O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[mbml] Desanimando com o retro gaming

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Vcs estão sofrendo isso com videogame... q eu "sofro" tbm... afinal curto Mega Drive e Snes... Mega Drive mais que SNES pq sou homem! hahah Agora, pensem em carro "antigo"... Eu tive um Passat 82 de 99 até 2005 q já era da minha mãe... maluco, se eu soubesse nunca teria vendido, até sucata custa mais q o preço q eu cobrei nele em 2005 pra pegar um Kadett... To atrás de um pra reformar... e pqp!!! Desisti por um tempo até... Tudo virou clássico agora!!!!
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.391
Reações
22.003
Pontos
1.109
Eu ainda dou valor pra console original, nada contra emulador, mas não consigo.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
se falar de jogar, não de colecionar, hoje em dia é infinitamente melhor que na época. mas muito. e, sim, falo de emulação.

a gente pensa em fidelidade colocando como parâmetro a melhor revisão do console + mod rgb + framemeister/ossc, mas na época a gente jogava nuns consoles lixo tipo mega drive 3 com cabo rf numa tv de tubo bem b*sta. cara, qualquer microondas hoje te dá mais qualidade na emulação que a maioria dos setups que a gente teve.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Exatamente! Já citei aqui uma vez que, na época, vi um Super Nintendo ligado a uma TV 21 polegadas, estéreo, com o cabo videocomposto. Só faltei me ajoelhar perante tal maravilha. Em casa, eu jogava utilizando cabo RF, em um televisor mono de 14 polegadas, com a tela mais redonda que bola de cristal.

Então, quando penso em "experiência retrô autêntica", só me vêm essas bombas à cabeça. Era zoado mesmo, porque era o que tínhamos acesso na época. Acho que até mesmo pra rico, porque aqui no Brasil não é só questão de dinheiro, os eletroeletrônicos vendidos aqui são sempre os mais modestos. Se o cara não importar, não vai achar pra vender por aqui (salvo de outro importador).

Gringo, de país rico, sempre com alto poder de compra e grande disponibilidade de produtos, viveu uma outra realidade, e mesmo eles não conviveram com cabo videocomponente e monitor profissional, essa moda (não a tecnologia) veio só lá pro século atual. O ideal do gringo era um CRT fodão e cabo s-video; muito melhor que o nosso, mas ainda assim menos exigente que o padrão atual.

Em resumo, a qualidade de imagem da emulação vai ser satisfatória para a maioria das pessoas, pois poucas tiveram acesso aos melhores equipamentos de áudio-visual disponíveis.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Isso só vai acabar quando se popularizar as impressoras 3D e começarem a sair replicas praticamente perfeitas de console e cartuchos, até la o pessoal vai continuar metendo a faca nos valores pois tem gente que continua pagando o preço que eles pedem

Hoje eu nao troco os emuladores pra rodar meus jogos retrogamers, posso configurar o tipo de filtro que eu quiser, o tamanho da tela, as bordas personalizadas simulando uma TV antiga e usar o consoltr que eu quiser, isso tudo sem precisar ficar adaptando mods ou usando cabos CARRISIMOS que são importados
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Realmente é inegável que o mercado "retro" esteja saturado e hiperinflacionado aqui na terra brasilis, negócio saiu fora de controle completamente. Eu ando acompanhando uns canais gringos retro e percebo que a situação lá fora ta bem mais suave.... beeeeeeeeeeeeem mais suave mesmo. Deu pra sentir um pouco de rage no post do op, é realmente um saco mesmo trombar com "vendêdô" de ML e OLX que bota tudo como "RARU" e como se o bagui fosse revestido de ouro literalmente, e pior que esses doidos mal sabem oque tão vendendo, a maioria é tudo cara que "surfar na onda" e fisgar alguns trouxas com dinheiro sobrando...

Eu ando revisitando o ps2 recententemente e jogando uns games que eu nunca havia pegado antes e vem sendo uma experiencia bastante interessante, venho me divertindo bastante.

