O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Limite para infrações e punições.

Status
Não está aberto para novas respostas.

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
O assunto está sendo discutido internamente. Modificações podem ser feitas - ou não.

Há um tempo atrás o Ed fez o seguinte tópico:

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/novidades-sobre-infrações-e-punições.252810/

Que teve o intuito de definir e formalizar até quantos pontos cada pessoa pode somar em seu nome antes de ser banido.

Está mais do que claro que as advertências são um meio para demonstrar que tal comportamento ou determinada mensagem vai contra as regras expostas no fórum e não foram feitas para serem eternas, havendo sim um valor que automaticamente causará o banimento de um usuário.

No início se imaginou que 5 pontos seriam já suficiente para isso, mas esses 3 anos demonstram que esse valor seria desproporcional e até fora do que está hoje valendo, onde 3 travamentos pela mesma infração já geraria banimento.

Portanto foi decidido que a partir de agora 15 pontos irão servir como um parâmetro para decidir a ocorrência ou não de um banimento, deve sempre ter o máximo de cuidado com o número de infrações que cada um tem, pois é de inteira responsabilidade o acúmulo dessas.

Quem está com 14 pontos em seu nome, deve ter ciência que o próximo ponto poderá ser banido e quem passou desse valor será a mesma coisa.

Para deixar mais claro, esse valor corresponde como escrito como uma base de decisão, uma amostra do comportamento do usuário e de seus erros, servindo de tal forma para que a moderação analise e reflita se a ação a tomar nesse momento será ou não o banimento do usuário.

Apenas para relembrar cada pontuação relacionada a cada advertência:

Discriminação (contra raça, credo, etnia ou orientação sexual) - 2 pontos
Flame (postagens que geram desordem ou incitam tumultos) - 2 ponto
Flood (postagens vazias, que nada acrescentam à discussão) - 2 ponto
Insulto a outro (s) membro (s) - 2 pontos
Linguagem inapropriada - 1 ponto
Perseguição a outro membro - 2 pontos
Pirataria / Spam - 2 pontos
Postagem inapropriada - 2 pontos
Tópico criado irregularmente - 1 ponto
Violação a regra de assinaturas - 1 ponto
Desvirtuamento-1 ponto.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Dúvida.

Conta o número de warnings ou de pontos?

Por exemplo, tenho acumulados, seis warnings em quatro anos. Contudo, a pontuação dá nove.

Tomo como parâmetro seis ou nove?

Se for por pontos, o ban está a caminho :ksnif
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Dúvida.

Conta o número de warnings ou de pontos?

Por exemplo, tenho acumulados, seis warnings em quatro anos. Contudo, a pontuação dá nove.

Tomo como parâmetro seis ou nove?

Se for por pontos, o ban está a caminho :ksnif

Pontos, você tem 9 acumulados, mais 6, será banimento, mas isso de fato não precisa ocorrer.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Outra.

Independente do critério, e a galera que atualmente já ultrapassou o número de warnings ou pontos, conforme o caso.

É ban automático? Estão na berlinda?
 


Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Pontos, você tem 9 acumulados, mais 6, será banimento, mas isso de fato não precisa ocorrer.


Complicado.

Uma vez tomei dois pontos por postar o gif "passei pelo tópico".

Acho que não seria nem para pontuação, no máximo um, uma vez que a gravidade é ínfima.

Na teoria, usuário de oito anos de fórum, que poste um gif do cara correndo em cima do porco para dizer que passou pelo tópico, uma vez por ano, pode ser banido, mesmo sem ter histórico problemático.
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Outra.

Independente do critério, e a galera que atualmente já ultrapassou o número de warnings ou pontos, conforme o caso.

É ban automático? Estão na berlinda?

Berlinda, quem passou dos 14 pontos, está no limite e mais um será banimento.

Complicado.

Uma vez tomei dois pontos por postar o gif "passei pelo tópico".

