O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Nintendo Switch | Tópico Oficial do "Vai Falir!" [+RIP Fade, press F :kcry]

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.481
Reações
1.643
Pontos
1.114
Eu comecei com originais... Mario Odissey, Bomberman, Street, Labo... Mas não dá.
Em paralelo no PS4 tenho uma penca de originais first party comprados no precinho sensacional.

A Nintendo tem uma política de preços diferenciada. Direito dela. Porém isso aqui no Brasil fica extremamente absurdo....

Como o Coelho explicou, se tem promoção do Switch a 2200/2300/2500... Por que a Nintendo já não define o preço de tabela nesse valor? E a redução de IPI que ela não se pronunciou... ?

São políticas muito ruins pro consumidor. E pro brasileiro é ainda pior pela questão dólar e impostos...
:ktriste2

Ela ter vindo pra cá é bom, ao menos botou um teto no preço do Switch do mercado cinza. Mas, ela é muito lenta, já era para a eShop brasileira ser igual às outras em aparência e não aquela vergonha de só digitar o código de resgate. Além disso, tem q trazer mais jogos e tmb o programa de moedas pra cá, isso não deve ser difícil. Tradução pra PT-BR, só se, um dia, as vendas forem mais substanciais, apesar de q tenho a impressão de q as vendas de jogos aqui não são ruins, graças aos preços razoáveis da eShop.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.528
Pontos
1.244
Não relacionado...

Acabou a treta entre a Nintendo e o pseudomagico que inspirou a criação do Kadabra.



Pra ilustrar o caso, o Pokémon não aparece no anime desde 2005 e sofreu um monte de restrições nas outras mídias. Inclusive nós cards, ele já não aparece a décadas, é o único Pokémon que pode evoluir direto pro terceiro estágio no cardgame.

Enviado de meu Moto X Play usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.954
Pontos
1.474
Só tem um jeito da Nintendo vender cartuchos por aqui a preços menores. É fabricando eles aqui. E ainda assim não é capaz.

De resto só com subsídio ela poderia vender mais barato esses cartuchos importados com o dólar lá nas alturas.

Tenho quase certeza que lojas como Big Boy Games dão umas esquentadas nas notas e não pagam todos os impostos.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.438
Reações
80.072
Pontos
2.059
Não relacionado...

Acabou a treta entre a Nintendo e o pseudomagico que inspirou a criação do Kadabra.



Pra ilustrar o caso, o Pokémon não aparece no anime desde 2005 e sofreu um monte de restrições nas outras mídias. Inclusive nós cards, ele já não aparece a décadas, é o único Pokémon que pode evoluir direto pro terceiro estágio no cardgame.

Enviado de meu Moto X Play usando o Tapatalk


Isso aí me lembrou da época que eu lia a nintendo world
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.438
Reações
80.072
Pontos
2.059
O preço do swtich aqui no br tá bem compatível com o preço do series s (que também custa os mesmos $300 lá fora).

Agora, se a discussão for se é justo ou não o switch ainda custar $300, aí são outros 500. Mas em termos de preço, dentro da situação brasil, tá adequado ao resto.
 


Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.613
Reações
14.416
Pontos
953
Eu acho que você me confundiu com outra pessoa pois quem tem mais tempo de OS sabe da minha coleção de SNES, Mega, DS, 3DS, Wii, Wii U e Switch (outros consoles eu tenho um jogo ou outro). Inclusive já postei em diversos outros tópicos aqui e na pasta retro e talz.

P.S.: Pasmem, provavelmente eu sou o que mais tem jogos de WiiU da OS inteira (uns 25 ou 26 jogos físicos). :klolz


P.S.2: Não leve pro pessoal. Ninguém está querendo impor moral a ninguém. Em algum ponto, todos fizemos pirataria (especialmente na época do PS1 e PS2). Se você sente dentro de si que não é certo, siga o seu coração. Aqui estamos discorrendo sobre a parte legal e objetiva da coisa.