Eu mesmo só zerei Chrono Trigger no emulador, e nunca joguei no "hardware original" mas isso não desvaloriza a experiência de jogar o game, eu mesmo se pudesse jogaria no Snes na frente de uma tubosa de 14" e seria feliz, mas o mercado hiperinflacionado não me permite isso. Emulador tem suas chatices que nem todo mundo tem saco de ficar "configurando" pra deixar pronto pra jogar, mas é infelizmente a única opção que temos no momento pra revisitar games antigos ou pegar alguns clássicos do passado.

E infelizmente a tendência é só piorar... eu ando acompanhando a cena "retro" do ps2 e o console valorizou vertiginosamente de uns tempos pra cá, no inicio do ano antes da pandemia você achava ps2 slim por 100~200 funcionando 100% com leitor vivo, e os fat por 350~450 com leitor vivo, agora com toda a popularidade que o ps2 ganhou recentemente, com novos exploits descobertos e uma penca de coisa nova e o "huezileiro" médio ter descoberto que o "prey2 roda gaymes via pêndraive" o preço subiu assustadoramente... hoje você não encontra um slim com leitor morto por menos de 300 reais... os fat subiu pra 500~600 reais, se pesquisar bastante até acha com valores "normais" porém um anúncio desses não fica mais de 30 min no ar kkk
 


jcsilva87

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
671
Reações
282
Pontos
544
Realmente é inegável que o mercado "retro" esteja saturado e hiperinflacionado aqui na terra brasilis, negócio saiu fora de controle completamente. Eu ando acompanhando uns canais gringos retro e percebo que a situação lá fora ta bem mais suave.... beeeeeeeeeeeeem mais suave mesmo. Deu pra sentir um pouco de rage no post do op, é realmente um saco mesmo trombar com "vendêdô" de ML e OLX que bota tudo como "RARU" e como se o bagui fosse revestido de ouro literalmente, e pior que esses doidos mal sabem oque tão vendendo, a maioria é tudo cara que "surfar na onda" e fisgar alguns trouxas com dinheiro sobrando...

Eu ando revisitando o ps2 recententemente e jogando uns games que eu nunca havia pegado antes e vem sendo uma experiencia bastante interessante, venho me divertindo bastante.

Eu mesmo só zerei Chrono Trigger no emulador, e nunca joguei no "hardware original" mas isso não desvaloriza a experiência de jogar o game, eu mesmo se pudesse jogaria no Snes na frente de uma tubosa de 14" e seria feliz, mas o mercado hiperinflacionado não me permite isso. Emulador tem suas chatices que nem todo mundo tem saco de ficar "configurando" pra deixar pronto pra jogar, mas é infelizmente a única opção que temos no momento pra revisitar games antigos ou pegar alguns clássicos do passado.

E infelizmente a tendência é só piorar... eu ando acompanhando a cena "retro" do ps2 e o console valorizou vertiginosamente de uns tempos pra cá, no inicio do ano antes da pandemia você achava ps2 slim por 100~200 funcionando 100% com leitor vivo, e os fat por 350~450 com leitor vivo, agora com toda a popularidade que o ps2 ganhou recentemente, com novos exploits descobertos e uma penca de coisa nova e o "huezileiro" médio ter descoberto que o "prey2 roda gaymes via pêndraive" o preço subiu assustadoramente... hoje você não encontra um slim com leitor morto por menos de 300 reais... os fat subiu pra 500~600 reais, se pesquisar bastante até acha com valores "normais" porém um anúncio desses não fica mais de 30 min no ar kkk
Nossa, mas onde vc está vendo PS2 com esses preços surreais? Sempre vejo na OLX e no Marketplace do FB na faixa dos 200-300. Até vejo alguns nessa faixa de preço absurda que vc falou, mas é minoria.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.741
Reações
4.357
Pontos
704
Nossa, Comprei o meu por R$ 130 e uns dias depois apareceu um no Marketplace da minha cidade por R$ 110.

