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Kabum aciona Justiça para que app verificador de preços não funcione em sua loja [Possível plotwist pag. 3]

Grudento

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Empresas nao fazem de tudo dentro da lei nao, elas fazem muitas coisas fora da lei (ricardo eletro que o diga, mas ai eh outra historia), inclusive essa pratica de anunciar como promocao o que nao eh tb eh crime. Inclusive, em tese, poderia ate dar cadeia (o que na pratica nao ocorre, mas esta previsto) pois pode se enquadrar no famigerado 171, alem de se enquadrar em propaganda enganosa, que impoe responsabilidades civis e penais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Cara, isso que você comentou é literalmente crime de acordo com pelo menos três artigos do código de defesa do consumidor (37, 66 e 67).
Tipo, é literalmente crime.

A discussão do pessoal é mais sobre moralidade, liberdade e livre mercado.

Em questão de lei, não tem o que falar, é crime. Inclusive é explícito em um dos artigos que trata a respeito disso. PROCON inclusive explicitamente chama isso de golpe de maquiagem de desconto.

Tem mais de 5 Anos que estão fazendo isso... Alguma empresa dessas grandes parou de fazer pq se fudeu na justiça? Me dá exemplo aí, eu não sei.
 

perdido21

Supra-sumo
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Kabum é uma empresa mal caráter.

Nesse ano tive que fazer um upgrade em meu PC e como brasil é o país dos impostos preferi comprar peça por peça e montar, assim a economia é bem grande.Pois bem tive o azar de um pente de memória ram queimar, entrei em contato com a Kabum para fazer a troca.
Como comprei antes da alta do dólar o valor tinha dobrado, foi assim que a Kabum me fez a seguinte proposta: Nos envie a memória que devolvemos o seu dinheiro, mas eu precisava de outro pente, só quem trabalha com Android Studio, Xcode, Photoshop e etc... sabe que 8GB fica quase impossível de trabalhar, na verdade meu 16gb já está no limite.
Infelizmente a Lei protege empresas que agem de má fé e sim eles poderiam se recusar me mandar outro produto de devolver o dinheiro, como o preço tinha praticamente dobrado, recusei a proposta.
Entrei em contato com a Corsair e expliquei a situação, no mesmo dia fui informado para o envio da memória, enviei no dia 22-10 e hoje no dia 28-10 já chegou outro pente novinho.
Corsair fez o trabalho que a Kabum deveria ter feito. Antes que alguém reclame falando que o preço subiu, eles não ficam no prejuízo pois a Corsair enviaria uma memória nova pra eles ou seja:
O lixo da Kabum iria me devolver o dinheiro me obrigando a colocar mais dinheiro para comprar outro pente de memória e enviaria o meu para Corsair, receberiam um novo e dobrariam seu lucro.
A ideia é genial, mas no meu caso foi um cliente a menos Kabum nunca mais.
 

Maladino

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Tem mais de 5 Anos que estão fazendo isso... Alguma empresa dessas grandes parou de fazer pq se fudeu na justiça? Me dá exemplo aí, eu não sei.
Mas peraí, você tá argumentando que não é crime ou que a lei não é suficiente pra barrar esse tipo de prática?

É crime. Em tese poderia dar cadeia até, mas eles multam. Se isso não é o suficiente pra coibir a prática não muda o fato de ser, explicitamente, crime.

Tem milhares de condenações de empresas por isso no Google. Multas de milhões em alguns casos inclusive. A Kabum tem milhões em multa também, mas não dá pra saber se alguma tem relação com a Black Friday. Magalu tomou quase 1 milhão nesse fim de ano por desconto falso também.
 

Cafetão Chinês

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Problema nunca foi o preço em si, mas a informação ser falsa.

Todo mundo pode vender o que quiser pelo preço que bem entender, agora o que não pode é transmitir informação falsa.
Toda informação falsa tem intuito de enganar o consumidor pra fazer ele consumir o produto.

Falar que um produto está 50% mais barato quando na verdade está 50% mais caro é uma informação falsa, com intuito de enganar o consumidor desavisado.
Preço objetivo vai ser o mesmo, POUCO IMPORTA, agora se tu aumentou o preço do produto, diga que aumentou, não crie uma retórica pra falar que está em promoção quando não está.

