O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[mbml] Desanimando com o retro gaming

osaka123

Ser evoluído
Mensagens
40
Reações
154
Pontos
33
Tudo extremamente caro e ultra valorizado, qualquer console velho caindo aos pedaços está custando uma fortuna, os controles originais estão todos esbagaçados, os genéricos são uma tosqueira, cartuchos são uma facada, everdrive nem se fala, emular alguns consoles é um parto e o input delay das TVs modernas é um saco...estou começando a considerar que quem jogou na época jogou, quem não jogou na época não joga mais...ou só quem tem muito dinheiro e paciência
Estou considerando em deixar de tudo que é retrô de lado e focar somente na geração moderna
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.103
Pontos
1.054
Eu fiquei desanimado assim que o "povão" começou a virar retrogamer e "caçador de raridades" lá pra 2015-2016, até pessoas mais novas entraram nesse meio ae por "falsa nostalgia", por causa dessa gente que hoje tá essa m**** ai hiperinflacionada e superestimada. Até TV de tubo virou artigo "retrogamer" de luxo, put* m****. Não é atoa que abandonei esse colecionismo de videogame velho, coisa q fazia e amava desde a metade dos anos 2000, só não vendi os meus consoles e jogos velhos pois AINDA eu gosto de jogar neles algumas vezes, mas não muda o fato de mesmo assim eu jogar mais em emulador hoje em dia e fodase, pior é ter que ficar ouvindo nego em grupo de facebook ou comentário no youtube me dizendo que jogar em emulador é m**** e que o correto é jogar no console original(como se eu não tivesse, né). Então o que eu fiz foi isso mesmo que vc disse, focar na geração moderna, agora eu tô focando no PS3 e 360 pra jogar jogos que não joguei na época, aproveitando que jogos da geração passada estão baratos e tbm estou focando no meu Xbox One, tô colecionando jogos em mídia física dele, começando pelos jogos baratinhos que encontro no Submarino/Americanas pela faixa dos 20-70 reais.

PS: Recentemente fui na feira com um primo meu e um colega dele comprar Zelda pro N64, esse colega dele é um "caçador de raridades", quando reclamei do preço dos jogos(princialmente do Mario 64), ele disse que o Mario 64 realmente vale os 100 conto que o feirante tava cobrando, quase dei um retão na cara dele por raiva, put* m****. 100 conto num jogo fabricado e desovado no Brasil de 97 à 2003.
 

osaka123

Ser evoluído
Mensagens
40
Reações
154
Pontos
33
Eu fiquei desanimado assim que o "povão" começou a virar retrogamer e "caçador de raridades" lá pra 2015-2016, até pessoas mais novas entraram nesse meio ae por "falsa nostalgia", por causa dessa gente que hoje tá essa m** ai hiperinflacionada e superestimada. Até TV de tubo virou artigo "retrogamer" de luxo, put* m**. Não é atoa que abandonei esse colecionismo de videogame velho, coisa q fazia e amava desde a metade dos anos 2000, só não vendi os meus consoles e jogos velhos pois AINDA eu gosto de jogar neles algumas vezes, mas não muda o fato de mesmo assim eu jogar mais em emulador hoje em dia e fodase, pior é ter que ficar ouvindo nego em grupo de facebook ou comentário no youtube me dizendo que jogar em emulador é m**** e que o correto é jogar no console original(como se eu não tivesse, né). Então o que eu fiz foi isso mesmo que vc disse, focar na geração moderna, agora eu tô focando no PS3 e 360 pra jogar jogos que não joguei na época, aproveitando que jogos da geração passada estão baratos e tbm estou focando no meu Xbox One, tô colecionando jogos em mídia física dele, começando pelos jogos baratinhos que encontro no Submarino/Americanas pela faixa dos 20-70 reais.
Você encontra onde jogos de PS3 e 360 originais? Eu queria comprar alguns de 360 para jogar no meu One pela retrocompatibilidade, os preços dos jogos do 360 na Store do One são ridículos, o BO2 está na faixa dos 100 e alguma coisa
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.608
Reações
17.906
Pontos
749
input delay das TVs modernas é um saco...estou começando a considerar que quem jogou na época jogou, quem não jogou na época não joga mais...ou só quem tem muito dinheiro e paciência

Eu vou de emulação mesmo. Sempre fazendo ajustes conforme o necessário pra ter uma boa experiência retro. Mas de fato, tem que ter muita paciência pra sentar e configurar até ficar bom.

Comprar games e consoles retro eu nem cogito. Vai chegar num ponto em que a galera vai pagar 300 conto num cartucho loose todo cagado e ainda vai sair sorrindo achando que fez um bom negócio.