Ela não derrubou o emulador, porque não é. Um torneio com prêmios em dinheiro é uma outra coisa, aí entra em outra discussão legal.

Nesse caso do torneio, ela tá certa.


Agora, quero ver ela derrubar qualquer emulador construído por engenharia reversa.



Precisamente.
Ela não derrubou o emulador pq ela já derrubou as roms e porque o custo disso deve ser proibitivo.

Isso não muda o fato de que é uma replica de hardware e isso é ilegal, tenta fazer a réplica de um carro de luxo pra ver se não batem na sua porta no dia seguinte.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.954
Pontos
1.474
Ela não derrubou o emulador pq ela já derrubou as roms e porque o custo disso deve ser proibitivo.

Isso não muda o fato de que é uma replica de hardware e isso é ilegal, tenta fazer a réplica de um carro de luxo pra ver se não batem na sua porta no dia seguinte.

Se você fizer e se ele se chama BWM ao invés de BMW, a BMW não poderá fazer nada contra você.

Os chineses fazem isso. Em tempo, os japoneses fizeram isso antes dos chineses.

E o que dizer de videogames como Phantom System?
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.582
Pontos
1.714
Ela não derrubou o emulador pq ela já derrubou as roms e porque o custo disso deve ser proibitivo.

Isso não muda o fato de que é uma replica de hardware e isso é ilegal, tenta fazer a réplica de um carro de luxo pra ver se não batem na sua porta no dia seguinte.

Isso não procede.

A Analogue então devia estar sendo processada até o talo pelos consoles FPGAs.


Em qualquer coisa, engenharia reversa não é ilegal. Isso é ponto pacífico.

Agora, se algum dia a Nintendo provar que roubaram código dela para fazer emulador, aí sim esse será ilegal e a Nintendo facilmente consegue derrubar.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
No caso da Analogue acho que é porque a propriedade intelectual dos consoles já expirou...
Por isso não tem 64 ou PS1 ainda...
:kpensa
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.613
Reações
14.416
Pontos
953
Isso não procede.

A Analogue então devia estar sendo processada até o talo pelos consoles FPGAs.


Em qualquer coisa, engenharia reversa não é ilegal. Isso é ponto pacífico.

Agora, se algum dia a Nintendo provar que roubaram código dela para fazer emulador, aí sim esse será ilegal e a Nintendo facilmente consegue derrubar.
Como não? Tá aqui:


Repito: Qualquer forma de emulação de hardware ou rodar software pirata em um hardware modificado é ilegal. Quem pratica é um ladrão.

Fim.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Como não? Tá aqui:


Repito: Qualquer forma de emulação de hardware ou rodar software pirata em um hardware modificado é ilegal. Quem pratica é um ladrão.

Fim.
Você está errado.
A própria justiça brasileira não condena emulação...
Se você quiser insistir nisso, pode ficar a vontade...
Mas nesse caso você está errado...
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
O próprio artigo cita que engenharia reversa não é ilegal...

155741

O que seria ilegal é por exemplo a Analogue criar um Nintendo 64 e vender exatamente igual aos originais.

Aliás, até mesmo alterar o hardware que você comrpou é permitido, vide caso Sony / PS3 / Linux / Ação em classe (que a Sony perdeu)....
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.582
Pontos
1.714
Como não? Tá aqui:


Repito: Qualquer forma de emulação de hardware ou rodar software pirata em um hardware modificado é ilegal. Quem pratica é um ladrão.

Fim.

Obrigado pelo link, explica bem:

Reverse engineering is not illegal per SE
Done the right way, reverse engineering is not unlawful. If it was, innovation probably would be stifled to a significant degree. Anyone can buy a product off the shelf and freely study it. That’s why smart design often incorporates strategies to conceal sensitive technology. For example, an electronics maker might enclose its proprietary microchip in an unbreakable casing, which might discourage and frustrate most efforts to reverse engineer it. Software engineers use the process of obfuscation to achieve similar results. But the law does not prevent a determined researcher from finding ways around such design strategies.

