O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Livin' in Paraguay [Relato]

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Eae tetas, falei em alguns tópicos que mudei recentemente para Ciudad del Este, e estou passando por alguns perrengues e algumas dúvidas aqui. E o @Piga deu a ideia de criar esse tópico, vou contar um pouco do meu relato, e se vocês tiverem alguma dúvida sobre como é a vida aqui, podem perguntar que eu tento responder.


Pseudim, como caraleos alados macedônicos você foi parar no Paraguai?

Vou fazer uma versão resumida: tudo começou em 2016, quando eu trabalhava em uma empresa de software voltado para o segmento agro, e vim pra cá para atender uma empresa desse segmento, que estava a avaliar um sistema de CRM. O filho do dono começou a me seguir no LinkedIn, Insta e Facebook (saímos tomar umas brejas juntos na ocasião, o cara era bem parceiro), e seguiu acompanhando o que eu compartilhava sobre o meu trabalho.

Lá por agosto do ano passado ele me ligou, falou que estava gostando do que eu estava fazendo na empresa nova, e que estava pensando em adotar uma pegada semelhante à minha na comunicação da empresa que ele estava inaugurando com o pai, e pediu para conversarmos. Vim até aqui, ele já me apresentou como gerente de marketing pra todo mundo hahah a proposta foi muito boa, em dólar, e convertendo pra reais dava quase 4x o que eu ganhava no Brasil (ainda fiz um corpo mole falando que tinha imóvel no BR e que não pagava aluguel, eles se propuseram a pagar meu aluguel também).

Proposta irrecusável, aceitei, pedi até novembro pra encerrar tudo na empresa em que eu estava, ele aceitou. Em novembro juntei minhas trouxas e vim.


Você comprou tudo novo ou trouxe suas coisas de Cascavel?

Trouxe tudo. Cascavel, pra quem não sabe, fica a 150km da fronteira, então é relativamente perto. Paguei R$ 1.900,00 para um paraguaio - registrado na aduana paraguaia como "freteiro de mudança" - ir buscar minha mudança, desmontar tudo lá, carregar, trazer até aqui, fazer o trâmite nas aduanas (já explico) e montar tudo aqui em Ciudad del Este. Fiz várias contas, meus móveis em Cascavel eram novos, eu ia ter muita perda em vendê-los usados e comprar novo aqui. Segundo meus cálculos, valeu muito a pena.

Como é o trâmite aduaneiro: você faz uma relação dos seus itens que está carregando na mudança, para na aduana brasileira, o fiscal da Receita Federal confere tudo e libera. Aqui é necessário o dono da mudança estar presencialmente. Depois, na aduana paraguaia, é necessário pagar um imposto de G$ 600.000 (mais ou menos R$ 485,00) para poder entrar com seus itens. Aqui não é necessário estar presencialmente, e esse valor já estava incluso nos R$ 1.900 cobrados na mudança.

Aqui no Paraguai precisei comprar alguns transformadores, pois a energia é 220v, e as minhas coisas eram todas 110v. Mas isso é bem barato aqui.


Como é o custo de vida de se morar no Paraguai?

Morando em Ciudad del Este eu tenho o melhor dos dois mundos. Foz do Iguaçu está a uma ponte de distância, então eu tenho acesso muito fácil ao Brasil quando necessário. Contudo, durante a semana, atravessar a ponte de carro é bem difícil, podendo levar até duas horas a depender do horário. Eu tento sempre atravessar antes das 07:00 ou depois das 19:30. No sábado é preciso atravessar ainda mais cedo pro lado brasileiro, senão pode ter certeza que vai ficar pelo menos uma horinha preso. No domingo é "suave", praticamente nada de movimento. Então, a depender da necessidade, eu sempre peso o que vale mais a pena, e me programo conforme isso.

Eletrônicos, em geral, são mais baratos no Paraguai. O imposto de importação aqui é de 10%, e no Brasil, a depender do item, pode chegar a 100%. Se eu não encontro algo pra vender aqui, posso facilmente usar o eBay ou a Amazon.com pra fazer a compra, e através de um serviço de courier, recebo a encomenda aqui no PY, pagando uma merreca de frete e imposto. Isso está sendo uma maravilha. Uma coisa "exótica" é que aqui não existe endereço. Esquece CEP, esquece número de casa, isso é uma zona hahahaha resolvi isso recebendo as encomendas na empresa, mas tem gente que paga por uma caixa postal. Vou fazer isso logo logo, é super barato, coisa de R$ 30,00/mês.

