O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Monsanto obtém acesso à mais poderosa ferramenta de edição genética no mundo

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
A empresa de agricultura Monsanto adquiriu um licenciamento mundial não-exclusivo do Broad Institute, do MIT, e de Harvard envolvendo o sistema de edição genética CRISPR/Cas9.

A empresa vai usá-lo para projetar e desenvolver novas sementes e plantas, mas há restrições importantes para evitar que a Monsanto abuse desta tecnologia revolucionária.


A tecnologia CRISPR/Cas9 de edição de genoma está revolucionando diversas áreas, tornando mais fácil para os geneticistas suprimir ou adicionar características a um organismo, quer se trate de um peixe-zebra, um retrovírus, couve, ou até mesmo um ser humano.

A CRISPR é rápida e poderosa, e vai aumentar a capacidade da Monsanto em criar sementes e culturas com resistência à seca e a doenças, com teores mais saudáveis de gordura, e com mais sabor. Esta pode não ser a primeira ferramenta de edição genética usada pela empresa, mas é a mais potente.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados, mas pode apostar que isso não saiu barato. A Monsanto foi recentemente adquirida pela farmacêutica alemã e fabricante de produtos químicos Bayer por US$ 66 bilhões. Ainda assim, a empresa não poderá usar esta tecnologia de qualquer forma que achar conveniente.

De acordo com os termos do acordo, a empresa não pode realizar “genética dirigida” – uma técnica que “empurra” uma característica genética em uma população selvagem de animais, tais como mosquitos, rãs e ervas daninhas. Um gene falho e mal pensado poderia resultar em consequências ecológicas imprevistas, razão pela qual a prática é tão controversa.

O acordo também estipula que a Monsanto não pode usar a CRISPR para criar as chamadas sementes “Terminator” ou GURT (Tecnologia de Restrição no Uso do Gene). Esta é a prática de criar sementes estéreis, e muitos temem que a Monsanto – que detém a patente para essa tecnologia – um dia vai optar por usá-la.

Ao criar culturas que não podem autorreplicar naturalmente, os agricultores ficariam dependentes destas sementes, fazendo empresas como a Monsanto obter enormes lucros. O acordo da CRISPR proíbe isso expressamente.

Por fim, a Monsanto não pode usar a CRISPR para fazer qualquer trabalho com tabaco que seja destinado a fumantes. Isso inclui pesquisa e desenvolvimento para criar plantas de tabaco que sejam mais tolerantes a temperaturas extremas e a insetos, ou para aumentar o rendimento das culturas.

É bom ver que os detentores de patentes da CRISPR estejam considerando os possíveis abusos que poderiam ser praticados com sua poderosa nova tecnologia. E há um grande potencial nessa tecnologia para criar algumas culturas verdadeiramente inovadoras, seja nas mãos da Monsanto ou de outras empresas de agricultura.

Em abril, a DuPont Pioneer anunciou que vai usar a CRISPR para comercializar uma nova versão de híbridos de milho ceroso. A Calyxt, uma subsidiária da Cellectis, está usando uma ferramenta diferente para edição de gene (chamada TALENS) para reduzir o glúten em culturas de trigo, e para criar soja que produz um óleo muito parecido com o azeite.

Devido ao agravamento da mudança climática, nossas culturas terão que aguentar condições cada vez mais inóspitas de pragas, calor e seca. E à medida que a população mundial aumenta, teremos que encontrar novas formas de alimentá-la.

No entanto, devido a uma brecha do Departamento de Agricultura americano, muitos alimentos produzidos por CRISPR não exigirão aprovação regulatória como organismos geneticamente modificados. Isto acontece porque a técnica não envolve a inserção de um gene estranho, e sim a eliminação ou modificação de um gene já existente. Estes alimentos personalizados poderiam aparecer nas lojas muito em breve.

[STAT, Genetic Engineering & Biotechnology News]

Ferramenta de edição genética foi aprovada pela primeira vez para uso em humanos
Cientistas chineses modificam genética de embriões humanos para deter HIV
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.277
Pontos
1.503
Está aí a importância de uma agência reguladora estatal séria para barrar esse tipo de "superpoder". Essa empresa já está envolvida em alguns escândalos (o ex-Presidente do Paraguai caiu devido a uma divergência que envolvia a Monsanto, não?) e com essa ferramenta eu não duvido nada que surja uma nova onda de doenças e até uma crise de desabastecimento.

Quem lembra do lobby no Congresso para aprovar a plantação de transgênicos?
 

