O conceito de nicho é um dos que mais geram confusão e se embola com conceito de segmentação de mercado.
Se formos levar ao pé da letra, o que é nicho pelo conceito que eu mais levo em conta (já que até isso é confuso e não existe uma unanimidade), que é o entendimento do Deus Philip Kotler: “um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas”.
Gosto desse conceito pois ele aborda a questão da NECESSIDADE, enquanto o conceito é sempre levado pra ideia de tamanho pequeno, mas não existe algo objetivo sobre o tamanho da fatia de mercado pra definir o que é nicho e o que não é.
AAAIIINNN MAS COMO ASSIM ZÉ, QUER DIZER QUE O MERCADO TINHA UMA NECESSIDADE POR GAMES DE ESPIONAGEM?
Não necessariamente, mas tinha uma demanda reprimida pra isso tanto que o game foi um arregaço quando foi lançado.
Dito isso, sem entrar no detalhe de a IP ter surgido em 87 no NES e MSX e considerando o lançamento no PS1 que foi quando a coisa pegou preço, poderíamos definir que a IP surgiu como algo de nicho mas foi perdendo essa característica no decorrer da sua história.
Seria mais ou menos isso aqui:
MGS (PS1):
Segmento de mercado: jogos de ação e aventura (que tinha vários)
Nicho: espionagem / stealth (que só tinha ele praticamente), além do foco no enredo cinematográfico que outras IPs não tinham.
Ou seja, ele praticamente criou um nicho sozinho, mas depois vários outros games foram se utilizando do conceito e virou algo mais pulverizado e o nicho evoluiu pra um segmento.
Querem um exemplo que mostra isso de forma indiscutível? Games de plataforma 2D side-scroller são massivamente usados na indústria há décadas e talvez seja a forma de jogo mais conhecida da história, com o início da sua popularização se dando com o lendário Super Mario Bros, correto?
Se eu dissesse aqui que que teve um momento da história que os plataform 2D side-scroller eram algo completamente de nicho me chamariam de doente mental pra cima.
Pois bem, foi.
Quando o primeiro plataforma 2D side-scroller saiu, Jump Bug de 1981, era algo totalmente de nicho (me refiro ao GÊNERO e não ao game) só que depois como todos nós sabemos deixou de ser.
Portanto, se tivesse que cravar eu diria que hoje MGS
NÃO é de nicho devido a pulverização das suas características que o tornavam único lá no início (stealth, enredo cinematográfico, espionagem, etc), mas é algo que deixa uma ampla margem de interpretação pra quem quiser discordar.
O fato é: MGS não é pra todo gamer e de fato é pra um público restrito, ainda que quando se fala de "público restrito" não quer dizer que seja necesariamente um público pequeno.
Futebol, por exemplo, é uma das coisas mais populares do mundo mas é restrito pra um grupo de pessoas (um grupo gigantesco, mas restrito) tendo em vista que nem todo mundo gosta.
A próxima aula eu cobro.