Só vale a pena morando no Japão e comprando baratinho nas lojas de lá.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.103
Pontos
1.054
Você encontra onde jogos de PS3 e 360 originais? Eu queria comprar alguns de 360 para jogar no meu One pela retrocompatibilidade, os preços dos jogos do 360 na Store do One são ridículos, o BO2 está na faixa dos 100 e alguma coisa

Sim, compro originais, compro no ML, no OLX, grupos do face e em feiras. Mas por algum motivo o BO2 realmente tá caro, é o mais caro da franquia, o mais barato que achei foi por 80 conto(versão do 360) com a capa comida pelo cachorro. :kkk
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.528
Pontos
1.244
Pois é, tenho passado por isso quando vou atras de games de DS.
 


Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.889
Reações
7.671
Pontos
453
Eu vou de emulação mesmo. Sempre fazendo ajustes conforme o necessário pra ter uma boa experiência retro. Mas de fato, tem que ter muita paciência pra sentar e configurar até ficar bom.

Comprar games e consoles retro eu nem cogito. Vai chegar num ponto em que a galera vai pagar 300 conto num cartucho loose todo cagado e ainda vai sair sorrindo achando que fez um bom negócio.

Só vale a pena morando no Japão e comprando baratinho nas lojas de lá.
Depende dos consoles, tem uma galera que ainda se ilude ao pensar que qualquer jogo se encontra a preço de banana no JP, jogos completos de Neo Geo AES por exemplo são bem caros.

Há outros sistemas antigos que possuem jogos mais raros que alcançam fácil centenas de dólares em um game em bom estado de conservação.

O foco das lojas de retro gaming no JP parece estar cada vez mais tendo o público alvo os estrangeiros, as barganhas dos jogos baratinhos acabam sendo achadas com mais facilidade em lojas de usados que não são especializadas em videogames.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.608
Reações
17.906
Pontos
749
Depende dos consoles, tem uma galera que ainda se ilude ao pensar que qualquer jogo se encontra a preço de banana no JP, jogos completos de Neo Geo AES por exemplo são bem caros.

Há outros sistemas antigos que possuem jogos mais raros que alcançam fácil centenas de dólares em um game em bom estado de conservação.

Neo Geo AES nem tem como. Totalmente inviável. Nasceu caro e vai morrer caro.


Falo dos games mais comuns de SNES mesmo que aqui nego coloca no anúncio como RARO, quando na verdade é safadeza mesmo.
 

namo do Ciao

Bam-bam-bam
Mensagens
173
Reações
289
Pontos
498
Você quer subir num bonde que já passou faz mais de uma década. Até tv de tubo (algumas) o gado já sacou que dá pra arrancar mais dinheiro usando a palavra mágica "retrogames". Emule o que der pra emular e compre, se realmente gostar, o que não der.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Infelizmente, eu me desfiz dos meus retros antes de virar modinha. Com os preços de hoje em dia, daria pra comprar um apartamento. :klingua

Mas brincadeiras a parte, como eu já disse em outro tópico, por mais legal que seja o retro colecionismo é PRECIOSISMO.

Compro o que dá pra comprar e emulo o que está caro demais. Jogar que é bom, está 100% disponível e praticamente de graça. :kjoinha
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu por coincidência vendi meu último retro console que tinha anunciado.
Fiquei somente com meu ps2, que este devo ficar e comprar um ps/hdmi.
Fui feliz comprando cartuchos, montado coleção mas hoje vou de emulador.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.480
Reações
133.957
Pontos
1.779
fui dar uma olhada nesses consoles minis ai, chega infartei com o preço dos aparelhinhos.
tava me coçando por um mega da tec toy, mas sinceramente? melhor eu continuar so com o sega genesis collection da stam que ta muito bom pra rever os classicos na hora da saudade.
talvez eu cate um controle retroflag pra criar o clima melhor, e só.

Enviado de meu SM-G532M usando o Tapatalk
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Tirando o Neo Geo, parece que o povo japa não dá muito valor a jogos retrô. Tem lojas vendendo os consoles mais populares "por quilo"...
Acho que tem muita gente que traz de lá e faz um bom dinheiro vendendo em outros lugares...