O importante é a veracidade da informação.

Não sei como conseguem complicar isso pra passar pano pra loja sem escrúpulos, mas okay, continuem incentivando mentiras e e achando bonito.

Aliás, esse tipo de pensamento é o que acabou com as promoções, agora TUDO é promoção.

Antigamente promoção era pra liberar estoque, se livrar de produto defasado ou com pequenos defeitos, ou próximo de vencer.
Nenhum problema nisso, só que agora em vez de diminuir o preço estão aumentando. Então estamos pagando mais por produtos com menor valor agregado.
Eu acho lindo isso, e nossos amigos jênios do fórum tbm.

E tem mais que botar no cu do consumidor mesmo...
Tem uns aqui que se forem enganados chifrados vão defender a mulher! Pelo amor...

A gente tem o que merece mesmo.
Mas que informação falsa rapaz?
Pleno 2020 e ainda tem quem trata preço como um valor objetivo e intrínseco. Terraplanismo econômico.

Eu vou desenhar para você: preços não são estáticos.

O preço de um copo de água na cidade de Caxambu custará próximo de zero, porque a oferta é abundante e ninguém por lá está disposto a pagar.
Agora quanto o custa o preço de um copo de água no meio do deserto do Saara? Ora, se um indivíduo está no meio do deserto, ele pagará qualquer valor que tenha disponível, pois um copo de água lhe custa a sobrevivência. A oferta é escassa.
E esse preço que está disposto a pagar, diminui a medida que a oferta aumenta. Ele está disposto a pagar menos pelo segundo copo do que pelo primeiro.

Agora responda: qual é o preço objetivo de um copo de água? É o preço de Caxambu ou é o preço do Saara?
Preços são mera carta de oferta, eles não são intrínsecos e nem fixos. E nem significa que ao estipular um preço alguém é obrigado a pagar por ele.

Isso se chama lei da utilidade marginal decrescente. Uma lei econômica elucidada tem 2 séculos.

Não tem esse negócio de abaixou ou aumentou porque isso tudo é subjetivo. Aumentou em relação a que? Abaixou em relação a que? Em que momento?
Se você comparar os preços da Kabum com uma loja de Shopping, eu te garanto que todos os preços deles sem exceção serão mais baixos. Se comparar com o preço de uma importadora entretanto, todos os preços serão mais altos.
Se comparar o preço da Kabum hoje, com a de 1 ano atrás quando o 1 dólar valia 4 reais, os preços certamente serão mais baixos (peças de informática são cotadas em dólar_.

E aí? Qual desses preços vale? O que é promoção afinal? Quando, onde? Em relação a que?

"Ah, mas o consumidor é idiota e não sabe comparar preços".
Larguem de cara de pau.
Você tá querendo me dizer que um sujeito que compra uma placa de 5000 reais na Kabum não tem Internet e não sabe usar um mísero comparador de preços?
heuheuheuheu.
Kabum é uma loja especializada em produtos de informática. Quem compra ali não é nenhum coitado; do contrário.
O sujeito tem 5000 paus pra desembolsar em uma placa de vídeo, mas não tem pra pagar a mensalidade de internet e pesquisar o preço de um produto de luxo... :kjoinha

E eles compram na Kabum porque muito provavelmente fizeram a comparação e viram que o preço é melhor (caso contrário iriam na loja do Shopping pagar o dobro). Já que vivemos num país em que o custo de vida é maior do que de muito país desenvolvido (ainda que tenha estrutura subsaariana).
 
Ultima Edição:

Grudento

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Mas peraí, você tá argumentando que não é crime ou que a lei não é suficiente pra barrar esse tipo de prática?

É crime. Em tese poderia dar cadeia até, mas eles multam. Se isso não é o suficiente pra coibir a prática não muda o fato de ser, explicitamente, crime.

Tem milhares de condenações de empresas por isso no Google. Multas de milhões em alguns casos inclusive. A Kabum tem milhões em multa também, mas não dá pra saber se alguma tem relação com a Black Friday. Magalu tomou quase 1 milhão nesse fim de ano por desconto falso também.

