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'Meu pai não consegue pagar as contas sozinho': adolescentes cogitam abandonar o ensino médio com a pandemia

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
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Danielle Teixeira tem 15 anos e pensa em abandonar o 1º ano do ensino médio. Ela estuda em uma escola pública estadual de Itabirito (MG). Nos últimos meses, vieram a ansiedade, a depressão e as dificuldades financeiras. “Parece que tudo foi desfeito, estou confusa, talvez eu desista e vá trabalhar.”
Desde março, quando o colégio foi fechado por causa da pandemia, Danielle lida com preocupações na família. A mãe teve problemas de saúde, foi afastada do trabalho e ainda não recebeu o auxílio-doença do INSS. “Meu pai não consegue pagar todas as contas sozinho. Pensei na possibilidade de ser lojista ou de trabalhar com culinária. A situação financeira me pressiona muito”, diz.
O G1 está publicando reportagens sobre a evasão escolar e seu agravamento com a pandemia. Na primeira matéria, falamos sobre evasão universitária e os efeitos sobre o mercado de trabalho

A suspensão das atividades presenciais, que completa 6 meses na maior parte do país, e a crise econômica trazidas pela Covid-19 podem agravar um problema já observado: a evasão escolar. Tecnicamente, ela ocorre quando um estudante abandona as aulas e não retorna no ano letivo seguinte. A taxa tende a crescer em 2021 na visão de especialistas.
Uma das razões é a quebra de vínculo entre alunos e escola. O colégio de Danielle, por exemplo, não disponibilizou aulas on-line durante a pandemia, apenas apostilas de exercício. Ela sequer conhece seus professores. “Eles estavam em greve no início do ano, então não tenho o contato direto de nenhum deles. A coordenação passou um e-mail para tirarmos as dúvidas da matéria, mas ninguém responde”, afirma Danielle.
“Por mais que eu pesquise sozinha, não consigo, só vejo os exercícios se acumulando. Aí, a gente acaba desistindo.

Longe da escola

Entre os jovens brasileiros de 15 a 17 anos, cerca de 30% deles não estão matriculados no ensino médio (20% deles seguem ainda no ensino fundamental e 10% já estão fora da escola), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2019, feita pelo IBGE.
O levantamento mostrou também que 48,8% dos brasileiros com mais de 25 anos não concluíram o ensino médio. O principal motivo para a evasão escolar, apontado por 39,1% deles, foi a necessidade de trabalhar.
“Quando um jovem se afasta da escola, é muito difícil que retorne depois. Ele pode encontrar um ‘bico’ e ganhar seu dinheiro”, explica Marlova Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil.
“Há os jovens que sentem a necessidade de buscar o próprio sustento, os que já têm filhos e precisam bancá-los, e os que têm de ajudar os pais em casa”, afirma Noleto.
E quanto mais anos passados, mais dificuldades para a volta. "Se um aluno decidir retornar aos 18 anos, mas encontrar colegas de 15, não vai se inserir na turma. É um contexto totalmente favorável para afastá-lo de novo dos estudos”, diz Inês Kisil Miskalo, gerente executiva de articulação do Instituto Ayrton Senna.
Outras possíveis causas da evasão escolar na pandemia são:

  • aumento de casos de ansiedade e depressão;
  • maior exposição à violência doméstica;
  • incidência de gravidez na adolescência.


A mãe teve sequelas da Covid

Nikolas Pimenta, de 17 anos, agora precisa cuidar de sua mãe, que teve um quadro grave de Covid-19. “Ela ficou internada por dois meses, entrou em coma e ainda tem sequelas. Desaprendeu a andar. Então, fico à disposição para fazer o almoço e ajudá-la a ir ao banheiro”, conta.

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Ele é aluno de uma escola estadual de Belo Horizonte. Com os novos afazeres domésticos, tem mais dificuldade de acompanhar o ensino remoto.
“Os aplicativos já não funcionam. Não tem aula, só atividade remota, e é muita coisa para fazer em casa. A gente já não aprende, só faz lição, aí desisti deste ano. Não vou fazer mais nada on-line. Quando voltar para o presencial, eu retomo os estudos”, diz Nikolas.