Pra mim, o que mais pesa é que eles vão pedindo "manutenção"...algumas dá pra fazer, outras não... Meu Saturn primeiro modelo , fabricado em 1995, começou a dar sinal de vídeo somente depois de meia hr ligado... faz umas 3 semanas, nem mais vídeo nem áudio... comprei os capacitores da fonte e troquei... nada , a tela só pisca e nem audio tem... vou ter que torcer pra ser "somente" os capacitores dos processadores de aúdio e vídeo... pior que a placa dele ta linda... nenhum sinal de oxidação... parece que saiu da linha de montagem... e não acho os capacitores dele( smd) ... aqui em São Paulo. E qdo acho, nem cabem , pois são de tamanhos diferentes e aí não dá pra colocar o escudo de metal que vai por cima da placa mãe... o jeito vai ser garimpar por capacitores comuns mesmo, e achar os que cabem no console.
Tb começaram a dar problema nas borrachas dos contatos dos controles...vc limpa e funciona por 2 meses...depois ficam ruins novamete.... tem que comprar e ir substituindo os kits de borrachas condutivas...

Gostaria muito de vender minha humilde coleção e esquecer a nostalgia....colocar tudo em emulador... mas não consigo... Se vc não sente essa necessidade em colecionar, é a melhor coisa que vc pode fazer, ir de emulação, pois colecionar "velharias", requer um certo tempo e investimento em manutenção.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
Eu tenho coleção de jogos mas uso mais o emulador no wii do que os próprios originais, colecionar está bem caro mesmo hoje em dia.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Já escrevi algumas vezes aqui: sugiro aprender a mexer com RetroArch. Você não gosta da interface? Não vem ao caso, procura usar um frontend ou se acostuma. O importante é a consistência entre sistemas emulados, as múltiplas possibilidades de configuração (globais ou atômicas), excelência no input lag e qualidade de áudio, escolha entre emuladores de performance ou precisão, portabilidade para diversas plataformas, além de permufarias diversas.

Infelizmente, as coisas mudam, e digo que, atualmente, essa é a mais prática opção para apreciar um jogo retrô com qualidade. Vale a pena o tempo (pequeno, por sinal) investido para aprender a mexer.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.134
Reações
14.825
Pontos
503
Tá foda pra quem coleciona. Até ano passado tava mais fácil encarar essa realidade de valores do mercado de jogos retrôs, embora eles já estivessem desanimadores, mas nesse ano as coisas ficaram consideravelmente piores. Quando vou pesquisar um jogo que tenho interesse, me deparo com preços cada vez maiores, isso se eu encontrar o jogo, porque cada vez mais títulos estão escassos. No ML tem jogos que praticamente dobraram de preço de um ano pra cá ou sumiram do site. Outros lugares, como grupos do Facebook, encareceram consideravelmente também.

Mas fazer o que, né? A real é que outras áreas do colecionismo vem encarecendo bastante também, não só a de games retrôs. Action figures são um exemplo. Tem alguns que aumentaram assustadoramente de preço.

Um ponto importante é que além da inflacionada natural por causa da oferta x demanda, a pandemia e alta do dólar só pioraram as coisas, já que muitos jogos antigos (e outros itens de colecionismo) que são vendidos por aqui são importados pra revenda ou tabelados levando em consideração os preços lá de fora.

Fico feliz que já consegui a maioria do que queria pra minha coleção retrô. Dos consoles que faço questão de ter, só falta um Dreamcast. Dos jogos, ainda faltam vários, mas aos poucos vou pegando, e felizmente alguns dos títulos que quero ainda tão acessíveis. O que mais vai complicar será fechar minha coleção de PS1, já que vários jogos tão bem caros ou eu nem consigo encontrar aqui no Brasil. Tem pelo menos uns 10 que ainda quero muito ter.

Depois que conseguir fechar essa lista de jogos que quero, vou dar um tempo no colecionismo, poupar mais dinheiro ou investir em outras coisas. Posso até não parar definitivamente de pegar jogos antigos, mas pretendo comprar eles com uma frequência bem menor ou só quando oportunidades muito boas aparecerem.
 
Ultima Edição:

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.066
Reações
11.550
Pontos
1.024
Por esses pontos eu optei por montar um rack com espaço pra deixar minha TV de LED ao lado da tubão.

Nas poucas vezes que comprei cartuchos eu senti que tinha gastado muito pra pouco retorno, nem o label dos cartuchos tavam bons, então posteriormente acabei optando pelos everdrives. Hoje em dia tenho uma coleção que me deixa bem feliz, quase nada de cartuchos e posso usufruir tanto do retrô quanto do atual num ambiente só.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Esse é um assunto bem antigo, mas nem todo jogo usado custa caro.

Ano passado consegui um jogo chamado Dead Dance (Tuff e Nuff no Ocidente) por 30 Reais no ML. Acredito que um dos motivos de ter conseguido por um preço acessível foi o fato dele ser pouco conhecido e talvez pelo fato dele ser jogo de luta porque no SNES vários jogos deste gênero como SF2 World Warrior,SF2 Turbo e ports de jogos de Neo Geo em versões Japonesas tem preços inferiores aos pedidos em relação aos jogos EUA e aos mais procurados.