Ok, eu entendo que é crime, concordo. O que eu estou dizendo é que eles não vão parar de fazer isso, por conta que não tem mercado concorrido.

Novamente, isso acontece em todos os mercados que eu citei no meu post lá. O Brasileiro está acostumado com isso.
 

Inland Taipan

Bam-bam-bam
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Eu não entendo como vocês conseguem identificar que estão "defendendo" a kabum ou as empresas que fazer esse tipo de prática.

Empresas fazem de tudo, dentro da lei. Dobrar um preço, cortar pela metade e falar que é promoção não é crime.

O problema é quando eles realizam isso de forma a se aproveitar de um público que eles sabem ser menos informados. Novamente, ainda não é crime.

Se aproveitar de um posição mercadológica dentro do sistema é normal. A Kabum compete contra quem? Pichau, Oficina dos bits, WAZ e algumas outras poucas marquinhas aí. Dentro desse cenário ela faz o que ela quiser com os preços, pois a concorrência é pequena.

O mesmo acontece com o mercado Brasileiro de:

Telefonia, Bancos, Banda-Larga, Bebidas, Chocolates, Locação de Carros, Montadoras, Educação. Enfim, mais do mesmo.

O Boicote nesse caso aí da Kabum vai vir automático, ainda mais com a ação que eles movimentaram. O Consumidor não vai olhar para a Kabum do mesmo jeito mais por algum tempo, ela foi taxada de "Empresa Pilantra".

Eles perderam muito mais com o Marketing negativo do que se tivessem que lutar na justiça contra a defesa ao consumidor a favor dessa prática de blackfraude deles.


TL:DR

Empreender no Brasil é uma m** e ficamos reféns desse tipo de coisa, quem sai ganhando é o Estado que é onde as pessoas vão correndo para poder tentar chorar pela defesa ao consumidor, o que fode ainda mais o ambiente de negócios que faz o brasil ser mais m** para empreender que.... que... que.... Ciclo vicioso.
Cara, lê de novo a lei que diz que isso de informar uma coisa e vender outra é errado.

Enviado de qualquer lugar, carai.
 


Grudento

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Cara, lê de novo a lei que diz que isso de informar uma coisa e vender outra é errado.

Enviado de qualquer lugar, carai.

Eu exagerei/errei no post. É crime previsto. Mas não é esse o ponto. O ponto é que é prática normal em vários mercados no Brasil. Isso aqui é normal.
 

Cafetão Chinês

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Ok, eu entendo que é crime, concordo. O que eu estou dizendo é que eles não vão parar de fazer isso, por conta que não tem mercado concorrido.

Novamente, isso acontece em todos os mercados que eu citei no meu post lá. O Brasileiro está acostumado com isso.
Ainda que exista a tal lei, além de ser uma lei imoral de tabelamento de preços e que remete ao tempo dos "fiscais do Sarney", certamente é feito bastante vista grossa para ela.

Tanto é que não conseguiram lhe trazer um mísero exemplo em que empresas desse porte foram multadas por alterar seus preços.
Que existe casos eu não duvido (a irracionalidade econômica por aqui é a regra), mas é incomum.

E eu gostaria de saber como é que mediriam isso. Sei que é impossível pois preços não são estáticos, mas ainda assim seria interessante entender, já que isso equivale a impedir alteração de preços e a tentativa de suprimir a lei de Say.
 

Inland Taipan

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Eu exagerei/errei no post. É crime previsto. Mas não é esse o ponto. O ponto é que é prática normal em vários mercados no Brasil. Isso aqui é normal.
Infelizmente é normal, já que são multados mas pagam quando querem. Deram um exemplo da Oi, foi liberada de uma gigante dívida, e aí oq podemos fazer? É foda.

Enviado de qualquer lugar, carai.
 

Grudento

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Ainda que exista a tal lei, além de ser uma lei imoral de tabelamento de preços e que remete ao tempo dos "fiscais do Sarney", certamente é feito bastante vista grossa para ela.

Tanto é que não conseguiram lhe trazer um mísero exemplo em que empresas desse porte foram multadas por alterar seus preços.
Que existe casos eu não duvido (a irracionalidade econômica por aqui é a regra), mas é incomum.

