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Na sua opinião, qual foi o GOTY 1998 (jogo mais bem avaliado do ano foi The Legend of Zelda: Ocarina of Time)?

Na sua opinião, qual foi o GOTY 1998?


  • Total voters
    184

Megazordi64

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Não joguei Thief mas pelas análises que já vi ele é bem mais ambicioso que Metal Gear Solid nas mecânicas de stealth, lembro de ter visto que existem mil abordagens para se zerar, mais ou menos como o Deus Ex.

Mas nem por isso Metal Gear Solid perde seu brilho por ainda assim ser um excelente jogo de stealth e por ter influenciado vários outros jogos a terem uma narrativa mais "cinematográfica".
 

Toki no Ocarina

Bam-bam-bam
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Ano prolífico, mas a resposta pra mim é óbvia.



https://static1.gamespot.com/uploads/original/1552/15524586/3009532-gameplay_%28ocarina_of_time%29.png
 

Caco Antibes

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Antes de mais nada, considero Ocarina Of Time e MGS obras primas.

Entretanto, Ocarina of Time foi um marco em termos de tecnologia e como proposta de jogo, simplesmente estabeleceu a base para qualquer jogo de ação em terceira pessoa. Concordo que MGS se sobressai na narrativa e como a base gênero stealth, mas acredito que OOT teve um impacto maior no público e desenvolvimento .Por isso, pessoalmente, eu considero que tem um peso maior.

Entendo quem discorde, só não justifique como um maluco ai dizendo que OOT "não inovou em nada", porque fazer um jogo já é trabalhoso, imagina então com uma tecnologia que você mal conhece.
 


scharlie

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"Nenhum jogo de tal ano merece ser considerado GOTY"

Cara essa opção é muito tosca.

Vou escrever apenas "Nenhum" na próxima vez (só pretendo fazer mais dois tópicos: 1997 e 1996). Do jeito que fica, realmente parece um comentário pretensioso.

Imagine que, entre os jogos que você jogou em um ano, nenhum deles foi excelente na sua concepção. No tópico de 2012, por exemplo, 5 usuários votaram em "Nenhum". 2012 é considerado por muitos como um ano fraco, e os jogos que mais se destacaram em premiações foram The Walking Dead e Journey.

"Outro" e "Nenhum" são como votos brancos e nulos em uma eleição. Acho importante estarem lá porque às vezes o usuário pode votar em uma opção qualquer só para ver os resultados rapidamente.
 

Ennis

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MGS é anterior oras (já vi essa discussão, se não me engano MGS é de outubro e Thief de fim de novembro). E ninguém liga, é um jogo bem pior.
A lógica do cara, Thief foi desenvolvido em dois meses...

Tragam um troféu.
Ou melhor, tragam dois, para caso ele perca o primeiro , tenha um de reserva.
 
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Extrusor

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Independente da escolha de cada um, mas na moral que época foda pra ter sido gamer, era jogo top atrás de top que saia, ninguém reclamava de framerate ou resolução, era só jogar e curtir.
 

jor280

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Durante essa geração tive psx e Saturno até 98 e fiquei com o 64 até 2001!
Posso dizer que apesar de nadar contra a maré (PSX) não me arrependi nem um pouco, Zelda ,banjo, perfect dark ,Mário kart e outros me divertiram muito.
Depois com o ps2 me redimi jogando os games dele e do ps1 que pulei.
Mas nada foi tão impressionante quanto ocarina .
Merecido o título de melhor jogo do sec passado!

Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk
 

ChaosRaptor

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Battlezone fora unico para a epoca e algo dificil de replicar, ainda mais depois que a Pandemic morreu.


a sequencia fora pesada demais para varios pc's da epoca mas a campanha, multiplayer e mods carregaram o jogo por um bom tempo.


Eu nao considero goty, pra mim esta dividido entre OoT e SC1, mas este merece ser lembrado pra c***lh0 pelo o que trouxe para a mesa e conseguiu se suceder bem.
 
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LSTRY

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Cadê os arautos da desgraça que falaram que Zelda ia perder?
 

leaf

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Que ano épico... acho que foi o melhor ano dos Gamers de todos os tempos.

Votei no Ocarina mas outros merecem também.
 

borogodo

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Voltei errado: Quero mudar pra pokemon, mudou o conceito de game boy e de uma geração. Nada se compara a o que pokemon fez.
 

-kun

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1998 foi foda mesmo.
Ser nerd esse ano foi uma delícia (em animes ainda tivemos Lain, Trigun e Yu-Gi-Oh)..
Koji Kondo com Zelda e Yoko Kanno com CB. Meus ouvidos nunca agradeceram tanto.