Também acredito que a baixa demanda seja por causa de downgrade gráfico e sonoro em relação a versões Arcade ou Neo Geo, dificuldade de adaptação com controle e dificuldade em aplicar combos do Arcade no console. Por isso muita gente prefere jogar este tipo de jogo no emulador.

Outros gêneros que tem baixa demanda são corrida,esporte e puzzle.

Comecei minha coleção em 2006 juntando tudo o que tinha e comprando jogos de Master,Mega e PS2 quando morava em Goiãnia porque tinham preços acessíveis e baixa procura.

O jeito é pesquisar e esperar alguma oportunidade.

Isso aconteceu quando consegui um Sonic Mega Collection Plus de PS2 com caixa e sem manual por 40 Reais, já que complete ele sai bem mais caro.
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
Emulador é sempre uma alternativa, eu não acho que seja a mesma coisa de jogar no console mas dá pra se divertir e conhecer bons jogos.

Se quiser jogar nos consoles originais, realmente a época está bem ruim pra colecionar, preços bem altos. Quando comecei comprava vários jogos considerados raros no ebay por bons valores, mas com esse dólar tá difícil.

Se puder contribuir, eu tenho uma estratégia pra colecionar: Reservo um valor mensal, e fico de olho se aparece algo bom(mercado livre, face, aqui no fórum, etc.), se não aparecer guardo a cota pro mês que vem, e vou acumulando, até que com a cota de alguns meses consigo comprar um lote maior, de alguém que está se desfazendo da coleção, daí consigo achar coisas com bons valores. Quando vem itens repetidos, revendo por um valor abaixo do Mercado livre, mas ainda um pouco acima do que paguei pelo desconto no lote, e vou seguindo assim.

Estou fazendo isso desde que comecei a trabalhar em Home-Office, em Março desse ano, e consegui alguns bons negócios, principalmente de 64, minha coleção cresceu bastante, mesmo sem gastar muito.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.947
Reações
57.001
Pontos
2.164
Em relação ao preço, a tendência é só piorar. O jeito é garimpar e aproveitar as raras oportunidades.

Ou você pode só querer jogar, pra isso, não existe momento melhor. Tem os consoles mini, raspberry, emuladores cada vez melhores, everdrives, aí é com você.

Esses últimos anos tivemos também a cena hack cada vez mais ativa, com muitas traduções ou hacks de qualidade, ou até mesmo hack de quality of life saindo.
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
A época boa pra colecionar acabou a tempos, eu mesmo não compro nada retro a uns 3 anos, até porque estou satisfeito com minha coleção, consegui tudo que queria ao longo dos anos.

Recomendo para quem quiser jogar jogos antigos, ou emular ou pegar um console mini.

Deixa o ''retrocolecionismo'' pros virjão de grupo do feissibuque, que gostam de se gabar e inflacionar os itens.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Emulador hoje é a solução e em breve, será a única solução.
Apenas se acostume.

Sei que estou sendo um pouco agressivo, mas essa aversão a emulador parece criança com medo de tomar injeção, achando que será um sofrimento insuportável, que injeção vai matar, etc. Depois, a dor da picada passa num instante e ainda melhora a saúde. No fim, a criança fica com cara de tacho por ter chorado à toa.

Emulação é idêntico. Você acha que vai morrer por causa do input lag. Talvez morra, se escolher esses emuladores arcaicos por causa de preguiça de aprender algo novo. Mas um RetroArch resolve isso suave. Melhor ainda se estiver conectado a um monitor ou TV com boa responsividade. Imagem? Você pode ligar num tubão, se quiser. Mas, como esses televisores não são mais produzidos, o melhor é se acostumar com os modernos. Sempre existe aquele shader (básico ou complexo) que te satisfaz. Posteriormente, surge a cacetada de vantagens que só a emulação proporciona (e não estou falando de nada financeiro, apenas de praticidade) e você percebe por que esse caminho é o mais viável. Aí dificulta voltar atrás.

Quem já tem toda uma coleção e um setup de qualidade, tá tudo bem. Mas pro cidadão que está começando ou no meio do caminho... Difícil ir atrás de hardware original.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Felizmente, comecei minha coleção em 2008, e lá deu pra montar uma bela coleco, ainda bem (se bem que eu fali por causa disso, mas tudo bem hehehe).

