O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[JUIZ LADRÃO] Como a CPU literalmente usava cheat nas partidas de Street Fighter 2

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.608
Reações
17.906
Pontos
749
Tem mais um ae que não falaram:

6 - Seus golpes causam menos dano.

Situação:
CPU com pouco life. CPU pula em cima do Player 1.

Player 1 pode finalizar a partida com um Shoryuken.

Player 1 aplica o Shoryuken, acerta em cheio.

Shoryuken aplicado pelo Player 1 causa pouco dano (roubo) e CPU não morre.

Se fosse numa partida de Player 1 vs Player 2, Player 1 teria finalizado com certeza.
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.538
Reações
18.523
Pontos
1.464
Não é tão difícil assim, vários personagens têm "macetes" para derrotar todo mundo com Perfect. Acho que o mais fácil era do Jack (sim, o gordão), que você dava uma voadora, esperava o inimigo se mexer e soltava aquele golpe que o Jack pulava em cima e derrubava. Funcionava até contra o Geese.

Nos arcades aqui o povo usava o Takuma e fazia só, e exclusivamente, o hienshipukyaku. No nível 8, a CPU apenas defendia, vc já fazia outro e mais outro até matar.
Demorava quase uma hora ou mais p finalizar, se vc estivesse na fila p jogar e um dos viciados em botar recorde na máquina estivesse jogando, vc ia esperar muito.

Dá p fazer com o Jack e o frente trás frente A "ai mamãe" mas não dava tantos pontos e cansava mais os punhos :klol

A manha mais convencional é agarrão mais magia, isso deixa tonto. Acertar isso nos arcades era moleza. Já no neogeo AES...
 

mestre_spore

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.920
Reações
26.386
Pontos
764
Nos jogos antigos é compreensível ter esse tipo de coisa, era bem mais limitado o que podiam programar, e de fato queriam que os jogadores perdessem as suas fichas.

Mas eu não consigo tolerar esse tipo de coisa nos jogos modernos não, principalmente em jogos competitivos onde os oponentes são supostos a jogarem nas mesmas condições que você. (A não ser que seja alguma dificuldade específica Super Hard feita pra isso já.)

Um exemplo recente que eu lembro agora é o Mario Kart 8. A AI sempre pega itens super específicos como raio pra te derrubar no buraco no exato momento correto, ou atiram cascos verdes em lugares super sem sentido mas que irão rebater exatamente em você independente da distância, ou o pior que é que ignoram os stats dos personagens/carros totalmente, acelerando e pilotando na velocidade da luz se estiverem atrás de você. Adoro o jogo, mas acho bem vergonhoso e embaraçoso fazerem isso nos dias de hoje.

:obrigue
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.661
Reações
10.063
Pontos
503
Só sei que prefiro as dificuldades "Nutellas" de hoje em dia, são difíceis mas você consegue dominar com certo treino e não entrar num estado de paz e espirito de um zero oculto, como alguém ai disse, DSouls é genial pq é dificultoso sem apelar (tirando hitbox fantasma) tá valendo o resto, casco azul de Mario Kart é e sempre será o item mais lixo que já vi existir num jogo de corrida "divertido" o vermelho deveria ser o Limite
 


Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Nos jogos antigos é compreensível ter esse tipo de coisa, era bem mais limitado o que podiam programar, e de fato queriam que os jogadores perdessem as suas fichas.

Mas eu não consigo tolerar esse tipo de coisa nos jogos modernos não, principalmente em jogos competitivos onde os oponentes são supostos a jogarem nas mesmas condições que você. (A não ser que seja alguma dificuldade específica Super Hard feita pra isso já.)

Um exemplo recente que eu lembro agora é o Mario Kart 8. A AI sempre pega itens super específicos como raio pra te derrubar no buraco no exato momento correto, ou atiram cascos verdes em lugares super sem sentido mas que irão rebater exatamente em você independente da distância, ou o pior que é que ignoram os stats dos personagens/carros totalmente, acelerando e pilotando na velocidade da luz se estiverem atrás de você. Adoro o jogo, mas acho bem vergonhoso e embaraçoso fazerem isso nos dias de hoje.

:obrigue
Isso do Mario Kart se chama rubberbanding (algo como "elástico"). Tem em vários jogos de corrida até hoje, sendo o mais famoso o Need for Speed. Não lembro se era no Burnout 3, mas nele a CPU ignorava até o cenário, e vinha para cima de você de maneira totalmente desembestada, passando por cima das paredes e tudo.
No Super Mario Kart de SNES, por exemplo: na copa de 150cc, se você se afastar muito da CPU e olhar para trás, vai ver que os corredores passam por cima das paredes, e outras coisas impossíveis como ir à toda velocidade por cima da água.