Consequências da evasão

“A escola oferece também aprendizagem socioemocional. Junto com a família, ensina a conviver em sociedade, a ter foco, a não desistir diante de resultados negativos. Ter um jovem fora da escola é privá-lo de seu desenvolvimento pleno”, afirma Miskalo, do Instituto Ayrton Senna.
Laura Müller Machado, pesquisadora e professora do Insper, explica que a evasão escolar traz um impacto direto na renda do jovem. “Por não ter diploma, a remuneração tende a ser de 20% a 25% menor. Os que estudam menos também tendem a ter um nível mais baixo de qualidade de vida”, diz.
Uma pesquisa do Insper com a Fundação Roberto Marinho aponta que:

  • Sem concluir ensino médio, o jovem deve ganhar R$ 159 mil a menos ao longo da carreira, por ter mais dificuldade de encontrar emprego e maior probabilidade de ocupar atividades informais.
  • A expectativa média de vida pode cair de 77,1 anos (para quem concluir a educação básica) para 72,7 anos (sem terminar a escola). A remuneração melhor leva a moradias mais seguras e a serviços de saúde de qualidade, por exemplo.
  • A redução de 1 ponto percentual na evasão escolar pode evitar 550 assassinatos no Brasil por ano.


Problemas emocionais

Maysa Feitosa, de 17 anos, conta que a quarentena abalou ainda mais sua estrutura psicológica. “Tenho epilepsia desde os 7 anos, por causa de uma cirurgia que deu errado. Não consegui me desenvolver como os outros e sofro preconceito por isso até hoje”, diz ela, que estuda em Manaus.
Durante o período de isolamento social, Maysa teve mais crises de epilepsia, por causa da ansiedade. “A pandemia mexeu muito comigo. Fui criando um medo de sair de casa. Eu só pensava em desistir da escola”, afirma.

m Manaus, as aulas presenciais foram retomadas em agosto. Com a ajuda da terapia e da família, a jovem conseguiu voltar ao colégio. “Ainda passa pela cabeça desistir, porque sofro muito bullying; ficou mais difícil ir para a rua, foram muitas crises na quarentena. Mas estou melhorando”, conta.
Luciana Szymanski, professora na pós-graduação em psicologia da educação na PUC-SP, destaca que os problemas emocionais vividos pelos jovens estão sempre atrelados a questões mais amplas, como as condições em que vivem.
“O adolescente que é pobre, que tem acesso difícil à escola, vai sofrer. Pense em uma pessoa que não tem condições de ir a uma terapia, não tem plano de saúde, não é atendida pelo sistema público. Ela não se sente acolhida”, diz. “A pandemia traz uma crise econômica que aumenta a evasão, a desigualdade, a pobreza, o suicídio.”

Esforços para evitar a evasão

Machado, do Insper, destaca a importância de fazer uma busca ativa pelos alunos ausentes e de identificar as causas de abandono escolar ou evasão.
Marlova Noleto, da Unesco, acrescenta que os esforços para evitar as desistências devem ser coordenados entre as redes de ensino, as escolas e os pais dos estudantes.
Em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, Laís Lourenço, de 17 anos, só não abandonou a escola porque tem o apoio da família.
“Não estou entendendo as matérias, e isso só aumentou minha depressão. Em alguns anos, faltei muito no colégio. Não desisti ainda porque minha mãe é professora e não deixa. E também porque, com a onda do desemprego, não ter o ensino médio pode me atrapalhar muito. Mas vontade [de parar de estudar] é o que não falta”, conta.
Noleto destaca a importância de diminuir as desigualdades para evitar a evasão. "Precisamos melhorar o acesso ao ensino remoto, para não perder o vínculo, além de manter o cuidado emocional dos adolescentes."

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/notic...LL6tF_UH8G5Q22ZKCBoJuwmZX8EAwKXTxRtL6o9066nlc
 

OSMattOS

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Fato curioso: mais de 50% dos motivos para abandonarem a escola não tem relação direta com a parte da crise econômica, sendo 30% por razões de não quererem mais frequentar o colégio.
Preocupante! O que tem de gente evadindo não só do colégio quanto das faculdades nessa quarentena não é brincadeira.
 

Azeon

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Fato curioso: mais de 50% dos motivos para abandonarem a escola não tem relação direta com a parte da crise econômica, sendo 30% por razões de não quererem mais frequentar o colégio.

