O último jogo que joguei assim foi o
GoW 4, e provavelmente foi a última vez. Joguei por umas 7 horas na casa de um amigo. Ele já curte esse monte de filmes no jogo.
Então, usando o
GoW como exemplo, vou dizer o que me irrita mais nesse tipo de jogo.
Quando vc tem bastante gameplay, aí depois uns bons minutos de filme, depois volta pra gameplay por um tempo razoável, depois filme e por aí vai, o que eu faço é simplesmente pular. Eu pulo a cutscene mesmo e que se foda. Se eu estiver perdendo algo importante, fodeo. Mas não vou assistir. Contudo, o jogo divide bem claramente o momento de gameplay com o não interativo, e eu posso simplesmente pular e voltar a jogar.
Agora, o que acontece no
GoW 4 e é o tipo de coisa que eu mais odeio. Entra cutscene, um novo inimigo é apresentado, acaba a cutscene e vc começa a jogar. A porrada começa a comer, vc começa a ficar empolgado, mas com apenas 1 minuto de gameplay o jogo me tira o controle e começa uma sequência scriptada (acho que esse é o termo mais correto; no caso, nem seria uma cutscene eu acho). Essa cena dura 2 minutos (o dobro do que eu havia jogado até então), tendo um ou outro momento em que eu simplesmente apertava um botão para fazer uma ação (infelizmente, nenhuma novidade aqui). Aí depois de 2 minutos bocejando, o jogo só me dá mais 1 minuto de gameplay pra então voltar a me roubar o controle.
Aí são mais 30 segundos de scripts (com coisas que EU gostaria de ter feito ao invés de apenas assistir). Aí eu ando por 10 segundos (tudo o que dá pra fazer é isso: andar), só pra criar um suspense e descobrir que lá vem outra event scene (ou seja lá o termo correto que for). Mais 1 min e 10s assistindo a porrada comer (ASSISTINDO). Depois disso, eu escalo uma parede por 20 segundos. É só o que dá pra fazer, escalar. Tanto isso quanto o outro caso de ficar andando lentamente são truques baratos para fazerem o jogador se sentir imerso ali, como se houvesse algum gameplay. Pra mim é bullshit total. Senti que estavam me chamando de idiota na cara dura. Era melhor ter colocar esses momentos ridículos como parte dos filminhos.
Aí, após escalar, vem mais 30 segundos de cena não interativa, e então volta o gameplay, que dessa vez dura 1min e 30s. E aí, pra terminar, são mais 50 segundos de filme que irão culminar com o aperto de dois botões e.... pronto, fim da luta. NOSSA, QUE EMOCIONANTE. E depois disso, ainda vem mais alguns minutos de filme.
Sério, é como uma mulher louca que aperta as suas bolas sempre que a coisa tá começando a ficar boa. Não tem clima pra mim, não dá. Sempre que começa a esquentar, o jogo me tira o controle e mostra cenas que deveriam ter sido traduzidas em gameplay. Pq dá sim pra fazer cenas épicas com gameplay, ao invés de ter que criar cenas não interativas, só que é mais DIFÍCIL... e o pessoal tá mais preocupado em ficar polindo gráficos do que trabalhar em gameplay. E não devem estar errados não, já que muita gente achou essa batalha que descrevi como uma das mais épicas
dos videogames. Uma batalha que é composta mais de cenas não interativas do que o contrário. Uma batalha em que os momentos mais épicos são aqueles onde lhe tiram do controle. Então, gameplay pra que? Se o pessoal tá aclamando, tem mais é que dar isso aí mesmo.
Essa execução que descrevi nesse post é IMO o pior dos cânceres, pq eu não posso simplesmente pular. Ele está entranhado no jogo.