Still, there are wrong ways to go about reverse engineering, which can provide potential remedies for innovators who feel their work has been unlawfully copied. A key principle of reverse engineering is that someone is not entitled to exploit the fruits of their research if the materials they are analyzing were obtained unlawfully. A prototype stolen from a lab, or software code snatched by hackers, is stolen property and subject to criminal as well as civil legal remedies.

Many kinds of reverse engineering can be prevented—or at least effectively countered—through the use of contracts. A well-drafted contract gives the technology owner significant advantages, like a clear legal remedy and an unambiguous obligation of counterparties. Such contracts can take many forms. Nondisclosure agreements provide innovators with a clear, enforceable tool against individuals or businesses that give competitors access to protected technology. License agreements can restrict how end users interact with a product, including explicit prohibitions against reverse engineering. Parties that have acknowledged that a technology is a trade secret can be sued for infringement.



Na sequência:

Responding to reverse engineering
Even when a competitor lawfully reverse engineers a technology, the owner business may still have good legal arguments for limiting or stopping the competitor from exploiting its discoveries. The legal theory that will work for a specific case will depend on the nature of the technology itself.

Patent law

Inventions that are protected by patents offer a well-defined path for responding to efforts to commercially exploit the results of a reverse engineering effort. The chief reason for pursuing a patent is to prevent competitors from copying an invention, whether by reverse engineering or otherwise. At the same time, a patent involves making significant public disclosures about how the invention works. In essence, a published patent gives a competitor a detailed roadmap for a successful reverse engineering effort. But at that point, the patent’s market exclusivity gives the patent owner robust legal recourse against copycats.

Software inventions fall within a specialized area of patent law that in recent years has become more challenging. A software patent covers the functionality embedded in source code, rather than the code itself. So although a software patent may need to make enabling disclosures about an invention, it doesn’t need to reveal all the technical details that would make reverse engineering the invention a breeze. At the same time, however, the Supreme Court’s decision in Alice v. CLS Bank International, 134 S. Ct. 2347 (2014), established standards for software patentability that prevents many software inventions from being eligible for patent protection.

Sophisticated copying often involves significant efforts to conceal infringing uses of a patented technology. In some cases the patent owner may need to do its own reverse engineering of competitor products to identify potential infringement of its patents. Patent owners need to keep this in mind as they develop the practical components of their patent defense strategy.


Aqui é o caso dos emuladores. Para não infringir a lei, o emulador precisa utilizar um método diferente para executar as funções. Calls de sistemas, bibliotecas e etc. Se o sistema original faz A -> B -> C, o emulador/FPGA tem que fazer diferente.



Aliás, vou guardar o link, explica tudo bem resumido.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.582
Pontos
1.714
Aliás, até mesmo alterar o hardware que você comrpou é permitido, vide caso Sony / PS3 / Linux / Ação em classe (que a Sony perdeu)....

Bem lembrado. Lembrando também do famoso caso Sony vs Bleem.

É aquilo, as fabricantes adorariam derrubar tudo. Não foi por falta de tentativa que não conseguiram.

Nintendo mesma é a mestre das lawsuits.


A única que nunca foi de processar é a Sega, tanto que até disponibiliza as roms do Mega Drive Collection da Steam legalmente para a galera usar com o emulador de sua preferência.
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.613
Reações
14.416
Pontos
953
Obrigado pelo link, explica bem:

Reverse engineering is not illegal per SE
Done the right way, reverse engineering is not unlawful. If it was, innovation probably would be stifled to a significant degree. Anyone can buy a product off the shelf and freely study it. That’s why smart design often incorporates strategies to conceal sensitive technology. For example, an electronics maker might enclose its proprietary microchip in an unbreakable casing, which might discourage and frustrate most efforts to reverse engineer it. Software engineers use the process of obfuscation to achieve similar results. But the law does not prevent a determined researcher from finding ways around such design strategies.