Alexandra Rodion

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
3.611
Pontos
303
"E à medida que a população mundial aumenta, teremos que encontrar novas formas de alimentá-la."
Detesto a forma como eles falam como se a população fosse deles, só um gado a mais para alimentar.
 

Zaporozhets

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
9.357
Pontos
353
Está aí a importância de uma agência reguladora estatal séria para barrar esse tipo de "superpoder". Essa empresa já está envolvida em alguns escândalos (o ex-Presidente do Paraguai caiu devido a uma divergência que envolvia a Monsanto, não?) e com essa ferramenta eu não duvido nada que surja uma nova onda de doenças e até uma crise de desabastecimento.

Quem lembra do lobby no Congresso para aprovar a plantação de transgênicos?
E se essa estatal fosse a principal interessada em um hipotetico ("hipotetico", hãhãhã, ta mais pra "impossivel" msm) caso de orgsnismos geneticamebte modificados intencionalmente causadores de doenças, como fas????? Qm vai regular o orgao regulador?
 


Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Está aí a importância de uma agência reguladora estatal séria para barrar esse tipo de "superpoder". Essa empresa já está envolvida em alguns escândalos (o ex-Presidente do Paraguai caiu devido a uma divergência que envolvia a Monsanto, não?) e com essa ferramenta eu não duvido nada que surja uma nova onda de doenças e até uma crise de desabastecimento.

Quem lembra do lobby no Congresso para aprovar a plantação de transgênicos?
Qual o problema dos transgênicos?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.277
Pontos
1.503
"E à medida que a população mundial aumenta, teremos que encontrar novas formas de alimentá-la."
Detesto a forma como eles falam como se a população fosse deles, só um gado a mais para alimentar.

Alinhado ao pensamento da ONU de controle populacional, tá feita a m****.
E se essa estatal fosse a principal interessada em um hipotetico ("hipotetico", hãhãhã, ta mais pra "impossivel" msm) caso de orgsnismos geneticamebte modificados intencionalmente causadores de doenças, como fas????? Qm vai regular o orgao regulador?

Claro que isso pode acontecer (vide Brasil e sua Anatel, Aneel, Anac, Anvisa, etc), mas se considerarmos que um governo está bem mais suscetível à pressão do povo, bastaria cair um presidente ou acabar o mandato para entrar outra política e assim mudar o direcionamento do órgão regulador. Em empresas que detém o monopólio isso é muito mais difícil.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.277
Pontos
1.503
Qual o problema dos transgênicos?
Só por não ter unanimidade entre a comunidade científica sobre a segurança da saúde humana com o consumo desse tipo de alimento, já é motivo suficiente para suspeitar da pressão que a empresa exerceu sobre os políticos e a mídia. Fora isso, me parece que há venda casada de sementes e pesticidas específicos para elas... coincidência né?
 

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.803
Reações
15.344
Pontos
789
CRISPR é uma parada foda pra c***lho. Recomendo esse vídeo para entender um pouco mais



P.s: Tem legenda Pt-br
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
o problema é que qualquer ação humana - como corporação - visa o lucro, e não o bem estar da humanidade.
quando o homem parou de ser orientado à sobrevivência e passou a ser orientado ao lucro, a humanidade morreu.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
E se essa estatal fosse a principal interessada em um hipotetico ("hipotetico", hãhãhã, ta mais pra "impossivel" msm) caso de orgsnismos geneticamebte modificados intencionalmente causadores de doenças, como fas????? Qm vai regular o orgao regulador?

Pois é.

A regulação estatal só é interessante para empresas desse tipo.

Aqui em Bauru temos a Expresso de Prata, o dono uma época teve um cargo como alguma coisa relacionada a transportes, o cara fortaceleu a artesp para proteger a empresa dele.

Hoje o que vemos por aqui é fiscal multando todas as empresas por irregularidades menos a dele, óbvio, já que a dele esta dentro da lei que ele mesmo criou.