Pois é.
Daí eu te pergunto : A culpa está nos alunos ou o ensino que tá uma m**** ?
Minha esposa é professora, a minha sogra é professora e várias amigos(as) são professores e estávamos discutindo sobre a educação esses dias...
Tá uma m****, estamos com uma put* tecnologia nas mãos e usando para que ?

Tem escola cobrando R$ 2.5K de mensalidade aqui onde moro e a "modernização" do estudo é pegar a apostila de papel, transformar em .PDF e obrigar o aluno a comprar um iPad.
Os caras ganham uma FORTUNA por mês e nem para ter uma equipe de desenvolvimento para desenvolver apps para ensino, conteúdos centralizados e aulas experimentais.
Ficar sentado numa carteira lendo/escrevendo é um porre e não ensina m**** nenhuma.

E é impressionante como as aulas para as crianças são interativas, tem sempre que estar fazendo algo para atrair a atenção das crianças... Mas quando chega lá na quinta série força o aluno a ficar sentado na m**** de uma cadeira lendo texto sobre um monte de porcaria desinteressante com uma didática de 1850.

Eu acho a escola uma m**** completa porque é totalmente arcaica, hoje tem N maneiras de ensinar as crianças/adolescentes mas insistem nesse método da idade das pedras.

Aí vem o EAD para alguns cursos de faculdade, é um professor sonso falando para uma câmera o mesmo conteúdo que ele falaria em uma sala de aula.

Aí falam que as pessoas não gostam de estudar... Não mesmo, as pessoas gostam de aprender, só que só uma pequena parte consegue absorver as coisas com esses métodos analógicos.

As falhas mais grotescas dos métodos atuais é justamente não saciar a curiosidade do aluno e ensinar como buscar as respostas para as perguntas.

Com um celular na mão e boas pesquisas você consegue responder um monte de dúvidas e curiosidades... Crianças são naturalmente curiosas e só deixam de ser porque elas são "castradas" ao longo dos anos com adultos que não tem paciência para respondê-las.
 


maquinarama

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Pois é.
Daí eu te pergunto : A culpa está nos alunos ou o ensino que tá uma m**** ?
Minha esposa é professora, a minha sogra é professora e várias amigos(as) são professores e estávamos discutindo sobre a educação esses dias...
Tá uma m***, estamos com uma put tecnologia nas mãos e usando para que ?

Tem escola cobrando R$ 2.5K de mensalidade aqui onde moro e a "modernização" do estudo é pegar a apostila de papel, transformar em .PDF e obrigar o aluno a comprar um iPad.
Os caras ganham uma FORTUNA por mês e nem para ter uma equipe de desenvolvimento para desenvolver apps para ensino, conteúdos centralizados e aulas experimentais.
Ficar sentado numa carteira lendo/escrevendo é um porre e não ensina m**** nenhuma.

E é impressionante como as aulas para as crianças são interativas, tem sempre que estar fazendo algo para atrair a atenção das crianças... Mas quando chega lá na quinta série força o aluno a ficar sentado na m**** de uma cadeira lendo texto sobre um monte de porcaria desinteressante com uma didática de 1850.

Eu acho a escola uma m**** completa porque é totalmente arcaica, hoje tem N maneiras de ensinar as crianças/adolescentes mas insistem nesse método da idade das pedras.

Aí vem o EAD para alguns cursos de faculdade, é um professor sonso falando para uma câmera o mesmo conteúdo que ele falaria em uma sala de aula.

Aí falam que as pessoas não gostam de estudar... Não mesmo, as pessoas gostam de aprender, só que só uma pequena parte consegue absorver as coisas com esses métodos analógicos.

As falhas mais grotescas dos métodos atuais é justamente não saciar a curiosidade do aluno e ensinar como buscar as respostas para as perguntas.

Com um celular na mão e boas pesquisas você consegue responder um monte de dúvidas e curiosidades... Crianças são naturalmente curiosas e só deixam de ser porque elas são "castradas" ao longo dos anos com adultos que não tem paciência para respondê-las.

A pior deficiência do ensino é a padronização.

Esse sistema foi criado após a revolução francesa com objetivo realmente de doutrinar e padronizar as crianças.

Antes o sistema usado era o Trvium e depois o Quadrivium . O cara era ensinado a pensar e questionar antes de tudo.

hoje o conteúdo é jogado para os alunos sem preocupação nenhuma com o desenvolvimento intelectual. O importante para as escolas é que lá na frente seu aluno passe na faculdade pública e estampe o rosto em alguma propaganda bacana

O aluno sai da escola sem ter nenhuma noção de oratória, de direitos do consumidor, de economia doméstica. nadinha!