Coloque "rubberbanding" no youtube que você acha vários vídeos.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Um exemplo recente que eu lembro agora é o Mario Kart 8. A AI sempre pega itens super específicos como raio pra te derrubar no buraco no exato momento correto, ou atiram cascos verdes em lugares super sem sentido mas que irão rebater exatamente em você independente da distância, ou o pior que é que ignoram os stats dos personagens/carros totalmente, acelerando e pilotando na velocidade da luz se estiverem atrás de você. Adoro o jogo, mas acho bem vergonhoso e embaraçoso fazerem isso nos dias de hoje.

:obrigue

Mas isso aí até eu fazia :obrigue
 

Gameboy player

Veterano
Mensagens
677
Reações
948
Pontos
128
O Super Street Fighter II Turbo do arcade deve ser o campeão das mutretas by CPU...

O pessoal comentando que é "normal" o jogo ter esse tipo de coisa, pra mim é prática rouba-ficha mesmo... O jogo ficar bem difícil não tem problema desde que a AI procurasse simular um jogador expert.
Cara , esse jogo era o campeão da roubalheira na versão americana , e mesmo no facil era o capeta em pessoa , só dá para jogar de igual para igual jogando a versão japonesa do arcade , capcom safadenha .
 

Gameboy player

Veterano
Mensagens
677
Reações
948
Pontos
128
Roubo no Street era brincadeira perto de Samurai Shodown, esse jogo sim transformava qq budista zen em um assassino em potencial
A vagaranha galinha da Ichiro mizuki de samurai shodonw 2 manda lembranças , que mulher apelona do inferno acompanhada de seu cão demônio que tirava muito life a cada mordida .
 

Gameboy player

Veterano
Mensagens
677
Reações
948
Pontos
128
Só um detalhe, quando se diz que era "normal", quer dizer que acontecia bastante, em quase todos casos. Não necessariamente que se concorda ou acha "melhor". Porém como muitos disseram, era perceptível que havia algo errado, mesmo assim, a gente encarava o desafio. Até porque, se haviam "roubos" pra CPU, também haviam as "falhas" de IA. Quem aí nunca explorou isso? Quem nunca ganhou de Zangief e Balrog simplesmente pulando neutro com chute sem parar? Ou ficar mashando botão fraco pra fazer o Guile pular? Pra cada personagem acabava-se adotando uma estratégia.

Ou seja, não adiantava ficar "estudando" o jogo contra a CPU para depois aplicar em um player, eram situações diferentes.




Verdade, acho que em termos de Boss nenhum superava o Rugal na época. Praticamente não podia fazer nada, esperou morreu, pulou morreu.
É mas em super street fighter 2 turbo , zanguief é um monstro de apelação luta corpo a corpo, ESQUEÇAM O ESQUEMA DE VOADORA NA PAREDE DE STREET FIGHTER 2 ,na versão turbo além de tirar essa manha ,seu pilão giratório pode buscar a poucos metros de distância ,e todo cuidado é pouco ao lutar contra ele.
 

Gameboy player

Veterano
Mensagens
677
Reações
948
Pontos
128
Acho que o primeiro jogo que percebi isso foi o Fatal Fury 1 da SNK (jogaço inclusive, até hoje acho o Terry mais legal que o Ryu sendo que ele não é uma copia como muitos outros eram na época, tipo o Ryo do AoF) que quando chegava no Geese pqp maluco...
:kkk:klol:kkk
Chamar o Geese de roubado era pouco, fui conseguir matar ele só no emulador e depois de gastar umas 50 fichas virtuais.
Não bastasse o fato dele tirar metade da sua vida com 1 golpe e ter uma velocidade absurda, o cara dava seu icônico AGARRÃO que pegava até contra voadora, se você ousasse respirar a 1km de distancia ele te dava um agarrão instantâneo.



(a partir de 1:30)
Perceba que até no trailer do Geese no Tekken os caras deram enfase nesse agarrão fdp :kkk:kkk:kkk

Esse "Loirão americano de kimono chefe do crime organizado" era tão doido que ele tinha uma torre chamada "Geese Tower" que era a maior construção da cidade pq o ego dele era do tamanho de alguém que queria colocar uma p*roca de concreto que pudesse ser vista de qualquer lugar, no final do FF1 ele perde a luta e cai do topo dessa torre...