Gasolina está, em média, R$ 4,60 o litro aqui em Ciudad del Este, e a qualidade da gasolina é superior, então eu sempre, sempre, sempre abasteço meu carro aqui. Ciudad del Este, além de Foz do Iguaçu, faz fronteira também com Puerto Iguazú (Argentina), e lá na Argentina a gasolina é ainda mais barata, custando em média R$ 3,30 o litro. Mas o processo pra entrar na Argentina é muito burocrático e eu tenho ranço de argentino, então prefiro pagar mais caro e ficar por aqui hahahah.

Mercado é mais barato no Brasil. O guarani (moeda oficial do Paraguai) se valorizou muito nos últimos anos em relação ao real, e isso fez com que valha MUITO a pena atravessar a ponte e fazer o mercado, principalmente em atacadistas (onde posso comprar grande volume, pra me abastecer por 15 dias ou um mês). Geralmente faço isso no domingo a tarde, onde não existe fila nenhuma na Ponte da Amizade. Inclusive, se tem alguém de Foz do Iguaçu lendo, não vai me deixar mentir: é mais comum ver paraguaio na fila do caixa do mercado do que brasileiro. Deixo pra ir no mercado aqui no Paraguai quando preciso comprar apenas alguns itens, ou pra comprar frutas/verduras (aqui é até um pouco mais caro, mas a qualidade é melhor).

Aluguéis em Ciudad del Este estão inflacionados por conta da grande quantidade de brasileiros fazendo medicina. Inclusive, sempre que percebem que eu sou brasileiro, perguntam se eu vim fazer medicina. Eu sinceramente estou cagando pra isso porque a empresa se prontificou a pagar meu aluguel, mas estou num apto de 3 quartos, com sacada, 75m², pagando G$ 3.500.000,00 (R$ 2.850,00 +-), já inclusos água e condomínio. O prédio tem porteiro 24h, piscina aquecida e jacuzzi coletiva (não tenho coragem de usar hahahaha). Não achei caro comparando com a realidade brasileira, mas todos dizem que há três ou quatro anos esse valor cairia pela metade facilmente.

Energia elétrica é muito, muito barata. A Itaipu Binacional fica a apenas alguns km daqui, e pra quem não sabe, ela é suficiente pra abastecer a demanda de energia elétrica de toda a região e ainda sobra energia pra vender pro BR. Eu tive um consumo de 500 kW/h no meu primeiro mês de Paraguai, e meu custo foi de G$ 180.000,00, ou R$ 140,00. Inclusive estou estudando a ideia de começar a brincar de minerar cripto aqui, TEM MUITA GENTE QUE FAZ ISSO AQUI.


E a qualidade de vida, como é?

Eu tinha um preconceito gigantesco antes de vir pra cá. Conhecia pouca coisa do Paraguai fora a área comercial de Ciudad del Este, e aquele lugar é um nojo do caraleo. Um bando de gente imunda (e não estou falando dos paraguaios não, a maioria dos imundos é brasileiro) com comportamento mais imundo ainda, uma sensação constante de perigo, e eu meio que achava que o país todo seria assim. Não poderia estar mais enganado.

Há áreas de Ciudad del Este muito boas de se morar, como os arredores do Lago de la Republica (que é onde eu moro), ou o Paraná Country Club. E nessas áreas existem opções de lazer - principalmente gastronomia - surpreendentemente maravilhosas. Restaurantes italianos, árabes, japoneses, bistrôs, tudo num capricho muito grande. Ciudad del Este tem uma escola famosa de chefs, e acredito que por conta disso muitos ficaram e montaram seus estabelecimentos. Digo pra vocês sem medo nenhum que tem restaurante em Ciudad del Este que dá de 10x0 em muito restaurante famosão de SP, onde você gasta 1/4 menos comendo muito melhor.

Nível de segurança nas ruas, fora da muvuca da área comercial fronteiriça, não difere muito do Brasil: não ande com seu celular à mostra, não deixe sua carteira no bolso de trás, e você provavelmente não vai ter problema nenhum. Nos lugares citados acima, principalmente o Country Club - que é um condomínio fechado - você pode andar com um maço de dólares na mão que ninguém vai te incomodar.