Realmente espero que esse sistema mude um pouco no futuro
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
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Vamos ver se o discurso de que não vale a pena estudar vai se concretizar ou se vamos ter metade de uma geração no subemprego
 

Tpsy

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Pois é.
Daí eu te pergunto : A culpa está nos alunos ou o ensino que tá uma m**** ?
Minha esposa é professora, a minha sogra é professora e várias amigos(as) são professores e estávamos discutindo sobre a educação esses dias...
Tá uma m***, estamos com uma put tecnologia nas mãos e usando para que ?

Tem escola cobrando R$ 2.5K de mensalidade aqui onde moro e a "modernização" do estudo é pegar a apostila de papel, transformar em .PDF e obrigar o aluno a comprar um iPad.
Os caras ganham uma FORTUNA por mês e nem para ter uma equipe de desenvolvimento para desenvolver apps para ensino, conteúdos centralizados e aulas experimentais.
Ficar sentado numa carteira lendo/escrevendo é um porre e não ensina m**** nenhuma.

E é impressionante como as aulas para as crianças são interativas, tem sempre que estar fazendo algo para atrair a atenção das crianças... Mas quando chega lá na quinta série força o aluno a ficar sentado na m**** de uma cadeira lendo texto sobre um monte de porcaria desinteressante com uma didática de 1850.

Eu acho a escola uma m**** completa porque é totalmente arcaica, hoje tem N maneiras de ensinar as crianças/adolescentes mas insistem nesse método da idade das pedras.

Aí vem o EAD para alguns cursos de faculdade, é um professor sonso falando para uma câmera o mesmo conteúdo que ele falaria em uma sala de aula.

Aí falam que as pessoas não gostam de estudar... Não mesmo, as pessoas gostam de aprender, só que só uma pequena parte consegue absorver as coisas com esses métodos analógicos.

As falhas mais grotescas dos métodos atuais é justamente não saciar a curiosidade do aluno e ensinar como buscar as respostas para as perguntas.

Com um celular na mão e boas pesquisas você consegue responder um monte de dúvidas e curiosidades... Crianças são naturalmente curiosas e só deixam de ser porque elas são "castradas" ao longo dos anos com adultos que não tem paciência para respondê-las.
Sempre achei o ensino nesse formato escolar uma b*sta por uma série de motivos. Agora se tem algo que acho extremamente nocivo é a utilização de Smartphone/tablet como padrão, por mim só teria acesso à pc e afins quando fosse necessário.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
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Fato curioso: mais de 50% dos motivos para abandonarem a escola não tem relação direta com a parte da crise econômica, sendo 30% por razões de não quererem mais frequentar o colégio.
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Elijah Kamski

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Daí eu te pergunto : A culpa está nos alunos ou o ensino que tá uma m**** ?
Minha esposa é professora, a minha sogra é professora e várias amigos(as) são professores e estávamos discutindo sobre a educação esses dias...
Tá uma m***, estamos com uma put tecnologia nas mãos e usando para que ?

Tem escola cobrando R$ 2.5K de mensalidade aqui onde moro e a "modernização" do estudo é pegar a apostila de papel, transformar em .PDF e obrigar o aluno a comprar um iPad.
Os caras ganham uma FORTUNA por mês e nem para ter uma equipe de desenvolvimento para desenvolver apps para ensino, conteúdos centralizados e aulas experimentais.
Ficar sentado numa carteira lendo/escrevendo é um porre e não ensina m**** nenhuma.

E é impressionante como as aulas para as crianças são interativas, tem sempre que estar fazendo algo para atrair a atenção das crianças... Mas quando chega lá na quinta série força o aluno a ficar sentado na m**** de uma cadeira lendo texto sobre um monte de porcaria desinteressante com uma didática de 1850.

Eu acho a escola uma m**** completa porque é totalmente arcaica, hoje tem N maneiras de ensinar as crianças/adolescentes mas insistem nesse método da idade das pedras.

Aí vem o EAD para alguns cursos de faculdade, é um professor sonso falando para uma câmera o mesmo conteúdo que ele falaria em uma sala de aula.