E por meros meses não tivemos Matrix nesse ano lendário. :ksnif

PS: A intenção não é desvirtuar (e sim ilustrar o ano).
 
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Samba sincopado

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Vc finaliza seu post fazendo exatamente o que ironizou no início dele. rs

Apenas devolví na mesma moeda. E no fim não deixa de ser verdade. Não vou ser extremista a ponto de dizer que MGS não era um bom jogo, mas muito do seu atrativo na época a meu ver não sobreviveu ao tempo. Por exemplo, a luta com Psycho Mantis é legal da primeira vez quando se tem 12 anos, mas na segunda você já se torna indiferente. É tipo aquele celular novo que você compra por causa de um programa ou recurso legal que você vai usar apenas uma meia dúzia de vezes no começo.

A estória e a narrativa são legais para um pré-adolescente, mas a medida que vai amadurecendo você percebe que não passa de melodrama barato, assim como naqueles animes populares de antigamente que hoje em dia você não aguenta mais.

Os personagens são bem coloridos e cheio de idiossincrasias, novamente algo característico de animes cliché que você curtia na adolescência/pré-adolescência mas que hoje em dia sente vergonha alheia de quem vê.

Os gráficos e as cutscenes pra época eram surpreendentes, pros padrões de hoje são horrendos(assim como a maioria dos jogos 3D da época).

O que sobra é apenas o gameplay e tudo o que o engloba(level design, mecânicas etc...). Novamente não serei incoerente a ponto de dizer que MGS não era bom nesse aspecto, mas quando você tira as "perfumarias" perde-se muito do apelo que o jogo tinha. Thief não tem esse problema uma vez que o jogo se destacou unicamente pelo seu gameplay(apesar de hoje em dia eu preferir muito mais sua estória e estilo de narrativa contada através do gameplay).

E essa conversa de que ninguém liga pra Thief e que MGS foi muito mais influente não cabe aqui porque isso é uma questão de popularidade, e aqui estamos discutindo qualidade.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
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Apenas devolví na mesma moeda. E no fim não deixa de ser verdade. Não vou ser extremista a ponto de dizer que MGS não era um bom jogo, mas muito do seu atrativo na época a meu ver não sobreviveu ao tempo. Por exemplo, a luta com Psycho Mantis é legal da primeira vez quando se tem 12 anos, mas na segunda você já se torna indiferente. É tipo aquele celular novo que você compra por causa de um programa ou recurso legal que você vai usar apenas uma meia dúzia de vezes no começo.

A estória e a narrativa são legais para um pré-adolescente, mas a medida que vai amadurecendo você percebe que não passa de melodrama barato, assim como naqueles animes populares de antigamente que hoje em dia você não aguenta mais.

Os personagens são bem coloridos e cheio de idiossincrasias, novamente algo característico de animes cliché que você curtia na adolescência/pré-adolescência mas que hoje em dia sente vergonha alheia de quem vê.

Os gráficos e as cutscenes pra época eram surpreendentes, pros padrões de hoje são horrendos(assim como a maioria dos jogos 3D da época).

O que sobra é apenas o gameplay e tudo o que o engloba(level design, mecânicas etc...). Novamente não serei incoerente a ponto de dizer que MGS não era bom nesse aspecto, mas quando você tira as "perfumarias" perde-se muito do apelo que o jogo tinha. Thief não tem esse problema uma vez que o jogo se destacou unicamente pelo seu gameplay(apesar de hoje em dia eu preferir muito mais sua estória e estilo de narrativa contada através do gameplay).

E essa conversa de que ninguém liga pra Thief e que MGS foi muito mais influente não cabe aqui porque isso é uma questão de popularidade, e aqui estamos discutindo qualidade.

Thief, ao menos o um, é para ser jogado apenas uma vez tb, após sacar os caminhos e pontos escuros... ou mesmo os bugs, o jogo perde completamente o desafio e vira uma coisa chata de perder tempo parado sabendo o que tem fazer mas tendo que esperar.

E eu acho Thief um JOGASSO mas seu argumento sobre o Psycho Mantis pode ser aplicado basicamente a TODO o jogo Thief... enquanto em MGS é uma parte da história, e uma parte pensada em causar essa sensação de "eita krai"... coisa que aquele jogo de terror do Game Cube (esqueci o nome) elevou a enesima potencia.