Acho que não seria nem para pontuação, no máximo um, uma vez que a gravidade é ínfima.

Na teoria, usuário de oito anos de fórum, que poste um gif do cara correndo em cima do porco para dizer que passou pelo tópico, uma vez por ano, pode ser banido, mesmo sem ter histórico problemático.

Apenas para ter 15 pontos não é meramente uma advertência que gerará isso, no mínimo, mais de 7.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.485
Reações
133.976
Pontos
1.779
Sim, é exatamente a soma da pontuação ativa ou não, que estamos considerando.

No seu caso você tem 7 pontos, 4 desses inativos.


Então se eu acumular, digamos nos proximos 3 anos, mais 8 pontos serei banido.

Acredito que menos pontos em um intervalo de tempo menor, se acumulados, seria algo mais justo. Suponhamos para exemplificar que a pessoa acumule 10 pontos no período de um ano, geraria o ban como descrito. Entretanto, aquele ponto mais antigo, o primeiro, depois de um ano, digamos, deveria desaparecer da acumulação.
Nem na legislação penal há crime que possa ser eternamente punido, chega um momento que o direito de punir do Estado deixa de existir.
Deveriam pensar nisso. Só minha sugestão para o assunto.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Sugiro rever esses critérios e sempre avaliar caso a caso, a periodicidade das infrações (infrações graves e cometidas em curto espaço de tempo tem peso maior que deslizes esporádicos de usuários antigos, ainda que, em quantidade, estes possam ser maiores que aqueles), a gravidade das mesmas (ainda que haja uma tipificação para insulto, existem insultos mais ou menos graves, tanto que tem posts que geram travamento sem sequer depender da pontuação), a conduta geral do usuário e contribuição para o fórum.

Se for adotar como regra estritamente objetiva e cega, injustiças serão cometidas.

Sugiro também adotar o critério dos warnings e não da pontuação, justamente por, na sistemática atual, termos punições desproporcionais às infrações (por exemplo, flood).
 

Inu no Taishou

Lenda da internet
Mensagens
33.710
Reações
10.790
Pontos
1.819
Hahahaha. Tem uma pancada de cara no consoles e no VT que agora vão ficar com o cu na mão. Boa moderação!
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Berlinda, quem passou dos 14 pontos, está no limite e mais um será banimento.



Apenas para ter 15 pontos não é meramente uma advertência que gerará isso, no mínimo, mais de 7.


Pelas minhas contas, o user hipotético do gif do porquinho vai, em oito anos, devido a oito postagens de "passei pelo tópico", acumular 16 ponto, dois por post.

Será banido, mesmo se levando em conta:

- o espaço intercalado das infrações;
- a falta de gravidade das mesmas (não, um gif desses não prejudica o bom andamento do fórum, a moral, os bons costumes, etc.).
- tirando os gifs, a conduta irrepreensível do usuário e eventualmente contribuição com bons posts e tópicos, levando-se em conta que as punições terão ocorrido apenas pelo flood anual.

Sugiro levar as sugestões acima ao conclave.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.485
Reações
133.976
Pontos
1.779
No final, com esse sistema, quanto mais antigo for o usuário, menos pontos ele pode tomar. Digamos que um cara passe dez anos postando aqui, como já tem muitos, esses estarão bem mais perto de tomar um ban, caso acumulem os pontos nesses dez anos.
Mais lesivo ao fórum é um cara que em um período de um ano, por exemplo acumula dez pontos, por exemplo.
Ficar eternamente sem tomar warnings, por melhor que seja o user, é meio dificil, acredito.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Mas os pontos expiram não?

Nesse caso tem como ser banido sem nunca ter sido travado?
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
No final, com esse sistema, quanto mais antigo for o usuário, menos pontos ele pode tomar. Digamos que um cara passe dez anos postando aqui, como já tem muitos, esses estarão bem mais perto de tomar um ban, caso acumulem os pontos nesses dez anos.
Mais lesivo ao fórum é um cara que em um período de um ano, por exemplo acumula dez pontos, por exemplo.
Ficar eternamente sem tomar warnings, por melhor que seja o user, é meio dificil, acredito.