Aí falam que as pessoas não gostam de estudar... Não mesmo, as pessoas gostam de aprender, só que só uma pequena parte consegue absorver as coisas com esses métodos analógicos.

As falhas mais grotescas dos métodos atuais é justamente não saciar a curiosidade do aluno e ensinar como buscar as respostas para as perguntas.

Com um celular na mão e boas pesquisas você consegue responder um monte de dúvidas e curiosidades... Crianças são naturalmente curiosas e só deixam de ser porque elas são "castradas" ao longo dos anos com adultos que não tem paciência para respondê-las.
Pior que esses colégios mais caros o estilo de ensino é, praticamente, o mesmo dos mais comuns. Só muda que têm melhores professores e um infraestrutura melhor, mas o resto se assemelha muito a grande maioria (com vários alunos bem desinteressantes, com a diferença que eles ainda viverão bem por conta do berço em que nasceram).

A pior deficiência do ensino é a padronização.

Esse sistema foi criado após a revolução francesa com objetivo realmente de doutrinar e padronizar as crianças.

Antes o sistema usado era o Trvium e depois o Quadrivium . O cara era ensinado a pensar e questionar antes de tudo.

hoje o conteúdo é jogado para os alunos sem preocupação nenhuma com o desenvolvimento intelectual. O importante para as escolas é que lá na frente seu aluno passe na faculdade pública e estampe o rosto em alguma propaganda bacana

O aluno sai da escola sem ter nenhuma noção de oratória, de direitos do consumidor, de economia doméstica. nadinha!

Realmente espero que esse sistema mude um pouco no futuro
A real é que ensinam as pessoas a passarem numa prova e pronto. Isso só mostra como desperdiçamos os talentos, já que colocamos como "sucesso" na vida ser aprovado no vestibular e depois passar no concurso.

Não há mais debates de assuntos, mas entender aquilo escrito e acertar a questão.

Fonte:


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A própria matéria.
 

konata

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Eu abandonei o ensino médio pois reprovei duas vezes e digo: foi por pura falta de interesse e vontade de estudar. Eu era vagabundo mesmo, só queria ficar em casa jogando. Mas me arrependo, não pelos estudos em si já que colégio público em sua grande parte são umas porcarias, mas sim por isso dificultar ainda mais as chances de eu achar um emprego que não seja autônomo como o meu atual. Essa situação de ter que abandonar os estudos por uma crise econômica familiar é complicado, nem minha mãe nem meu pai possuem estudos completos, meu pai trabalhava na roça desde criança e minha mãe trabalhava de babá desde criança também, complicado.
Uma coisa que acho engraçada: por que tudo hoje em dia é depressão e ansiedade? Entendo a gravidade desses dois distúrbios mas estão distribuindo essa doença para qualquer questão e dificuldade como se fosse uma virose.
 

Dr. Zero

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Eu já abandonei ensino técnico e um curso de faculdade renomada.
Decisão de parar algo é muito pessoal, foram vários motivos dos dois cursos que abandonei.
Hoje sou formado em algo que eu gosto, mas escola comum quando eu sai parecia repetente mas estudei e hoje posso falar que tudo é motivo de desculpa pro pessoal se afastar já tive tantos momentos que deveria parar os estudos no ensino médio mas não o fiz.
Pessoal reclama e tem tudo na mão, eu mandaria trabalhar esse pessoal no porto.
 

Alberon

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Eu abandonei o ensino médio pois reprovei duas vezes e digo: foi por pura falta de interesse e vontade de estudar. Eu era vagabundo mesmo, só queria ficar em casa jogando. Mas me arrependo, não pelos estudos em si já que colégio público em sua grande parte são umas porcarias, mas sim por isso dificultar ainda mais as chances de eu achar um emprego que não seja autônomo como o meu atual. Essa situação de ter que abandonar os estudos por uma crise econômica familiar é complicado, nem minha mãe nem meu pai possuem estudos completos, meu pai trabalhava na roça desde criança e minha mãe trabalhava de babá desde criança também, complicado.
Uma coisa que acho engraçada: por que tudo hoje em dia é depressão e ansiedade? Entendo a gravidade desses dois distúrbios mas estão distribuindo essa doença para qualquer questão e dificuldade como se fosse uma virose.