E eu gostaria de saber como é que mediriam isso. Sei que é impossível pois preços não são estáticos, mas ainda assim seria interessante entender, já que isso equivale a impedir alteração de preços e a tentativa de suprimir a lei de Say.

Exatamente o ponto.

Regular a precificação dos preços e punir as empresas por essas práticas só deixa o ambiente de negócios mais b*sta ainda. Impedindo o ingresso de outras para concorrer.

Vocês acham mesmo que vai ter gente que vai comprar na Kabum como se nada tivesse acontecido? Claro que não. MAS para a KABUM, o que eles perdem? 5% ou 4% de Market Share? Eles recuperam isso ano que vem tranquilo, e ano que vem vão vir com a mesma prática.
 

Maladino

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Ok, eu entendo que é crime, concordo. O que eu estou dizendo é que eles não vão parar de fazer isso, por conta que não tem mercado concorrido.

Novamente, isso acontece em todos os mercados que eu citei no meu post lá. O Brasileiro está acostumado com isso.
Tudo bem. Eu inclusive faço parte do "time" que acha que eles deveriam poder botar o preço que quiserem ali.

Só estou reiterando que, pela lei,a prática é ilegal, independente da opinião do pessoal. Já fazem isso tem muito tempo e vão continuar fazendo.

A menos que apliquem uma multa a la o que aconteceu com a Latam, acho que até vale a pena pra essas lojas grandes.
 

Grudento

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Infelizmente é normal, já que são multados mas pagam quando querem. Deram um exemplo da Oi, foi liberada de uma gigante dívida, e aí oq podemos fazer? É foda.

Enviado de qualquer lugar, carai.

Meu caro, se você não tem 1 MIlhão de dólares na conta investidos te rendendo uma boa grana por mês.

Só lhe resta chorar ou votar, que é quase a mesma coisa. Mas não vou ser profeta do apocalipse aqui não, eu creio sim que votando a gente consegue chegar em um cenário mais interessante do que está hoje. Eu escolho votar.
 

Grudento

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Tudo bem. Eu inclusive faço parte do "time" que acha que eles deveriam poder botar o preço que quiserem ali.

Só estou reiterando que, pela lei,a prática é ilegal, independente da opinião do pessoal. Já fazem isso tem muito tempo e vão continuar fazendo.

A menos que apliquem uma multa a la o que aconteceu com a Latam, acho que até vale a pena pra essas lojas grandes.

É o que eu disse... É um ciclo vicioso.
 

Poor_Boy

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Pq exatamente? Eu ja comprei inumeras peças da pichau e até pcs montados e nunca tive problema, porem a Terabyteshop ja me deu dor de cabeça
Comprei um PC lá ano passado, bem simples, 3200g + 8gb pra minha esposa e filho utilizarem no dia a dia, atrasaram a previsão de entrega em quase 1 semana. E isso nem foi o pior, o sistema de SAC deles se resume a e-mails com respostas genéricas, o telefone nunca é atendido.

Pelo menos minha experiência de comunicação pós venda com eles foi terrível, sorte que não precisei de RMA.

Eu compro muito na Kabum, as vezes na terabyte, mas nunca tive nada com ambas.
 

jackjone

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Pra quem acha que esse tipo de promocao falsa em black friday nao da nada pra empresa, so um exemplo:

e25893e7c57e1bba1ea41decd11715d8.jpg



10 milhoes de multa por promocao falsa. E se colocar “empresas multadas black friday” acha mais uma cacetada de exemplos. Tem varias que foram multadas. Nao eh pq eh uma pratica usual que nao gera punicao. Mas como no brasil tudo eh lento, ou elas ficam postergando as multas ou vale a pena pagar a multa e se aproveitar safadeza.


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lucas789

Lenda da internet
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Comprei um PC lá ano passado, bem simples, 3200g + 8gb pra minha esposa e filho utilizarem no dia a dia, atrasaram a previsão de entrega em quase 1 semana. E isso nem foi o pior, o sistema de SAC deles se resume a e-mails com respostas genéricas, o telefone nunca é atendido.