Still, there are wrong ways to go about reverse engineering, which can provide potential remedies for innovators who feel their work has been unlawfully copied. A key principle of reverse engineering is that someone is not entitled to exploit the fruits of their research if the materials they are analyzing were obtained unlawfully. A prototype stolen from a lab, or software code snatched by hackers, is stolen property and subject to criminal as well as civil legal remedies.

Many kinds of reverse engineering can be prevented—or at least effectively countered—through the use of contracts. A well-drafted contract gives the technology owner significant advantages, like a clear legal remedy and an unambiguous obligation of counterparties. Such contracts can take many forms. Nondisclosure agreements provide innovators with a clear, enforceable tool against individuals or businesses that give competitors access to protected technology. License agreements can restrict how end users interact with a product, including explicit prohibitions against reverse engineering. Parties that have acknowledged that a technology is a trade secret can be sued for infringement.



Na sequência:

Responding to reverse engineering
Even when a competitor lawfully reverse engineers a technology, the owner business may still have good legal arguments for limiting or stopping the competitor from exploiting its discoveries. The legal theory that will work for a specific case will depend on the nature of the technology itself.

Patent law

Inventions that are protected by patents offer a well-defined path for responding to efforts to commercially exploit the results of a reverse engineering effort. The chief reason for pursuing a patent is to prevent competitors from copying an invention, whether by reverse engineering or otherwise. At the same time, a patent involves making significant public disclosures about how the invention works. In essence, a published patent gives a competitor a detailed roadmap for a successful reverse engineering effort. But at that point, the patent’s market exclusivity gives the patent owner robust legal recourse against copycats.

Software inventions fall within a specialized area of patent law that in recent years has become more challenging. A software patent covers the functionality embedded in source code, rather than the code itself. So although a software patent may need to make enabling disclosures about an invention, it doesn’t need to reveal all the technical details that would make reverse engineering the invention a breeze. At the same time, however, the Supreme Court’s decision in Alice v. CLS Bank International, 134 S. Ct. 2347 (2014), established standards for software patentability that prevents many software inventions from being eligible for patent protection.

Sophisticated copying often involves significant efforts to conceal infringing uses of a patented technology. In some cases the patent owner may need to do its own reverse engineering of competitor products to identify potential infringement of its patents. Patent owners need to keep this in mind as they develop the practical components of their patent defense strategy.



Aqui é o caso dos emuladores. Para não infringir a lei, o emulador precisa utilizar um método diferente para executar as funções. Calls de sistemas, bibliotecas e etc. Se o sistema original faz A -> B -> C, o emulador/FPGA tem que fazer diferente.



Aliás, vou guardar o link, explica tudo bem resumido.
Software inventions fall within a specialized area of patent law that in recent years has become more challenging. A software patent covers the functionality embedded in source code, rather than the code itself.

Qual a funcionalidade de um emulador? rodar jogos. Qual a funcionalidade do hardware em si? Rodar jogos.

Portanto, roubo.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.595
Reações
14.109
Pontos
1.459

Emulação É pirataria. Ponto.

Não concordo não cara. Tendo o jogo original, é uma maneira de prolongar o jogo. Eu por ex tenho como jogo favorito Ocarina of time, milênios que não coloco a fita no N64 (não sei nem se ainda funciona). Em qualquer local que tenho a oportunidade de rejogar esse game, faço


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.582
Pontos
1.714
Software inventions fall within a specialized area of patent law that in recent years has become more challenging. A software patent covers the functionality embedded in source code, rather than the code itself.

Qual a funcionalidade de um emulador? rodar jogos. Qual a funcionalidade do hardware em si? Rodar jogos.

Portanto, roubo.

"Reverse engineering of software often involves reconstruction of code. A reconstruction may still infringe copyright by reproducing the key elements of the original software, even if it doesn’t reproduce the original code line-for-line."

