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Okami
Beyond good and evil
Essa foi uma definição bem errônea de Zelda, você viajou legal aí.para ajudar vamos definir o que é um zelda
1- boneco duro e centralizado, usando espada e escudo
2- jogo inicia, tu precisa conversar com os bixin, procurar espada ou ''fazer'' algo para eles (favores) como procurar alguma coisa etc para ser presenteado por eles com algum item
3- é preciso que o jogo tenha um mapa/cenário com casinhas onde de para entrar sair, subir escadas e ver de lá de cima as coisas lá em baixo, interligar essas areas abertas com corredores platafurma ala crash bandicoot e depois voltar a ao mapa aberto onde será enviado para um mapa deserto.
4- é preciso ter uma parte vazia 'open world' um deserto/campina, onde andar até encontra uma cidade ou castelo, ter cutscene antes de entrar nessa áreas.
5- é preciso ser terceira pessoa, mas que fique em primeira pessoa ao mirar.
outro que eu indico é um jogo chamado dracunus do Dreamcast, o primeiro clone de zelda pós zelda
Essa foi uma definição bem errônea de Zelda, você viajou legal aí.
"Boneco duro e centralizado", olha as ideias rs
São jogos de ação e aventura, foco em exploração, puzzles e combate.
As próprias dungeons são um puzzle a parte e muitas vezes isso vale para os bosses também.
Você começa com o personagem fraco e vai recebendo itens nas dungeons que deixam ele mais versátil, conseguindo acessar áreas e missões que antes eram inacessíveis.
É basicamente isso.
Não cara, nada a ver.eu defini baseado na geração wii para baixo.
''São jogos de ação e aventura, foco em exploração, puzzles e combate.''
não, aí voce definiu tomb raider
ação eu não diria, aventura sim pois ele passa por variados estágios, incluindo água, campina, castelo, fogo, floresta etc mas não é 'aventura' padrão, pois voce precisa ficar conversando com os npc
mas somente passar por estágios variados não tornar o jogo um zelda, em termos de definição básica qualquer jogo 3d cujo boneco use uma espada já o torna inspirado em zelda
mas um clone, precisa de alguns pontos, primeiro não pode ser igual se não seria zelda e há coprights segundo é preciso manter o máximo de mecanicas similares a zelda e terceiro precisa ter uma construção de cenário como os de zelda.
acho starfox adventures mais zelda que dark cloud e kingdom hearts
Como disse o criador de GTA III "Qualquer um que faça jogos 3-D e diga que não pegou algo emprestado de Mario ou Zelda [no Nintendo 64] está mentindo. "
Ou seja, a inspiração que os desenvolvedores buscam não vem de "usar espadinha", e sim sobre as mecânicas, o game design da série Zelda.
Lembrei aqui agora, Soul Reaver é um jogo fantástico que se inspirou bastante no Zelda, que segundo a Amy Hennig serviu de grande inspiração na época.
Não chega a ser clone, o que na real é uma coisa boa já que ele pega conceitos de Zelda e toma outros rumos.
Errado, "usar espada" é apenas uma característica superficial e não diz nada sobre o core, as mecânicas dos jogos.
é justamente porque usa espada, antes de zelda o único jogo a usar espada era virtual hidlide, depois em paralelo a zelda, medievil porém esse ultimo não tem a perspectiva 3d. por isso soul reaver é inspirado em zelda, e zelda em super mario, é sm64 de espada a grosso modo.
Isso é a definição da própria Nintendo sobre Zelda. Lolvc ta embanando tudo, a definição de zelda como ação e aventura com puzzele é sua e simplesmente não é correta, pois basicamente o q vc definiu um tomb raider
sobre essa parte acima, é mentira dele, o próprio tomb raider se inspirou em doom e não segue a mesma linha evolutiva de super mario. assim como kings field, jump flash, tem um outro tb de tiro 3 pessoa com camera no ombro. e se citar o analogico como diferencial qualquer dev sabia que para uma movimentação perfeita era necessário o analogico.
Não, não é mentira dele, vários desenvolvedores disseram a mesma coisa como o Miyazaki do Dark Souls, o desenvolvedor de Assassin's Creed Black Flag, Gabe Newell, Hideki Kamiya, Amy Hennig, Chris Roberts, Fumito Ueda, Peter Molyneux, a CD Projekt, a Rare, Tetsuya Nomura, etc.
Ambos Mario 64 e Ocarina of Time são um dos mais importantes a formarem a base para jogos 3D.
Tomb Raider não sofreu influência desses jogos porque estava sendo desenvolvido ao mesmo tempo que Mario 64.
Ele também foi muito influente para jogos de ação e aventura.
Todos não, mas grande parte sim, acho que foi isso que ele quis dizer.bom cansei desse tópico, só vou postar mais essa.
ora, se tomb raider não sofreu influencia de mario (assim o como os que citei, jump flash, kings field, flashback, ou mesmo crash etc) logo é mentira do cara que todo jogo pegou algo de mario e zelda.
Ele apenas estava sendo simpático a história da nintendo e desses grandes jogos, mas definir, não definiram nada nem tão pouco serviram de base para os jogos 3d antigos e modernos, uma vez que já existia jogos 3d antes, a base primordial para jogos 3d é o proprio mundo, porém devido as limitações tivemos inicialmente doom usando sprits, depois quake usando polygons, tomb raider e os já citados, depois super mario, panzer dragoon saga e por fim zelda. o proprio mário 64 foi prototipado usando o chip fx de starfox.