E sobrevive :kkk:kkk:kkk
Os caras usavam cheat até na história canônica.

Nesse caso como ele era o CHEFÃO e não dava pra jogar com ele (então não tinha como escolher em um contra entre 2 jogadores), dava até pra aceitar essa roubalheira toda como o motivo dele ser o cara mais foda do lugar, fazia parte do personagem ser tão forte.



Os chefe da SNK eram sempre assim, tanto que:

BDLgUfG.jpg

Matar geese é fácil , no início da luta espere o praga soltar dois reepukens e pule ,e ao se aproximar arremesse ele e jogue magia que ele aceita e sempre fique na defesa e mantenha a tática até vencer ele.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.019
Pontos
1.504
Eu já sabia, todo mundo já sabia!
Só realmente não era fácil provar, mas isso acontece até hoje em vários jogos, principalmente os japoneses, acho que é uma questão cultural...

Jogo de futebol sempre teve isso.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.094
Reações
3.175
Pontos
809
o que mais me deixava puto era o agarrão "charging", até soltava o controle porque era ineficaz fazer algumar coisa
no MK3 se passasse do Motaro já tava no lucro, porque no Shao Kahn era só ombrada e f**a-se
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
patetico isso mas eu lembro disso , o do guile era omais notorio

o jogo tem que ganhar com as mesma regras po, senao e trabalho PORCO da IA

O da SNK entao era pior, coisa de amador
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.200
Pontos
1.839
Era normal ter esse tipo de apelação. Dava pra notar na época que tinha algo errado ali, só não tinha como confirmar. Ainda assim SF2 era um dos que menos sofria disso. Outros jogos levavam isso à beira do ridículo. Mortal Kombat mesmo, era bem pior. A CPU respondia imediatamente conforme teus inputs, e isso em qualquer dificuldade.

Mortal Kombat era uma desgraça. Típico jogo que você tinha que conhecer o script para ganhar. Apesar de eu gostar de MK, acho um jogo bem m**** em seu gameplay.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Mortal Kombat era uma desgraça. Típico jogo que você tinha que conhecer o script para ganhar. Apesar de eu gostar de MK, acho um jogo bem m**** em seu gameplay.

fato, eu citei isso paginas atras, seu avaliasse os jogos, MK certamente retiraria pontos por conta disso, fora que afasta muito iniciantes. 3 coisas fazem as pessoas gostarem de jogos de luta, a competitividade do gameplay, o enredo e aos personagens carismáticos, um novato sempre entra por conta dos personagens, mas no caso de mk, era um ficha, depois (de ser facilmente vencido pela cpu) desistiam de jogar e iam para o cadilacks.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
5.152
Pontos
694
É mas em super street fighter 2 turbo , zanguief é um monstro de apelação luta corpo a corpo, ESQUEÇAM O ESQUEMA DE VOADORA NA PAREDE DE STREET FIGHTER 2 ,na versão turbo além de tirar essa manha ,seu pilão giratório pode buscar a poucos metros de distância ,e todo cuidado é pouco ao lutar contra ele.

Ah sim, no Super Turbo mudou tudo. A apelação ficou muito maior. No SF2 e no CE eu zerava com todos, já no ST sofria pra zerar de Ryu, e olhe lá. Muita daquelas fichas que pareciam moedas de R$ 1 eu deixei ali. Nela e no primeiro Darkstalkers.

Mortal Kombat era uma desgraça. Típico jogo que você tinha que conhecer o script para ganhar. Apesar de eu gostar de MK, acho um jogo bem m**** em seu gameplay.

Jogabilidade travada virou característica da série, se pensar bem o jogo sempre foi tosco mesmo, mas era uma tosqueira divertida. O primeiro MK tu ainda conseguia zerar depois de pegar uns macetes, como dar um pulo pra trás e depois voadora pra frente, as vezes dava pra matar até o Goro e Shang Tsung só nisso. Além de chamar o Reptile no The Pit.

Já nos MK2 e 3 aí virou palhaçada. Tu pulava pra frente na voadora, a CPU pulava e exatamente igual e te acertava antes. Tinha que usar macetes como o pessoal postou aí, como dar voadora pra trás pra fazer ele usar fireball e dar um teleporte ou outro golpe.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Já em 1991 falava isso pros meus amigos e ninguém acreditava em mim.