Pelo menos minha experiência de comunicação pós venda com eles foi terrível, sorte que não precisei de RMA.

Eu compro muito na Kabum, as vezes na terabyte, mas nunca tive nada com ambas.
Eu ja comprei 3 pcs montados, mas confesso que nem lembro se chegou no prazo, nunca liguei muito pra prazo, contanto que nao seja um atraso absurdo

Nunca precisei de RMA tambem

Ja na terabyteshop me venderam um produto que nao tinha no estoque, me enrolaram enrolaram e no final devolveram o dinheiro, depois de mais enrolação ainda
 

Maladino

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Ainda que exista a tal lei, além de ser uma lei imoral de tabelamento de preços e que remete ao tempo dos "fiscais do Sarney", certamente é feito bastante vista grossa para ela.

Tanto é que não conseguiram lhe trazer um mísero exemplo em que empresas desse porte foram multadas por alterar seus preços.
Que existe casos eu não duvido (a irracionalidade econômica por aqui é a regra), mas é incomum.

E eu gostaria de saber como é que mediriam isso. Sei que é impossível pois preços não são estáticos, mas ainda assim seria interessante entender, já que isso equivale a impedir alteração de preços e a tentativa de suprimir a lei de Say.
É só jogar no google qualquer nome de empresa grande aí +"multa black friday" que vão vir muitas notícias. Ninguém estava pedindo exemplo pra argumentar alguma coisa. E qualquer exemplo que eu linke agora vai cair no "que existe casos eu não duvido" e vai ficar chato. Então se alguém duvida, só googlar e filtrar.

Não acho que seja algo incomum, todo ano as empresas da B2W são multadas. Acho que qualquer vista grossa que façam é mais por questão de dificuldade de provar o histórico de preço para um juiz, tanto é que esse tipo de multa é extremamente comum em loja física que os caras apresentam fotos como prova.

Agora, sobre como eles procedem pra medir isso? Não é bem pela mudança de preço. Tem relação com o suposto desconto. Eles tentam provar que o desconto é de má fé. Por exemplo, que nunca existiu aquele preço "De XXX Por YYY", ou que no dia da Black Friday você colocou um preço mais caro por um produto e está alegando que está com desconto e etc. Ou que na véspera você aumentou o preço absurdamente e no dia seguinte colocou o preço normal alegando desconto.

O que pega é a questão do desconto/promoção. Se você não colocar que está com desconto dificilmente vai dar alguma m****.

Do lado da empresa, a defesa mais comum é essa mesmo, alegar que houve flutuação no mercado, que os preços mudam e etc. Se vai colar ou não aí fica a cargo do juiz, que vai pedir a justificativa embasada pro aumento do produto.

O comum hoje em dia é o PROCON agindo praticamente como fiscal do sarney mesmo, nas semanas anteriores a black friday eles criam os históricos de preços deles já se antecipando.

Eu não estou falando isso pra defender a lei. Que coloquem o preço, compra quem quer. Estou falando o que acontece. Conhecimento essencial pra não tomar na jabiraca na minha tentativa fracassada de criar uma loja online.
 

Cafetão Chinês

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É só jogar no google qualquer nome de empresa grande aí +"multa black friday" que vão vir muitas notícias. Ninguém estava pedindo exemplo pra argumentar alguma coisa. E qualquer exemplo que eu linke agora vai cair no "que existe casos eu não duvido" e vai ficar chato. Então se alguém duvida, só googlar e filtrar.

Não acho que seja algo incomum, todo ano as empresas da B2W são multadas. Acho que qualquer vista grossa que façam é mais por questão de dificuldade de provar o histórico de preço para um juiz, tanto é que esse tipo de multa é extremamente comum em loja física que os caras apresentam fotos como prova.

Agora, sobre como eles procedem pra medir isso? Não é bem pela mudança de preço. Tem relação com o suposto desconto. Eles tentam provar que o desconto é de má fé. Por exemplo, que nunca existiu aquele preço "De XXX Por YYY", ou que no dia da Black Friday você colocou um preço mais caro por um produto e está alegando que está com desconto e etc. Ou que na véspera você aumentou o preço absurdamente e no dia seguinte colocou o preço normal alegando desconto.