Como eu disse mais acima, para ficar na legalidade não pode usar os mesmos métodos do original. O resultado final pode ser o mesmo (até porque senão ninguém poderia fazer uma vacina a não ser a inventora da primeira vacina para aquela doença, por exemplo. A função da vacina é imunizar, não?).

Em linhas gerais, você não pode usar o roadmap da inventora original ou detentora da patente para chegar no resultado X. É ponto pacífico.

Você pode pesquisar, se quiser, várias ações da Sony (as do Bleem são as mais famosas e a Sony não ganhou uma das várias tentativas) e da Nintendo contra emuladores. É público e lá tem tudo.

P.S.: Já estamos andando em círculos. Os fatos dizem o contrário (nenhum emulador feito com engenharia reversa foi derrubado, Analogue tá aí firme, MiSTer tá aí firme, etc etc), agora você é livre para acreditar e seguir o código moral que se sentir melhor. Eu mesmo tenho algumas coisas que não faço por princípio próprio, independente de ser crime ou não.



Edit: Lembrei de um mais latente! Tem trocentos emuladores hospedados no Github, que é da Microsoft. Seria mamão com açúcar a Nintendo ou a Sony processarem a M$ por permitir alegado material pirata sendo hospedado em seus serviços.

Edit2: Também seria fácil processarem a Valve por permitir o Retroarch na Steam
 
Ultima Edição:

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.467
Pontos
803
Quais os melhores jogos do console? Pensando em comprar um mas parece que ele tem muito poucos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alguns dos melhores:

The Legend of Zelda: Breath of the Wild;
Fire Emblem: Three Houses;
Xenoblade;
Xenoblade 2;
Xenoblade 2: Torna, the Golden Country (expansão standalone);
Dragon Quest XI S;
The Witcher 3;
Astral Chain.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
eita, topico da Nintendeusa já chegou no nível do Xbox\PS ?
então dane-se, podem me chamar de Chaves

tumblr_lpa3tsw0gt1qhq9wyo4_r1_500.gif

tumblr_lpa3tsw0gt1qhq9wyo3_r2_500.gif

tumblr_lpa3tsw0gt1qhq9wyo13_r3_500.gif


:coolface
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.613
Reações
14.416
Pontos
953
"Reverse engineering of software often involves reconstruction of code. A reconstruction may still infringe copyright by reproducing the key elements of the original software, even if it doesn’t reproduce the original code line-for-line."

Como eu disse mais acima, para ficar na legalidade não pode usar os mesmos métodos do original. O resultado final pode ser o mesmo (até porque senão ninguém poderia fazer uma vacina a não ser a inventora da primeira vacina para aquela doença, por exemplo. A função da vacina é imunizar, não?).

Em linhas gerais, você não pode usar o roadmap da inventora original ou detentora da patente para chegar no resultado X. É ponto pacífico.

Você pode pesquisar, se quiser, várias ações da Sony (as do Bleem são as mais famosas e a Sony não ganhou uma das várias tentativas) e da Nintendo contra emuladores. É público e lá tem tudo.

P.S.: Já estamos andando em círculos. Os fatos dizem o contrário (nenhum emulador feito com engenharia reversa foi derrubado, Analogue tá aí firme, MiSTer tá aí firme, etc etc), agora você é livre para acreditar e seguir o código moral que se sentir melhor. Eu mesmo tenho algumas coisas que não faço por princípio próprio, independente de ser crime ou não.



Edit: Lembrei de um mais latente! Tem trocentos emuladores hospedados no Github, que é da Microsoft. Seria mamão com açúcar a Nintendo ou a Sony processarem a M$ por permitir alegado material pirata sendo hospedado em seus serviços.

Edit2: Também seria fácil processarem a Valve por permitir o Retroarch na Steam
Vc está andando em círculos, eu sou adamante nas minhas convicções porque eu estou certo.

O que vc está discutindo sobre a legalidade da engenharia reversa são em situações onde vc quebra a segurança de um hardware/software a fim de entender o seu funcionamento. De fato isso não é ilegal, até porque grande parte de todas as inovações tecnológicas que tivemos a partir do século 20 foram graças a esse tipo de coisa.

