Vc tem vários impedimentos com essa abordagem. A primeira é com o sistema. Um sistema desse porte tem wue ser fluído, robusto e adaptável, não é qualquer um que sabe fazer isso e nós sabemos que a Nintendo não é exatamente uma Microsoft nesse assunto.
O que não impede disso acontecer, pq não é a nintendo que necessariamente tenha de fazer isso. Ela tem duas opções: comprar uma empresa ou fazer parceria com alguma (google por exemplo). Riscar essa possibilidade só pq a nintendo não tem know-how em desenvolvimento de sistemas complexos não faz sentido.
Segundo que há o modelo de negócios. Permitindo que os jogos sejam vendidos como licenças pra rodar em diferentes techs impede a Nintendo de vender diferentes Zeldas e Marios nas suas plataformas, há uma diferença entre lançar um Mario no portátil e um no console de mesa ou lançar dois Marios no ano pra qualquer plataforma. O primeiro caso é visto como "agradar ambos os públicos", o segundo é visto como "atitude mercenária".
Modelo de negócios pode estar sempre mudando, uma empresa precisa se adaptar ou morre. A nintendo vive uma situação bastante difícil no mercado, e fazer isso seria uma boa tentativa. Pegue o Smash 4 por exemplo, é quase o mesmo jogo nas duas plataformas. Quanto de dinheiro foi gasto para fazer o game rodar no 3DS? Se fosse uma única arquitetura, ela acabaria com esse custo. Ainda assim, ela pode definir um jogo como exclusivo de um hardware. Ex: pegando o Smash 4 mesmo, ela poderia fazer uma versão exclusiva do portátil (com diferentes personagens e cenários) e outra do console de mesa, e ainda assim os dois sistemas teriam a mesma arquitetura e seria basicamente a mesma engine rodando. Particularmente eu não gosto desse modelo, acho que não deveria ser por aí... mas ela pode fazer.
E eu não vejo nenhuma atitude mercenária aí. Aliás, acho o contrário. Acho que seria ótimo se eu pudesse jogar um game sem depender de um sistema. Digamos que eu não goste de portáteis mas tenho o console de mesa, vou ficar sem um zelda específico só pq não quero comprar um? Não... ela lança o mesmo jogo pras duas plataformas, dadas as limitações técnicas de cada uma, e pronto... eu posso jogar sem ter que comprar o hardware, e ela (nintendo) pode vender o jogo pra mim, uma venda que antes não existiria. E como eu falei, me forçar a comprar o hardware não é algo fundamental pq essas empresas visam ganhar na venda do software, e acho que a nintendo tem que parar de lançar hardware defasado. Não tá colando mais. E desse jeito ao invés de lançar um zelda para portátil e um zelda diferente pro console de mesa, ela pode pegar o tempo e dinheiro salvo e lançar dois zeldas diferentes que rodarão em ambas as plataformas. No final o jogador vai receber a mesma coisa.
Em terceiro vêm o escopo. Por mais que vc diminua os gráficos, há outras questões que diferenciam um jogo de portátil e console de mesa. Os jogos sempre seriam capados pra caber no hardware menos poderoso.
Eu acho que isso não é problema pra nintendo, pq os jogos dela tecnicamente já são capados há tempos. Ela não se importa com esse tipo de coisa. MK8 rodaria fácil num portátil. Ela se dedica mesmo é na parte artística (que faz uma boa diferença). Vc não vê uma A.I. ou uma física mais complexa num jogo da nintendo. Seus games são mais simples do ponto de vista técnico, o que coincidentemente cabe perfeitamente nessa proposta.
Em quarto vêm a mídia. A menos que a Nintendo aposte em distro puramente digital eu não creio que eles consigam fazer uma mídia física capaz de ser lida por qualquer hardware.
Não existe jogos em mídia para smartphones e nem por isso deixam de serem vendidos/baixados. Realmente não vejo um ponto importante aí. Até pq os jogos da nintendo mesmo pro wii u não são pesados em termos de espaço em disco, e um game de portátil que teria texturas mais baixas e etc seria bem mais compacto. Se vc tem o jogo em disco no console de mesa, bastaria baixar no portátil e pronto.
E por último tem a interface. Todas as suas plataformas futuras teriam que ter a mesma interface. Nós sabemos como a Nintendo ama controles "criativos" e "inovadores", então não.
Não necessariamente. Nem o windows oferece compatibilidade com todos os jogos lançados pra esse sistema. A nintendo pode obrigar sim a compra de novos hardwares sem problema algum IMO (mantendo a retro apenas).