O que pega é a questão do desconto/promoção. Se você não colocar que está com desconto dificilmente vai dar alguma m****.

Do lado da empresa, a defesa mais comum é essa mesmo, alegar que houve flutuação no mercado, que os preços mudam e etc. Se vai colar ou não aí fica a cargo do juiz, que vai pedir a justificativa embasada pro aumento do produto.

O comum hoje em dia é o PROCON agindo praticamente como fiscal do sarney mesmo, nas semanas anteriores a black friday eles criam os históricos de preços deles já se antecipando.

Eu não estou falando isso pra defender a lei. Que coloquem o preço, compra quem quer. Estou falando o que acontece. Conhecimento essencial pra não tomar na jabiraca na minha tentativa fracassada de criar uma loja online.
Num universo tomado como o país inteiro, é claro que existirão exemplos. Só que ainda não é tão comum (e estamos falando do Brasil, país da burocracia). Se o fosse, certamente já teria inviabilizado cada supermercado do país, pois todos sem exceção alteram preços e imediatamente colocam aquela plaquinha de "oferta do dia".

E felizmente que não são mais eficientes em aplicar tais regras, porque é o tipo de coisa que só aumenta a insegurança jurídica e a escassez de produtos. Dado que as empresas passam a ter custos extras que serão repassados nos preços para o consumidor. Também inviabiliza qualquer informação de oferta.

Todas essas multas e regras do PROCON no fim só servem para impactar no valor do produto para o consumidor (e depois essa turminha que pede pro papai governo regular o preço ainda fica brava porque não aparecem mais ofertas e os produtos encarecem).

E a forma de mensuração que você trouxe só comprova o caráter subjetivo que eu demonstrei. É algo impossível de ser mensurado porque preços variam numa economia de mercado. Vai ficar sempre a cargo do humor do burocrata do momento decidir pela subjetividade dele se a alteração de preço é permitida ou não.

PS: eu entendi que você não estava defendendo essa lei.
 
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Wrex

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Mas que informação falsa rapaz?
Pleno 2020 e ainda tem quem trata preço como um valor objetivo e intrínseco. Terraplanismo econômico.

Eu vou desenhar para você: preços não são estáticos.

O preço de um copo de água na cidade de Caxambu custará próximo de zero, porque a oferta é abundante e ninguém por lá está disposto a pagar.
Agora quanto o custa o preço de um copo de água no meio do deserto do Saara? Ora, se um indivíduo está no meio do deserto, ele pagará qualquer valor que tenha disponível, pois um copo de água lhe custa a sobrevivência. A oferta é escassa.
E esse preço que está disposto a pagar, diminui a medida que a oferta aumenta. Ele está disposto a pagar menos pelo segundo copo do que pelo primeiro.

Agora responda: qual é o preço objetivo de um copo de água? É o preço de Caxambu ou é o preço do Saara?
Preços são mera carta de oferta, eles não são intrínsecos e nem fixos. E nem significa que ao estipular um preço alguém é obrigado a pagar por ele.

Isso se chama lei da utilidade marginal decrescente. Uma lei econômica elucidada tem 2 séculos.

Não tem esse negócio de abaixou ou aumentou porque isso tudo é subjetivo. Aumentou em relação a que? Abaixou em relação a que? Em que momento?
Se você comparar os preços da Kabum com uma loja de Shopping, eu te garanto que todos os preços deles sem exceção serão mais baixos. Se comparar com o preço de uma importadora entretanto, todos os preços serão mais altos.
Se comparar o preço da Kabum hoje, com a de 1 ano atrás quando o 1 dólar valia 4 reais, os preços certamente serão mais baixos (peças de informática são cotadas em dólar_.

E aí? Qual desses preços vale? O que é promoção afinal? Quando, onde? Em relação a que?

