Parece que aquele Yoshi ou Paper Mario usa a UE, o que é bem estranho em se tratando da Nintendo! O uso da UE está condicionado a uma taxa que, se não me engano, é de 5% do total das vendas, ou de 5% sobre algum total. A UE é boa sim, mas não sei se a Nintendo vai permitir isso.
Não devemos nos esquecer de que a Nintendo é implicante com a Retro.
Paper Mario é engine própria da Inteligent System, mas no caso do Yoshi, ele foi desenvolvido pela good feel, ela uma second party , a decisão de UE foi deles, Link Awakening também foi desenvolvido pela Greezo (não é first party) e usa UE4
A questão do royalitie é o de menos
Acho que estamos especulando sobre engine ou não antes de ve o primeiro trabalho muito cedo ainda, teoricamente a Retro começou a trabalhar em Metroid Prime 4 só em 2019, são pouco mais de 3 anos de desenvolvimento, Astral Chain ficou 4 anos sendo desenvolvido e só foi revelado 6 meses antes de lançar, Metroid Dread foram 2 anos, com revelação 4 meses antes do lançamento, a Nintendo sempre segura a revelação deles..Paper Mario Origami , 2 anos de trabalho, revelação total 4 meses.
Qualquer que seja o Metroid que a Retro esteja trabalhando é material de E3 pra 2022 e 2023 (ou Direct de meio de ano)