Sobre saúde, dizem que há hospitais muito bons. Mas eu, talvez por preconceito, prefiro me consultar em Foz do Iguaçu. Por segurança, mantive pagando minha Unimed no Brasil, e a empresa está me pagando Unimed aqui do Paraguai, talvez mais pra frente eu dê uma chance ao sistema de saúde particular daqui. Tudo o que é do governo aqui é muito, muito, muito, muito suspeito. 100000000x mais do que no Brasil.

Propina come solta em tudo. Quando eu mudei, todo mundo que descobria que eu era novo conhecia algum policial com maracutaia pra tirar documentação paraguaia, "baratinho e rápido". Eu fui pelas vias legais corretas, e ainda estou aguardando minha documentação de residente paraguaio. Se você andar com um veículo de placa brasileira aqui, dentro da cidade é ok (desde que você não faça parte de um acidente... os caras cercam brasileiro mesmo quando ele tinha razão, pra querer linchar, fazer pressão, etc.), mas se você for pegar a estrada, pode separar a grana do cafezinho pros guardas, o "regalito". Avistando placa brasileira eles vão te parar, te incomodar até você oferecer propina pra eles. Eu estaria mentindo se dissesse que isso acontece 100% das vezes, mas seria bem realista dizendo que acontece em 99%. A exceção é se você dirige um carro muito "de rico", aí não te incomodam.

Eu estou tendo um problema sério com isso, pois arrumei uma paraguaia de Santa Rita, que fica a uns 40 min de distância de Ciudad del Este, e toda vez que vou ver a nega, sou agraciado pela boa vontade dos guardas em querer garantir que tudo no meu carro está funcionando, que eu tenho todos os itens de segurança, até mesmo os não obrigatórios. Ou seja, sempre acabo morrendo com G$ 40.000,00 ou G$ 50.000,00. Depois de ter sido parado umas 5x eu já aprendi, deixo até fácil no painel a grana da propina.


TL;DR: Balanço Geral

Estou bem contente aqui. Estou ganhando muito bem, quando eu converto meu salário em Reais eu quase choro de emoção. Vou ter condições de viver bem aqui no Paraguai, sem precisar me privar de sair comer alguma coisa, pegar um cineminha, fazer uma viagem, e ainda guardar uma graninha considerável. E quando preciso de algo "padrão brasileiro", atravesso a ponte e estamos ali.

Futuramente eu vou atualizando o tópico conforme vou conhecendo as outras cidades e as atrações turísticas do Paraguai.

Perguntas?
 
Ultima Edição:

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Do c***lho meu amigo! Sucesso!

Curioso em relação ao trabalho. Como são as práticas no dia a dia? Tem tido dificuldades nesse ponto?
Cara, não estou com muita dificuldade porque é uma empresa agro, e o agro paraguaio é composto por 70% de brasileiros (dados oficiais do governo). Então a grande maioria da empresa também é brasileira. Os paraguaios que trabalham aqui meio que se adaptaram ao estilo BR. Mas talvez eu seja "sortudo" hahaha não tenho outra experiência pra dizer se é padrão isso ou não.

Mas tem uma coisa curiosa: qualquer serviço que você precisa - eletricista, mecânico, encanador, etc, - ESQUEÇE se passou das 16h. Os caras enrolam na maior cara de pau até as 18h hahahah é por isso que brasileiro acaba conseguindo emprego fácil aqui.

O mercado de armas aí é realmente uma feira do rolo como dizem?
Ainda não fui atrás, apesar de ter encontrado alguns estandes de tiro. Em lojas de pesca é comum encontrar armas, munições e acessórios, mas é muito mais tranquilo do que nos EUA.

Eu nunca confiei nas pessoas que abordam na rua, a chance de dar b*sta é gigante. Quando oferecem, finjo demência.
 