Será mesmo que você era "vagabundo"?
Acho que a escola deveria conseguir gerar mais interesse no aluno, que um mero video game, e não conseguem fazer nem isso.
Isso sem contar que o cara frequenta aquilo, faz as lições (eu nem fazia), faz as provas, é aprovado e depois que tudo acaba, foi praticamente uma perda de tempo, só valeu mesmo em ter aprendido a ler e a fazer as contas de matemática básica e que Cristóvão Colombo descobriu a America. :viraolho

Em contrapartida, existem cursos que a pessoa gosta, tem prazer de fazer, que sabe que está se aprimorando em algo, que ela vai até mesmo quando está doente.
 

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Bam-bam-bam
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que geração mais mimizenta!!
comecei trabalhar com 14 anos em 1994 (era permitido)
Estudava a noite e trabalha o dia todo recebendo um salário minimo. Assim aprendi tudo que exerço hoje (almoxarifado e parte de escritório, nfs, etc)...foi muito gratificante pra mim.
Chegava em casa as 17:30, tomava uma ducha e jantava, e partia pra escola a pé mesmo até as 22:30... trabalhos e deveres fazia no dia-a dia ou final de semana, e ainda curtia o FDS de boas.
Que geração mais acomodada que está sendo jogada aí... querem transporte, comida, uniforme, etc...
 

OSMattOS

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comecei trabalhar com 14 anos em 1994 (era permitido)
Estudava a noite e trabalha o dia todo recebendo um salário minimo. Assim aprendi tudo que exerço hoje (almoxarifado e parte de escritório, nfs, etc)...foi muito gratificante pra mim.
Chegava em casa as 17:30, tomava uma ducha e jantava, e partia pra escola a pé mesmo até as 22:30... trabalhos e deveres fazia no dia-a dia ou final de semana, e ainda curtia o FDS de boas.
Que geração mais acomodada que está sendo jogada aí... querem transporte, comida, uniforme, etc...
Sua rotina era pesada para alguém com 14 anos. Mas isso era comum décadas atrás nas famílias mais pobres.
 

Alberon

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que geração mais mimizenta!!
comecei trabalhar com 14 anos em 1994 (era permitido)
Estudava a noite e trabalha o dia todo recebendo um salário minimo. Assim aprendi tudo que exerço hoje (almoxarifado e parte de escritório, nfs, etc)...foi muito gratificante pra mim.
Chegava em casa as 17:30, tomava uma ducha e jantava, e partia pra escola a pé mesmo até as 22:30... trabalhos e deveres fazia no dia-a dia ou final de semana, e ainda curtia o FDS de boas.
Que geração mais acomodada que está sendo jogada aí... querem transporte, comida, uniforme, etc...




Mas a questão é, a escola te serviu ou só foi mais para pegar o diploma?
Se eu pudesse teria pego um trampo desde cedo, com certeza hoje, eu seria mais desenrolando.
 

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Mas a questão é, a escola te serviu ou só foi mais para pegar o diploma?
Se eu pudesse teria pego um trampo desde cedo, com certeza hoje, eu seria mais desenrolando.
serviu! e pude aproveitar bastante o conhecimento no trabalho pra agregar no dia-a-dia.
Obvio, que se pudesse, só estudaria até meus 18 anos... mas trabalhar e estudar não é o fim do mundo.
 

Azeon

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A pior deficiência do ensino é a padronização.

Esse sistema foi criado após a revolução francesa com objetivo realmente de doutrinar e padronizar as crianças.

Antes o sistema usado era o Trvium e depois o Quadrivium . O cara era ensinado a pensar e questionar antes de tudo.

hoje o conteúdo é jogado para os alunos sem preocupação nenhuma com o desenvolvimento intelectual. O importante para as escolas é que lá na frente seu aluno passe na faculdade pública e estampe o rosto em alguma propaganda bacana

O aluno sai da escola sem ter nenhuma noção de oratória, de direitos do consumidor, de economia doméstica. nadinha!

Realmente espero que esse sistema mude um pouco no futuro

Pois é, o padrão mais atrapalha que ajuda, tem vários casos de pessoas que são péssimas em matemática não porque são burras mas porque o método de ensino não funciona para elas.

Olha só que bizarro, quando você é criança você não aprende 1+1=2 você aprende o que é 1 e 2, depois quando vai aprender matemática básica vem sempre um probleminha " Pedro tinha 2 bananas, comeu 1, com quantas bananas ficou?"

