Mídia física é um dinossauro que se recusa a ser extinto graças à obsolescência e limitação tecnológica dos consoles
Mas eu entendo a preferência de alguns pela mídia física, num mundo ideal elas já teriam sido extintas há uns 5 anos atrás, mas como nem tudo é perfeito, para os consoles não existe concorrência de lojas como no PC, já que nesse caso a única fornecedora é a fabricante dos jogos, logo ela basicamente detém o monopólio dos preços
Em absoluto, não tem nada a ver com limitação tecnológica de plataforma alguma, mas com fatores de mercado e de característica da própria midia.
Primeiro que você nunca vai zerar mídia física, existe o fator colecionável que mídia digital nunca vai poder atender, ou seja, tem gente que gosta de colocar caixinha na estande e você não faz isso com download. Segundo é a natureza da comercialização: comprar lançamento a preço full digital é um PÉSSIMO negócio, isso tanto no PC quanto nos consoles (tirando as conversões mágicas da STEAM brasileira, mas mercado no Brasil está longe de ser numeroso para determinar estratégias de empresas de games, nos EUA lançamento custa U$ 60), é caro, você não empresta, não troca e não revende, é pagar a mesma coisa por muito menos flexibilidade.
A mesma ideia vale para a questão de monopólio, o que Sony e M$ tem é controle do hardware e não do software, loja alguma define preço de game, quem faz isso é produtora, como elas tem que disputar espaço com tudo que está sendo visto naquele momento a concorrência é pesada. Com isso pouco importa para a Ubi se o AC Valhalla está sendo lançado só na PSN (ela paga royalties assim como paga para versão física vender em zilhões de lojas diferentes), o que a preocupa é a CD Projekt que vai lançar
Cyberpunk na mesma época. Some isso ao fato de que nos consoles há controle mais funcional de pirataria e você tem arrecadações bem maiores nestas plataformas quando se fala de retail, seja considerando vendas físicas ou digitais.
A distribuição digital está crescendo porque a questão das sales tem se intensificado e isso tem gerado uma cultura, mas 80%? Isso é mais reflexo da pandemia e, neste caso, do portfolio específico da Capcom. Acredito que, no retorno ao cotidiano, esta relação deva se estabilizar em uma valor abaixo disso, o que não quer dizer que a distribuição digital vai "perder mercado", mas sim que o mercado vai se equilibrar depois do caos.