Ultima Edição:

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Parabéns por ter feito uma boa escolha e a vida é isso mesmo quando aparece uma oportunidade dessas tem que agarrar.
Sobre o PY, mas específicamente Ciudad del Este, tive o prazer de visitar a cidade e tbm me surpreendeu positivamente (além de me ter sentido um gigante kkk, entendores entenderão).
Realmente perto do lago da República é muito bonito, quase todo dia eu dava uma volta em torno do lago (sempre de olho em possíveis jacarés) e comia em alguns restaurantes e lanchonetes.
O Country Club é praticamente um outro nível mesmo, e engana-se quem pensa que lá só vive milionário, muita gente mora lá pelas conexões/aparência.
No mais os paraguaios em geral achei bem receptivos e todo mundo parece que fala português, pra mim foi um pouco chato porque queria praticar espanhol mas claro que é ótimo para os brasileiros.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Parabéns por ter feito uma boa escolha e a vida é isso mesmo quando aparece uma oportunidade dessas tem que agarrar.
Sobre o PY, mas específicamente Ciudad del Este, tive o prazer de visitar a cidade e tbm me surpreendeu positivamente (além de me ter sentido um gigante kkk, entendores entenderão).
Realmente perto do lago da República é muito bonito, quase todo dia eu dava uma volta em torno do lago (sempre de olho em possíveis jacarés) e comia em alguns restaurantes e lanchonetes.
O Country Club é praticamente um outro nível mesmo, e engana-se quem pensa que lá só vive milionário, muita gente mora lá pelas conexões/aparência.
No mais os paraguaios em geral achei bem receptivos e todo mundo parece que fala português, pra mim foi um pouco chato porque queria praticar espanhol mas claro que é ótimo para os brasileiros.
Man isso foi uma salvação pra mim hahahahah eu vim sem falar NADA de espanhol. Os nativos falam muito rápido, apanho um pouco pra entender, mas já estou bem melhor do que quando cheguei. Mas se você fala português eles te entendem numa boa.

Sobre o Country, eu até procurei apto pra morar lá na parte comercial, mais externa. Mas achei muito caro e de qualidade inferior ao que eu aluguei. Preferi deixar quieto. Mas na parte interna do condomínio as casas são lindas demais. Eu quero morar um ano ali onde eu estou, me estabelecer, conhecer melhor os bairros e saber onde é seguro, onde não é, onde tem melhor estrutura, etc.... aí pretendo mudar pra uma casa.
 


soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Cara e como está a questão da Covid aí? Tipo regras, quarentena, máscara, vacinação e etc? Acompanhei umas notícias no começo da pandemia e parece que estavam putos que tinham fechado o comércio.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Cara e como está a questão da Covid aí? Tipo regras, quarentena, máscara, vacinação e etc? Acompanhei umas notícias no começo da pandemia e parece que estavam putos que tinham fechado o comércio.
Até o fim do ano estava tudo mais "folgado"... em Santa Rita, por exemplo, galera nem usar máscara estava usando mais... mas agora a coisa deu uma apertada, mas ainda está tudo liberado, bares, baladas, lojas, etc. Mas tem muita gente com medo de fechar tudo novamente, e principalmente que Argentina e Brasil voltem a fechar fronteiras (isso destruiria a economia de Ciudad del Este).

A vacinação deles está bem avançada, acredito que não está perdendo muito em relação à vacinação no Brasil.

-Yo soy paraguayo y vim para matar-te?

-PARA QUE?

-Paraguayo
Perdoname, señor, hablo español pero no mucho



Ah, duas coisas que esqueci de comentar, e que acho que são curiosidades legais:

O trânsito aqui É O CAOS. Juro por deus, acho que todo mundo que dirige deveria como teste ficar um mês aqui. Se não ficar doido e não desistir de dirigir, pode dirigir de boa pro resto da vida. Caras, é INSANO, indescritível, principalmente em horários de pico. Eu me cago de medo sempre hahahahha por isso já combinei com o boss, ou saio mais cedo ou saio mais tarde, tento equilibrar bem pra evitar o rush.