Preciso achar o contato deles, ver se estão todos vivos e tals e mandar esse vídeo para eles.
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.768
Reações
6.098
Pontos
969
Vocês tem que ver a máquina de arcade do NBA JAM, se você abrir determinada pontuação dela acabou. Super toco, hipervelocidade, rouba a bola com muita facilidade, acerta tudo de três, em resumo um inferno na Terra.

Pra finalizar segue o vídeo com o recorde mundial na máquina 17 pontos de diferença...
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.955
Reações
14.504
Pontos
1.389
Cara , esse jogo era o campeão da roubalheira na versão americana , e mesmo no facil era o capeta em pessoa , só dá para jogar de igual para igual jogando a versão japonesa do arcade , capcom safadenha .

Sim, até tinha feito um tópico anos atrás na pasta Retrospace sobre o SSFIIT, pra saber se o jogo era apelão mesmo ou se tratava de algum hack.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Não sei se vocês conhecem aquele usuário chamado Tidus. O cara falava que SF2 era fácil, isso e aquilo, porque é uma máquina, e a inteligência tem uma limitação, que é só você saber como ela funciona, como é programado, que você exploita fácil.

Não é simples assim. Acho que vai até além disso aí do vídeo, a máquina "advinha" demais os seus golpes (o que deixava a luta muito encaixada, e pior, com um tempo de reação inumano), sem contar que nunca errava nada, um haduken ou shoryuken. Aquele Sagat era dificil pra caramba porque o cara não parava de fazer os poderes, no timing certinho, tentar se aproximar dele não era nada fácil, porque se vinha por cima iria levar shoryuken, se ia por baixo ele ia abaixar e defender seu golpe, se contra ataca poder e errar o timing, o poder dele vai te atingir.

É exploitável, porém não é tão fácil exploitar o jogo.

Sem contar que sempre desconfiei das qualidades das máquinas aqui no Brasil, os sticks não eram os melhores do mundo, tinha que sofrer bastante pra sair os golpes.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.768
Pontos
1.254
Isso do Mario Kart se chama rubberbanding (algo como "elástico"). Tem em vários jogos de corrida até hoje, sendo o mais famoso o Need for Speed. Não lembro se era no Burnout 3, mas nele a CPU ignorava até o cenário, e vinha para cima de você de maneira totalmente desembestada, passando por cima das paredes e tudo.
No Super Mario Kart de SNES, por exemplo: na copa de 150cc, se você se afastar muito da CPU e olhar para trás, vai ver que os corredores passam por cima das paredes, e outras coisas impossíveis como ir à toda velocidade por cima da água.

Coloque "rubberbanding" no youtube que você acha vários vídeos.

Disso eu não sabia

"Every wonder why it's nearly impossible to catch up to an A.I. controlled character once it disappears from your screen? Game logic no longer applies to the CPU off screen giving them an unfair advantage. The game has been set only "render" the northern coordinates. Luigi, whom is controlled by the games' A.I will demonstrate the cheating that goes off the screen. Also, Luigi is set to always come in first, so he will have the fastest velocity. Although, he only makes it in 2nd place in this video. Items from the item box are controlled by me as the A.I. was not programmed to use the items in the *90 state (D0 state for the A.I. exist; items are registered from the item boxes. Most likely scrapped for a more simple A.I.) Randomly spawned items are done by the A.I."

 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.559
Pontos
453
Agora tenho uma desculpa para postar essa imagem que salvei do Supper Mario Broth há um tempinho atrás:

1909232204180106.png

Resumindo, a Nintendo notou que os jogadores mais competentes de Donkey Kong (Arcade) passavam muito tempo sem colocar mais fichas na máquina graças a uma estratégia que envolvia escalar o topo de uma escada para se proteger dos barris (eles não desciam se o jogador ficasse no topo delas). Para remover esse truque e produzir mais lucro, eles criaram um kit de aceleração que fazia os barris caírem das escadas de 70% a 80%. Após testes, eles notaram um aumento de 20% na renda das máquinas.

Ou seja, as empresas de videogame aprontavam com essas máquinas desde sempre. Hoje em dia, nós reclamamos de coisas como DLC e Season Pass (e com razão), mas as falcatruas existiam desde a época do bleep bloop.:klol
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Passei a odiar o Mortal Kombat 3 por causa disso, a IA da CPU do nada começa a bloquear todos os seus golpes e te contra ataca com os golpes mais rápidos pra deixar vc sem reação, nem os ganchos vc acerta mais, vários personagens desse jogo são muito apelões tipo Kabal e Liu Kang.

Outra coisa chata no MK3 foi o botão de corrida, desequilíbrou o jogo, deixou ainda mais hardcore e a CPU ficou apelona demais.

Pior que isso ocorre em vários jogos da série, MK2 faz vc passar raiva tbm.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Mas jogo de luta sempre foi assim, só presta pra ser jogado com outro humano, quase nunca com a máquina, o primeiro Guilty Gear era uma roubalheira fodida, todo golpe que tu der no Justice, TODOS OS GOLPES, por cima, por baixo, pelos lados, ele sempre dá counter, só consegui tankar ele uma vez, e mesmo assim foi in the cagada, o cara stompa até os boneco que tem os golpe mais roubado.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Mas mesmo assim, SF 2 dava pra fechar de boa. Tinha furos na IA, o Zangief por exemplo, era só ficar pulando e batendo.

Problema era o SSF2 turbo, roubado pra kct.

E uns da SNK, parece que a CPU adivinha o que você tá pensando:obrigue
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Joguei uma partida agora pouco contra a Cammy e incrivel mesmo no "facil" ainda foi sofrivel pra ganhar
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Passei a odiar o Mortal Kombat 3 por causa disso, a IA da CPU do nada começa a bloquear todos os seus golpes e te contra ataca com os golpes mais rápidos pra deixar vc sem reação, nem os ganchos vc acerta mais, vários personagens desse jogo são muito apelões tipo Kabal e Liu Kang.

Outra coisa chata no MK3 foi o botão de corrida, desequilíbrou o jogo, deixou ainda mais hardcore e a CPU ficou apelona demais.

Pior que isso ocorre em vários jogos da série, MK2 faz vc passar raiva tbm.

Sim, todos os Mortal Kombats antigos são assim, a CPU parece já prever que golpe vc vai dar e contra ataca milimetricamente, na medida exata. Isso matava de raiva mesmo.

Sim, até tinha feito um tópico anos atrás na pasta Retrospace sobre o SSFIIT, pra saber se o jogo era apelão mesmo ou se tratava de algum hack.

SSF2T é uma apelação dos infernos (roubalheira) sem dúvida, até no easy é difícil. A versão japa do jogo é mais de boa de jogar.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
5.152
Pontos
694
Eu lembro da galera ficar put* no fliperama por causa disso e ir reclamar com o dono, pedindo uma ficha extra :klol

Verdade, tinha um pessoal que reclamava mesmo, eu era muito novo na época, não me arriscava muito não, até porque por um bom tempo só jogava em boteco mesmo, que era onde foram chegando às máquinas primeiro, depois que começaram a investir em locais só pra fliper mesmo.

SF2 era febre tão grande que toda hora surgia uma máquina nova em algum boteco, e a gente ia porque a concorrência pela máquina era menor. Lembro que numa dessas fui jogar a primeira vez na máquina e um botão não funcionava. O dono passou perto e falei: olha só, tem um botão que não tá funcionando. Ele olhou pra mim, pra máquina, de novo pra mim, tirou o cigarro da boca e disse: tem mais cinco aí.

Até hoje acho que saí no lucro com isso, podia ter sido pior :klol
 

John Kabira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.021
Reações
7.767
Pontos
1.229
Verdade, tinha um pessoal que reclamava mesmo, eu era muito novo na época, não me arriscava muito não, até porque por um bom tempo só jogava em boteco mesmo, que era onde foram chegando às máquinas primeiro, depois que começaram a investir em locais só pra fliper mesmo.

SF2 era febre tão grande que toda hora surgia uma máquina nova em algum boteco, e a gente ia porque a concorrência pela máquina era menor. Lembro que numa dessas fui jogar a primeira vez na máquina e um botão não funcionava. O dono passou perto e falei: olha só, tem um botão que não tá funcionando. Ele olhou pra mim, pra máquina, de novo pra mim, tirou o cigarro da boca e disse: tem mais cinco aí.

Até hoje acho que saí no lucro com isso, podia ter sido pior :klol

Eram situações como essa (e outras bem piores) que formavam o caráter da molecada rs.
Fomos sobreviventes de uma época que não volta mais.

:klol

Muita gente falando do SSF2T e realmente, o jogo era quebrado.
O tempo de resposta da cpu estava zoado e ela sempre antecipava as suas investidas.
Lembro que aqui na região essa máquina estava quase sempre vazia, ng queria se aventurar a perder a ficha logo de cara.

Li em algum lugar que houve um recall dessa versão em muitos lugares, mas não sei se estavam falando da versão arcade ou de alguma versão caseira.
 
Topo Fundo