Isso é lúdico, a criança consegue ver isso, interpretar e concluir... Daí chega no ensino médio :
formula-bhaskara-matematica.jpg


Se foder né ? Isso aí é completamente abstrato e no caso da Báskara tem um uso muito pouco prático, matérias como conjuto e permutação que podem ajudar demais no desenvolvimento cognitivo e lógico são pouco usadas, já essa m**** aí de ficar calculando linhas e parábolas em um plano cartesiano são exploradas sem fim.


Sempre achei o ensino nesse formato escolar uma b*sta por uma série de motivos. Agora se tem algo que acho extremamente nocivo é a utilização de Smartphone/tablet como padrão, por mim só teria acesso à pc e afins quando fosse necessário.

Então, do jeito que é usado hoje eu também acho ridículo, porém as possibilidades são absurdas quando temos um tablet/smartphone na mão.
Imagina aquele jogo Doodle God sendo usada de forma educativa ? Tem vários jogos educativos bem simples e interativos que ajudam DEMAIS no desenvolvimento da criança... Mas as escolas querem investir o mínimo daí só transformam o conteúdo em PDF e profit.

Assim, independente do que você acha do Castanhari, os conteúdos dele e da forma que ele faz os vídeos são 50000x mais interessantes que qualquer aula chata de história que você tem que ficar lendo texto.

Agora imagina uma escola gigante do método Anglo com estrutura para fazer vídeos muito interessantes sobre história ? Com fotos e obras da época, talvez até um tour virtual em um castelo e etc. Isso faz a criança/adolescente se interessar...

As pessoas não gostam de estudar mas são poucas que não gostam de aprender.


Pior que esses colégios mais caros o estilo de ensino é, praticamente, o mesmo dos mais comuns. Só muda que têm melhores professores e um infraestrutura melhor, mas o resto se assemelha muito a grande maioria (com vários alunos bem desinteressantes, com a diferença que eles ainda viverão bem por conta do berço em que nasceram).
A real é que ensinam as pessoas a passarem numa prova e pronto. Isso só mostra como desperdiçamos os talentos, já que colocamos como "sucesso" na vida ser aprovado no vestibular e depois passar no concurso.

1 - Nem sempre tem os melhores professores, as vezes é só a estrutura e localização que faz a escola ser cara.
2 - Exatamente, não ensinam o pensamento crítico, a questionarem... Uma criança perguntando porque dá trabalho responder, melhor enfiar goela abaixo qualquer b*sta e cortar as asas.

Pode ver que é de nossa cultura ninguém perguntar nada quando um professor fala "alguém tem alguma dúvida?" Daí quando alguém pergunta algo que NINGUÉM entendeu você ouve o "Ahhhhhhh" quando o professor explica de outra maneira.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
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Pois é, o padrão mais atrapalha que ajuda, tem vários casos de pessoas que são péssimas em matemática não porque são burras mas porque o método de ensino não funciona para elas.

Olha só que bizarro, quando você é criança você não aprende 1+1=2 você aprende o que é 1 e 2, depois quando vai aprender matemática básica vem sempre um probleminha " Pedro tinha 2 bananas, comeu 1, com quantas bananas ficou?"

Isso é lúdico, a criança consegue ver isso, interpretar e concluir... Daí chega no ensino médio :
formula-bhaskara-matematica.jpg


Se foder né ? Isso aí é completamente abstrato e no caso da Báskara tem um uso muito pouco prático, matérias como conjuto e permutação que podem ajudar demais no desenvolvimento cognitivo e lógico são pouco usadas, já essa m**** aí de ficar calculando linhas e parábolas em um plano cartesiano são exploradas sem fim.




Então, do jeito que é usado hoje eu também acho ridículo, porém as possibilidades são absurdas quando temos um tablet/smartphone na mão.
Imagina aquele jogo Doodle God sendo usada de forma educativa ? Tem vários jogos educativos bem simples e interativos que ajudam DEMAIS no desenvolvimento da criança... Mas as escolas querem investir o mínimo daí só transformam o conteúdo em PDF e profit.

Assim, independente do que você acha do Castanhari, os conteúdos dele e da forma que ele faz os vídeos são 50000x mais interessantes que qualquer aula chata de história que você tem que ficar lendo texto.