E outra coisa são as paraguaias. Cheguei aqui solteiro, Tinder instalado. Rapaziada, as paraguaias são atiradas pra caraleoooooo. Elas se oferecem pra ir na sua casa sem pudor nenhum, sem joguinho, nada. Eu passei o Mjolnir em quatro em um intervalo de um pouco mais de uma semana. Mas acabei conhecendo uma guria incrível em uma das minhas idas pra Santa Rita, filha de brasileiros, fala português tão bem quanto eu, e acabei apaixonando hahahahaha aí sosseguei meu faxo. Mas digo que é muuuuuito mais fácil arrumar um booty call do que no Brasil. Ah, e as brasileiras "mediciners" aqui também são bastante atiradinhas. E você acaba conhecendo gente de todo canto do Brasil, porque MUITA gente vem pra cá estudar Medicina.
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Que da hora seu tópico...tenho muita curiosidade e as vezes muito preconceito com nossos vizinhos (as vezes eu penso, poxa se o Brasil tem uns lugares que são uma possilga e é em geral o melhorzinho da América Latina, imagina como deve ser nesses outros países menores e tals).

Uma curiosidade? Os Paraguaios tratam bem brasileiros, não tem essa mania idiota dos Argentinos de nos provocar de macaquitos e tals?

Uma vez ouvi de uma brasileira que morou ai que na guerra do Paraguai, quase 80% da população masculina foi dizimada e incrivelmente ela não sentia nenhum ranço por parte dos paraguaios....e o engraçado é que aqui a gente não aprende nada sobre as atrocidades que o Brasil já fez em tempos de outrora.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Que da hora seu tópico...tenho muita curiosidade e as vezes muito preconceito com nossos vizinhos (as vezes eu penso, poxa se o Brasil tem uns lugares que são uma possilga e é em geral o melhorzinho da América Latina, imagina como deve ser nesses outros países menores e tals).

Uma curiosidade? Os Paraguaios tratam bem brasileiros, não tem essa mania idiota dos Argentinos de nos provocar de macaquitos e tals?

Uma vez ouvi de uma brasileira que morou ai que na guerra do Paraguai, quase 80% da população masculina foi dizimada e incrivelmente ela não sentia nenhum ranço por parte dos paraguaios....e o engraçado é que aqui a gente não aprende nada sobre as atrocidades que o Brasil já fez em tempos de outrora.
Ótima pergunta! Eu tinha pensado nela na hora que estava criando o tópico, mas acabei esquecendo enquanto escrevia. Vamos lá...

Especificamente em Ciudad del Este é mais de boa. Aqui toda a cidade é muito dependente do comércio entre os países, então é muito mais comum serem hospitaleiros contigo do que te tratarem com desdém. Mas há lugares em que existe sim um ranço muito grande por Brasileiros, como em Canindeyú, na região do Chaco, ou em San Alberto. Eles não vão te tratar como você disse ali dos argentinos, de provocar e tal. Só vão fazer tudo de má vontade e provavelmente te passar a perna de alguma forma (te cobrar mais caro, fazer um serviço pela metade, etc.).

Santa Rita também não tem esse problema, a grande maioria da população lá é brasileira ou tem pais brasileiros.

Sobre o "preconceito" que você falou que tem, eu confesso que também tinha. Mas está sendo uma experiência bem legal. É uma cultura totalmente diferente da nossa, apesar de estar aqui do ladinho. Recomendo a experiência!
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
E lá vamos nós de novo...! :ksafado

Eu JAMAIS me esquecerei da única vez que pisei em Ciudad del Este com um dos meus amigos: aquilo parecia cenário de filme de Kung Fu na Hong Kong dos anos 70! :kkk

Um calooooooorrrrr duzinferno, um sol desgramado. Barraquinhas de camelô que iam do meio fio às paredes dos prédios formando tendinhas.

Na porta do shopping Paris tinha uns 4 pré-adolescentes distribuindo panfletos. Nos viram de longe e eu fiz um simples sinal de "não, obrigado". Prá quê..."brasileños de mierda! El país és nostro! Nosotros haciemos lo que quisermos!" :keehk

Entramos no Shopping mas nada "uau": lembro de uma caixinha de lego que custava 8 euros na cidade do Porto e que ali custava 28 dólares.

Não tivemos coragem de adentrar pela cidade para além do shopping Paris (achamos aquilo uma quebrada cabulosa) e resolvemos voltar para Foz do Iguaçú. Como meu amigo é branquelo de olhos claros e cabeça raspada ele acabava chamando atenção. TODA HORA uns grupos de 3-4 paraguaios ficavam puxando-o pelo braço para querer levar sei lá onde...

Atravessamos a ponte da amizade à pé, correndo e sem olhar prá trás! :klolwtf:khuebr:kcopa Salvo engano eu ainda cantei o hino nacional :kcopa

Terminamos de pisar do lado brasileiro e recebemos a recomendação de um outro amigo: para não pegarmos as vans. Esse amigo havia sido assaltado dentro da van uma semana antes.

Nosso plano original era conhecer Assunción. Mas depois desse passeio de menos de 3 horas...sinceramente? Perdemos qualquer interesse em conhecer Paraguai.

Ao OP, poxa, muita coragem e sorte aí procê. Eu não teria ido mas neeeeeeeeeem...!
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
E lá vamos nós de novo...! :ksafado

Eu JAMAIS me esquecerei da única vez que pisei em Ciudad del Este com um dos meus amigos: aquilo parecia cenário de filme de Kung Fu na Hong Kong dos anos 70! :kkk

Um calooooooorrrrr duzinferno, um sol desgramado. Barraquinhas de camelô que iam do meio fio às paredes dos prédios formando tendinhas.

Na porta do shopping Paris tinha uns 4 pré-adolescentes distribuindo panfletos. Nos viram de longe e eu fiz um simples sinal de "não, obrigado". Prá quê..."brasileños de mierda! El país és nostro! Nosotros haciemos lo que quisermos!" :keehk

Entramos no Shopping mas nada "uau": lembro de uma caixinha de lego que custava 8 euros na cidade do Porto e que ali custava 28 dólares.

Não tivemos coragem de adentrar pela cidade para além do shopping Paris (achamos aquilo uma quebrada cabulosa) e resolvemos voltar para Foz do Iguaçú. Como meu amigo é branquelo de olhos claros e cabeça raspada ele acabava chamando atenção. TODA HORA uns grupos de 3-4 paraguaios ficavam puxando-o pelo braço para querer levar sei lá onde...

Atravessamos a ponte da amizade à pé, correndo e sem olhar prá trás! :klolwtf:khuebr:kcopa Salvo engano eu ainda cantei o hino nacional :kcopa

Terminamos de pisar do lado brasileiro e recebemos a recomendação de um outro amigo: para não pegarmos as vans. Esse amigo havia sido assaltado dentro da van uma semana antes.

Nosso plano original era conhecer Assunción. Mas depois desse passeio de menos de 3 horas...sinceramente? Perdemos qualquer interesse em conhecer Paraguai.

Ao OP, poxa, muita coragem e sorte aí procê. Eu não teria ido mas neeeeeeeeeem...!
É o que eu disse, eu também só conhecia esse lado de Ciudad del Este... mas vai por mim, depois da segunda rotatória, onde termina a área comercial, é uma cidade completamente diferente. Eu evito ao máximo aquela área da cidade, vou só em casos extremos (leia-se: comprar muamba hahaha)
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Aqui tá a chave do sucesso, qualquer lugar dessa pocilga latina que se chama america do sul é o céu quando se ganha em dolar.
Ontem mesmo estava conversando com minha esposa sobre isso... (Um dos meus planos é ganhar em dolar nos próximos 2-3 anos no maximo)

Boa sorte na empreitada! Voa!
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.665
Reações
22.057
Pontos
1.774
Muito legal mesmo seu relato curti demais, parece que está dando tudo certo ai, muito sucesso pra você.

Agora explica essa coisa do endereço...como "não tem endereço?"
Se você colocar no GPS como vai achar um local, uma estrada ou algo assim?
 

Dark Sora

Supra-sumo
Mensagens
333
Reações
677
Pontos
178
E lá vamos nós de novo...! :ksafado

Eu JAMAIS me esquecerei da única vez que pisei em Ciudad del Este com um dos meus amigos: aquilo parecia cenário de filme de Kung Fu na Hong Kong dos anos 70! :kkk

Um calooooooorrrrr duzinferno, um sol desgramado. Barraquinhas de camelô que iam do meio fio às paredes dos prédios formando tendinhas.

Na porta do shopping Paris tinha uns 4 pré-adolescentes distribuindo panfletos. Nos viram de longe e eu fiz um simples sinal de "não, obrigado". Prá quê..."brasileños de mierda! El país és nostro! Nosotros haciemos lo que quisermos!" :keehk

Entramos no Shopping mas nada "uau": lembro de uma caixinha de lego que custava 8 euros na cidade do Porto e que ali custava 28 dólares.