Se for mantida a sistemática adotada, no mínimo, poder-se-ia adotar um prazo de "prescrição" definitivo dos warnings.

Hoje, eles expiram em determinado período (não sei qual), para únicos fins de travamento.

Já que agora foi criada a figura do banimento por pontos, acho coerente também que se fixe um prazo (maior, óbvio), para que os warnings expirem em definitivo e não sejam considerados para banimento.

Minimizaria a questão "infrações reiteradas e em curto espaço de tempo x infrações intercaladas e esporádicas".
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Mas os pontos expiram não?

Nesse caso tem como ser banido sem nunca ter sido travado?



Na teoria sim.

Existe prescrição de warning para fins de travamento.

Para fins de banimento, não.

Então, no caso hipotético que formulei acima, o cidadão, recebendo dois pontos por ano por floodar, nunca seria travado, pois para esta finalidade, eles expiram.

Paradoxalmente, seria banido ao final de 8 anos de fórum, por infrações menores, espaçadas e esporádicas (?!).
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Pelas minhas contas, o user hipotético do gif do porquinho vai, em oito anos, devido a oito postagens de "passei pelo tópico", acumular 16 ponto, dois por post.

Será banido, mesmo se levando em conta:

- o espaço intercalado das infrações;
- a falta de gravidade das mesmas (não, um gif desses não prejudica o bom andamento do fórum, a moral, os bons costumes, etc.).
- tirando os gifs, a conduta irrepreensível do usuário e eventualmente contribuição com bons posts e tópicos, levando-se em conta que as punições terão ocorrido apenas pelo flood anual.

Sugiro levar as sugestões acima ao conclave.

Bem, se uma pessoa faz flood por diversas vezes, de forma incisiva, não existe muita defesa quanto a isso, será sim banido pelo acumulo de suas infrações.

Afinal ser advertido por 7 vezes pela mesma coisa é algo bem sem sentido, mesmo porque está nas regras, se uma pessoa é travada 3 vezes pelo mesmo erro, é automaticamente banida na terceira.

Mas normalmente é uma somatória que vária e não apenas um caso sequencial de erro.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Na teoria sim.

Existe prescrição de warning para fins de travamento.

Para fins de banimento, não.

Então, no caso hipotético que formulei acima, o cidadão, recebendo dois pontos por ano por floodar, nunca seria travado, pois para esta finalidade, eles expiram.

Paradoxalmente, seria banido ao final de 8 anos de fórum, por infrações menores, espaçadas e esporádicas (?!).


isso seria mais difícil de acontecer, mas poderia acontecer de gente ser banida depois de ser travada só uma vez antes
(na prática um t0 like)
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.485
Reações
133.976
Pontos
1.779
Na teoria sim.

Existe prescrição de warning para fins de travamento.

Para fins de banimento, não.

Então, no caso hipotético que formulei acima, o cidadão, recebendo dois pontos por ano por floodar, nunca seria travado, pois para esta finalidade, eles expiram.

Paradoxalmente, seria banido ao final de 8 anos de fórum, por infrações menores, espaçadas e esporádicas (?!).


Chega a soar muito estranho, no mínimo. Seria como alguém que rouba uma galinha por ano durante oito anos ser condenado a morte.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Acho a intenção legal, mas a aplicação extremamente falha DarkShade.

Isso é legal para pegar aquela galerinha que acumula muitos pontos em pouco tempo, mas é EXTREMAMENTE injusto com quem tem muito tempo de casa. Por exemplo, um user com 1 anos de casa acumular 15 pontos é completamente diferente de um user com 10 anos de casa acumular os mesmos 15 pontos.