("boneco duro e centralizado", o que é isso? )
diz respeito aos zeldas antigos (o zelda novo é outro esquema) é a forma como a camera é posicionada e como o link é construído, é bem diferente da maioria absoluta dos jogos na geração 128 bits mas isso se diz respeito ao hardware primeiro do n64 e depois do gamecube, hardware diferente naquele tempo gerava jogo diferente, no ps2 em geral todos os jogos 3d são bem amplos com personagens pequeno, enfase no cenário e camera afastada (é assim até hoje, essas 'escola' de como fazer jogo meio 'que venceu', na verdade hoje só existem 3 ou 4 jogos que é a base para tudo, só muda temática e o realismo do gráfico ) um exemplo é uncharted com belos closes mas in-game o boneco fica do tamanho de uma espinha, esse tipo de metodo se inciou no play 2.
No zelda a camera é centralizada nas costa do boneco e ele mantém um tamanho bem fixo, porém há uma variação de ambiente, dentro de casas, o link aumenta e reduzi de tamanho a medida que entra a dentro, ao fundo ou retorna, nos ambiente externos o boneco entra mais a dentro para que ele possa correr a cavalo etc uma penca de jogos do gamecube tem esse estilo: metroid, os zelda, pno3, o re4 (esse só difere pois o leon não é centralizado mas o esqueleto do mapa é) starfox. nenhul clone é perfeito se não tiver essa camera.
Visualizar anexo 160554
Note como o foco central ali é o cenário e não os personagens na câmera, apenas a cabeça da Agro está entre as interseções ali (que são as áreas de interesse quando se trata de composição).
Não tem muito a ver com a câmera de Zelda.
Eu acho que você está se ligando muito a aspectos superficiais para dizer que é clone.
Pra ser clone não precisa copiar uns 80% disso que você falou, e nem acho que o OP esteja querendo isso também.
um clone legitimo de zelda precisa ao menos ter uma camera similar, beyond good and evil, já a camera de shadow of colossos mostra que ele não é um clone de zelda, a não ser claro pela mecanica de espada.
edit: o user lembrou bem, o jogo da esfinge é um ''zelda''
O único que eu posso atestar é o Star Fox Adventures, basicamente Zelda com skin de Star Fox.
Botão contextual, autojump, hud, estrutura do jogo, etc.
Até quando vc pega itens chave tem aquela paradinha de tocar um jingle e o personagem fazer uma pose.
Não joguei, mas Dual Hearts e Sphinx parecem um pouco com Zelda.
SOTC e Dark Cloud não tem nada a ver com Zelda.
O primeiro tem o cavalo e só, o segundo tem a aparência do protagonista e só.
Dark Cloud tem muito mais a ver com Actraiser do que Zelda, reconstruir cidade e deixar os habitantes felizes.
SOTC é one of a kind, é basicamente boss rush com um intervalo entre cada boss, se bobear tem mais a ver com Monster Hunter do que Zelda.
fica aí o mistério se eu pegar assassins creed e trocar o personagem pelo de zelda, ele vira zelda ? sim, se tem o nome de zelda é zelda. e se eu faço um zelda de primeira pessoa mas troco o link por um robo ?
e pelo que eu to vendo, tem pouquíssimos jogos mais inspirados nos top-down 2d e tal né? acho que essa geração deixou bastante a desejar nesse aspecto.
Pelo contrário, tem vários !Valeu galera, brigadão pelas dicas, curti o Neopets que não conhecia e o Sphinx que nunca dei bola
Curti muito a discussão aqui, mesmo não conseguindo ler tudo, o trampo tá puxadissimo nesses últimos dias, mas esse tópico vai ser meu hobbie de amanhã pela manhã em casa, com certeza, vou devorar tudo, ver todos os vídeos e caçar todas as indicações
e pelo que eu to vendo, tem pouquíssimos jogos mais inspirados nos top-down 2d e tal né? acho que essa geração deixou bastante a desejar nesse aspecto.
Antes de definir o que é um clone de Zelda, temos que definir o que é Zelda.
Tinha aquela discussão velha de se Zelda é ou não é RPG, eu diria que é um Action Adventure com estrutura parecida com RPG, um "RPG lite".
Tem elementos de RPG como NPCs e fetch quests(mas até aí até Banjo tem), dungeons, só que sem a parte mais fastidiosa do RPG: grinding, distribuição de pontos, menus durante o combate, customização, etc. Os upgrades são feitos apenas conseguindo novos equips ou pedaços de coração.
Zelda não tem party, no entanto, a menos que vc considere a Navi e a Midna como party, mas aí eu acho um stretch.
Quando se fala em clone de Zelda, o pessoal geralmente está se referindo ou a clone de ALTTP (câmera top-down) ou a clone de OOT(câmera 3D).
Esses jogos não são da geração que você pediu, mas os recomendo para quem gosta de Zelda-likes clássicos:e pelo que eu to vendo, tem pouquíssimos jogos mais inspirados nos top-down 2d e tal né? acho que essa geração deixou bastante a desejar nesse aspecto.