Não tivemos coragem de adentrar pela cidade para além do shopping Paris (achamos aquilo uma quebrada cabulosa) e resolvemos voltar para Foz do Iguaçú. Como meu amigo é branquelo de olhos claros e cabeça raspada ele acabava chamando atenção. TODA HORA uns grupos de 3-4 paraguaios ficavam puxando-o pelo braço para querer levar sei lá onde...

Atravessamos a ponte da amizade à pé, correndo e sem olhar prá trás! :klolwtf:khuebr:kcopa Salvo engano eu ainda cantei o hino nacional :kcopa

Terminamos de pisar do lado brasileiro e recebemos a recomendação de um outro amigo: para não pegarmos as vans. Esse amigo havia sido assaltado dentro da van uma semana antes.

Nosso plano original era conhecer Assunción. Mas depois desse passeio de menos de 3 horas...sinceramente? Perdemos qualquer interesse em conhecer Paraguai.

Ao OP, poxa, muita coragem e sorte aí procê. Eu não teria ido mas neeeeeeeeeem...!

Altas aventuras, hein.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Muito legal mesmo seu relato curti demais, parece que está dando tudo certo ai, muito sucesso pra você.

Agora explica essa coisa do endereço...como "não tem endereço?"
Se você colocar no GPS como vai achar um local, uma estrada ou algo assim?
Queria ser capaz de dar uma explicação boa, mas não tem como hahahaha no GPS eu estou me virando colocando o nome da loja que eu preciso ir, restaurante, etc, e me guia... mas não existe número (e muito lugar nem nome de rua tem). Eu sinceramente não entendi como isso funciona aqui, talvez eu esteja comendo bola, mas já perguntei o endereço pro dono do prédio, e ele me diz que não tem... perguntei endereço pro dono da empresa, diz que não tem hahahaha

Pagando, você envia umas muambas pra cá?
É uma pergunta que muita gente me fez hahahaha e assim que eu aceitei o trabalho, o dono da empresa me deu a letra (imagino que, pela preocupação, tenha sido por experiência ruim no passado com isso): se você se sujar com contrabando, descaminho ou o que for, é demissão na hora. Então eu prefiro ficar de boa.
 

EvangelionUnit02

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.175
Reações
10.663
Pontos
1.094
Queria ser capaz de dar uma explicação boa, mas não tem como hahahaha no GPS eu estou me virando colocando o nome da loja que eu preciso ir, restaurante, etc, e me guia... mas não existe número (e muito lugar nem nome de rua tem). Eu sinceramente não entendi como isso funciona aqui, talvez eu esteja comendo bola, mas já perguntei o endereço pro dono do prédio, e ele me diz que não tem... perguntei endereço pro dono da empresa, diz que não tem hahahaha


É uma pergunta que muita gente me fez hahahaha e assim que eu aceitei o trabalho, o dono da empresa me deu a letra (imagino que, pela preocupação, tenha sido por experiência ruim no passado com isso): se você se sujar com contrabando, descaminho ou o que for, é demissão na hora. Então eu prefiro ficar de boa.
Não é contrabando, não. É que eu queria um carrinho da traxxas, mas preço do ML é impraticável. Aí no Paraguai é quase o preço oficial e a loja que vende fica perto da fronteira. Te pagaria pra comprar e enviar pelo correio brasileiro.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Ouvi dizer que as paraguaia são bem bonitas, é verdade?
True! Saí com a semi-patroa esses dias em Santa Rita (semi porque ainda não oficializamos hahaha) e fiquei PERPLECTO (Brother, Gil) com a qualidade do material feminino disponível por lá. Nos bares e baladinhas de Ciudad del Este você encontra muita mulher bonita também. Elas têm um jeito diferente de se maquiar/arrumar, não sei explicar.

Na Casa China (do Shopping Paris), cada vez que vou lá saio apaixonado por uma paraguaia diferente :khuebr

E as fotos das galopeira?
Ainda não fui pra Asunción :(
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.418
Pontos
2.599
Esse é um ato de coragem. Nunca ouvi falar de alguém querendo ir para o Paraguai, mas que bom saber que é bom.