É isso que a Monsanto faz!

http://descubra.monsanto.com.br/pos...r-cargos-publicos-justamente-para-influencia/
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Só por não ter unanimidade entre a comunidade científica sobre a segurança da saúde humana com o consumo desse tipo de alimento, já é motivo suficiente para suspeitar da pressão que a empresa exerceu sobre os políticos e a mídia. Fora isso, me parece que há venda casada de sementes e pesticidas específicos para elas... coincidência né?
Bom, até hoje nunca vi postarem nada que comprovasse riscos a segurança. Há alguns protocolos a serem seguidos, evidente, mas nada que causou um mal de fato.
Eu não sei da venda casada das sementes e pesticidas. Na verdade sei bem pouco sobre transgênicos e sobre esta venda casada, se existe mesmo, creio que seja caso para outro assunto.
Na real, como entendo pouco², também achava que era um perigo até ver que muito do que acreditava era terrorismo barato. Aprendi um punhadinho com @teo77 (acho que é ele, se não for, desculpa pela invocação) que se não me engano trabalha na área.
Foi num tópico bem interessante, pena não ter achado para deixa-lo aqui.
Torcer para que, caso seja ele, resolva participar do tópico. Engrandeceria o assunto.
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
CRISPR é uma parada foda pra c***lho. Recomendo esse vídeo para entender um pouco mais



P.s: Tem legenda Pt-br

Puts, descobriram o game shark da composição celular. Que doido.
Com certeza vão usar isso para trapacear em esportes, manipulação de animais, etc.. Doenças nada ....
 

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.803
Reações
15.344
Pontos
789
Puts, descobriram o game shark da composição celular. Que doido.
Com certeza vão usar isso para trapacear em esportes, manipulação de animais, etc.. Doenças nada ....

Esse nem é o pior.
O foda mesmo será quando as pessoas mais ricas poderem pagar por "genes" mais limpos de possíveis imperfeições futuras.
Não que hoje não seja quase assim já... Mas ficaria mais claro a divisão.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Acho que a modificação genética ainda vai trazer muito benefícios para humanidade, esse medo que as pessoas tem disso é o simples medo do desconhecido.
 

Alexandra Rodion

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
3.611
Pontos
303
Falando nessa conversa de eliminar a fome, lembrei daquela fala "As farmacêuticas bloqueiam medicamentos que curam, porque não são rentáveis" (Richard J. Roberts). Dizem que é para melhorar e etc., o problema é a busca por lucro mascarado de boa intenção humanitária.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
A Bayer não comprou a Monsanto por nada. Aí tem.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Está aí a importância de uma agência reguladora estatal séria para barrar esse tipo de "superpoder". Essa empresa já está envolvida em alguns escândalos (o ex-Presidente do Paraguai caiu devido a uma divergência que envolvia a Monsanto, não?) e com essa ferramenta eu não duvido nada que surja uma nova onda de doenças e até uma crise de desabastecimento.

Quem lembra do lobby no Congresso para aprovar a plantação de transgênicos?

Mas tipo, a equivalente da anvisa americana sempre deixou a monsanto fazer o que quiser apesar de ser bem rigorosa com os outros. Esse contrato ai foi mais eficiente que muita agencia regulatória.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.277
Pontos
1.503
Mas tipo, a equivalente da anvisa americana sempre deixou a monsanto fazer o que quiser apesar de ser bem rigorosa com os outros. Esse contrato ai foi mais eficiente que muita agencia regulatória.
Pois é, daí a importância de uma agência séria... imagina se não tivesse nada para "barrar" as vontades da empresa...
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Pois é, daí a importância de uma agência séria... imagina se não tivesse nada para "barrar" as vontades da empresa...

Sinceramente, você está falando de utopia. A agência é composta de pessoas, e pessoas são corruptíveis. Alguma hora vai aparecer algum fiscal que vai aceitar um 'troco' (ou coisa equivalente), e a empresa vai fazer o que quiser.

O MIT e Havard não querendo se queimar e forçando por contrato a monsanto a não fazer as cagadas maiores está sendo mais efetivo do que qualquer agencia regulatória.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Perfeito. Estamos caminhando cada vez mais a passos largos ao transhumanismo.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
Eu quero ser um synth, tem umas partes do meu corpo que me incomodam sendo naturais

Enviado de meu Pombo Correio
 

Caminhoneiro Sedutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.077
Reações
10.382
Pontos
774
Eu não sei da venda casada das sementes e pesticidas

A semente de soja vendida pela Monsanto só é resistente ao herbicida dela, o Roundup. Vai usar a semente dela com outro herbicida? A semente não germina. Vai usar o Roundup com outra semente? É bem provável que a mesma coisa vá acontecer. Não seria um problema tão grande (bastaria comprar outras sementes / herbicidas), não fosse o fato de a Monsanto agir tão agressivamente no sentido de ser a única fornecedora de sementes em diversas regiões do Brasil.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.129
Reações
28.089
Pontos
1.044
Tem um senhor colega de trabalho de 72 anos de idade q falou q foi funcionário da monsanto, uma grande empresa e q paga muito bem seus funcionários, já eu nunca tinha ouvido falar até então.
 
Topo Fundo