O que é ilegal é vc replicar o funcionamento de um hardware/software através desse processo, isso não só é ilegal como em algumas situações vc corre o sério risco de parar na cadeia. Como em máquinas de cartão de crédito, por exemplo.

Não adianta vir com essa conversinha fiada, quem pirateia hardware ou software = ladrão. Não é difícil entender a "moralidade" por trás desta afirmação.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.321
Reações
19.900
Pontos
803
Sobre o preço Switch x Series S...
Switch usa componentes de 2014/2015...
Series S usa componentes de 2020...
Ou seja, o custo de um Switch hoje é muito menor que o de um SS...
E o SS se encontra tranquilamente igual ou mais barato do que o Switch...

Mas preço de videogame não funciona assim, o que determina valor dele é a biblioteca, capacidade(Switch como o nome sugere é basicamente 2 em 1 )entre outras coisas (demanda alta e oferta baixa não faz sentido o preço abaixar) e não só potencia de hardware, até porque o Switch fabricado em 2020 usa componentes que foram produzidos em 2020 rsrs (a tecnologia sim é de 2014/2015 que fique claro rssr)

Só olhar que o Gamecube saiu mais barato que o Xbox 1 e acho que até do PS2, GC saiu por 199$ inicialmente, PS2 saiu por quase 300$(não lembro agora se era 249$ ou 299$)..e o GC tinha componentes mais novos e era mais forte..

No brasil. a m**** já começa com 1 dolar pra hardware valer 10 reais, parece que quando vão lançar videogame no Brasil, pega o preço americano e bota um 0 ou 9 a mais e pronto, tá definindo nisso.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.895
Reações
35.232
Pontos
503
Minha "listinha" de melhores jogos do Switch incluindo apenas o que considero nota 8 para cima:

True exclusivos:

  • Fire Emblem: Three Houses
  • Super Mario Odyssey
  • Astral Chain
  • Mario + Rabbids: Kingdom Battle
  • Splatoon 2
  • Paper Mario: The Origami King
  • Luigi's Mansion 3
  • The Legend of Zelda: Link's Awakening Remake
  • Super Smash Bros. Ultimate
  • Super Mario Maker 2

Exclusivos Nintendo:

  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • Mario Kart 8 Deluxe
  • Pikmin 3 Deluxe
  • Bayonetta 2
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze
  • Tokyo Mirage Sessions #FE Encore
  • Captain Toad: Treasure Tracker

Multiplataforma:

  • Dragon Quest Builders 2
  • Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age
  • Octopath Traveler
  • Crash Team Racing: Nitro-Fueled
  • Disgaea 5 Complete
  • Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
  • The Witcher III: Wild Hunt
  • Dragon Ball FighterZ
  • Dark Souls Remastered
  • Tales of Vesperia: Definitive Edition
  • Valkyria Chronicles 4
  • Puyo Puyo Tetris
  • Ys VIII: Lacrimosa of Dana
  • Spyro Reignited Trilogy
  • DOOM
  • Civilization VI
  • Bayonetta
  • Overwatch
  • Paladins

Indies/jogos baratos:

  • Cuphead
  • Ori and the Blind Forest
  • Stardew Valley
  • Wargroove
  • Shovel Knight: Treasure Trove
  • Hollow Knight
  • Monster Boy and the Cursed Kingdom
  • SteamWorld Heist
  • SteamWorld Dig 2
  • The Messenger
  • Child of Light
  • Overcooked 1/2
  • Yooka-Laylee and the Impossible Lair
  • Mark of the Ninja: Remastered
  • Shantae and the Pirate's Curse
  • Horizon Chase Turbo
  • Into the Breach
  • Guacamelee! 2
  • Hyper Light Drifter
  • Bastion
  • Transistor
  • Katana Zero