Só conheço a nojeira da parte comercial mesmo. Terrível.
 

HonkaHonka

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.487
Reações
17.010
Pontos
503
Queria muito sair do bostil, mas infelizmente é inviável pra mim.

O mercado de carros aí é outra pegada, né? Muito mais baratos e melhores do que aqui. O que você pode nos contar sobre isso, OP?

Abraços!
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.627
Reações
38.929
Pontos
2.069
Show de bola. Tenho vontade de mudar para outro país, nem que seja por alguns anos, mas a carreira que escolhi dificulta muito isso.

Bacana que pelo menos você vai conseguir guardar uma grana legal (e investir se quiser), ainda mais sem ter despesas de aluguel.

seje felis e se torne o novo importador do fórum
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.561
Pontos
1.139
Esse é um ato de coragem. Nunca ouvi falar de alguém querendo ir para o Paraguai, mas que bom saber que é bom.

Só conheço a nojeira da parte comercial mesmo. Terrível.
Nas minhas várias mudanças entre 2018 e 2021 (pra você ter uma ideia eu morei em: Piracicaba, Balneário Camboriú, Akron (Ohio), Joinville e Cascavel) eu andei passando por uns perrengues foda, que me custaram muito, muito dinheiro. Minha ex ficou grávida (até criei tópico aqui), ficamos super empolgados e depois descobrimos que era uma gravidez fora do útero, ela teve que tirar. Me endividei pra ela poder fazer a cirurgia, essa dívida virou uma bola de neve, enfim... longa história hahahah era uma dívida que eu iria arrastar por muitos anos na minha situação de Agosto/2021, e que aceitando o emprego aqui eu conseguiria - e vou conseguir - resolver dentro de pouquíssimos meses.

Quando converti a proposta pra reais e vi que o custo de vida em geral seria ainda mais barato do que no BR, não tive outra opção a não ser largar tudo e vir correndo. E fora aquela história né: enquanto no Brasil trabalhamos até Maio/Junho pra pagarmos impostos (e ainda por cima precisarmos de serviços particulares), aqui em Fevereiro já se resolve isso.

Queria muito sair do bostil, mas infelizmente é inviável pra mim.

O mercado de carros aí é outra pegada, né? Muito mais baratos e melhores do que aqui. O que você pode nos contar sobre isso, OP?

Abraços!
Boa, esqueci de falar sobre isso também. Sim, carro é outra vida aqui. No Brasil há uma lei que proíbe que você importe carros usados, a não ser que ele tenha mais do que 30 anos. Aqui essa lei não existe, então compra-se muito carro usado dos EUA, EU ou Japão em excelente estado (lá eles praticamente descartam os carros depois de 3 anos de uso) por muito barato, e vende-se por aqui. Os carros vêm de navio através do Chile, e lá no Chile existem mecânicas especializadas em "inverter" a direção, para que os carros vindos do Japão possam transitar por aqui de boa. O imposto de importação de veículos fica em torno de 20%, se não estou enganado.

Os tetas que me seguem no Instagram já sabem, coloquei meu carro placa BR pra vender. Assim que sair minha identidade paraguaia eu vou comprar um carro aqui. Pra você ter uma ideia da diferença de preço: eu tenho um New Fiesta 2015/2016 1.4 4 portas, flex. A FIPE dele tá na casa dos R$ 41.000. Se eu vender por esse preço e transformar em guarani, sem colocar dinheiro nenhum em cima eu consigo pegar um Allion 2015 (que é um equivalente ao Honda City) completinho.

Financiamento em banco também é muito bom pra veículos (pra moradia é PÉSSIMO!) novos. Há linhas de crédito pra recém migrados com juros de 4% ao ano. Com a identidade em mãos eu vou dar uma rodada nas concessionárias ver o que consigo tirar 0 km dando o valor do meu carro de entrada e financiando em não mais do que um ano com uma parcela que não pese muito no orçamento.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.787
Reações
134.117
Pontos
2.139
Na Casa China (do Shopping Paris), cada vez que vou lá saio apaixonado por uma paraguaia diferente :khuebr

Passando pra constatar, estive lá em Setembro e em cada loja era uma paixão diferente. Todas potrancas e todas maquiadas para o crime.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.075
Reações
47.914
Pontos
803
images


images
 
Topo Fundo