Recentemente, resolvi comprar uma coisas de Nes e SNes que ficaram faltando, mas tá de boas, falta pouca coisa. Tem até vg que queria ampliar coleco, mas deixarei pra lá, não tem possibilidades, pelo menos meus principais vgs aqui, já tenho o que quero.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.254
Reações
42.328
Pontos
1.003
Eu achei o road rash 64 por 200 e to querendo pegar, mas tbm é 200 reais... no mercado livre acha acima disso


Sim, ta algo realmente foda, ainda bem que já peguei tudo o que eu queria
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Aí entra mais colecionismo. Curtir o retrogame em si é possível.

Eu lia e não ligava. Mas há tempos via pessoal recomendando usar emulador no Wii. Hoje é minha alegria para rodar os games antigos numa CRT aqui de casa, com imagem excelente, aquele visual da época e sem complicação. Uma pena que foto não mostra como o resultado fica de verdade, só vendo para apreciar.

Isso de arcade "leve" pra baixo, naturalmente. E consoles 3D então, o negócio é bem complicado. Talvez nem no PC terá uma experiência completa.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu achei o road rash 64 por 200 e to querendo pegar, mas tbm é 200 reais... no mercado livre acha acima disso
Sim, ta algo realmente foda, ainda bem que já peguei tudo o que eu queria
Não sabia que este cartucho era caro assim. O RE2 então deve estar custando uns 600 reais então.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.134
Reações
14.825
Pontos
503
Não sabia que este cartucho era caro assim. O RE2 então deve estar custando uns 600 reais então.
Coincidentemente eu tava hoje mesmo pesquisando valores do RE2 de 64. Em mal estado ou mediano, geralmente eu vi sendo vendido por 250 a 300. Em bom estado tá quase tudo acima de 300.

O que inflacionou muito mais foi o RE2 de PS1. Até onde lembro, ano passado você comprava ele versão black label na faixa de 250 reais, talvez menos. Hoje, no ML, tão vendendo por 500 a 600.

Dá pra garimpar e achar por menos, mas a maioria dos anúncios são nessa faixa.

Triste. O RE2 de PS1 era o jogo que mais tava querendo pegar pra minha coleção hoje em dia. :ksnif
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Sinceramente, ainda tenho a idéia de comprar um WiiU e talvez um portátil, pra matar algumas curiosidades. E ainda assim, já a essa altura já tenho acesso a mais jogos do que vou conseguir curtir. O PS2 tem um biblioteca imensa, e roda PS1 que tem outra. A emulação de Master, Mega e NES nele é suave, sem engasgos. E agora que finalmente peguei um celular decente para jogos, tenho acesso a emuladores de todos os portáteis até o PSP.

Já é coisa para caramba. E ano que vem é provável que eu vá ter bem menos tempo livre do que eu tenho atualmente, pra ajudar.

Acho que a situação tá bem confortável para quem está aberto a soluções "não-oficiais". Não seria questão de saber enxergar o copo meio cheio, talvez?
 
Ultima Edição:

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
se falar de jogar, não de colecionar, hoje em dia é infinitamente melhor que na época. mas muito. e, sim, falo de emulação.

a gente pensa em fidelidade colocando como parâmetro a melhor revisão do console + mod rgb + framemeister/ossc, mas na época a gente jogava nuns consoles lixo tipo mega drive 3 com cabo rf numa tv de tubo bem b*sta. cara, qualquer microondas hoje te dá mais qualidade na emulação que a maioria dos setups que a gente teve.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.103
Pontos
1.054
Coincidentemente eu tava hoje mesmo pesquisando valores do RE2 de 64. Em mal estado ou mediano, geralmente eu vi sendo vendido por 250 a 300. Em bom estado tá quase tudo acima de 300.

O que inflacionou muito mais foi o RE2 de PS1. Até onde lembro, ano passado você comprava ele versão black label na faixa de 250 reais, talvez menos. Hoje, no ML, tão vendendo por 500 a 600.

Dá pra garimpar e achar por menos, mas a maioria dos anúncios são nessa faixa.

Triste. O RE2 de PS1 era o jogo que mais tava querendo pegar pra minha coleção hoje em dia. :ksnif

Eu lembro que em 2017, via vendendo o RE2 nacional da gradiente por 90 conto. Hoje em dia, a versão pirata do aliexpress no ML custa 60 reais a mais q isso. :klol
 

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
Minha visão: mesmo que os preços estivessem baixos, eu não começaria ou retomaria coleção. Só de pensar no trabalho que dá para limpar consoles e cartuchos e outras bugigangas, desanima demaia, ainda mais quando existe trabalho e família (além de outros compromissos). Emulação (pra mim, claro) é o melhor caminho.
 
Topo Fundo