Se eu também incluísse jogos com nota 7~7.5 (o que considero "bom", e alguns me divertiram muito, como recentemente Hyrule Warriors: Age of Calamity), o número de jogos subiria muito. Preferi focar nos melhores, e mesmo assim a lista ficou bem grande...
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.321
Reações
19.900
Pontos
803
Sobre a história de Emulador, não tem porque rodear, se tem o videogame, fez as dump dos seus jogos comprado, no seu próprio console? Tá tudo legal e moralmente certo, o que constitui pirataria aqui é compartilhar arquivos do seu Switch ou pegar de outro Switch que não seja o seu, igual para os jogos, aí é só pirataria cretina se tentar fazer algum malabarismo pra falar que não é rsrsrs
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.582
Pontos
1.714
Vc está andando em círculos, eu sou adamante nas minhas convicções porque eu estou certo.

O que vc está discutindo sobre a legalidade da engenharia reversa são em situações onde vc quebra a segurança de um hardware/software a fim de entender o seu funcionamento. De fato isso não é ilegal, até porque grande parte de todas as inovações tecnológicas que tivemos a partir do século 20 foram graças a esse tipo de coisa.

O que é ilegal é vc replicar o funcionamento de um hardware/software através desse processo, isso não só é ilegal como em algumas situações vc corre o sério risco de parar na cadeia. Como em máquinas de cartão de crédito, por exemplo.

Não adianta vir com essa conversinha fiada, quem pirateia hardware ou software = ladrão. Não é difícil entender a "moralidade" por trás desta afirmação.

Bom, você já se repetiu e eu já me repeti. Mantenho o que falo baseado nos fatos que já aconteceram/acontecem (dos mais recentes, Retroarch na Steam e emuladores hospedados no github, da Microsoft) e na derrota das fabricantes contra emuladores na justiça.


O seu direito de achar o contrário é soberano.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.770
Pontos
1.254
Claro que é pirataria, vc está pirateando o hardware.

Não deixa de ser roubo, de qualquer forma.

Reforçando o que disse o @ptsousa

LEI Nº 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Art. 6º Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:

I - a reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine à cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda;

II - a citação parcial do programa, para fins didáticos, desde que identificados o programa e o titular dos direitos respectivos;

III - a ocorrência de semelhança de programa a outro, preexistente, quando se der por força das características funcionais de sua aplicação, da observância de preceitos normativos e técnicos, ou de limitação de forma alternativa para a sua expressão;

IV - a integração de um programa, mantendo-se suas características essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensável às necessidades do usuário, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.


O que é emulação? - Meio Bit (tecnoblog.net)

No Brasil, a lei que rege direitos autorais sobre programas de computador, o que inclui jogos de videogame, é a Lei Nº 9.609 de 19 de fevereiro de 1998. Com base nela, o que vale por aqui é o seguinte:

Você não pode...
  • Usar ROMs e ISOs de jogos ou BIOS de consoles em emuladores sem autorização do fabricante ou detentor dos direitos autorais, mesmo tendo o jogo ou console originais;
  • Disponibilizar ROMs, ISOs e BIOS na internet, ou vendê-las em mídias físicas sem autorização;
  • Baixar da internet ROMs, ISOs e BIOS protegidas por direitos autorais, ou mantê-las em seus dispositivos (independente de por 24 horas, menos ou mais tempo) sem ter uma cópia original dos mesmos;
  • Distribuir ROMs ou ISOs modificadas, ou patches de correção ou tradução de jogos, sem autorização.
Você pode...
  • Fazer dumping de uma ROM ou criar uma imagem ISO de um jogo que possua, mas apenas para fins de backup;
  • Baixar da internet e manter ROMs e ISOs de jogos cujas versões originais você possua, novamente apenas para backup;
  • Baixar, desenvolver ou disponibilizar emuladores sem nenhum tipo de código proprietário embutido, como a BIOS ou ROMs e ISOs;
  • Modificar jogos adquiridos legalmente de acordo com sua necessidade, como corrigir bugs ou localiza-los (traduzir), desde que a licença de uso permita e apenas para uso pessoal;
  • Executar jogos adquiridos legalmente em um hardware diferente do qual foi originalmente destinado, desde que a licença de uso assim permita.
Por fim, a Lei não prevê o caso de abandonware, e os direitos autorais de um jogo perduram mesmo que ele não seja mais distribuído oficialmente, como ocorre em qualquer outro país. Por aqui, os direitos expiram 50 anos após a publicação original, assim, restam dois anos para que PONG da Atari, lançado em 1972, caia em domínio público no território brasileiro; nos EUA, somente em 2042.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.954
Pontos
1.474
Um emulador não é uma cópia exata de um Switch. Por isso não tem como ele ser pirata, porque não é idêntico. Ele está fazendo o mesmo, ou tentando, que o Switch faz, rodar seus jogos. Mas faz por caminhos diversos. Não tem como isso ser ilegal.