"Ah, mas o consumidor é idiota e não sabe comparar preços".
Larguem de cara de pau.
Você tá querendo me dizer que um sujeito que compra uma placa de 5000 reais na Kabum não tem Internet e não sabe usar um mísero comparador de preços?
heuheuheuheu.
Kabum é uma loja especializada em produtos de informática. Quem compra ali não é nenhum coitado; do contrário.
O sujeito tem 5000 paus pra desembolsar em uma placa de vídeo, mas não tem pra pagar a mensalidade de internet e pesquisar o preço de um produto de luxo... :kjoinha

E eles compram na Kabum porque muito provavelmente fizeram a comparação e viram que o preço é melhor (caso contrário iriam na loja do Shopping pagar o dobro). Já que vivemos num país em que o custo de vida é maior do que de muito país desenvolvido (ainda que tenha estrutura subsaariana).
Um carro onde o hodômetro marca 0, não é necessariamente um carro 0km.
Um produto retificado, não é um produto novo.

Mesmo um carro com motor zerado, pode ter um volente cheio de semem e cuneiformes fecais. Não é zero km.

Tem problema vender carro usado e produto retificado? Não, não tem problema nenhum, desde que seja transmitida a informação verdadeira ao consumidor.
Pode vender até o carro onde rolou surubão de noronha, não tem problema.

Problema é a mentira, a manipulação, a picaretagem.

Quando vc apresenta um produto com 50% de desconto, isso quer dizer que ele está na metade do preço que estava antes da promoção.
Se tu foi lá e dobrou o preço, só pra depois dar o 50%, tu mexeu no hodômetro. É picaretagem, tu tá usando a relatividade do preço pra justificar a picaretagem.
Mas é ÓBVIO que é uma manobra pra enganar o consumidor, não precisa disso, nunca precisou. Pra que usar dessa manipulação barata pra vender mais?

Tem que ser muito cuck pra aceitar esse tipo de coisa. Agora defender ainda por cima? Jesus... Bem se é teu fetiche ser feito de trouxa... Eu não curto.
 

Cafetão Chinês

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Um carro onde o hodômetro marca 0, não é necessariamente um carro 0km.
Um produto retificado, não é um produto novo.

Mesmo um carro com motor zerado, pode ter um volente cheio de semem e cuneiformes fecais. Não é zero km.

Tem problema vender carro usado e produto retificado? Não, não tem problema nenhum, desde que seja transmitida a informação verdadeira ao consumidor.
Pode vender até o carro onde rolou surubão de noronha, não tem problema.

Problema é a mentira, a manipulação, a picaretagem.

Quando vc apresenta um produto com 50% de desconto, isso quer dizer que ele está na metade do preço que estava antes da promoção.
Se tu foi lá e dobrou o preço, só pra depois dar o 50%, tu mexeu no hodômetro. É picaretagem, tu tá usando a relatividade do preço pra justificar a picaretagem.
Mas é ÓBVIO que é uma manobra pra enganar o consumidor, não precisa disso, nunca precisou. Pra que usar dessa manipulação barata pra vender mais?

Tem que ser muito cuck pra aceitar esse tipo de coisa. Agora defender ainda por cima? Jesus... Bem se é teu fetiche ser feito de trouxa... Eu não curto.
É como explicar economia para uma porta. haha

Caro terraplanista econômico, não adianta fazer essa ginástica mental que daria inveja a Daiane dos Santos. Características de um carro como a cor, a kilometragem e o motor são intrínsecas ao produto. Se o sujeito vende um carro dizendo que é zero, quando não é, então houve uma fraude explicita pois o comprador não está recebendo aquilo pelo qual comprou.

Já o preço, pela milésima vez até tua cabecinha processar: são relativos e não absolutos. O preço não é uma característica intrínseca de um produto. O preço é uma mera estipulação de oferta. O preço é basicamente dizer: "você aceita pagar por esse valor?".

Isso é aula zero de economia.

E olha só que legal: você só compra se quiser. O preço está dado e você tem a informação que basta. Não importa qual era o preço anterior, ele não tem absolutamente nenhuma ligação ao produto atual, já que o que determina um preço é a quantidade de oferta disponível (lei de Say). Ele pode ser menor ou maior e jamais determinístico.
Ele inclusive pode ser diferente para indivíduos diferentes.
O vendedor de um carro pode olhar pra tua cara e dizer: "hmm, aquele ali tem cara de bobalhão, vou cobrar mais caro porque o trouxa vai pagar".

