Relato de alguém que jogou 22 horas e acabou de dropar o jogo:
O jogo é bom. Mas ele é zoado em coisas triviais que podem estragar a experiencia completamente.
Vamo falar do que é bom:
-Ambientação sensacional. Poucos minutos jogando tu já se sente imerso no mundo do jogo. Andar por campos cavalgando é gratificante por si só, ver as atividades de uma cidade é bem "crível", andar numa floresta te faz sentir desolação, a noite é perigosa e quieta, a chuva é tão climática que faz ter vontade de ficar debaixo de uma cobertura somente observando ela passar...
-Trilha e visuais lindos. Excelente trabalho de verdade. Me peguei parado somente escutando a trilha ou "sentindo" o mundo.
-A narrativa é boa, com personagens interessantes. Empolga, até mesmo as sides bestinhas por conta do contexto histórico.
-Contexto histórico. Trabalho incrível da Warhead em conseguir transcrever assuntos históricos em forma de jogo. Isso não é fácil. Não somente por conta da pesquisa e fidelidade, mas sim de tornar tudo isso interessante.
-Algumas quests e eventos do jogo são pensados justamente para apresentar alguns conceitos da época, e funciona muito bem. Me deparei com momentos bem interessantes e hilários, me fazendo realmente curtir toda a vibe do jogo. Eu acho isso muito interessante, passar conteúdo educacional de maneira interativa e interessante.
-Forte elemento de Role Play, com várias possibilidades de abordagens, fazendo o jogador pensar antes de agir.
-Alguma mecânicas bem interessantes, como o sistema de "fidelidade" com vendedores, o sistema de status social/Aparência, diferentes leis fazendo o jogador entender e se importar mais com o mundo, o sistema de alquimia, o sistema de aprender a ler...
Agora, o que faz dele ser algo bem ruim:
- O sistema de save é falho, muito falho, e não importa o que dizem a respeito disso. Entendo a ideia de fazer o jogador aceitar suas escolhas, mas foi aplicado da maneira mais errada possível. O jogo não permite que tu jogue só "meia horinha antes de dormir", o que me fez me perguntar, porque eu to jogando isso se não é pra me entreter?
-O combate é burocrático. Ele só funciona quando esta armado contra apenas um NPC. coloque mais de um ou retire a espada e o jogo simplesmente quebra. O mano a mano é terrível, mas pior do que isso é quando tem 2 ou mais inimigos juntos. Simplesmente não funciona. O que leva pro próximo ponto. Isso sem levar em conta que as vezes o boneco simplesmente não te obedece.
-Um dos grandes chamariz do jogo é "viver uma épica batalha", e bom, isso acontece, mas simplesmente não funciona. Foi uma das coisas mais terríveis que já tentei jogar, e o motivo de me fazer abandonar o jogo. É nesse momento que o jogo quebra uma das coisas que mais estava gostando, que é o fator Role Play. Ele simplesmente me obriga a participar da guerra, e meu personagem estava sendo evoluindo como Thief/Diplomático. Além de me obrigar com um personagem que não é próprio pra isso, toda a dinâmica é simplesmente ruim, que era justamente pra ser um dos pontos alto do jogo.
-O sistema de degradação/Uso de itens. Eles estragam ou se degradam muito mais rápido do que você consegue obter novos. E tudo no jogo é trabalhoso de conseguir e muito caro de se comprar. Não se sei no end-game isso melhora, mas até onde cheguei, você esta sempre no perrengue, com equipamentos ruins, itens de pouca qualidade, e assim vai... E sinceramente não acho que isso mude dado as circunstancias do jogo.
-Bugs insignificantes recorrentes. São daqueles bugs que não quebram o jogo (pelo menos pra mim não quebrou), mas acontecem tão facilmente que chega a irritar, fazendo com que você evite algo pois sabe que vai bugar.
-A proposta de ser realista não é seguida a risca pelos devs, introduzindo mecânicas que não fazem sentido nenhum que podem quebrar a experiência até certo ponto. O mesmo jogo que não me permite dormir em outra cama além da minha pra poder salvar, me permite chamar o cavalo a qualquer instante e ele spawnar a 2 metros de distancia, assim como um RPG fantasioso. Também é espalhado de caldeirões de comida pelo mundo, não importando a condição climática, sempre esperando o jogador chegar e comer. Se não tivesse essas abordagens, o jogo quebraria, então, por que manter se é pra ter essas soluções burocráticas apenas pra chatear o jogador? Remove de vez ou trás uma outra abordagem.
-E por fim, e não menos importante, o desempenho. O jogo exige muito do PC, muito mais do que devia, me fazendo recorrer a monitoramento de temperatura, coisa que não fazia a anos. Sem falar dos constantes loads que são demorados.
Estava achando um jogo que vale a pena conferir, principalmente para aqueles que gostam de história, mas algumas coisas vão fazendo a experiência ficar menos interessante até o ponto de um estopim.
Os problemas técnicos podem ser solucionados, também podem colocar alguns bandaids em algumas mecânicas para melhorar a experiência, mas tem algumas coisas que dificilmente serão alteradas.
E temos a primeira decepção do ano.