Tá certo que o meu veio sem memory card (Recomendado, porém dispensável) e eu abri mão do cabo de vídeo porque já tinha um sobrando aqui. Ainda assim, esses preços, só se você estiver procurando em loja ou de vendedor profissional no ML.
 

jcsilva87

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
671
Reações
282
Pontos
544
Pra quem faz questão de jogar no hardware original hoje tem os everdrives da vida. SNES por exemplo, jogo original pra mim só aqueles com chips que não rodam no everdrive ou se for algo que eu curtia muito na época e estiver num preço decente.
Em casa, eu jogava utilizando cabo RF, em um televisor mono de 14 polegadas, com a tela mais redonda que bola de cristal.
Então, quando penso em "experiência retrô autêntica", só me vêm essas bombas à cabeça
Também acho estranho o pessoal purista que caga regra sobre a maneira "certa" de jogar jogos retrô. Como vc disse, antigamente era tudo no RF e a gente jogava como se não houvesse amanhã.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.419
Reações
44.391
Pontos
1.339
Tava juntando coleção e vendi tudo. Hj meto o Retroarch com o Retroachievements e já era!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.807
Reações
80.272
Pontos
1.839
Eu compro os consoles para deixar nas minhas prateleiras e eu beber meu whiskey enquanto aprecio essas belíssimas máquinas atemporais.

Mas jogar mesmo, tenho um arcade para MAME e consoles até Neo Geo, e agora estou montando outro para jogos de corrida (desde MAME até PS2, passando por MODEL e NAOMI), e vou montar outro para jogos de light gun.

Parei de comprar de 1 ano pra cá porque estou focado em terminar a minha reforma e comprar uma maquina de Pinball. Tem que sair essa Pinball.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.268
Reações
15.546
Pontos
1.524
Sei que estou sendo um pouco agressivo, mas essa aversão a emulador parece criança com medo de tomar injeção, achando que será um sofrimento insuportável, que injeção vai matar, etc. Depois, a dor da picada passa num instante e ainda melhora a saúde. No fim, a criança fica com cara de tacho por ter chorado à toa.

Emulação é idêntico. Você acha que vai morrer por causa do input lag. Talvez morra, se escolher esses emuladores arcaicos por causa de preguiça de aprender algo novo. Mas um RetroArch resolve isso suave. Melhor ainda se estiver conectado a um monitor ou TV com boa responsividade. Imagem? Você pode ligar num tubão, se quiser. Mas, como esses televisores não são mais produzidos, o melhor é se acostumar com os modernos. Sempre existe aquele shader (básico ou complexo) que te satisfaz. Posteriormente, surge a cacetada de vantagens que só a emulação proporciona (e não estou falando de nada financeiro, apenas de praticidade) e você percebe por que esse caminho é o mais viável. Aí dificulta voltar atrás.

Quem já tem toda uma coleção e um setup de qualidade, tá tudo bem. Mas pro cidadão que está começando ou no meio do caminho... Difícil ir atrás de hardware original.

Uso meu Wii pra jogar Mega Drive, SNES, NES, Master System, PC-Engine, GameCube e alguns Arcades, nunca tive problemas, rodam perfeitamente, Wii ligado na minha tubão velha de guerra. Fora isso, um notebook velho pra rodar um retroarch e jogar coisas que o Wii não tem, pronto, não preciso de mais nada.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Realmente é inegável que o mercado "retro" esteja saturado e hiperinflacionado aqui na terra brasilis, negócio saiu fora de controle completamente. Eu ando acompanhando uns canais gringos retro e percebo que a situação lá fora ta bem mais suave.... beeeeeeeeeeeeem mais suave mesmo. Deu pra sentir um pouco de rage no post do op, é realmente um saco mesmo trombar com "vendêdô" de ML e OLX que bota tudo como "RARU" e como se o bagui fosse revestido de ouro literalmente, e pior que esses doidos mal sabem oque tão vendendo, a maioria é tudo cara que "surfar na onda" e fisgar alguns trouxas com dinheiro sobrando...

Eu ando revisitando o ps2 recententemente e jogando uns games que eu nunca havia pegado antes e vem sendo uma experiencia bastante interessante, venho me divertindo bastante.

Eu mesmo só zerei Chrono Trigger no emulador, e nunca joguei no "hardware original" mas isso não desvaloriza a experiência de jogar o game, eu mesmo se pudesse jogaria no Snes na frente de uma tubosa de 14" e seria feliz, mas o mercado hiperinflacionado não me permite isso. Emulador tem suas chatices que nem todo mundo tem saco de ficar "configurando" pra deixar pronto pra jogar, mas é infelizmente a única opção que temos no momento pra revisitar games antigos ou pegar alguns clássicos do passado.

E infelizmente a tendência é só piorar... eu ando acompanhando a cena "retro" do ps2 e o console valorizou vertiginosamente de uns tempos pra cá, no inicio do ano antes da pandemia você achava ps2 slim por 100~200 funcionando 100% com leitor vivo, e os fat por 350~450 com leitor vivo, agora com toda a popularidade que o ps2 ganhou recentemente, com novos exploits descobertos e uma penca de coisa nova e o "huezileiro" médio ter descoberto que o "prey2 roda gaymes via pêndraive" o preço subiu assustadoramente... hoje você não encontra um slim com leitor morto por menos de 300 reais... os fat subiu pra 500~600 reais, se pesquisar bastante até acha com valores "normais" porém um anúncio desses não fica mais de 30 min no ar kkk
Estou pensando seriamente em vender meu PS2 sabia?Meu console tem caixa, manual, 2 controles originais e 3 memorys cards. Como eu vendi recentemente meu Saturn, Wii e Nintendo 64 e todos os jogos, acabei pegando "gosto pela coisa".
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Vcs estão sofrendo isso com videogame... q eu "sofro" tbm... afinal curto Mega Drive e Snes... Mega Drive mais que SNES pq sou homem! hahah Agora, pensem em carro "antigo"... Eu tive um Passat 82 de 99 até 2005 q já era da minha mãe... maluco, se eu soubesse nunca teria vendido, até sucata custa mais q o preço q eu cobrei nele em 2005 pra pegar um Kadett... To atrás de um pra reformar... e pqp!!! Desisti por um tempo até... Tudo virou clássico agora!!!!
Não demora, FIAT 147 vai estar valendo ouro. :klol:klol:klol:klol:klol
Uso meu Wii pra jogar Mega Drive, SNES, NES, Master System, PC-Engine, GameCube e alguns Arcades, nunca tive problemas, rodam perfeitamente, Wii ligado na minha tubão velha de guerra. Fora isso, um notebook velho pra rodar um retroarch e jogar coisas que o Wii não tem, pronto, não preciso de mais nada.
Faço isso, sendo 2D e "leve" Wii manda muito bem. Chega a rodar alguns arcades da Capcom e da Konami, aí é só alegria.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Emulador é sempre uma alternativa, eu não acho que seja a mesma coisa de jogar no console mas dá pra se divertir e conhecer bons jogos.

Se quiser jogar nos consoles originais, realmente a época está bem ruim pra colecionar, preços bem altos. Quando comecei comprava vários jogos considerados raros no ebay por bons valores, mas com esse dólar tá difícil.

Se puder contribuir, eu tenho uma estratégia pra colecionar: Reservo um valor mensal, e fico de olho se aparece algo bom(mercado livre, face, aqui no fórum, etc.), se não aparecer guardo a cota pro mês que vem, e vou acumulando, até que com a cota de alguns meses consigo comprar um lote maior, de alguém que está se desfazendo da coleção, daí consigo achar coisas com bons valores. Quando vem itens repetidos, revendo por um valor abaixo do Mercado livre, mas ainda um pouco acima do que paguei pelo desconto no lote, e vou seguindo assim.

Estou fazendo isso desde que comecei a trabalhar em Home-Office, em Março desse ano, e consegui alguns bons negócios, principalmente de 64, minha coleção cresceu bastante, mesmo sem gastar muito.

Essa história de que não é a mesma coisa é falácia.

Não perde nada, e, em alguns pontos, é até mais cômodo, com vantagens. Tipo save state para quem não tem tempo de sentar e zerar um jogo muito longo de uma vez.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Essa história de que não é a mesma coisa é falácia.

Não perde nada, e, em alguns pontos, é até mais cômodo, com vantagens. Tipo save state para quem não tem tempo de sentar e zerar um jogo muito longo de uma vez.

Tu acreditas que já usei save state pra salvar os 5 minutos finais de um jogo? Voltei depois só pra finalizar, rapidinho. :klol
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Tem vendedor que prefere ficar com o anuncio encalhado por anos mas nao baixa o valor de jeito algum, estive de olho e um cartucho do Side Pocket original com caixinha e tudo bem conservado para comprar na epoca e o vendedor nao baixava 1 real, juro que o anuncio ficou uns 2 anos mofando no ML e acho que o maluco desistiu ou algum doente pagou 500 reais naquilo achando que fez um bom negocio
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.766
Reações
14.487
Pontos
503
Coleciono videogames a exatos 20 anos, comecei a colecionar em 2000 numa época que eu poderia achar um SNES com dois controles e 5 jogos a 30 reais, comprei muita coisa até por metade disso, e infelizmente depois de um roubo que sofri acabei desistindo de colecionar e só voltei em 2010 quando comprei um Atari pela internet...

Ainda peguei um finalzinho de coisas bem mais baratas e mais em conta, mas de 2015 para cá colecionar virou um filme de terror... Ainda consigo coisas em conta, algumas raras até, porque comecei a sair a alguns anos e fazer caçadas, fiz muitos amigos pessoais, e as vezes eles me doam coisas, ou me vendem bem mais barato porque sabem que cuido e não pego para revender, também garimpo bastante porque aqui na minha cidade tem muitas lojas de usados chamadas Briques, que algumas vendem de tudo, e as vezes aparece alguma coisa de games no meio, mas só estou resistindo em colecionar por causa disso, porque se dependesse de vendedores dedicados a isso, ou comprar do ML ou outros sites, só se eu fosse rico para gastar com os valores absurdos que cobram, mas enquanto eu puder garimpar por ai, ainda sigo colecionando.
 

Thiago_Rider

Ser evoluído
Mensagens
79
Reações
188
Pontos
43
Eu sou mais novo (geração PS1/PS2) e realmente sempre tive vontade de conhecer mais coisas retrô, principalmente os jogos de Famicom/NES. Mas é realmente tudo muito caro. Até TV de Tubo, que até um anos atrás jogava-se no lixo super-valorizou. Lembro que quando eu era pequeno minha mãe me comprou um Master System num brechó por tipo uns 20 reais (sdds Alex Kidd). Mas foi só isso mesmo. Não tenho nem condições e nem paciência pro cenário retrogame como ele é atualmente, cheio de gente que acha que tudo que é velho significa caro e raro.... Me arrependo de ter passado meu Nintendo Wii pra frente, hoje ele seria uma ótima central de emulação. Por isso me contento em jogar esses jogos em emuladores, ou em coletâneas para consoles atuais (joguei a beça aquela coleção de Megaman que saiu uns anos atrás).
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.913
Reações
6.552
Pontos
1.079
Eu já parei de procurar jogos a muito tempo, já tô bem com o que tenho, e os preços hoje é surreal, qualquer porcaria no ML com a palavra raro já é motivo pra superinflacionar o preço. Hoje em dia querer ser colecionador de retro, pelo menos aqui no Brasil é besteira e tolice pra quem quer fazer isso
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.710
Reações
9.838
Pontos
753
Quer uma dica para ser feliz, para de colecionar e juntar tralha na sua casa.

E use os emuladores, pegue um console ou PC e use exclusivamente para emulação.

Aqui em casa tenho o PC e o Vita, tudo configurado e pronto para jogar. :kcool

O PSP ou Vita é maravilhoso para emulação e com certeza são um ótimos investimentos. :kjoinha
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.639
Reações
33.207
Pontos
1.048
Eu estou na minha segunda coleção, comecei ela em 2009 quando comprei um PS3. Hoje estou com uma quantidade boa de itens, mas não tenho ainda todos os sistemas que eu quero. Sobre os preços, tem que garimpar e principalmente importar os games de fora, não tem jeito. Se acha itens aqui no Brasil a preços razoáveis sim, porém tem que garimpar muito mais que na gringa, pois aqui é mais escasso.

Ainda dá pra colecionar sim. Refiz minha coleção de Neo Geo AES e nem precisei vender um rim. Pra ter uma noção de valores, os jogos CIBs saíram por preços de jogos de Switch, com exceção de dois títulos. Claro que os games foram comprados no EBay em sua maioria, mas consegui alguns no ML também.

Vlw vlw
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.527
Reações
312
Pontos
809
Essa história de que não é a mesma coisa é falácia.

Não perde nada, e, em alguns pontos, é até mais cômodo, com vantagens. Tipo save state para quem não tem tempo de sentar e zerar um jogo muito longo de uma vez.

Aí é opinião pessoal. Eu falo das minhas experiências mesmo, a primeira vez que zerei Mario 64 e Zelda Ocarina foi em emulador no PC. Não se compara a experiência de zerar no controle do 64, em TV de tubo, sem usar save state toda hora. Além disso, tem consoles que não tem emulação perfeita(64, dream, gamecube, wii, etc.).

Mas como falei, emulador é uma opção, tem benefícios e malefícios.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.884
Reações
51.008
Pontos
1.003
Eu acho que se acostumar com emulação vai além do que só ter uma alternativa quando cobram 2000 reais no jogo que vc quer, é uma forma de future proof
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Não tenho interesse mais em retro. Sinceramente, ligo o pc, ligo o retroarch e jogo. Foda se console original.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Essa história de que não é a mesma coisa é falácia.

Não perde nada, e, em alguns pontos, é até mais cômodo, com vantagens. Tipo save state para quem não tem tempo de sentar e zerar um jogo muito longo de uma vez.
Sou da galera que curte emuladores, pela absoluta praticidade e "durabilidade" que possibilitam, mas não concordo que é a mesma coisa.

Existem diferenças.

Uma delas é o controle do videogame, que faz parte da experiência.
Não é a mesma coisa emular Saturn sem estar com aquele controle que dá saudades. Não é a mesma coisa emular DreamCast sem aquele trambolhão que era o controle, plugado com telinha do VMU. Não é a mesma coisa emular Wii sem usar um Remote plus. Aquele pad do MasterSystem era muito diferente do que se tem hoje em dia. Isso pode ser superado com algum investimento, mas é relativamente complicado.

Outra diferença é a imagem. Em alguns pontos pode parecer melhor, resolução aumentada e tal. Porém desenvolvedores da época tinham em mente características da época ao fazer dithers, ao definir brilho das cores, ao fazer a resolução de um efeito. O jogo era visto de uma maneira em TVs da época, com cabos específicos. Não é o mesmo resultado que vemos nos emuladores/TVs modernas. Existem filtros e formas de tentar minimizar isso, mas não se chega a 100% de fidelidade.

E por fim tem plataforma ou jogo específico que não se emula direito. Aí não tem reza ou boa vontade que dê jeito. Só com a máquina original.
 
Ultima Edição:

Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.352
Reações
1.524
Pontos
914
Quem pode ser retrogamer, é sensacional, já que em tese o desafio e a experiência que vai ter nos jogos é a original. Contudo, é fato que a emulação já conta com diversos benefícios como filtros e o abençoado save state. No retro eu parei bem, hoje está inviável, mas ainda dá para garimpar uma ou outra coisa. O foda penso eu que hoje está tudo tão corrido e os jogos atuais são muito longos que está dose arrumar tempo para dedicar como deveria no retro (e eu sou solteiro e sem filho, imagino que tem).
 
Topo Fundo