As cutscenes e narrativa é uma coisa subjetiva, talvez todo o plot seja simples... mas a maneira que é contada, ao menos para mim, é boa até hoje. É uma boa história contada de uma forma rapida e ainda conta com diversos EXCELENTES personagens.

Gameplay é foda e isso não tem como dizer o contrário.

Acho que o pacote de MGS é de um nível mto alto e sem precedentes para a época. Tanto MGS quanto Zelda OoT são jogos sem precedentes para a época e cada um a sua maneira.... eu prefiro MGS. Agora THief num entra, para mim, nessa conversa porque é um jogo, ao todo, bom e é isso. Bugado, sem narrativa foda etc etc... apenas um jogo de esconde esconde fodão.

De PC em 1998 eu considero Fallout 2, Grim Fandango e HL uma trinca fodida, embora não sejam O GotY, para mim, mostram que o PC foi quem teve os melhores jogos naquele ano no geral.
 

VRgulino

Supra-sumo
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Apenas devolví na mesma moeda. E no fim não deixa de ser verdade. Não vou ser extremista a ponto de dizer que MGS não era um bom jogo, mas muito do seu atrativo na época a meu ver não sobreviveu ao tempo. Por exemplo, a luta com Psycho Mantis é legal da primeira vez quando se tem 12 anos, mas na segunda você já se torna indiferente. É tipo aquele celular novo que você compra por causa de um programa ou recurso legal que você vai usar apenas uma meia dúzia de vezes no começo.

A estória e a narrativa são legais para um pré-adolescente, mas a medida que vai amadurecendo você percebe que não passa de melodrama barato, assim como naqueles animes populares de antigamente que hoje em dia você não aguenta mais.

Os personagens são bem coloridos e cheio de idiossincrasias, novamente algo característico de animes cliché que você curtia na adolescência/pré-adolescência mas que hoje em dia sente vergonha alheia de quem vê.

Os gráficos e as cutscenes pra época eram surpreendentes, pros padrões de hoje são horrendos(assim como a maioria dos jogos 3D da época).

O que sobra é apenas o gameplay e tudo o que o engloba(level design, mecânicas etc...). Novamente não serei incoerente a ponto de dizer que MGS não era bom nesse aspecto, mas quando você tira as "perfumarias" perde-se muito do apelo que o jogo tinha. Thief não tem esse problema uma vez que o jogo se destacou unicamente pelo seu gameplay(apesar de hoje em dia eu preferir muito mais sua estória e estilo de narrativa contada através do gameplay).

E essa conversa de que ninguém liga pra Thief e que MGS foi muito mais influente não cabe aqui porque isso é uma questão de popularidade, e aqui estamos discutindo qualidade.

as "perfumarias" são os momentos mais marcantes dos games. Gameplay em si não marca

por exemplo, essa molecada hypando FFVII que nunca jogaram, não poderiam se importar menos com seu gameplay original superior em turnos. Mas estão loucos pra viver aquele momento mítico da Aerith ou da luta com Sephiroth...

gameplay nunca marca, são os momentos especiais que ficam
 

VRgulino

Supra-sumo
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Battlezone fora unico para a epoca e algo dificil de replicar, ainda mais depois que a Pandemic morreu.


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Eu nao considero goty, pra mim esta dividido entre OoT e SC1, mas este merece ser lembrado pra c***lh0 pelo o que trouxe para a mesa e conseguiu se suceder bem.


só pra constar, esse jogo originalmente foi um arcade clássico da Atari e a Rebellion comprou os direitos do jogo e publicou o excelente Battlezone na geração atual, inicialmente pra VR mas agora também jogável em tv. Recomendo forte, é mais fiel ao arcade original e tem gráficos estilo Tron, desafio muito alto, da pra jogar co-op a 4.
 

rm.cabelera

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Tive a oportunidade de jogar a maioria dessa lista na época, só jogo bom, mas sem dúvida o envolvimento que eu tive e a sensação, nunca tive com nenhum outro jogo...Ocarina of Time não só foi o melhor desse ano mas o melhor que joguei na vida!
Joguei seus sucessores e outros excelentes jogos com os anos, mas nenhum me impactou como esta obra prima na época!
 

fVilaça

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Meu Deus que ano, ainda tem Panzer Dragon saga.

Com 20 reais dava pra comprar 3 jogos de psone e ainda alugar um cartucho de Nintendo 64, bons tempos.

Mas lembro que desde a época o Zelda era considerado o melhor e mais revolucionário jogo já feito.

Com o tempo acho que só aumentou essa impressão.

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