Agora imagina uma escola gigante do método Anglo com estrutura para fazer vídeos muito interessantes sobre história ? Com fotos e obras da época, talvez até um tour virtual em um castelo e etc. Isso faz a criança/adolescente se interessar...

As pessoas não gostam de estudar mas são poucas que não gostam de aprender.




1 - Nem sempre tem os melhores professores, as vezes é só a estrutura e localização que faz a escola ser cara.
2 - Exatamente, não ensinam o pensamento crítico, a questionarem... Uma criança perguntando porque dá trabalho responder, melhor enfiar goela abaixo qualquer b*sta e cortar as asas.

Pode ver que é de nossa cultura ninguém perguntar nada quando um professor fala "alguém tem alguma dúvida?" Daí quando alguém pergunta algo que NINGUÉM entendeu você ouve o "Ahhhhhhh" quando o professor explica de outra maneira.
Imagina quando conseguirem popularizar o vr....imagina uma aula sobre dinossauro e você lá no ambiente vendo os dinossauros

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Radamanthys Wyvern

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Pra mim escola e faculdade não serviram pra quase nada, digo quase pq tem sempre algumas coisas uteis que a gente usa como escrever, saber o português básico, regra de três, porcentagem, algumas coisas das aulas de ciência e biologia. De resto eu esqueci tudo e acredito que a maioria não lembra de mais nada também, só estudavam pra passar.

O sistema de ensino é totalmente defasado.

Muito empresario ai que mal tem o ensino médio ganhando mais de 40 mil por mês e nego com 2 pós, mestrado, trocentos cursos se matando pra ganhar 3 mil.
 

Azeon

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Pra mim escola e faculdade não serviram pra quase nada, digo quase pq tem sempre algumas coisas uteis que a gente usa como escrever, saber o português básico, regra de três, porcentagem, algumas coisas das aulas de ciência e biologia. De resto eu esqueci tudo e acredito que a maioria não lembra de mais nada também, só estudavam pra passar.

O sistema de ensino é totalmente defasado.

Muito empresario ai que mal tem o ensino médio ganhando mais de 40 mil por mês e nego com 2 pós, mestrado, trocentos cursos se matando pra ganhar 3 mil.

Por incrível que pareça a escola é importante sim, mas não para os estudos ao meu ver...
A escola ajuda em desenvolvimento social, resolução de conflitos e etc. Principalmente na adolescência, mas nossos pais no geral só ficam preocupados com notas...
 

trunks_ssj

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Abandonar os estudos pra trabalhar em que se o mínimo que pedem para trabalhar é o ensino médio?
 

Radamanthys Wyvern

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Por incrível que pareça a escola é importante sim, mas não para os estudos ao meu ver...
A escola ajuda em desenvolvimento social, resolução de conflitos e etc. Principalmente na adolescência, mas nossos pais no geral só ficam preocupados com notas...

Tb atrapalha com bullying. Oq sofri disso na quinta serie, foi ai que aprendi a matar aula. Com 11 anos toda a magia e alegria da infância foi tirada de mim por causa da escola. Então não é só felicidade não.
 

Azeon

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Tb atrapalha com bullying. Oq sofri disso na quinta serie, foi ai que aprendi a matar aula. Com 11 anos toda a magia e alegria da infância foi tirada de mim por causa da escola. Então não é só felicidade não.
Mas não disse que é felicidade, mas disse que é onde se aprende com esses convívios, conflitos e etc.

Não é nem um pouco fácil pra ninguém, mas é ali que os "verdadeiros" problemas da vida começam.

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Elijah Kamski

Bam-bam-bam
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Tb atrapalha com bullying. Oq sofri disso na quinta serie, foi ai que aprendi a matar aula. Com 11 anos toda a magia e alegria da infância foi tirada de mim por causa da escola. Então não é só felicidade não.
Bully é complicado mesmo, até porque muito dos problemas que a pessoa tem mais na frente acabam vindo desse fato. Na pesquisa, parece que uns 5% do pessoal que saiu da escola foi por essa questão.
 

PocketCrocodile

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Pois é, até pra ser açougueiro hoje precisa de ensino médio!
E é algo que eu não consigo entender
A pessoa não precisa saber cálculo estequiométrico, resolver derivada e integral e entender de eletromagnetismo pra cortar carne, ele só precisa de um bom treino e habilidade
 
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