Acredito que criar um prazo prescricional para estes pontos seria o ideal. Coloca um prazo grande, tipo dois ou 3 anos para a pontuação contar para o ban. Após isso, os pontos perdem a validade e começa a contagem novamente.

Assim, a regra teria uma efetividade plena e justa, pois atingiria seu objetivo inicial (que é conter a ação de users problemáticos a médio prazo) e não seria injusta com bons users antigos que podem acabar sendo banidos daqui a 8 anos só pq acumularam um monte de warning besta por postar gif do michael jackson durante todos esses anos.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.947
Reações
57.004
Pontos
2.164
Sou a favor desse sistema de pontuação tabelado!

Mas banimento acho que cada caso é um caso e deve ser analisado se realmente deve-se banir.
Digo o porquê. Alguns users são ácidos, flooda, polêmico, ou desvirtua o assunto e o cara acaba acumulando esses warnings, mas não quer dizer que ele seja um usuário ruim.

Exemplo: neil young.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.893
Reações
7.686
Pontos
453
Em breve haverá uma grande baixa na quantidade de istas da pasta consoles com este novo limite sendo implantado, o fim está próximo.:kkk
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
isso seria mais difícil de acontecer, mas poderia acontecer de gente ser banida depois de ser travada só uma vez antes
(na prática um t0 like)


Estou apenas teorizando para demonstrar que, por melhor que sejam as intenções, aplicar a regra de modo cego pode e vai gerar distorções, como possíveis perdas de bons usuários.

E insisto: a qualidade do fórum é proporcional a dos usuários. OS se mantém graças aos mesmos, não à administração competente, interessada e engajada.

Ainda, a moderação existe para o fórum e não o contrário.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.427
Pontos
1.444
Façam como eu, não tomem advertencias ou travamentos que fica de boa. :kdiabo

Mas sério, com certeza é bom ter um limite. Como são 15 pontos acho que ainda vale pegar todo o histórico (mas talvez fosse melhor um limite, como 5 anos). Também sou a favor de um limite para um prazo menor, como 6 pontos em 6 meses ou 10 pontos em um ano já mandassem o ser problemático para vala (não necessariamente os 2, apenas uma variação da regra para o pessoal não pensar que porque está longe do limite ainda pode abusar).


p.s. tive sorte no meu começo de vida aqui no forum, dos meus primeiros posts, metade eu me dava ban...
p.p.s. antigamente meu remédio para quando me estressava (aqui também) era estourar umas cabeças em UT.
p.p.p.s. vocês podem xingar quem quiserem do que quiserem aqui, só não digitar (acho até que dizer em voz alta alivia mais).
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Acho a intenção legal, mas a aplicação extremamente falha DarkShade.

Isso é legal para pegar aquela galerinha que acumula muitos pontos em pouco tempo, mas é EXTREMAMENTE injusto com quem tem muito tempo de casa. Por exemplo, um user com 1 anos de casa acumular 15 pontos é completamente diferente de um user com 10 anos de casa acumular os mesmos 15 pontos.

Acredito que criar um prazo prescricional para estes pontos seria o ideal. Coloca um prazo grande, tipo dois ou 3 anos para a pontuação contar para o ban. Após isso, os pontos perdem a validade e começa a contagem novamente.

Assim, a regra teria uma efetividade plena e justa, pois atingiria seu objetivo inicial (que é conter a ação de users problemáticos a médio prazo) e não seria injusta com bons users antigos que podem acabar sendo banidos daqui a 8 anos só pq acumularam um monte de warning besta por postar gif do michael jackson durante todos esses anos.


Concordo, foi o que sugeri, só que usei o gif do cara passando correndo em cima do porquinho como exemplo.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Bem, se uma pessoa faz flood por diversas vezes, de forma incisiva, não existe muita defesa quanto a isso, será sim banido pelo acumulo de suas infrações.

Afinal ser advertido por 7 vezes pela mesma coisa é algo bem sem sentido, mesmo porque está nas regras, se uma pessoa é travada 3 vezes pelo mesmo erro, é automaticamente banida na terceira.