Nessa história da emulação só teve, que eu saiba, um processo vencido pela Sony. Não estou inteirado no caso, e nem sei se a Sony venceu de fato ou entrou num acordo ou só esgotou as fontes financeiras do outro lado. O que moveu o processo foi o fato dos jogos do Ps1 rodarem num Dreamcast. Sony iniciou o processo sem sequer olhar a lei direito e deve ter usado do seu poderio econômico para poder ter ganhado esse caso.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.595
Reações
14.109
Pontos
1.459
Bem sei que a discussão está em alto nível mas me emputeci jogando o RE4 do Switch agora. Alguém jogou esse jogo na dificuldade Pro? É surreal a parte do robô Salazar no castelo. Fiquei insano já apertando Y de tudo quanto e jeito é o robô sempre te pega. Tem algo de muito errado com a versão do switch desse jogo. Na dificuldade normal vai de boas


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.613
Reações
14.416
Pontos
953
  • Usar ROMs e ISOs de jogos ou BIOS de consoles em emuladores sem autorização do fabricante ou detentor dos direitos autorais, mesmo tendo o jogo ou console originais;
  • Disponibilizar ROMs, ISOs e BIOS na internet, ou vendê-las em mídias físicas sem autorização;
  • Baixar da internet ROMs, ISOs e BIOS protegidas por direitos autorais, ou mantê-las em seus dispositivos (independente de por 24 horas, menos ou mais tempo) sem ter uma cópia original dos mesmos;
  • Distribuir ROMs ou ISOs modificadas, ou patches de correção ou tradução de jogos, sem autorização.
Todo emulador pós 5ª geração precisa usar a bios do console original.

Portanto, roubo.
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.613
Reações
14.416
Pontos
953
Bem sei que a discussão está em alto nível mas me emputeci jogando o RE4 do Switch agora. Alguém jogou esse jogo na dificuldade Pro? É surreal a parte do robô Salazar no castelo. Fiquei insano já apertando Y de tudo quanto e jeito é o robô sempre te pega. Tem algo de muito errado com a versão do switch desse jogo. Na dificuldade normal vai de boas


Sent from my iPhone using Tapatalk
Se a versão do Switch tiver rodando a 60 fps deve ter algo a ver com esse problema aqui:

 

XperiaPlayBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
5.394
Pontos
709
Software inventions fall within a specialized area of patent law that in recent years has become more challenging. A software patent covers the functionality embedded in source code, rather than the code itself.

Qual a funcionalidade de um emulador? rodar jogos. Qual a funcionalidade do hardware em si? Rodar jogos.

Portanto, roubo.
Entao se vc toma um remédio generico vc esta roubando tbm? Qual a funcionalidade do remédio X? Cura o sintoma. Qual a funcionalidade do remédio X genérico? Cura o sintoma.

Quando vc utiliza conector rj45 no cabo de rede que nao seja do primeiro fabricante, é roubo então? Ja que rj45 de outro fabricante tem a mesma funcionalidade do original?

Enviado de meu ASUS_X017D usando o Tapatalk
 
Topo Fundo