Seguindo essa linha de raciocínio estúpida: se eu oferto um produto hoje, e aparecerem vários interessados, e amanhã eu resolvo alterar o preço, segundo você isso seria "picaretagem".
Ninguém poderia pedir um desconto também. Já que isso seria passar o vendedor pra trás.

Agora use a lójica econômica que aprendeu com venezuelanos e discorra: qual é o preço factual de um copo de água?
 
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Poor_Boy

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Eu ja comprei 3 pcs montados, mas confesso que nem lembro se chegou no prazo, nunca liguei muito pra prazo, contanto que nao seja um atraso absurdo

Nunca precisei de RMA tambem

Ja na terabyteshop me venderam um produto que nao tinha no estoque, me enrolaram enrolaram e no final devolveram o dinheiro, depois de mais enrolação ainda
Não tem loja santa, mas eu sou frequentemente cliente da Kabum, e nunca tive problema. Já cancelei pedido com reembolso de boleto, e estornaram o valor em 3 dias.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
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É como explicar economia para uma porta. haha

Caro terraplanista econômico, não adianta fazer essa ginástica mental que daria inveja a Daiane dos Santos. Características de um carro como a cor, a kilometragem e o motor são intrínsecas ao produto. Se o sujeito vende um carro dizendo que é zero, quando não é, então houve uma fraude explicita pois o comprador não está recebendo aquilo pelo qual comprou.

Já o preço, pela milésima vez até tua cabecinha processar: são relativos e não absolutos. O preço não é uma característica intrínseca de um produto. O preço é uma mera estipulação de oferta. O preço é basicamente dizer: "você aceita pagar por esse valor?".

Isso é aula zero de economia.

E olha só que legal: você só compra se quiser. O preço está dado e você tem a informação que basta. Não importa qual era o preço anterior, ele não tem absolutamente nenhuma ligação ao produto atual, já que o que determina um preço é a quantidade de oferta disponível (lei de Say). Ele pode ser menor ou maior e jamais determinístico.
Ele inclusive pode ser diferente para indivíduos diferentes.
O vendedor de um carro pode olhar pra tua cara e dizer: "hmm, aquele ali tem cara de bobalhão, vou cobrar mais caro porque o trouxa vai pagar".

Seguindo essa linha de raciocínio estúpida: se eu oferto um produto hoje, e aparecerem vários interessados, e amanhã eu resolvo alterar o preço, segundo você isso seria "picaretagem".
Ninguém poderia pedir um desconto também. Já que isso seria passar o vendedor pra trás.

Agora use a lójica econômica que aprendeu com venezuelanos e discorra: qual é o preço factual de um copo de água?
Acho que tu é a pior vitrola quebrada que eu já vi na vida.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
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Acho que ninguém leu a nota da Kabum sobre essa questão do Rato Borrachudo:


Aparentemente a ação não era nem contra a empresa do tal Rato Borrachudo e envolvia questões como divulgação de preços equivocados na hora da comparação com outras lojas.

Vou olhar o processo com calma, mas se o que justificou o ajuizamento da ação foi isso (preços errados no aplicativo), entendo perfeitamente o lado da Kabum. O que deve ter de nego retardado que olha o preço errado no aplicativo e quer tentar forçar a loja a cumprir o preço ali exposto (que sequer bate com o preço exposto no site da loja)...
 
D

Deleted member 219486

Acho que ninguém leu a nota da Kabum sobre essa questão do Rato Borrachudo:


Aparentemente a ação não era nem contra a empresa do tal Rato Borrachudo e envolvia questões como divulgação de preços equivocados na hora da comparação com outras lojas.

Vou olhar o processo com calma, mas se o que justificou o ajuizamento da ação foi isso (preços errados no aplicativo), entendo perfeitamente o lado da Kabum. O que deve ter de nego retardado que olha o preço errado no aplicativo e quer tentar forçar a loja a cumprir o preço ali exposto (que sequer bate com o preço exposto no site da loja)...


A questão de preços divergente acontece até em buscadores de ofertas conhecidos. Se existia problema tem que ter uma relevância alta para eles argumentarem isso se empresas parceiras também sofrem de bugs ou falta e atualização nos seus sites.
 
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