Mas normalmente é uma somatória que vária e não apenas um caso sequencial de erro.


São opiniões.

Realmente não vejo flood como o crime capital, a heresia suprema.

Alguns acho até bem bacanas, tipo o do porquinho.

Mas nem posto mais, pra não tomar warning.

Enfim, ainda acho ponderação a melhor saída, o cara pode ser um floodador esporádico, ter surtos de flood e, ao mesmo tempo, ser um excelente usuário, proporcionando conteúdo ao fórum.

Banir por banir, não vejo sentido.

No mais, pode até não concordar, mas apenas solicito que leve as minhas e demais sugestões dos usuários à equipe de moderadores.
 

Sharrakor_FO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.249
Reações
4.274
Pontos
1.304
Pra quê essa ânsia de banir os outros?

Banimento deveria ser única e exclusivamente para quem está atrapalhando o andamento do fórum e não parece que vai melhorar. Várias dessas infrações aí são coisas que não perturbam em nada o fórum a longo prazo, são problemas pontuais. É tipo dar pena perpétua pra alguém que toma várias multas por dirigir sem portar documento de habilitação.
 

CrazyPXT

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
1.833
Reações
4.123
Pontos
1.194
Acho que eu sou meio burro, é que nunca fui travado ou nada, então quero entender.

Banimento = travado, ou é ser banido mesmo, perder a conta e etc?

Se a resposta for a segunda, como funciona o travamento automatico?

Um abraço.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Pra quê essa ânsia de banir os outros?

Banimento deveria ser única e exclusivamente para quem está atrapalhando o andamento do fórum e não parece que vai melhorar. Várias dessas infrações aí são coisas que não perturbam em nada o fórum a longo prazo, são problemas pontuais. É tipo dar pena perpétua pra alguém que toma várias multas por dirigir sem portar documento de habilitação.


Concordo.

Ban, na minha opinião, apenas para infrações gravíssimas e casos sem volta.

De resto, boa parte dos bans que já aconteceram, poderiam muito bem se limitar a travamentos mais prolongados, tipo, seis meses.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.485
Reações
133.976
Pontos
1.779
Eu sei que eu to lascado, de qualquer jeito. Frequento aqui desde os anos 90, e nos ultimos seis meses tomei foi 7 pontos. Não duro mais um ano
70vqJZK.gif
 

Alpha Genesis

Supra-sumo
Mensagens
728
Reações
1.333
Pontos
173
Realmente, parece ser bem injusto levando em conta usuários antigos, afinal, o cara seria banido por pequenos erros que ele acumulou com o tempo. E ninguém é perfeito, dificilmente alguém que posta e participa regularmente(principalmente durante 8, 9, 10 anos) irá manter o "comportamento padrão" o tempo inteiro. Sempre vai rolar uma provocaçãozinha, um flood, um debate mais acalorado. A vida do cara(fora daqui) pode moldar seu comportamento de forma que ele acabe extravasando um dia ruim por aqui(ou como dizem, "despirocar").

Por outro lado, é positivo porque o número de briguinhas toscas, desvirtuamentos, provocações e floods diminuem bastante. Só que se as regras forem rígidas demais, o forum pode acabar mudando a própria imagem e atingindo um novo público(menor, talvez). Acredito que todos estejam aqui por lazer, então tem muita gente que não leva o forum tão a sério. Tem cara que só vem se divertir, dar uma zoada e falar com os amigos. Se cada "flood" resultar em um warning, eu nem sei o que vai acontecer com o forum. Até mesmo users famosos(não todos, óbvio) tendem a floodar vez ou outra, isso que também tem usuários que floodam praticamente o tempo todo(e às vezes são considerados bons users). Enfim, é arriscado. Eu até sou a favor, gostei da ideia, mas se o T0 já fez uma limpa, isso aí vai "dizimar a população".
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo