  • Enviam um "brinde" antes do produto original, falam que teve atraso no estoque, você não abre reclamação e já era.

Aquilo lá tá um antro de golpista, não dá mais não. Ainda bem que agora existem os marketplaces da vida, muito mais confiável, já que as empresas que intermediam botam a mão no fogo, diferente do ML que tá se f**end0 pra tudo.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Já rolou comigo. Se envolver algum órgão público, vai sempre pra Justiça Federal. Normalmente, eu elenco como réu o vendedor (ou a plataforma pela qual ele vendeu) e os Correios. Nas duas vezes que aconteceu, ganhei fácil (obviamente, filmei tudinho e tentei resolver por via administrativa antes, anexando todas as provas no processo). Em ambos os casos, o pagamento da indenização foi incumbido em 50% pro particular e 50% pros Correios. O particular se fode e tem que pagar rápido, geralmente em 2 ou 3 meses (quando o valor é pequeno). Já os Correios gozam da maior prerrogativa e vida mansa. Indenização de Correios eu já sei que tenho de esperar cerca de 1 ano e meio pra receber. Essa diferença de tempo gritante? Sim, é isso mesmo! Pra ver como o governo passa a mão na cabeça dessa empresa praga.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.088
Reações
47.793
Pontos
1.053
Com o tanto de golpitsta que tem lá? Pra nós pode até ser, mas o que eu conheço de gente que já quase caiu em golpe...só não caíram porque eu ajudei.

  • Comprar com frete com entrega a combinar, daí pagam o frete a parte e nunca mais conseguem de volta.
  • Compra cancelada porque "deu erro no ML" aí te enviam link do mercado pago falando que é confiável pra você pagar.
  • Enviam um "brinde" antes do produto original, falam que teve atraso no estoque, você não abre reclamação e já era.

Aquilo lá tá um antro de golpista, não dá mais não. Ainda bem que agora existem os marketplaces da vida, muito mais confiável, já que as empresas que intermediam botam a mão no fogo, diferente do ML que tá se f**end0 pra tudo.

Mas se tu reparares, todos esses casos de golpes sao pq nao pagaram direito:

1- nao se paga frete a parte, frete eh sempre pelo mercado pago e nao tem pq ser diferente
2-nao se faz compra de mercado livre fora do mercado livre. Se ele cancelar a compra, entao cancelou, procura outro anuncio.
3- tem que ser MUITO TOLO pra receber so um brinde e liberar o dinheiro ou nao abrir a reclamacao no prazo caso o produto nao chegue.

Como eu disse, pagando no mercado livre, pelo mercado pago, nao vejo como a pessoa tomar golpe, pq o dinheiro so eh liberado apos o comprador autorizar. Nego hj so eh enrolado em mercado livre se quiser, ate pq todos os anuncios tem o aviso do mercado livre da compra garantida e tal.

E olha, eu prefiro comprar pelo mercado livre do que pelo marketplace dessas lojas. Em um dos problemas que tive, abri reclamacao e em 3h o mercadolivre encerrou a reclamacao e me deu um codigo pra eu enviar o produto gratuitamente nos correios. Assim que enviei, ele estornou. Marketplace tem coisa que nem eh vendida nem entregue por uma americanas da vida e eu nao sei ate que ponto se responsabilizam nisso (ou querem se responsabilizar de bom grado sem ter que acionar a justica).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.349
Reações
47.405
Pontos
1.599
Mas se tu reparares, todos esses casos de golpes sao pq nao pagaram direito:

1- nao se paga frete a parte, frete eh sempre pelo mercado pago e nao tem pq ser diferente
2-nao se faz compra de mercado livre fora do mercado livre. Se ele cancelar a compra, entao cancelou, procura outro anuncio.
3- tem que ser MUITO TOLO pra receber so um brinde e liberar o dinheiro ou nao abrir a reclamacao no prazo caso o produto nao chegue.

Como eu disse, pagando no mercado livre, pelo mercado pago, nao vejo como a pessoa tomar golpe, pq o dinheiro so eh liberado apos o comprador autorizar. Nego hj so eh enrolado em mercado livre se quiser, ate pq todos os anuncios tem o aviso do mercado livre da compra garantida e tal.

E olha, eu prefiro comprar pelo mercado livre do que pelo marketplace dessas lojas. Em um dos problemas que tive, abri reclamacao e em 3h o mercadolivre encerrou a reclamacao e me deu um codigo pra eu enviar o produto gratuitamente nos correios. Assim que enviei, ele estornou. Marketplace tem coisa que nem eh vendida nem entregue por uma americanas da vida e eu nao sei ate que ponto se responsabilizam nisso (ou querem se responsabilizar de bom grado sem ter que acionar a justica).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Você superestima as pessoas.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Se você vendeu como pessoa física e não tem isso como profissão, está mais amparado pelo CDC.

Entendo que a responsabilidade é solidária do ML e dos Correios, conforme art. 18 do CDC.

O comprador é consumidor e não teve qualquer responsabilidade pelo evento danoso, principalmente se não há qualquer prova de que ele danificou o bem.

Caso você tenha embalado sem cuidados e proteção o item e isso ficar demonstrado, nem o ML nem os Correios terão que te indenizar.

Mas se tu reparares, todos esses casos de golpes sao pq nao pagaram direito:

1- nao se paga frete a parte, frete eh sempre pelo mercado pago e nao tem pq ser diferente
2-nao se faz compra de mercado livre fora do mercado livre. Se ele cancelar a compra, entao cancelou, procura outro anuncio.
3- tem que ser MUITO TOLO pra receber so um brinde e liberar o dinheiro ou nao abrir a reclamacao no prazo caso o produto nao chegue.

Como eu disse, pagando no mercado livre, pelo mercado pago, nao vejo como a pessoa tomar golpe, pq o dinheiro so eh liberado apos o comprador autorizar. Nego hj so eh enrolado em mercado livre se quiser, ate pq todos os anuncios tem o aviso do mercado livre da compra garantida e tal.

E olha, eu prefiro comprar pelo mercado livre do que pelo marketplace dessas lojas. Em um dos problemas que tive, abri reclamacao e em 3h o mercadolivre encerrou a reclamacao e me deu um codigo pra eu enviar o produto gratuitamente nos correios. Assim que enviei, ele estornou. Marketplace tem coisa que nem eh vendida nem entregue por uma americanas da vida e eu nao sei ate que ponto se responsabilizam nisso (ou querem se responsabilizar de bom grado sem ter que acionar a justica).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O comprador não libera mais o pagamento pelo que sei. Agora é automático, a menos que abra a reclamação antes.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.088
Reações
47.793
Pontos
1.053
Se você vendeu como pessoa física e não tem isso como profissão, está mais amparado pelo CDC.

Entendo que a responsabilidade é solidária do ML e dos Correios, conforme art. 18 do CDC.

O comprador é consumidor e não teve qualquer responsabilidade pelo evento danoso, principalmente se não há qualquer prova de que ele danificou o bem.

Caso você tenha embalado sem cuidados e proteção o item e isso ficar demonstrado, nem o ML nem os Correios terão que te indenizar.



O comprador não libera mais o pagamento pelo que sei. Agora é automático, a menos que abra a reclamação antes.

A liberacao so eh automatica apos varios dias da compra. Nem lembro quantos dias sao, mas a pessoa tem inclusive 30 dias de devolucao gratis do produto. Da tempo de sobra pra ela testar bem o que recebeu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo Fundo